Málaga, Espanha: saiba onde fica, o que fazer e fique por dentro das melhores atrações!

02 maio 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Málaga, Espanha, é um destino que, além de oferecer aos viajantes belíssimas paisagens banhadas pelo Mediterrâneo, também guarda tesouros históricos milenares, que remetem às origens da Europa.

Todas essas atrações se somam para formar um destino apaixonante e cheio de pontos de interesse para todos os gostos.

Não é coincidência, portanto, que Málaga esteja entre os destinos mais procurados da Península Ibérica, o que também significa que um bom planejamento pode tornar sua viagem ainda melhor. Veja só!

Málaga, Espanha: dicas e principais atrações!

Espremida entre o Mediterrâneo e as montanhas, Málaga é popularmente conhecida como a terra-natal de Pablo Picasso, mas não se engane: esse destino guarda mais riquezas do que você pode imaginar.

A cidade já foi ocupada por fenícios, romanos e mouros ao longo da história, especialmente por ser uma das principais portas de entrada na Andaluzia e dispor de acesso ao mar.

Do rico passado restaram construções antigas, ruas milenares e obras de arte produzidas localmente: o suficiente para que Málaga, muitas vezes, pareça um museu a céu aberto.

Se você não liga muito para atrações históricas, não tem problema. Afinal, também estamos falando de um destino cosmopolita e moderno, que representa o que há de mais inovador na Espanha da atualidade.

A vida noturna garante atrações para todos os públicos, oferecendo desde casas de flamenco a boates, além de inúmeras opções gastronômicas.

Para te ajudar a planejar uma viagem fantástica, montamos um guia com tudo sobre Málaga, Espanha: que lugares visitar, quando conhecer a cidade, como chegar e muitas outras dicas. Vamos lá!

Onde fica Málaga?

Onde fica Málaga?
Fonte: Pixabay

Fundada no século VIII a.C, a província de Málaga, Espanha, fica no extremo sul da comunidade autônoma da Andaluzia, no sul do país.

A cidade é banhada pelo Mar de Alborão, a porção mais ocidental do Mediterrâneo, e fica pertinho do Estreito de Gibraltar, que separa a Europa da África.

Essa localização é bastante estratégica para quem deseja visitar outros destinos espanhóis em um mesmo roteiro: Granada fica a apenas 125 km de distância, enquanto Sevilha está a pouco mais de 200 km. A capital, Madri, por sua vez, fica a 530 km.

Chegar até a cidade é relativamente fácil. O Aeroporto de Málaga fica a apenas 8 km do centro histórico e você também pode viajar de trem a partir de cidades como Barcelona, Sevilha e Madri.

O destino também conta com uma excelente rede rodoviária e recebe ônibus de outras cidades espanholas, além de ser um movimentado porto de navios de cruzeiro.

Para encontrar passagens aéreas mais baratas para a Espanha, recomendamos uma visita ao Vai de Promo.

O buscador mais confiável do país te ajuda a viajar sem comprometer o bolso, permite o parcelamento das passagens em até 10 vezes sem juros e ainda disponibiliza gratuitamente um alerta de preços para que você não perca nenhuma promoção!

Málaga, Espanha: mapa

Situada em uma das regiões mais badaladas da costa espanhola, a cidade pode ser uma excelente alternativa de destino tanto no verão quanto no inverno. 

Confira onde fica Málaga no mapa!

Quando ir à cidade de Málaga, na Espanha?

Como está localizada em plena Costa del Sol, no litoral do país, a cidade de Málaga, na Espanha, é um dos destinos mais procurados da Península Ibérica no verão europeu.

Na prática, isso significa que a cidade fica cheia entre junho e agosto, quando as temperaturas podem ficar acima de 30ºC, e os preços disparam.

Caso você não esteja disposto a encarar os altos custos do verão europeu, não se preocupe. Você também pode encontrar clima quente e preços mais competitivos em maio, setembro e outubro.

Se você só tem disponibilidade para viajar nos meses mais frios, de novembro a março, pode ficar tranquilo, pois é perfeitamente possível curtir as atrações locais mesmo com temperaturas mais amenas, entre 8ºC e 20ºC.

Onde ficar em Málaga?

Onde ficar em Málaga?
Fonte: Hotel Guadalmedina

Embora a cidade espanhola seja maior que muitas capitais brasileiras, como Belo Horizonte ou Curitiba, não é difícil decidir onde ficar em Málaga, Espanha.

Praticamente todas as atrações turísticas estão localizadas no centro histórico, a melhor e mais recomendada região para hospedagem, onde é possível fazer praticamente tudo a pé.

O viajante também pode optar entre beira-mar, em um dos estabelecimentos ao longo do Paseo Maritimo Pablo Picasso, ou em resorts mais afastados do centro urbano.

Nesse caso, não se esqueça de considerar gastos extras de tempo e dinheiro com deslocamentos, pois as atrações do centro histórico ficarão relativamente mais distantes.

Promoção de hotéis em Málaga no El Quarto!

Você pode encontrar os melhores hotéis em Málaga, reservar quartos e até pagar suas diárias com comodidade, segurança e economia em um único lugar: o El Quarto!

O sistema exclusivo do El Quarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos turísticos do mundo a preços exclusivos, condições facilitadas de pagamento e até opções com cancelamento gratuito.

Você só precisa digitar o destino e selecionar as datas da sua estadia para acessar as melhores promoções para o período desejado!

Faça agora mesmo uma simulação gratuita e descubra que uma viagem inesquecível a Málaga pode caber no seu bolso!

O que tem para fazer em Málaga?

Você gosta de história, belas praias e clima agradável o ano inteiro? Málaga pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!

A cidade já abrigou um dos portos mais movimentados da Europa, foi disputada por fenícios, romanos e mouros, tem uma cultura vibrante e atrações que podem encher semanas de viagem.

Confira o que ver em Málaga, Espanha!

Alcazaba de Málaga 

Alcazaba de Málaga
Fonte: Maksym Abramov / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Para os estudiosos, a Alcazaba de Málaga, Espanha, é a edificação mais preservada desse tipo em todo o território ibérico.

Esse tipo de forte era comum durante o período de ocupação árabe e servia, também, como residência oficial para os governantes mouros.

A Alcazaba de Málaga foi construída em meados do século XI sobre antigas ruínas romanas para abrigar os reis árabes da dinastia Hamudi e, no auge de sua história, chegou a se tornar uma verdadeira cidadela entre suas muralhas.

Um imenso corredor fortificado liga a construção ao Castelo de Gibralfaro: era por ali que a nobreza circulava entre a fortaleza e a cidadela palaciana.

A localização foi definida para proteger a governança da cidade durante eventuais invasões estrangeiras: afinal, a construção fica no alto de uma colina, longe do mar e com vista de toda Málaga.

Em outras palavras, a Alcazaba deve estar no topo de qualquer roteiro pela cidade, pois é uma atração incrível, que não existe em nenhum outro lugar. 

Reserve ao menos uma tarde para percorrer seus corredores e ambientes, e não deixe de conferir a vista panorâmica da cidade do alto de suas muralhas.

Castelo de Gibralfaro 

O Castelo de Gibralfaro foi erguido pelos fenícios por volta do século XIV, para proteger a Alcazaba, onde vivia a realeza, e abrigar tropas que defendiam a cidade.

A construção em estilo árabe é uma das mais bonitas da Andaluzia, despontando no alto de uma colina sobre Málaga com suas belíssimas torres, muralhas e campanários.

Assim como a Alcazaba, o Castelo de Gibralfaro também fica no alto de uma colina: para chegar até lá, o visitante precisa encarar uma subida íngreme. 

Em contrapartida, a Alcazaba e o castelo são conectados por um corredor amuralhado, o que significa que você pode fazer os dois passeios no mesmo dia.

Catedral de Málaga

A Santa Iglesia Catedral Basilica de la Encarnación, ou simplesmente Catedral de Málaga, Espanha, foi construída no século XVI a mando dos reis Isabel e Fernando para celebrar a reconquista da região e a expulsão dos mouros.

Considerada obra-prima da arquitetura renascentista, a igreja (também conhecida como La Manquita) fica sobre as ruínas de uma antiga mesquita.

É necessário pagar a partir de 6 euros para conhecer a catedral (em janeiro/2022), mas é possível escapar da cobrança. 

Para isso, basta visitar a igreja durante a missa semanal, aos domingos pela manhã, quando a entrada é franca.

Málaga Park 

Málaga Park
Fonte: Pixabay

Entre um passeio e outro, que tal relaxar em um espaço verde, bastante arborizado e agradável? É isso que te espera no Málaga Park, localizado no meio do caminho entre o centro histórico e as praias.

O belíssimo parque abriga centenas de espécies botânicas nativas e muitos jardins com exemplares de todos os continentes.

Que tal aproveitar para fazer um piquenique em um dos lugares mais encantadores de Málaga?

Teatro Romano de Málaga 

Apesar de ter mais de 2.000 anos de história, o antigo Teatro Romano de Málaga, Espanha, só foi descoberto em meados da década de 1950, durante obras de escavação para a implantação de um novo projeto paisagístico.

A arena construída pelos romanos fica bem no sopé do morro que leva até a Alcazaba e o Castelo de Gibralfaro. 

A estrutura já foi completamente desenterrada e pode ser visitada diariamente, com entrada franca.

Museu Picasso

Málaga é conhecida como a cidade-natal de Pablo Picasso e, por isso, nenhum roteiro pela cidade está completo sem uma visita ao museu dedicado a seu expoente mais famoso.

O Museu Picasso está instalado em um casarão do século XVI na Calle San Agustín, entre o centro histórico e o Málaga Park, e abriga um riquíssimo acervo com obras originais do gênio do cubismo e expressionismo.

Depois de conhecer algumas das principais obras de Picasso, vale a pena estender seu passeio até a Fundação Museo Picasso Málaga, uma exposição biográfica permanente na casa em que o artista nasceu e passou seus primeiros anos de vida.

Plaza Mayor

Plaza Mayor
Fonte: Tyk / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quer aproveitar sua visita a Málaga para ir às compras? A Plaza Mayor é o melhor endereço para esse tipo de passeio!

O centro comercial a céu aberto fica na periferia da cidade e oferece ao visitante muitas lojas e opções gastronômicas.

O horário de funcionamento é estendido para garantir mais comodidade aos compradores: de domingo a quinta, das 10h à 1h, e de sexta a sábado, das 10h às 3h.

Praias em Málaga, Espanha

Existem mais de 40 km de praias em Málaga, Espanha, além de calçadões animados e cheios de atrações para toda a família.

O trecho mais famoso do litoral da cidade é a Playa de la Malagueta, localizada entre o Porto e a Playa de la Caleta, pertinho do centro, onde o banhista encontra excelente infraestrutura de serviços.

Prefere conhecer praias frequentadas pelos moradores da cidade? Você pode gostar da Playa El Palo e da Playa Nerja, que ficam mais distantes do centro, mas costumam ser menos cheias e abrigam restaurantes mais baratos.

Onde comer em Málaga, Espanha?

Não é difícil encontrar onde comer em Málaga, Espanha. A cidade tem uma cena gastronômica diversificada e premiada, com bons restaurantes e bistrôs.

Quem quer gastar pouco e comer bem pode gostar dos restaurantes instalados no Mercado Central de Atarazanas, no centro, ou nos arredores da Plaza de la Merced.

O Beluga Málaga e o Marisqueria La Mayor são especializados em gastronomia mediterrânea, enquanto o La Barra de Zapata é referência em culinária internacional.

Se você deseja conhecer a tradicional cozinha espanhola, não deixe de conferir a Bodega El Pimpi, o Deja Vu e o sofisticado Restaurante Montana.

O que fazer em Málaga em 5 dias?

O que fazer em Málaga em 5 dias?
Fonte: Pixabay

Não é difícil encontrar o que fazer em Málaga, Espanha. Difícil mesmo é conseguir conciliar todas as atrações em poucos dias de viagem.

Por isso, vale a pena reservar ao menos 5 dias para conhecer as belezas locais. Assim, você não vai precisar correr durante seus passeios.

No primeiro dia, conheça o Teatro Romano, o Castelo de Gibralfaro e a Alcazaba, que ficam bem próximos e podem render um dia inteiro de passeio.

No dia seguinte, chegou a hora de colocar o bronzeado em dia na excelente Playa de la Malagueta, vizinha ao centro histórico e cheia de atrações de lazer.

No terceiro dia de viagem, nada melhor que explorar o centro histórico, incluindo visitas à Catedral de Málaga, ao Museu Picasso e outras construções antigas da região.

Seu penúltimo dia de viagem pode ser dedicado a conhecer atrações mais distantes do centro, como o arborizado Málaga Park, o Paseo del Parque e o Porto de Málaga.

Por fim, que tal visitar as praias menos conhecidas da cidade? Regiões como a Playa El Palo e a Playa Nerja podem ser perfeitas para um dia em frente ao mar.

Cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Como é morar em Málaga, Espanha?

Quem escolhe viver na região da Costa del Sol tem o privilégio de morar em um dos lugares mais encantadores de toda a Espanha.

Málaga, especificamente, é uma cidade próspera e vibrante, onde grandes empresas estão instaladas, o que garante boa oferta de emprego em diferentes áreas.

O custo de vida pode ser salgado em comparação a capitais brasileiras, mas certamente é mais barato em relação a outros destinos da Espanha, como Madri, Barcelona e Valência.

Aliás, se você está se perguntando qual a população de Málaga, saiba que a cidade tem quase 600 mil habitantes, dos quais 15% são estrangeiros.

Encontre hotéis em Málaga pelo menor preço!

Comece a planejar sua viagem a Málaga, Espanha, sem comprometer sua economia! É só encontrar seu hotel no buscador El Quarto!

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações em hotéis, resorts, pousadas e hostels para que você encontre o que precisa a preços imperdíveis.

Você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem cobrança de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Málaga pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.