Berna: saiba mais sobre a histórica cidade suíça!

24 jan 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Nem Genebra, nem Zurique: a verdadeira capital suíça é Berna, uma cidade de origem medieval cheia de tesouros, bons restaurantes e atrações turísticas simplesmente imperdíveis!

A paisagem urbana parece até cenário de filme, especialmente no centro histórico bem preservado e tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1983.

Percorrer as ruelas medievais a pé ou de bondinho, conhecendo prédios históricos extremamente fotogênicos, é um prazer para o turista, que tem a chance de desvendar um pedaço da história europeia.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar a sua visita à cidade. Veja só!

Berna: guia completo para viajante rumo à cidade!

Berna: guia completo para viajante rumo à cidade!
Fonte: Pxhere / CC0

Berna, capital da Suíça, é chamada carinhosamente de Cidade das Fontes, e não demora muito até o visitante entender os motivos por trás desse apelido!

São mais de 100 fontes em atividade espalhadas por toda a cidade, pelo menos 11 delas de origem medieval.

Além de serem um motivo a mais para explorar as ruas dessa apaixonante cidade europeia, essas fontes dão uma pista do que o visitante vai encontrar por lá: pedaços da história travestidos de obras-primas da arquitetura.

Por todo canto você vai encontrar lindos edifícios históricos, pontes, monumentos e outras belezas que parecem convidar o viajante a contemplar a paisagem urbana.

Foi em meio às montanhas e às margens do Aar, rio que banha a cidade de Berna, que a cidade fundada no século XII nasceu e prosperou. A vegetação à beira-rio, por sua vez, hoje colorem a metrópole com o verde de suas vegetações.

A capital da Suíça é um lugar onde a história e a modernidade caminham de mãos dadas em um cenário idílico, à altura de contos de fadas!

Onde fica Berna?

A cidade de Berna fica em uma das curvas do rio Aar, no noroeste da Suíça e pertinho das fronteiras com a França e a Itália.

As distâncias até outros destinos suíços famosos não são muito grandes: Zurique fica a 120 km, Lucerna está a menos de 110 km, Genebra está a 160 km e a fantástica rota turística de Interlaken fica a apenas 40 km de distância.

Você pode até aproveitar para incluir a cidade em roteiros por outros países europeus: Milão, na Itália, fica a apenas 350 km, enquanto Lyon, na França, está ainda mais próxima, a 300 km.

Mapa da cidade Berna, Suíça!

Embora a capital da Suíça não seja uma cidade pequena, você não deve ter dificuldades para circular por lá. A maioria dos pontos turísticos está concentrada no centro histórico, o que facilita imensamente a vida do turista.

Confira onde fica Berna no mapa!

Como chegar em Berna?

Quem vai do Brasil a Berna, Suíça, não tem opção: é necessário encarar ao menos uma conexão para chegar à cidade, já que não existem voos diretos do Brasil para a capital suíça.

Cada companhia aérea faz conexão em seu próprio hub: a Swiss conecta em Zurique, a Lufthansa faz conexão em Frankfurt, e por aí vai.

Você pode também voar direto até Zurique e, depois, concluir a sua viagem por terra: o trajeto leva pouco mais de 1h30 pela rodovia A1.

Vale lembrar que a Suíça é conectada a toda a Europa por uma extensa e eficiente rede ferroviária, o que significa que você também pode chegar à capital do país de trem, com desembarque na Bahnhof Bern.

Para voar até a Europa sem pesar no bolso, a melhor alternativa é comprar as passagens aéreas com descontos de até 35% no buscador Vai de Promo

Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção ou oferta-relâmpago!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é a melhor época para ir à Berna?

Assim como na maioria das cidades suíças, em Berna a temperatura é amena ao longo de boa parte do ano, mas no inverno as coisas mudam de figura e as temperaturas negativas são acompanhadas por muita neve.

É uma época pouco recomendada para turismo, uma vez que muitos estabelecimentos (e até algumas atrações) podem fechar as portas nesse período, mas pode valer a pena para quem quer conhecer a Suíça com economia ou vai aproveitar para esquiar no país.

Até mesmo no verão é improvável que os termômetros ultrapassem os 25ºC, mas os turistas não ligam: o clima agradável, sem chuvas, e os dias mais longos atraem milhares de turistas à cidade entre junho e agosto.

Para escapar do movimento intenso do verão e das temperaturas extremas do inverno, a melhor alternativa é conhecer a capital da Suíça nas estações intermediárias, primavera e outono.

As temperaturas ficam agradáveis especialmente entre os meses de abril e maio ou de setembro a outubro, datas em que o movimento turístico não é muito grande e os hotéis abaixam os preços das diárias.

Onde ficar em Berna?

Como a capital da Suíça, Berna, não é uma cidade muito grande, você não deve ter dificuldades para encontrar um hotel bem localizado para a sua estadia.

Em geral, o viajante tem três boas opções de região para hospedagem: o centro histórico, os arredores da Bahnhof Bern e a região norte da cidade. 

O que vai ditar onde você deve se hospedar é a sua preferência: você gosta mais de áreas tranquilas ou mais movimentadas?

O centro histórico é a região mais recomendada para quem deseja ficar pertinho de tudo, com fácil acesso a bons restaurantes e lojas, além de ser o bairro mais bonito da cidade, cheio de construções medievais.

Os hotéis tendem a ser mais caros no centro histórico, mas, em contrapartida, você vai economizar muito em transporte, já que poderá fazer tudo a pé.

Pertinho do centro, mas com preços mais módicos para estadia, a região da estação de trem da cidade, Bahnhof Bern, pode ser uma excelente alternativa de hospedagem.

Os hotéis da região são mais econômicos e, se você está pensando em visitar outras cidades suíças de trem, já estará perto da estação.

E não é só isso! 

Se você quer economizar o máximo possível em diárias ou simplesmente prefere ficar longe do agito turístico, em uma área mais tranquila, pode ser interessante ficar no norte da cidade, do outro lado da margem do Aar.

As melhores ofertas de hospedagem em Berna, no El Quarto!

As melhores ofertas de hospedagem em Berna, no El Quarto!
Fonte: Hotel La Pergola

Apesar de a Suíça ser conhecida como um destino caro na Europa, é possível viajar pelo país sem gastar muito: basta fazer o seu planejamento com antecedência e garantir o seu hotel no El Quarto!

O melhor buscador de hospedagem do Brasil te ajuda a encontrar as melhores acomodações em Berna ou qualquer outro destino com comodidade, segurança e, mais importante ainda, muita economia.

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar as diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF, garantindo a praticidade que você merece para a sua viagem.

Não perca tempo: cadastre-se na newsletter do El Quarto para receber descontos de até 50% nos melhores hotéis do mundo!

Berna, Suíça: pontos turísticos!

Destino perfeito para quem gosta de história e cultura, a capital suíça é uma cidade encantadora, que parece ter saído de um conto de fadas, com estrutura de grande metrópole e tranquilidade de cidade pequena.

Vem conhecer o que fazer em Berna, Suíça! 

Centro Histórico

O centro histórico da capital suíça é, sem dúvidas, o canto mais bonito e interessante da cidade. Ali, a história anda de mãos dadas com a modernidade, mostrando aos visitantes um retrato da Europa do passado.

A região é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e é recortada por ruelas estreitas que remontam à Idade Média. Boa parte das construções da região foi erguida entre os séculos XII e XV.

É também no centro histórico que estão várias fontes de água mineral, muitas delas do século XVI, que ajudam a contar a história da cidade: vale a pena fazer o city tour (ou “Old Town Stroll”) para conhecer tudo com calma.

Aproveite o seu passeio para conhecer o chamado Lauben, um complexo de arcadas medievais com mais de 6 km de extensão que forma um corredor coberto cheio de lojas modernas e luxuosas!

Bärenpark

Às margens do rio Aar foi construído o Bärenpark, ou “Parque dos Ursos”, animais que se tornaram o símbolo da cidade.

Uma adorável família de ursos mora por lá e os animais são considerados os mascotes locais: com alguma sorte, você poderá até avistar os gentis gigantes suíços!

Além disso, o parque é muito arborizado e agradável, com vários cenários legais para tirar fotos e espaços relaxantes para recarregar as energias até seu próximo passeio.

Bundeshaus

Bundeshaus
Fonte: Pxhere / CC0

Você sabia que a Suíça é uma das primeiras democracias modernas do planeta? Por isso, nada de voltar para casa antes de conhecer a Bundeshaus, a sede do Parlamento Suíço.

O belíssimo edifício em estilo clássico oferece visitas guiadas em inglês e alemão para contar um pouco mais sobre a história política do país e as origens do prédio.

Catedral de Berna

Com mais de 400 anos de história, a Catedral de Berna é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade.

A igreja é muito bonita, coberta por detalhes em ouro, e ainda conta com uma torre altíssima, de onde você pode contemplar toda a cidade de um ponto de vista privilegiado: uma experiência única na capital da Suíça!

Bahnhof Bern

A estação central de trens da cidade é tão bonita que virou um ponto turístico, bem pertinho do Parlamento.

Oficialmente chamada Bahnhof Bern (ou Hauptbahnhof), a estação tem uma gigantesca área subterrânea com lanchonetes, lojas e um grande mercado coberto.

É dali que partem os trens para outras cidades suíças e os bondinhos elétricos (tram) que circulam pela cidade.

Dicas para aproveitar sua viagem por Berna, Suíça!

Algumas dicas simples podem tornar a sua passagem pela capital da Suíça ainda mais memorável.

Para começar, lembre-se de que o país não aderiu à moeda única europeia, o que significa que você não deverá usar o euro durante a sua passagem pela cidade, e sim o franco suíço, cotado a R$ 5,47 em 02/10/2022.

A cidade não é exatamente um destino barato de viagem: os gastos médios diários de um viajante por lá giram entre 70 e 100 francos suíços.

Para compensar os seus gastos com hospedagem e alimentação, uma boa dica é não comprar água mineral enquanto estiver na cidade: é só encher sua garrafinha em uma das fontes de água espalhadas por toda a cidade!

Confira outras dicas para uma viagem incrível!

Onde comer em Berna?

Onde comer em Berna?
Fonte: Pxhere / CC0

A capital da Suíça é o lugar perfeito para comer bem, mas isso tem um preço. Uma refeição dificilmente vai custar menos de 20 francos suíços nos restaurantes locais.

O principal polo gastronômico da cidade é o centro histórico, onde fica a maior concentração de restaurantes que servem as delícias da culinária local, fortemente influenciada pelas vizinhas Itália e França.

Existem também boas opções gastronômicas nas proximidades do Bärenpark, no complexo Bahnhof Bern e nas ruas mais famosas do centro histórico.

O que fazer em Berna em 1 dia?

Se você está fazendo um roteiro pela Suíça ou pela Europa e vai fazer apenas um bate-volta até a capital do país, não se preocupe. Dá para conhecer muitas atrações em apenas um dia.

Faça o city tour para explorar o centro histórico e conhecer suas principais fontes de uma só vez. Passe pela catedral, pelo Bundeshaus e aproveite para conhecer a Casa de Albert Einstein.

Na sequência, aproveite para almoçar em um dos restaurantes do centro e, depois de matar a fome, visite o Bärenpark para conhecer a principal área verde da cidade, o rio Aar e os ursos.

Se você tem mais tempo disponível para curtir a cidade, vale a pena visitar a torre do relógio Zytglogge, o Jardim Rosengarten e a Igreja Heiliggeistkirche.

Viagens mais longas possibilitam, também, estender o roteiro até destinos nas proximidades: que tal fazer uma viagem de trem até Lucerna ou Zurique?

O seguro viagem é obrigatório na Suíça!

Quem vai visitar a Suíça não pode se esquecer do seguro viagem, item obrigatório para quem vai passar pelo país e diversos outros destinos europeus. 

Além de garantir o desembarque sem problemas para o viajante, o seguro viagem garante amparo financeiro e prático em diversos cenários que podem acontecer com qualquer pessoa longe de casa.

Assim, se você precisar de atendimento médico, tiver as bagagens extraviadas, perder o voo por cancelamento, se envolver em um acidente ou em diversos outros cenários, basta acionar a seguradora para receber a cobertura contratada.

O seguro viagem mais barato do mercado está no Seguros Promo: faça uma cotação, garanta sua proteção com descontos incríveis e curta a sua viagem sem se preocupar com imprevistos.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis e pousadas em Berna, em promoção no El Quarto!

Se você gostou de saber o que espera por você em Berna, o que está esperando para começar a planejar a sua viagem?

Acesse agora mesmo o El Quarto para reservar o seu hotel na capital da Suíça pelo melhor custo-benefício: são milhares de acomodações a preços exclusivos e inúmeras hospedagens com cancelamento grátis!

Você ainda pode desfrutar de condições de pagamento facilitadas: pague suas diárias em reais, sem incidência de IOF, e divida em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que conhecer a Suíça pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.