Pousadas em Caraguatatuba: melhores regiões e dicas de viagem

20 set 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Procurando pousadas em Caraguatatuba e o melhor bairro para se hospedar nesse formidável destino litorâneo? Este é o artigo certo para você!

Opção pertinho de São Paulo para quem deseja curtir o sol e o mar, a cidade é especialista em receber bem seus visitantes, aos quais oferece acomodações confortáveis e bem localizadas, a uma curta caminhada de belas praias.

Urbanas ou mais afastadas, as 17 praias caraguatatubenses, espalhadas por mais de 40 km de litoral, oferecem atrações para todos os públicos, desde águas calmas para crianças e idosos a trechos selvagens, ideais para a prática de surfe.

Em comum, essas praias têm excelente infraestrutura, paisagens belíssimas, coloridas pelo verde da mata atlântica e bons restaurantes.

Que tal começar a planejar sua viagem para esse badalado balneário paulista agora mesmo? Vamos te contar quando visitar, onde ficar, quanto você deve gastar, o que fazer e outras dicas incríveis, veja só!

Pousadas em Caraguatatuba: onde ficar na cidade?

O primeiro passo para encontrar os melhores hotéis e pousadas em Caraguatatuba para a sua hospedagem é fazer a si mesmo três perguntas que podem orientar a escolha.

Você vai depender do transporte público ou está de carro? Prefere incluir várias praias em seu roteiro ou relaxar em um pedaço específico do litoral durante a sua estadia? 

Quer ficar em um lugar mais isolado ou faz questão de estar perto de comércio e restaurantes?

As respostas a esses três questionamentos podem te ajudar a filtrar as regiões mais indicadas para ficar de acordo com os objetivos da sua viagem.

Após traçar o que você procura, basta focar a sua pesquisa naquela região e escolher a opção mais adequada para o seu bolso. 

Depois, é só curtir os dias nas belíssimas praias Martim de Sá, do Indaiá ou da Cocanha, entre várias outras, curtir a vista do Morro de Santo Antônio, se refrescar na cachoeira da Pedra Redonda ou visitar o Parque Estadual da Serra do Mar.

Onde fica Caraguatatuba?

Antes de descobrir onde é melhor ficar em Caraguatatuba, é importante saber onde fica essa charmosa cidade litorânea.

O destino está “escondido” no meio do caminho entre Ubatuba e São Sebastião, no Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo

A capital paulista (e seus excelentes aeroportos) fica a apenas 178 km de distância, trecho que pode ser percorrido em menos de 3 horas pelas rodovias Ayrton Senna e dos Tamoios.

Quando ir para Caraguatatuba?

O clima na cidade é bastante parecido com o de outros destinos do litoral paulista, onde os invernos são secos, enquanto os verões são bastante chuvosos.

Por isso, apesar de os meses entre dezembro e março registrarem as temperaturas mais altas, com termômetros até 28ºC, este período é pouco recomendado se seu objetivo é curtir as praias, pois pode chover até 200 mm por mês.

Isso quer dizer que você não poderá aproveitar o mar durante o verão? Não, mas esteja avisado de que seu dia de praia pode ser interrompido por temporais e podem se passar vários dias até que o sol volte a brilhar.

O inverno, por sua vez, é um período em que o sol aparece praticamente todos os dias, embora o começo das manhãs e as noites sejam mais frescos.

Se alguma frente fria passar pela região de julho a setembro, um simples mergulho no mar se torna tarefa de corajosos, com temperaturas mínimas em torno de 15ºC.

Por essas e outras, se o verão é muito chuvoso e o inverno pode ser gelado, a meia estação é a época mais recomendada para visitar Caraguatatuba.

Entre os meses de abril e junho ou de outubro a novembro, a chuva dá um descanso e as temperaturas ficam agradáveis o suficiente para que você passe dias curtindo a praia.

Se você está pensando em viajar durante um feriado, fique atento. As praias e pousadas em Caraguatatuba costumam registrar lotação máxima nessas datas. 

Então faça suas reservas com antecedência e prepare-se para encontrar a areia repleta de turistas de todos os cantos de São Paulo e do país.

Consulte o Vai de Promo para viajar de avião economizando bastante em sua Passagem!

Onde é melhor ficar em Caraguatatuba?

Onde é melhor ficar em Caraguatatuba?
Fonte: Pousada Porto do Rio

Os melhores hotéis e pousadas em Caraguatatuba estão espalhados por toda a cidade, mas especialmente em três regiões: o centro e os litorais norte e sul. 

Cada uma dessas regiões tem suas próprias vantagens e desvantagens. Um bairro pode ser mais indicado para um perfil de viajante, enquanto os turistas com outras preferências podem acabar gostando mais de outros pontos.

Nesse intuito, reunimos tudo que você precisa saber sobre os principais polos de hospedagem na cidade, confira!

Centro

Se você escolher entre os hotéis e pousadas em Caraguatatuba no centro, estará pertinho de bares, restaurantes, comércio e serviços, além de ficar a menos de 3 km da rodoviária da cidade.

A região abriga vários bairros, incluindo Jardim Primavera e Sumaré, estendendo-se das proximidades da Praia do Indaiá até a Praia do Camaroeiro.

A área também abriga uma praia, a Praia do Centro, uma das mais urbanizadas da cidade, além de ter fácil acesso às regiões da Prainha e da Praia Martim de Sá, bem como a opções de transporte público.

A Praia do Centro não é a mais bonita da cidade, mas a comodidade de estar perto de comércio, opções gastronômicas e pontos de ônibus compensa a hospedagem nesta região.

O centro também abriga outros pontos turísticos, incluindo o Morro do Santo Antônio, as barraquinhas coloridas da feirinha de artesanato e a vista imbatível do Mirante do Camaroeiro.

Litoral Norte

Litoral Norte
Fonte: Hotel Litoral Norte

Seguindo no sentido Ubatuba, a partir do centro da cidade, fica o Litoral Norte, onde o viajante encontra excelentes pousadas em Caraguatatuba de frente para o mar.

Esta área da cidade é composta pelas regiões de Massaguaçu e das praias do Capricórnio, da Cocanha e da Mococa, além do bairro de Tabatinga.

Em Massaguaçu e na Praia do Capricórnio, a infraestrutura é mais moderna e as praias são menos urbanizadas, recomendadas para os viajantes que procuram tranquilidade.

Se você está viajando em família, talvez seja melhor considerar ficar na Praia da Cocanha, a 12 km do centro, em um trecho de mar calmo, faixa de areia extensa e boa infraestrutura de lazer.

Caso você queira acordar diante do mar em uma praia praticamente deserta e paradisíaca, você não vai se arrepender de ficar na isolada Praia da Mococa, embora a oferta hoteleira na região seja modesta.

A Praia da Tabatinga, por sua vez, é recomendada para quem não abre mão de requinte e conforto: é ali que estão os condomínios de alto padrão e as opções de hospedagem mais luxuosas. 

Neste caso, sugerimos que o viajante esteja de carro, pois as atrações do centro de Caraguatatuba estão a mais de 18 km de distância.

Cote seu seguro de viagem com desconto neste link!

Litoral Sul

Seguindo rumo a São Sebastião, a partir do centro, estão as praias do litoral sul da cidade, que não são muito limpas e nem sempre estão adequadas para banho, mas oferecem boas alternativas de hospedagem em Caraguatatuba.

A região inclui a tranquila Praia das Palmeiras e a bem-estruturada Praia do Porto Novo: ideais para quem não quer ficar muito longe do centro, mas faz questão de sossego, já que são bairros residenciais, a apenas 6 km da região central.

Quanto custa uma diária em Caraguatatuba?

Quanto custa uma diária em Caraguatatuba?
Fonte: Pousada Paradise

Um dos elementos que atrai tantos viajantes à cidade todos os anos é a variedade de pousadas em Caraguatatuba, com opções que cabem em todos os bolsos.

É possível encontrar acomodações com preços bem diferentes em um mesmo bairro.

Um quarto 2 estrelas tem diárias a partir de R$ 84,00 no Hotel Pousada Massaguaçu, enquanto o confortável Hotel Bosques Do Massaguaçu cobra acima de R$ 700,00 por noite (preços em julho/2021).

Para economizar em hospedagem, evite viajar entre dezembro e janeiro, quando as diárias disparam e até dobram de preço, enquanto o mês de julho é o mais indicado para quem quer poupar alguns trocados, com tarifas até 60% mais baratas.

Além disso, tenha em mente que as diárias tendem a ser mais caras nos fins de semana e feriados, em comparação a dias úteis.

Onde ficar em Caraguatatuba barato?

Não quer comprometer o seu bolso com diárias salgadas? Não se preocupe, não é difícil encontrar pousadas baratas em Caraguatatuba.

Neste caso, foque sua pesquisa no centro da cidade, especialmente no bairro Massaguaçu.

A oferta de hotéis e pousadas é maior nessa região, o que resulta em preços mais competitivos, e ainda está pertinho de uma das melhores praias da cidade, a Martim de Sá.

Hotéis e pousadas em Caraguatatuba em promoção no ElQuarto!

Hotéis e pousadas em Caraguatatuba em promoção no ElQuarto!
Fonte: Pousada Porto do Rio

Se você está procurando hotéis que cabem no seu bolso ou pousadas em Caraguatatuba baratas, faça agora mesmo uma visita ao nosso site buscador, ElQuarto!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito: você pode até pagar suas diárias online para não ter surpresas depois do check-in!

Faça uma simulação e descubra que visitar um dos melhores destinos de praia de São Paulo pode sair mais barato do que você pensa!

O que fazer em Caraguatatuba

Agora que você já sabe onde ficar na cidade, só falta descobrir quais atrações devem estar no seu roteiro de viagem.

Confira o que fazer em Caraguatatuba!

Morro de Santo Antônio

A mais de 340 metros acima do nível do mar, o Morro de Santo Antônio oferece não apenas uma vista panorâmica de Caraguatatuba e seu litoral, como também é um ponto de encontro de adeptos do voo livre!

É impossível visitar o ponto mais alto da cidade e não se encantar com a vista do mar azul e das praias, incluindo as vizinhas São Sebastião e Ilhabela.

Cachoeira da Pedra Redonda

Cachoeira da Pedra Redonda
Fonte: Pexels

Uma das maiores vantagens em visitar uma cidade com trechos de mata atlântica preservados é a oportunidade de conhecer belas cachoeiras cercadas por muito verde.

Em Caraguatatuba, essa cachoeira é a da Pedra Redonda, situada no Parque Estadual da Serra do Mar, com acesso pela Trilha do Poção, com grau de dificuldade moderado.

A queda d’água resulta em um amplo poço limpo e gelado, ideal para um banho refrescante em dias de calor.

Durante o passeio, você ainda poderá avistar animais típicos da mata atlântica, como pássaros, várias espécies de macacos, capivaras e felinos selvagens, incluindo onças-pintadas e jaguatiricas.

Praça Dr. Cândido Motta

O núcleo do centro da cidade é a Praça Dr. Cândido Motta, onde estão o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, a Igreja Matriz de Santo Antônio e o obelisco em homenagem à emancipação política da cidade.

A região também concentra várias lojinhas, alguns bancos e boas opções gastronômicas, a poucos metros da Praia do Centro.

Circuito de Cachoeiras

Você sabia que Caraguatatuba é conhecida como Reino das Águas? Além de abrigar mais de 40 km de praias, a cidade é o endereço de diversas cachoeiras, a maioria localizada no Parque Estadual da Serra do Mar.

A Cachoeira do Pau d’Alho, por exemplo, forma várias piscinas naturais simplesmente irresistíveis para um mergulho refrescante! 

Gosta de águas cristalinas? Você vai se apaixonar pela Cachoeira do Rio Claro.

Nada melhor para quem deseja desfrutar de contato com a natureza, conhecer belos cenários e dar um tempinho da água salgada do mar.

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar
Fonte: José Bran / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O exuberante Parque Estadual da Serra do Mar é uma parada obrigatória para quem visita Caraguatatuba. 

Com mais de 332 mil hectares de mata atlântica preservada, este é o maior trecho contínuo do bioma no Brasil!

Além de cachoeiras incríveis, o parque abriga quilômetros de trilhas e espécies animais e botânicas típicas da mata atlântica, como cedros, jatobás e jequitibás.

Lembre-se que a área do parque é maior do que 300 mil campos de futebol e você não conseguirá conhecer tudo em apenas um dia. 

Se sua intenção é explorar o Parque Estadual da Serra do Mar, reserve alguns dias a mais para essa finalidade.

Praias de Caraguatatuba, SP

As principais atrações de Caraguatatuba são suas praias: são 17, nos mais diferentes estilos e tamanhos, com alternativas para todos os estilos de banhistas.

A Praia Brava é indicada para quem gosta de surfe ou prefere recantos mais isolados para curtir o sol, enquanto a Praia de Massaguaçu é a mais longa da cidade, com infraestrutura completa, incluindo quiosques, comércio, bares e restaurantes.

Queridinhas entre famílias, especialmente aquelas que viajam com crianças, as Praias da Cocanha e da Tabatinga têm águas transparentes e tranquilas, além de belas paisagens.

A lista continua: Mococa, Martim de Sá, Capricórnio, do Centro, do Camaroeiro, das Flexeiras, do Garcez, Prainha e muitas outras esperam por você. Não vão faltar opções!

Qual é a melhor praia de Caraguatatuba?

Escolher a melhor praia de Caraguatatuba para curtir seu dia de mar é uma tarefa que depende diretamente das preferências pessoais de cada banhista. 

Duas opções, porém, se destacam em relação às outras, por motivos diferentes: a Praia de Martim de Sá e a Praia da Cocanha.

Na primeira, os viajantes encontram uma faixa de areia com 1,5 km de extensão e excelente infraestrutura, com tudo que você precisa a uma caminhada de distância, quiosques animados e grande oferta de atividades de lazer.

Você pode, por exemplo, se divertir no Banana Boat, desfrutar de passeios de escuna ou curtir uma festa animada em um dos bares da região.

Na Praia da Cocanha, por sua vez, você encontrará uma praia simplesmente paradisíaca, rodeada por vegetação abundante, com areia fofa e branquinha, além de um mar cristalino em diferentes tons de azul.

A infraestrutura inclui tudo que uma família pode precisar para passar o dia em frente ao mar e a atmosfera da região é mais tranquila, sem a agitação comum à Praia de Martim de Sá.

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Caraguatatuba!

Que tal encontrar os melhores hotéis e pousadas em Caraguatatuba pelo menor preço do mercado? 

Visite agora mesmo nosso site de buscas, ElQuarto, para reservar sua acomodação com o máximo de economia e comodidade.

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias em um só lugar, com total praticidade!

Assim, você poderá dedicar sua energia ao que realmente importa: curtir uma viagem inesquecível.

Faça uma simulação para descobrir que visitar as belezas de Caraguatatuba pode sair mais em conta do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.