Caravelas, Bahia: saiba o que conhecer no município baiano!

13 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Conhecida pelas belas praias, Caravelas, Bahia, é a principal porta de entrada para o paradisíaco Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, mas não se engane: há muito mais a ver por lá!

Além da reserva natural, famosa pela rica biodiversidade marinha que protege, os visitantes podem conhecer um centro histórico riquíssimo, que remonta às origens do Brasil, além de praias e muitas outras atrações.

Quer conhecer esse destino ainda pouco explorado do litoral sul da Bahia? Confira as super dicas que reunimos para facilitar o seu planejamento de viagem!

Caravelas, Bahia: conheça as belezas da cidade litorânea!

Caravelas, Bahia: conheça as belezas da cidade litorânea!
Fonte: Roberto Costa Pinto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A primeira impressão de muitos turistas que visitam a cidade de Caravelas, Bahia, é a de chegar a mais uma vila rústica, bem estilo pé na areia, com cenário perfeito para descansar.

A realidade, no entanto, é bem diferente. Esse pacato município da Costa das Baleias esconde uma ampla variedade de atividades turísticas que podem agradar a toda a família!

Fundada em 1581, a cidade testemunhou os primeiros anos do Brasil após a chegada dos portugueses e guarda boa parte dessa rica história nos casarões, museus e igrejas de seu centrinho.

Fora do núcleo urbano, o que espera pelos visitantes é uma imensa exuberância natural, que ganha contornos ainda mais paradisíacos no Parque Natural Municipal Maria e Amélio Siquara e no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Você também pode passar o dia aprendendo mais sobre a Costa das Baleias e as gigantes do mar no Instituto Baleia Jubarte ou se divertir em mais de 23 km de praias bem preservadas!

Comece a planejar o seu roteiro de viagem e prepare-se para conhecer um dos tesouros mais bem-guardados da Bahia!

Onde fica Caravelas?

A cidade de Caravelas fica no extremo sul da Bahia, quase na divisa com o Espírito Santo, em uma região conhecida como Costa das Baleias por ser o maior refúgio da espécie no país.

O destino fica a apenas 250 km de Porto Seguro e está mais perto da capital capixaba, Vitória (400 km), do que de Salvador (840 km).

Além disso, a cidade fica pertinho de outros destinos famosos da região, como Alcobaça (35 km) e Prado (50 km).

Caravelas, Bahia: mapa

Esse pacato e surpreendente destino baiano tem pouco mais de 20 mil habitantes e mais de 23 km de praias incríveis. Confira no mapa de Caravelas, Bahia! 

Como ir a Caravelas, Bahia?

A maneira mais prática e rápida de chegar a Caravelas, Bahia, é pelo Aeroporto de Porto Seguro, a 257 km de distância. Assim sendo, você precisará enfrentar um trecho de terra para chegar ao seu destino final.

A viagem de Porto Seguro a Caravelas leva cerca de 4 horas pela rodovia BR-101. As viações Expresso Brasileiro, Brasileiro e Águia Branca operam o trecho de ônibus.

O Aeroporto de Teixeira de Freitas fica mais próximo, a 80 km, com acesso pelas rodovias BA-290 e BA-001, em 1h15, mas a oferta de voos para esse aeroporto é mais modesta em comparação ao de Porto Seguro. 

Por isso, se organize com antecedência!

Você encontra passagens aéreas baratas para a Bahia no Vai de Promo, que reúne promoções com até 35% de desconto para os principais destinos do Brasil e do mundo.

Além disso, vale a pena ativar o alerta de preços do Vai de Promo. Assim, você não perde nenhuma promoção para o destino que deseja conhecer!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Caravelas, Bahia?

A melhor época para curtir as praias de Caravelas, Bahia, é o verão, entre dezembro e meados de abril, especialmente se você pretende praticar mergulho durante a sua estadia.

Diferentemente de outras regiões brasileiras, a estação mais quente do ano não é chuvosa na região, o sol brilha forte, a visibilidade do mar chega a mais de 20 metros e faz calor o dia inteiro, com termômetros entre 23ºC e 32ºC.

Se você gosta de agito, tente visitar a cidade entre dezembro e fevereiro, quando acontece a alta temporada por lá, o que significa cidade cheia e praias lotadas.

Caso você prefira descansar em um ambiente mais sossegado, pode ser interessante viajar entre meados de fevereiro e abril, quando as temperaturas ainda estão altas, mas os turistas já voltaram para casa.

Você quer observar as baleias-jubarte? 

É melhor visitar Caravelas entre julho e novembro, quando os animais migram pela região. Só não se esqueça do guarda-chuva, pois o clima fica mais chuvoso no segundo semestre.

Onde se hospedar em Caravelas?

Essa antiga cidade da Costa das Baleias é uma das poucas no sul da Bahia em que o centro histórico fica afastado da praia, e isso deve impactar sua escolha de onde ficar em Caravelas, Bahia. 

O centrinho fica às margens do rio Caravelas, abriga lojas, supermercados, agências de turismo, alguns restaurantes e pousadas. 

No entanto, além de algumas construções históricas, do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e do píer de onde saem passeios de barco, não há muito o que fazer no centrinho de Caravelas.

Por essas e outras, muitos turistas optam por uma das praias da cidade para ficar e deixam para visitar o centrinho apenas durante os passeios. 

Se você não abre mão de ficar perto do centro, considere ficar em Ponta da Areia ou na Praia do Aracaré.

A Praia do Grauçá, por sua vez, é uma das mais procuradas para hospedagem, pois conta com boa infraestrutura e ampla oferta de acomodações. Você também encontrará algumas pousadas na Praia da Barra.

Hotéis e pousadas em Caravelas, Bahia!

Hotéis e pousadas em Caravelas, Bahia!
Fonte: Hotel Marina Porto Abrolhos

As pousadas mais aconchegantes e os melhores hotéis em Caravelas, Bahia, estão no El Quarto, o buscador de hospedagem mais completo do Brasil.

Você pode fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar, incluindo comparação de preços, reserva de acomodações e até o pagamento das diárias, tudo com o máximo de segurança e praticidade.

Nosso sistema reúne opções de hotéis, pousadas, hostels e resorts com cancelamento gratuito e condições de pagamento facilitadas, em até 12 vezes no cartão.

E não deixe de assinar gratuitamente a newsletter do El Quarto para receber novidades do mundo das viagens e descontos de até 50% em diárias nos melhores destinos.

Caravelas, Bahia: o que fazer?

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos é apenas a atração mais famosa desse apaixonante destino baiano, mas certamente não é a única.

Vem descobrir o que fazer em Caravelas, Bahia! 

Centro Histórico

Fundada no mesmo século em que os portugueses chegaram ao Brasil, Caravelas, Bahia, é uma testemunha viva da história do país.

O centro histórico colonial segue até hoje muito bem preservado, com várias construções dos séculos XVII ao XIX que ajudam a contar a história brasileira.

Na região, você não pode deixar de conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por negros escravizados no século XVIII, e a Igreja de Santa Efigênia, que guarda algumas das obras de arte sacra mais valiosas do Brasil.

Além disso, faça uma caminhada pelas ruas Sete de Setembro e Barão do Rio Branco, que reúnem belos casarões coloniais coloridos que podem enriquecer o seu álbum de viagem!

Co-Catedral de Santo Antônio

Inaugurada em 1725, a Co-Catedral de Santo Antônio é uma das igrejas barrocas mais antigas do Brasil

Desde então, a igreja já passou por revitalizações e restaurações, ganhando traços de outros estilos arquitetônicos, o que faz da catedral uma obra única no Nordeste brasileiro.

Vale lembrar que o templo é o palco da Festa de Santo Antônio, que acontece todos os anos nas duas primeiras semanas de junho e atrai milhares de fiéis com apresentações folclóricas, danças afro-indígenas, competições de capoeira e outros eventos.

Instituto Baleia Jubarte

Instituto Baleia Jubarte
Fonte: Pxhere / CC0

Caravelas superou um passado de exploração predatória da natureza para se tornar referência nacional em preservação. Que tal conhecer o Instituto Baleia Jubarte para aprender mais sobre essa história?

O Instituto Baleia Jubarte é uma entidade sem fins lucrativos voltada para a conservação do meio ambiente, educação ambiental e preservação da vida marinha na região de Caravelas, especialmente as baleias-jubarte.

A instituição oferece visitas guiadas, durante as quais os visitantes podem aprender mais sobre a importância da espécie para o ecossistema local e a história da cidade.

Parque Natural Municipal Maria e Amélio Siquara

Único parque da região histórica de Caravelas, o Parque Natural Municipal Maria e Amélio Siquara é uma pequena reserva cheia de belezas no centrinho da cidade.

No local, os visitantes encontram uma trilha suspensa de pouco mais de 200 metros em meio a trechos de mangue e restinga.

O passeio é todo guiado e tem caráter instrutivo. Você vai conhecer alguns exemplares da fauna e flora da região, bem como curiosidades sobre as origens da cidade.

A infraestrutura do parque é boa e acessível até para pessoas com dificuldades de locomoção, crianças e idosos: é um passeio imperdível para toda a família!

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

A grande estrela de Caravelas, Bahia, é, sem dúvidas, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, uma reserva natural marinha com 88 mil hectares de área protegida.

Abrolhos é, na verdade, um arquipélago a pouco mais de 70 km da costa de Caravelas, formado pelas ilhas Siriba, Sueste, Guarita, Santa Bárbara e Redonda, que têm origem vulcânica e hoje formam um dos melhores spots de mergulho do mundo.

Seja com cilindro ou snorkel, durante os mergulhos pela região você poderá avistar tartarugas, cavalos-marinhos, diferentes espécies de peixe, baleias e muitos outros animais marinhos.

Para uma experiência ainda mais completa e imersiva, você pode contratar uma embarcação com pernoite. 

Assim, você vai viver a experiência de dormir e acordar em uma região paradisíaca e praticar mergulho logo nas primeiras horas da manhã!

Além disso, em certas épocas do ano é possível realizar passeios de barco pela região para observar baleias-jubarte.

Praias de Caravelas, Bahia

Há mais de 23 km de praias nessa apaixonante cidade da Costa das Baleias, com opções para todos os gostos.

Entre todas as praias de Caravelas, Bahia, nenhuma é mais famosa e movimentada que a Praia do Grauçá, que abriga muitas hospedagens, restaurantes, bares e barracas de praia badaladas.

Quem prefere uma experiência mais exclusiva pode gostar mais da Praia de Iemanjá, a 14 km do centro e acessível apenas por estrada de terra. O trecho é bastante tranquilo, tem mar calmo e pouco movimento até na alta temporada.

A Praia Ponta da Baleia, a 2 km da Praia de Iemanjá, é mais selvagem e quase deserta, perfeita para quem pratica mergulho e quer ter contato próximo com a natureza, embora não ofereça nenhuma infraestrutura, como barracas de praia.

Se você deseja conhecer o Instituto Baleia Jubarte, aproveite para visitar a Praia Quitongo, uma praia fluvial rodeada por grandes árvores frutíferas, gerando um visual bem diferente.

Gastronomia em Caravelas, Bahia: melhores restaurantes!

Gastronomia em Caravelas, Bahia: melhores restaurantes!
Fonte: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Sua visita à cidade de Caravelas pode ser a oportunidade perfeita para se jogar nos ricos sabores da gastronomia baiana.

Existem alguns bons restaurantes no centro histórico, mas o coração da cozinha local fica à beira-mar: em praticamente qualquer praia da cidade é possível comer bem sem gastar muito.

A Praia do Grauçá é a que reúne a maior variedade de restaurantes, pizzarias e bares, incluindo nas ruas internas do bairro, bem como na região da Praia Quitongo.

Você também poderá curtir uma boa experiência gastronômica na região do píer municipal, com destaque para os restaurantes especializados em frutos do mar e pescados frescos.

Como é a cidade de Caravelas? Curiosidades

Banhada por rio de mesmo nome, a cidade de Caravelas foi fundada em 1581, mas foi considerada distrito de Porto Seguro até 1700, quando finalmente foi emancipada.

O município chegou a ser palco de uma batalha entre a marinha portuguesa e as Forças Armadas do Brasil em 1823, pouco depois da proclamação da independência brasileira.

Por muito tempo, a economia local foi movimentada pela exploração de baleias, que foram brutalmente caçadas até o século XIX. 

Desde então, Caravelas tornou-se referência pelo trabalho de recuperação da espécie, de educação ambiental e preservação da fauna e flora nativas, o que trouxe reflexos diretos para a natureza.

Hoje, a cidade de pequeno porte se aproveita da natureza bem preservada como combustível para o turismo, atraindo milhares de visitantes todos os anos e, assim, movimentando a economia da região.

Qual a cidade mais próxima de Caravelas na Bahia?

Que tal aproveitar a sua viagem para conhecer outros destinos incríveis da Costa das Baleias e do sul da Bahia?

As praias douradas de Mucuri ficam a apenas 140 km da cidade colonial, enquanto a charmosa vila de Cumuruxatiba fica a meros 80 km de distância do centro.

Você precisa dirigir ainda menos para conhecer as praias tranquilas de Alcobaça, situada a 35 km da cidade, e Prado, a 50 km.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hospedagem em Caravelas, Bahia, pelo melhor preço só no El Quarto!

Está esperando o que para conhecer Caravelas, Bahia? 

Visite agora mesmo o El Quarto para encontrar hotéis, pousadas, hostels e resorts nos melhores destinos do Brasil e do mundo por um preço que cabe no seu bolso!

Faça uma simulação gratuita, reserve sua acomodação e pague as diárias com segurança e economia, tudo em um só lugar.

Você vai descobrir que conhecer as belezas e os tesouros da Costa das Baleias pode sair muito mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.