Araraquara, SP: onde fica, como é o clima e onde encontrar bons hotéis

01 mar 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Com certeza já ouviu falar de Araraquara, SP, certo? O que talvez você ainda não saiba é que esse município do interior do estado é cada vez mais procurado por turistas que desejam momentos de descanso.

É considerada pacata, segundo seus índices de criminalidade. Por isso, se quer um lugar para passear com tranquilidade e segurança, a cidade de Araraquara é o destino perfeito.

Se você procura um lugar com bom custo-benefício e atrações interessantes, acompanhe o texto para saber tudo sobre a cidade e o que fazer para descansar e se divertir na “Morada do Sol”. Boa leitura!

Araraquara, SP: belezas naturais, história e cultura

Araraquara é um município muito limpo e arborizado, que oferece toda a estrutura necessária para atender aos cidadãos e turistas. 

É o terceiro município mais populoso do estado, mas não perde o ar de cidade interiorana.

As pessoas são amáveis, educadas e os pontos turísticos são de fácil acesso, principalmente para quem visita Araraquara, SP, de carro. 

Nos dias de calor, existem várias cachoeiras próximas, perfeitas para quem gosta de aventuras, e prepare o equipamento para fazer trilhas em meio a florestas, porque a cidade tem muitas.

Onde fica a cidade de Araraquara?

Onde fica a cidade de Araraquara?
Fonte: Clériston Martinelo / Flickr / CC BY 2.0

Distante 270 km da capital e a 45 km de São Carlos, a cidade de Araraquara fica na região centro-oeste do estado de São Paulo. Em ambos os casos, o caminho de carro é pela Rodovia Washington Luiz.

É um excelente lugar para passear com a família; tem inúmeras praças, museus e espaços culturais. 

Passagem aérea para Araraquara, SP

Se você pretende comprar passagens aéreas para Araraquara, SP, saiba que o Aeroporto Bartholomeu Gusmão, apesar de bem estruturado, não recebe tantos voos quanto o de Ribeirão Preto, a 83 km, ou de Viracopos a 172 km.

Com o Vai de Promo você encontra passagens aéreas promocionais para qualquer um deles, e garante a economia e comodidade que merece. 

É só colocar os dados da sua viagem para ter acesso a descontos incríveis e economizar de verdade!

A pesquisa é gratuita e você consegue comparar na hora os preços praticados pelas empresas que operam no trecho selecionado.

Você também pode cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços para ser avisado, em primeira mão, sobre as promoções para o destino dos seus sonhos!

Não se esqueça de seguir o Vai de Promo nas redes sociais para saber de mais novidades e dicas sobre o mundo das viagens! 

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é o clima em Araraquara?

Como é o clima em Araraquara?
Fonte: Pixabay

Em Araraquara, clima é subtropical úmido. O inverno é seco com temperatura amena, enquanto o verão é chuvoso, o que trás aquele calor abafado.

O mês mais frio é julho, com temperatura média de pouco mais de 10ºC. Agosto é o mês mais seco, enquanto fevereiro é o mais quente, com médias superiores a 28ºC. Excelente para um banho de cachoeira, não é mesmo? 

Onde ficar em Araraquara, SP

Se você precisar trabalhar durante a sua visita à Araraquara, certamente, vai querer ficar perto do comércio e das praticidades que a cidade grande possui, não é verdade?

O Centro é muito seguro, arborizado e tem excelentes restaurantes e lanchonetes, além de agências bancárias e tudo que um município do porte de Araraquara, SP, pode oferecer.

Quem tem mais tempo para curtir as redondezas, pode se hospedar em uma pousada estilo hotel-fazenda na zona rural!

A Vila Suconasa também oferece boas opções de hotéis com serviço completo para quem precisa descansar. 

E ainda, há um excelente Hotel Fazenda com piscinas e toboáguas, que fica bem próximo a Cachoeira da Fazenda Salto Grande.

Encontre os melhores hotéis em Araraquara, SP, no El Quarto!

Encontre os melhores hotéis em Araraquara, SP, no ElQuarto!
Fonte: Elquarto / Araucaria Flat Hotel

Se deseja encontrar os melhores preços de hospedagens em Araraquara, SP, ou qualquer outro destino, conte sempre com o El Quarto para facilitar a sua vida!

Além da pesquisa facilitada, o El Quarto tem preços e condições que possibilitam a qualquer um encontrar o hotel adequado por um preço justo.

E ainda, com o El Quarto você recebe cupons de descontos que fazem a diferença! 

Outra grande vantagem é que você poderá pagar as suas reservas online, em reais e sem a incidência de IOF! Com toda segurança e comodidade que merece!

Não perca tempo e faça já a sua reserva pelo El Quarto!

Mapa de Araraquara

Para andar pela cidade de Araraquara, o mapa sempre será bem-vindo. 

Na verdade, para visitar qualquer lugar em segurança, o melhor a se fazer é sempre ter um mapa à mão.

Dessa forma, fica muito mais fácil localizar os pontos de seu interesse, além de locais importantes como o hotel, hospitais, linhas de ônibus, entre outros.

Confira agora o Mapa de Araraquara!

O que fazer em Araraquara

O que fazer em Araraquara
Fonte: Francisco Antunes / Flickr / CC BY 2.0

A seguir, vamos recomendar pontos turísticos de Araraquara interessantes para quem gosta de conhecer o cotidiano dos lugares que visita.

Antes disso, anote o nome de algumas cachoeiras para se aventurar. Você vai se encantar por lugares como a cachoeira Nova Era, próxima a antiga Usina Tamoio, a cachoeira do Pilão, e a cachoeira do Adão, em Monte Alegre.

São atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade, mas além delas, tem muitas outras. Confira agora o que fazer em Araraquara!

Museu Ferroviário

Localizado no centro, no prédio da Estação Ferroviária, construída em 1912, o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”, foi inaugurado em 2008 e é considerado um dos melhores sobre o tema no estado de São Paulo.

O espaço conta com muitos itens originários da época, como os guichês das bilheterias do saguão de entrada, uniformes, muitas fotos e documentos antigos. São inúmeros itens recuperados para compor o acervo. 

A boa notícia é que o turista não precisa pagar para entrar.

Rua Voluntários da Pátria

É considerada a rua mais bonita e também o cartão postal da cidade de Araraquara. Além de ser linda, também tem uma história fascinante.

As árvores, que formam um arco de folhagens ao longo da rua, se chamam oitis, e foram plantadas em 1911. O calçamento da rua é feito de arenito rosa, e está muito bem preservado.

Além das árvores, a antiga Rua 5 recebeu o nome atual em homenagem a alguns rapazes que voltaram da Guerra do Paraguai desamparados, no ano de 1914.

Na rua também está instalada a Santa Casa de Misericórdia, um dos importantes prédios históricos de Araraquara, SP, o Museu de Arqueologia e Paleontologia e o Boulevard dos Oitis.

Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAPA)

Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAPA)
Fonte: Marco Aurélio Esparz… / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Está localizado na rua Voluntários da Pátria, na esquina com a Avenida Portugal. Trata-se de um espaço didático e científico muito curioso.

As placas de arenito presentes, inclusive nas calçadas da rua, registraram rastros e pegadas de dinossauros, mamíferos e invertebrados de milhões de anos atrás.

Os icnofósseis, como são chamados esses tipos de vestígios, se tornaram a grande paixão do padre e paleontólogo italiano, naturalizado brasileiro, Dr. Giuseppe Leonardi.

Ele foi o primeiro a notar o potencial científico das placas de arenito que estavam sendo assentadas nas calçadas e, por isso, a sala que recebe a exposição permanente do museu leva o seu nome.

Igreja Matriz de São Bento

A história de Araraquara, SP, conta que, assim que Pedro José Neto, fundador da cidade, fincou os pés naquelas terras, começou a construir a pequena capela .

A primeira versão da construção era de palha, barro e madeira, mas o que se vê hoje, depois de muitas reformas e demolições, é uma bela igreja com duas torres laterais e uma enorme cúpula de concreto.

Sua história está profundamente ligada à de Araraquara, SP, inclusive com episódios de conflitos, tragédias e mistérios.

Foi totalmente demolida em 1961 e sua reconstrução se prolongou por 50 anos. Hoje está aberta ao público para missas e visitações.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina é uma verdadeira referência no interior paulista, foi inaugurado em 1977, no estilo arquitetônico modernista, dentro dos padrões de moda da época.

Projetado pelos arquitetos Arnaldo Palamone Lepre e Francisco José Santoro, recebeu todo apoio técnico nas partes de estrutura, acústica e eletricidade, por isso é um dos mais modernos do interior.

São aproximadamente 2.500 m² de área construída, e 7.500 m² de área livre. Tem uma das melhores acústicas do estado de São Paulo, e já recebeu orquestras mundialmente famosas como a Orquestra Jovem Filarmônica de Israel. 

Muitos artistas e atores famosos, como Fernanda Montenegro e Antônio Fagundes, já se apresentaram no palco do Municipal de Araraquara, SP. 

Além disso, vários músicos e grupos internacionais já performaram no Festival Internacional de Dança que acontece anualmente.

Tem capacidade para 460 pessoas, abriga 13 camarins e é um símbolo cultural para a cidade, além de ser um ponto turístico importante.

Sesc Araraquara

Sesc Araraquara
Fonte: Pexels

O espaço SESC Araraquara é uma estrutura de lazer completa, perfeita para atividades em família.

Trata-se de um local que abriga a mega estrutura de um clube de lazer com programas culturais e sociais, promovendo cursos, palestras e outros tipos de eventos e ações de cidadania.

São 21.225 m² de área total, construída em um terreno de 22.902 m², com piscinas e toboáguas, em um mini parque aquático, quadras poliesportivas, teatro, biblioteca, praça de alimentação e muito mais.

Além disso, as dependências do Sesc Araraquara têm acessibilidade universal e espaços didáticos, como as salas de tecnologia e arte, e salas de exposições. 

Funciona de terça a sexta, das 14h às 20h. O local fica na Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha.

Boulevard dos Oitis

Trata-se de um quarteirão fechado entre a Rua Voluntário da Pátria e a Rua Padre Duarte. 

É um ambiente completamente arborizado e com temperatura sempre agradável para um passeio.

O Boulevard também compreende os quarteirões ao redor, que são bem arborizados e com a presença de bonitos prédios antigos.

É um dos pontos turísticos de Araraquara mais visitados, e não é pra menos. As pessoas aproveitam a sombra para descansar nos bancos e praticar exercícios pelos corredores.

Parque Ecológico Pinheirinho

O Parque Ecológico Pinheirinho, localizado no bairro de mesmo nome, é um recanto de sossego para toda a população. 

Não tem cobrança de ingresso para a entrada e oferece muitas atrações, principalmente para a criançada.

O ambiente é seguro, fiscalizado pela polícia e o corpo de bombeiros, por isso, pode ir turistar numa boa! 

E como se não bastasse, o local abriga quatro piscinas, duas delas aquecidas, quiosques com área para churrasco, pista de skate, campos de futebol, quadras de tênis, futsal, basquete e vôlei.

As piscinas podem ser acessadas com a emissão da carteirinha da Fundesport e um exame médico.

Existe uma pista ecológica no bosque , e é possível alugar o salão do Pinheirinho para fazer o seu evento! 

O parque fica aberto todos os dias, das 8h às 18h, enquanto as piscinas funcionam das 9h às 16h30.

Qual a cidade mais próxima de Araraquara?

A cidade mais próxima a Araraquara é São Carlos, distante 45 km, onde fica a famosa Universidade Federal de São Carlos. Está localizada ao sul do estado, em relação à Araraquara.

Ribeirão Preto é a segunda mais próxima, a aproximadamente 90 km de distância.

Faça já a sua busca por hotéis em Araraquara, SP!

Nada de perder tempo procurando pela hospedagem perfeita! Com o El Quarto você consegue reservar acomodações em qualquer lugar do mundo, sem precisar ligar para ninguém! 

Em nosso site, você parcela tudo no cartão com a maior comodidade!

Basta colocar Araraquara, SP, como destino, o período de sua estadia, e os números de quartos e hóspedes. Aí, é só escolher o hotel que mais se encaixa em seu perfil.

Alguns turistas adoram aproveitar as instalações do hotel como piscina, sauna e academia, enquanto outros só precisam de um lugar para descansar pois pretendem passar o dia inteiro fora, seja turistando ou trabalhando.

Para ambos os casos, o El Quarto tem sempre a acomodação adequada para você! 

Você também pode acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre o mundo das viagens!

Não perca tempo, acesse o El Quarto e garanta essa economia para o seu bolso! 

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.