Macaé, RJ: veja como é viver e quais os principais atrativos na cidade e arredores!

16 maio 2022 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Uma das joias da Costa do Sol fluminense, Macaé, RJ, é um destino que costuma surpreender seus visitantes não apenas pelas belas paisagens que guarda, mas também por sua excelente infraestrutura.

Terceira cidade mais rica do estado, esse charmoso município tem mais de 260 mil habitantes e mais de 23 km de belas praias, como a do Pecado, a do Cavaleiro e a de Imbetiba, cheias de atrações para os dias de sol.

Neste artigo, vamos te contar por que incluir esse apaixonante destino em seu próximo roteiro de viagem e muitas dicas para aproveitar sua visita. Confira!

Macaé, RJ: belezas naturais, história e gastronomia!

Macaé, Rio de Janeiro, é uma cidade que tem de tudo e, por isso, merece a sua visita!

Essa antiga vila de pescadores prosperou e, embora seja menos famosa que a vizinha Cabo Frio, se tornou uma das cidades mais ricas do Sudeste brasileiro, sem perder sua vocação como destino de ecoturismo.

Os visitantes podem escolher entre as belezas da Serra Macaense ou as atrações tropicais do Arquipélago de Sant’Ana, cuja riqueza natural é protegida pela Marinha do Brasil.

Ou, que tal, fazer um roteiro gastronômico pelos excelentes restaurantes locais, explorar a rica história macaense ou se refrescar em cachoeiras cercadas pela mata atlântica no Parque Municipal Atalaia?

Como já deu para perceber, o que não falta é atração turística para encher os olhos durante sua visita à cidade!

Onde fica Macaé?

Onde fica Macaé?
Fonte: Pexels

Antes de conhecer esse destino incrível, é importante descobrir onde fica Macaé para planejar como chegar até lá.

A cidade fica no litoral norte do Rio de Janeiro, a menos de 200 km da capital fluminense, em uma região turística conhecida como Costa do Sol, que se estende de Armação dos Búzios até Carapebus.

A localização geográfica é um dos motivos pelos quais Macaé é uma cidade tão próspera: o município é conhecido como Capital Nacional do Petróleo e é responsável por 80% do petróleo e 47% do gás natural produzidos no Brasil.

Curtir todas as belezas macaenses é fácil: basta desembarcar em um dos aeroportos do Rio de Janeiro e concluir a viagem de carro ou ônibus pela BR-101 ou pela rodovia RJ-106.

Você pode adquirir passagens aéreas mais baratas no buscador Passagens Promo, que oferece gratuitamente um alerta de preços para que você não perca nenhuma promoção para o destino que procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa de Macaé

Além de muitas praias, a cidade tem um centro histórico cheio de riquezas e é cercada pela mata atlântica das serras fluminenses.

Para aproveitar o melhor do destino, não se esqueça de conferir a localização das principais atrações turísticas no mapa de Macaé, RJ!

Quando visitar a cidade de Macaé, RJ?

Quando visitar a cidade de Macaé, RJ?
Fonte: Pexels

A cidade de Macaé, Rio de Janeiro, é conhecida por seu belíssimo litoral, que pode ser aproveitado em praticamente qualquer época do ano.

Nos meses mais quentes, de novembro a março, os termômetros ficam constantemente acima dos 30ºC, e nem as chuvas típicas de verão são suficientes para afastar os banhistas do mar.

No entanto, a estação mais fresca também é perfeita para um dia de praia, pois mesmo nos meses mais frios, de junho a agosto, é comum que as temperaturas fiquem acima dos 25ºC.

Se você quer fugir da chuva, evite conhecer a cidade nos meses de dezembro e janeiro, enquanto os meses de abril a outubro costumam ter sol firme!

Onde se hospedar em Macaé?

O melhor lugar para ficar em Macaé, RJ, vai depender dos objetivos da sua viagem. 

Caso você esteja visitando a cidade a trabalho, recomenda-se a hospedagem no centro para evitar desperdício de tempo e dinheiro com deslocamentos e trânsito. 

A região abriga hotéis de grandes redes, como Accor e Ibis, além de ser bem-atendida pelo transporte público. É também no centro que fica a rodoviária e a maior concentração comercial da cidade.

Se a sua viagem é turística, no entanto, a melhor alternativa é ficar em uma das praias macaenses, especialmente no trecho do litoral entre o rio Macaé e a Lagoa de Imboassica.

Na faixa litorânea estão os melhores restaurantes, agências turísticas, hotéis e resorts da cidade, muitos desses empreendimentos com estrutura completa de lazer.

Encontre os melhores hotéis em Macaé, RJ, em promoção!

Encontre os melhores hotéis em Macaé, RJ, em promoção!
Fonte: Hotel

No quesito hotel, Macaé, RJ, é uma cidade democrática, com opções em diferentes estilos e faixas de preço. Tem pousada pé na areia, hotel com padrão executivo, resort com área de lazer e muito mais!

Você pode encontrar as melhores acomodações na Costa do Sol do Rio de Janeiro ou em qualquer outro destino em um só lugar: o ElQuarto, o melhor buscador de hospedagem do Brasil!

Fazer sua pesquisa é fácil: basta digitar a cidade que você vai visitar e as datas da sua viagem para acessar as melhores ofertas.

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e descubra que conhecer as belezas da Capital Nacional do Petróleo pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer em Macaé, RJ

Quem procura diversão, sol e calor não deve passar um segundo sequer de tédio durante sua visita a Macaé.

A cidade abriga praias incríveis, cachoeiras paradisíacas e atrações como museus, parques, praças e monumentos históricos!

Confira o que fazer em Macaé, RJ!

Centro histórico

A rica história de Macaé começa por volta de 1634, quando os primeiros jesuítas se instalaram na região, e é por isso que um passeio pelo centro histórico pode ser um bom ponto de partida para o seu roteiro pela cidade. 

A região abriga várias construções antigas e monumentos com grande valor histórico, além de oferecer vista do Morro de Sant’Anna e do mar.

É por ali que ficam o centenário edifício da Câmara Municipal de Macaé e o fotogênico Solar dos Mellos, um casarão do período colonial que mistura diferentes estilos arquitetônicos que já hospedou até mesmo Dom Pedro II.

Você também poderá conhecer o Solar Monte Elísio, onde viveu uma das famílias mais ricas da Costa do Sol, e as sedes das sociedades musicais Beneficente Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora, consideradas o coração da vida cultural macaense.

Lagoa de Imboassica

Lagoa de Imboassica
Fonte: Masajualves / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Uma das belíssimas lagoas do Rio de Janeiro fica em Macaé: a Lagoa de Imboassica, um dos principais cartões-postais da cidade!

A lagoa tem pouco mais de 5 km² de área e costuma ser bastante procurada para prática de esportes e lazer, especialmente no fim de tarde, quando se torna o palco do espetáculo do pôr do sol.

Além disso, crianças e adultos se divertem no pedalinho, stand-up paddle e caiaque, bem como nos bons restaurantes distribuídos pela orla.

Praias em Macaé

Estamos falando de um dos melhores destinos do litoral fluminense, o que significa que a maioria dos turistas visita a cidade para curtir as praias em Macaé.

Distribuídas ao longo de 23 km de orla, as praias têm em comum o mar azul bastante cristalino e as longas faixas de areia fofa, sem falar nos bons bares e quiosques espalhados pela região.

As semelhanças, porém, param por aí, pois existem praias para todos os gostos na cidade.

As praias Campista e do Pecado, por exemplo, são perfeitas para quem gosta de pegar ondas e não tem medo de mar bravo, embora seja recomendada cautela na hora do banho.

Nesses trechos do litoral, você poderá fazer aulas de surfe e bodyboard, mas não conte com nenhuma infraestrutura: não existem bares, barracas ou restaurantes instalados nas praias mais selvagens de Macaé.

Já as praias dos Cavaleiros, da Imbetiba e do Farol são indicadas para quem quer curtir o dia de praia com conforto, pertinho de boas barracas de praia e com boa estrutura de lazer, incluindo quadras e calçadão.

Tem até as praias protegidas do Parque Nacional da Restinga e do Arquipélago de Sant’Ana para os viajantes que querem contato próximo com a natureza.

Parque Municipal Atalaia

O Parque Natural Municipal Atalaia é a atração perfeita para quem deseja explorar a natureza e curtir as belezas naturais de Macaé, RJ.

A reserva fica a 27 km do centro da cidade e abriga córregos, cachoeiras, trilhas e mirantes em meio à mata atlântica.

O número de visitantes diários no parque é limitado e, por isso, vale a pena agendar a sua visita, especialmente se você estiver em grupo!

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
Fonte: Rogério Peccioli De Queiroz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A área de restinga mais protegida do Brasil fica em Macaé, RJ, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

A reserva tem mais de 14 mil hectares de restinga espalhados ao longo de 44 km de orla, onde o visitante encontra 18 grandes lagoas e várias lagoas menores cercadas por vegetação preservada.

Durante o seu passeio, você poderá até conhecer o Canal Campos-Macaé, criado no século XIX para escoar o açúcar produzido na região.

Em outras palavras, uma oportunidade perfeita para conhecer mais sobre a riqueza natural de Macaé e visitar cenários incríveis!

Cachoeiras em Macaé

Como toda cidade cercada pela mata atlântica, Macaé, RJ, abriga belíssimas cachoeiras que podem render mergulhos refrescantes e dias agradáveis de passeio ao ar livre.

Algumas demandam mais esforço por parte do viajante, como as cachoeiras da Fortuna e do Salto, que ficam ao final de 8 km de trilha, enquanto outras, como as cachoeiras Tobogã e Estrela, estão praticamente intocadas.

A lista inclui diversas outras quedas d’água exuberantes, como a Sete Quedas, Roncador, Arranchadouro, Andorinhas, Glicério, Laje, Mãe, Escorrega e muitas outras!

Arquipélago de Sant’Ana

Um dos lugares mais bonitos que você pode conhecer em Macaé, RJ, é o Arquipélago de Sant’Ana, formado pelas ilhas do Francês, de Santana e Ilhote Sul.

O arquipélago não é apenas o endereço de algumas das praias mais bonitas do Rio de Janeiro: ali, você também poderá conhecer uma rica fauna, avistar dezenas de aves típicas da mata atlântica e se encantar com cenários dignos de cartão-postal.

Para chegar até lá, é necessário pegar um barco no Cais Municipal, a pouco mais de 8 km de distância, mas não se esqueça de colocar alguns lanches e bebidas na mochila, pois não existe nenhum bar ou restaurante no arquipélago. 

Em contrapartida, durante seu passeio você poderá curtir praias praticamente desertas, de águas cristalinas e calmas.

Restaurantes em Macaé

Restaurantes em Macaé
Fonte: Unsplash

Que tal aproveitar sua viagem para explorar a gastronomia litorânea nos excelentes restaurantes em Macaé?

A cidade era uma antiga vila de pescadores e, até hoje, tem grande tradição em frutos do mar e pescados frescos!

O Brasa & Vino Restaurante e Pizzaria e o Cozinha Urbana são boas opções gastronômicas na Praia dos Cavaleiros. 

O Cantinho do Sabor, o Cucina Storage e o Molindrê Restaurante e Gourmeria, por sua vez, podem atender quem visita a Praia de Imbetiba.

Quer desfrutar de uma refeição inesquecível na Lagoa de Imboassica? Você não pode deixar de conhecer o Feito com Arte e o Tradicional Restaurante.

Como é viver em Macaé?

Com tantas belezas reunidas em uma só cidade, você pode estar se perguntando como seria viver por lá, e a resposta não poderia ser melhor: Macaé é um dos melhores lugares para viver no Rio de Janeiro.

Embora o custo de vida seja mais alto em comparação a municípios vizinhos, a cidade oferece excelente qualidade de vida, níveis de segurança acima da média fluminense e cena cultural efervescente, com opções para todos os gostos.

Além disso, se você já está se perguntando qual a principal riqueza de Macaé, saiba que a extração de petróleo e gás natural tornou a cidade bastante próspera, com muitas oportunidades de trabalho.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Quais são os municípios vizinhos de Macaé?

Que tal aproveitar seu roteiro por Macaé, RJ, para conhecer outras cidades da Costa do Sol, como Rio das Ostras (26 km de distância) ou Carapebus (33 km)?

Você pode até estender sua viagem até a turística região dos Lagos, onde ficam alguns dos destinos mais famosos do Rio de Janeiro, como Arraial do Cabo (90 km), Búzios (70 km) e Cabo Frio (72 km)!

Macaé: hotéis e pousadas pelos melhores preços no ElQuarto!

Já sabe o que fazer na cidade? Então só falta garantir sua hospedagem para curtir uma viagem inesquecível pela Capital Nacional do Petróleo!

Visite agora mesmo o ElQuarto para encontrar pousadas e hotéis em Macaé, RJ, a preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito para garantir sua viagem com comodidade, economia e segurança.

Você pode até utilizar filtros para turbinar a sua pesquisa e pagar suas diárias online. 

Faça uma cotação gratuita e descubra que visitar Macaé pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.