Cananéia, SP: veja onde fica e quais os melhores pontos turísticos e praias pra visitar!

15 jul 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Uma das primeiras cidades fundadas no Brasil, Cananéia, SP, aposta em sua rica história e seu litoral paradisíaco para encantar os turistas.

A cidade é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e já foi considerada pela revista Condé Nast Traveler o melhor roteiro ecológico do planeta.

Quer mais? Esse apaixonante destino do litoral sul paulista é também o endereço de hotéis e pousadas que misturam charme, conforto e serviço diferenciado, bons restaurantes, museus e muito mais! Vem ver!

Cananéia, SP: conheça as belezas desta bela cidade!

Quem conhece Cananéia, São Paulo, não se arrepende. Afinal, estamos falando de um destino incrível para quem gosta de praia, contato com a natureza, cultura e história.

Essa pacata cidade com menos de 15 mil habitantes é a casa de quatro dos maiores ecossistemas brasileiros: mata atlântica, mangues, restinga e dunas a perder de vista.

Como se tudo isso não bastasse, o município paulista oferece a seus visitantes praias quase selvagens, cachoeiras escondidas em meio à floresta e verdadeiros tesouros do Brasil que ajudam a pintar um retrato do país entre os séculos XVII e XIX.

Além de ter a oportunidade de visitar lugares fantásticos, você também poderá desfrutar das benesses de um destino relativamente barato em comparação a destinos litorâneos do norte de São Paulo! Confira nossas dicas!

Onde fica a cidade de Cananéia?

Onde fica a cidade de Cananéia?
Fonte: Pexels

A cidade de Cananéia fica no litoral sul do estado de São Paulo, a pouco mais de 265 km de São Paulo e a apenas 30 km da divisa com o Paraná.

A região é ocupada desde a chegada dos europeus ao Brasil: a cidade foi fundada em 1531 e fica exatamente onde passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o continente sul-americano entre portugueses e espanhóis.

Que tal aproveitar a localização privilegiada para conhecer as cachoeiras de Registro (70 km) e as praias de Ilha Comprida (96 km) e Peruíbe (172 km)?

Cananéia: mapa

Toda a riqueza da cidade está concentrada em seu pequeno centro histórico e nas ilhas espalhadas pelo litoral próximo, o que facilita a vida do turista na hora de planejar passeios.

Confira onde fica Cananéia, SP, no mapa!

Como chegar em Cananéia?

É bastante fácil chegar a Cananéia, SP, por via aérea, mas, como a cidade não dispõe de seu próprio aeroporto, você precisará concluir o percurso por via terrestre. 

Do aeroporto de Curitiba até a cidade, você precisará percorrer pouco menos de 260 km, ou 3h20 de viagem pela rodovia BR-116.

Também é possível desembarcar em um dos aeroportos de São Paulo e finalizar o trajeto pela BR-116 ou SP-222, em cerca de 4 horas.

Se você não deseja alugar um carro, não precisa se preocupar. A viação Valle do Sul oferece o trajeto de São Paulo a Cananéia de ônibus, com passagens em torno de R$ 100,00 (em abril/2022).

Você pode adquirir passagens aéreas mais baratas para conhecer Cananéia ou qualquer outro destino no Vai de Promo.

Basta digitar as cidades de origem e destino, além das datas de ida e volta, para ter acesso às ofertas das melhores companhias aéreas.

Não deixe de cadastrar o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para viajar para Cananéia?

Qual a melhor época para viajar para Cananéia?
Fonte: Flickr / CC0

Mas, afinal, qual a melhor época para viajar para Cananéia? O clima da cidade favorece dias de praia durante boa parte do ano, mas vale a pena ficar de olho no calendário para escolher a data mais proveitosa possível para sua estadia.

De novembro a abril, os termômetros podem ultrapassar os 26ºC, embora a chuva seja constante nesse período do ano.

Entre maio e outubro, por sua vez, não costuma fazer mais de 24ºC e a pluviosidade diminui significativamente.

Nesse sentido, o melhor caminho para o viajante é encontrar o meio termo, sem frio e sem chuva, para curtir os dias na cidade.

Os meses de abril, maio, setembro e outubro são os mais indicados para quem deseja conhecer Cananéia, pois as chuvas de verão já não incomodam e não faz frio suficiente para atrapalhar os dias de praia!

Onde se hospedar na cidade de Cananéia?

A oferta de hotéis e pousadas em Cananéia, SP, é generosa e diversa, com opções em diferentes estilos e faixas de preço.

A região do centro histórico é a mais procurada para hospedagem, especialmente próximo ao ponto de travessia da balsa para Ilha Comprida.

Quem fica nessa região garante fácil acesso a atrações turísticas e passeios de barco que levam às ilhas nos arredores, muitas vezes com diárias bastante acessíveis.

Se sua intenção é ficar perto do mar, é possível encontrar bons hotéis e pousadas na região de Boqueirão do Sul, embora a infraestrutura local seja menos robusta em comparação ao centro da cidade.

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Cananéia, SP!

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Cananéia, SP!
Fonte: Hotel Marazul

Já imaginou encontrar um hotel em Cananéia, SP, por um precinho camarada? 

No El Quarto você não precisa sonhar acordado: é só fazer uma pesquisa em nossa plataforma para acessar as melhores ofertas de hospedagem!

Reunimos milhares de acomodações em diferentes destinos, estilos e faixas de preço para te ajudar a viajar muito sem pesar no bolso.

Para sua maior comodidade, é possível fazer tudo em um só lugar: comparação de preços, reserva de quartos e até o pagamento das diárias.

Acesse nossa página e faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo pode sair mais barato do que você pensa!

O que fazer em Cananéia

Faça chuva, faça sol, não é difícil se manter entretido na cidade. O viajante pode escolher entre atrações históricas, museus, trilhas, ilhas e praias para passar o tempo durante a sua estadia.

Confira o que fazer em Cananéia!

Centro histórico 

Passear pelo centro histórico de Cananéia, SP, é como voltar no tempo até o período colonial do Brasil.

A região é ocupada por construções do século XVII ao século XIX ainda muito bem conservadas: um cenário super fotogênico que pode render um passeio bastante agradável!

O visitante pode caminhar sem pressa pela Praça Martim Afonso, conhecer a Igreja Matriz, explorar museus e, é claro, visitar lojinhas charmosas, bares animados e excelentes restaurantes distribuídos pela região.

Praça Martim Afonso 

Praça Martim Afonso
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

O coração da cidade bate mais forte na praça Martim Afonso, batizada em homenagem ao fundador da cidade e explorador que levou sua expedição até a região pouco depois da chegada dos portugueses ao Brasil.

A praça é bem arborizada e abriga alguns pontos turísticos interessantes, como o obelisco que celebrou o aniversário de 400 anos de Cananéia, em 1931, dois canhões deixados por invasores ingleses no período colonial e muito mais.

Igreja Matriz de Cananéia 

Na Praça Martim Afonso fica uma das atrações mais importantes de Cananéia: a Igreja São João Batista, datada de 1577.

Uma das igrejas mais antigas do país, a construção passou por restaurações entre 1660 e 1680, além de reformas pontuais ao longo dos séculos. 

Por isso, o templo segue muito bem preservado e mostra características de diferentes períodos da história brasileira.

A construção não é muito elaborada e tem um interior bastante singelo. Mesmo assim, vale a pena visitar o local para conhecer um dos patrimônios mais antigos do país!

Rua do Artesão

A rua do Artesão começa na Praça Martim Afonso e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Ali acontece uma importante feirinha de artesanato que movimenta a economia da cidade e oferece uma oportunidade ímpar de comprar lembrancinhas por preços camaradas.

Museu Municipal de Cananéia 

Museu Municipal de Cananéia
Fonte: Otávio Nogueira / Flickr / CC BY 2.0

Não se deixe enganar pelas aparências: o pequenino Museu Municipal Victor Sadowski abriga um importante e extenso acervo sobre a história da cidade e do Brasil.

No local, você poderá ver fotografias, documentos, objetos e obras de arte relacionados às origens da cidade, incluindo um tacho de bronze trazido pelos primeiros portugueses que se instalaram na região.

Uma das peças mais famosas é um tubarão-branco empalhado: com mais de 5 metros de extensão e peso superior a 3 toneladas, trata-se do segundo maior tubarão capturado da história!

O Museu Municipal de Cananéia, SP, funciona de terça a domingo, das 13h30 às 17h.

Mirante Morro São João Batista 

A natureza é a grande protagonista da cidade e isso se reflete diretamente em um dos principais pontos turísticos de Cananéia: a trilha do mirante e a vista espetacular do Morro São João Batista.

Os visitantes percorrem uma trilha íngreme em meio à mata atlântica até chegar a um ponto privilegiado, que oferece vista do Mar Pequeno, da Ilha do Cardoso e de boa parte da cidade.

Para chegar até o mirante, você terá duas opções. 

Das 8h às 16h, é possível fazer a trilha a partir do portão da Sabesp, incluindo um trecho cimentado que facilita o percurso. 

Também é possível subir uma ruela de terra a partir de uma rua transversal, que começa perto de um bar da vila de pescadores.

Em qualquer uma das hipóteses, você deverá gastar cerca de 15 minutos de caminhada. 

Não se esqueça de levar um bom repelente e uma garrafinha de água para se hidratar. Se possível, evite fazer a trilha em dias chuvosos para evitar acidentes.

Cachoeiras de Cananéia 

Quem gosta de água doce não terá do que reclamar durante sua visita a Cananéia, SP! Afinal, existem várias cachoeiras pertinho do viajante!

Você pode contratar o roteiro pelas cachoeiras Pitu, Mandira, Encanto e Rio das Minas, que é guiado por um profissional capacitado e dura o dia inteiro. As trilhas têm níveis entre leve e moderado, com duração de 1 a 2 horas por cachoeira.

Também existem várias cachoeiras espalhadas pelas ilhas da cidade, como a Ilha do Cardoso e a Ilha do Bom Abrigo.

Ilha do Cardoso 

A cidade é a casa do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, com mais de 22 mil hectares de mata atlântica, por onde se escondem belíssimas cachoeiras.

A aventura começa no trajeto até o parque, que fica em uma ilha de Cananéia, SP: é necessário fazer um trajeto de 15 minutos de barco, a partir do píer municipal, para chegar até a reserva.

No parque, você poderá percorrer trilhas guiadas que levam até cachoeiras de água cristalina, sítios arqueológicos, mirantes e até ao pequeno Museu da Ilha do Cardoso.

No extremo sul da ilha existe até um ponto de observação de golfinhos, que vivem em imensos cardumes na região e proporcionam verdadeiros espetáculos para os turistas, saltando sobre as águas.

Outras praias de Cananéia, SP

Outras praias de Cananéia, SP
Fonte: 寅次郎 / Flickr / CC BY 2.0

As praias em Cananéia, SP, não ficam no perímetro urbano, e sim nas ilhas nos arredores da cidade, como a do Cardoso, a Comprida e a do Bom Abrigo. 

Mesmo assim, não restam dúvidas: cada uma das praias locais é capaz de encantar os banhistas.

As mais famosas são a da Comunidade Marujá, Laje, do Fole Pequeno, da Comunidade, Ipanema, da Comunidade Itacuruçá (ou Pereirinha) e a da Comunidade Pontal do Leste.

As praias da Ilha do Cardoso estão entre as mais bonitas, mas exigem certa organização do visitante, pois existem apenas dois quiosques na ilha inteira.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Qual a melhor praia em Cananéia?

Entre tantas praias bonitas e rodeadas por mata atlântica, não é fácil bater o martelo sobre qual a melhor praia em Cananéia.

A Praia do Pereirinha, na Ilha do Cardoso, é uma das queridinhas dos banhistas, pois proporciona a experiência incomparável de fazer mergulho e avistar botos, golfinhos e outros animais marinhos.

Também na Ilha do Cardoso, a Praia da Comunidade Marujá ganha pontos por ser praticamente deserta e completamente intocada. Além disso, não é incomum cruzar com golfinhos saltitantes pela região.

Se você gosta de água cristalina, vegetação densa e farol, não deixe de visitar a Ilha do Bom Abrigo, considerada uma das mais bonitas do litoral paulista.

Hospedagem em Cananéia, SP, em promoção no El Quarto!

Quer encontrar um hotel barato em Cananéia, SP? Então não perca tempo e faça agora mesmo uma visita ao El Quarto, o melhor buscador de hospedagem do Brasil.

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações a preços exclusivos nos melhores destinos turísticos para que você possa viajar muito e gastar pouco.

Dá para fazer tudo em poucos cliques: pesquisar preços, reservar quartos, pagar diárias e muito mais. Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar uma das cidades mais antigas do Brasil pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.