Viseu, Portugal: confira os melhores bairros para fazer turismo!

07 jun 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Você já ouviu falar em Viseu, Portugal? Esse charmoso destino é considerado a melhor cidade para viver e uma das melhores para visitar no país europeu.

Embora ainda seja pouco conhecida pelos brasileiros, a cidade guarda um riquíssimo patrimônio relacionado ao renascimento português, como monumentos, igrejas e praças, que ajudam a traçar a história do país.

Tudo isso em meio a excelentes estradas, em uma região privilegiada pela natureza, no meio do caminho entre a Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro. Vem conhecer um pouco mais sobre a apaixonante Viseu!

Viseu, Portugal: pontos turísticos que você precisa conhecer!

Em meio a tantos destinos já consagrados entre turistas do mundo inteiro, como Lisboa, Porto e Coimbra, a pacata Viseu, em Portugal, pode até passar despercebida. 

No entanto, não restam dúvidas: estamos falando de um dos lugares mais imperdíveis do país lusitano!

A região em que a cidade foi erguida tem registros de ocupação desde 1530, mas foi só depois de sua fundação oficial, já no século XVIII, que Viseu se tornou um cenário fértil para o mundo das artes e da cultura.

Ali viveram os grandes nomes da arte sacra portuguesa, como o ilustre Grão Vasco, um dos principais expoentes do renascentismo e do barroco do país, hoje homenageado no incrível Museu Grão Vasco, que mostra suas obras mais famosas.

Mas nem só de arte vive a cidade. Afinal, Viseu é também uma das joias do enoturismo lusitano: o Vale do Rio Dão é repleto de vinhedos e vinícolas capazes de encantar os amantes de vinho!

E o que dizer de seu charmoso centro histórico, cheio de ruas e ruelas de pedras que levam a palácios, casarões e monumentos com séculos de história?

Não faltam motivos para incluir Viseu em seus planos de viagem por Portugal, e neste artigo você vai descobrir por quê. Veja só!

Onde fica Viseu em Portugal?

Onde fica Viseu em Portugal?
Fonte: Unsplash

A cidade de Viseu é uma das maiores do centro de Portugal, localizada entre a Serra da Estrela e o Alto Douro, no meio do caminho entre os rios Vouga e Dão: uma das principais regiões vinícolas do país, atrás apenas do Vale do Douro.

A também chamada “Cidade Jardim” está a 325 km de Lisboa e a 100 km da fronteira com a Espanha, mas fica ainda mais perto de outros destinos imperdíveis.

A cidade do Porto, por exemplo, fica a apenas 125 km de distância, enquanto Coimbra fica a 92 km. Se você gosta de praia, é só percorrer 77 km para chegar à litorânea Aveiro.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa da cidade de Viseu, Portugal

Estamos falando de uma das maiores cidades do país, com mais de 100 mil habitantes e 507 km² de área. 

Por isso, nem pense em embarcar para a sua viagem antes de conhecer o mapa da cidade de Viseu, Portugal!

Como é o clima em Viseu, Portugal?

O clima em Viseu, Portugal, é marcado por estações definidas.

O inverno (dezembro a fevereiro) é úmido e pode fazer os termômetros despencarem para 9ºC. 

O verão (junho a agosto), por sua vez, é bastante seco e pode ter temperaturas acima dos 35ºC.

Para evitar o frio e as chuvas do inverno, bem como o calor e o movimento intenso do verão europeu, a melhor alternativa é escolher uma data na meia estação (março a maio ou setembro a novembro) para conhecer a cidade.

Além do clima, o calendário local pode te ajudar a definir a melhor época para a sua viagem.

O mês de junho é marcado por celebrações de santos populares, agosto é o mês da Feira de São Mateus (a mais antiga do país) e setembro tem a Festa das Vindimas, imperdível para quem gosta de vinho.

A cidade também é agitada pelo festival Tons da Primavera, em maio, e os Vinhos de Inverno, em dezembro!

Quais os melhores bairros de Viseu para se hospedar?

O viajante não deve ter dificuldades para encontrar uma boa região para se hospedar, pois a maioria dos hotéis de Viseu, Portugal, está concentrada no centro histórico.

A maior vantagem em ficar nessa região é a comodidade: as atrações turísticas ficam bem próximas e você terá fácil acesso a comércio, agências turísticas, casas noturnas e restaurantes.

Nesse sentido, os arredores da Praça Dom Duarte podem ser uma boa alternativa de hospedagem, assim como o trecho que vai do Parque Aquilino Ribeiro até a Sé Catedral.

Encontre hotéis de Viseu, Portugal, em oferta no El Quarto!

Encontre hotéis de Viseu, Portugal, em oferta no ElQuarto!
Fonte: Pousada de Viseu Historic hotel

Quer encontrar um hotel em Viseu, Portugal, barato? É só fazer sua pesquisa e reserva de hospedagem no buscador El Quarto!

O processo é fácil, rápido e seguro. Basta digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas da viagem para ter acesso às melhores ofertas de hotéis, pousadas, hostels e resorts. 

Os preços são imbatíveis e você encontra várias opções com cancelamento gratuito!

Você consegue até pagar suas diárias pelo site, em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

O que fazer em Viseu, Portugal

Quem gosta de atrações históricas e artísticas não vai sentir tédio durante sua viagem pela Cidade Jardim.

Entre museus, casarões antigos e largos cheios de obras-primas do barroco português, vai ser difícil não se encantar por esse destino incrível.

O melhor de tudo é que a maioria das atrações está na mesma região, o centro histórico, e você não deve ter dificuldade para chegar até elas!

Confira o que fazer em Viseu, Portugal!

Catedral de Santa Maria 

Catedral de Santa Maria
Fonte: Antonio Costa / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A Catedral de Santa Maria é considerada o apogeu do estilo gótico português e, por isso, merece um espaço no seu roteiro pela cidade.

Também conhecida como Sé Catedral de Viseu, a igreja foi inaugurada ainda no século XII, em um dos pontos mais altos da cidade. 

Por isso, não deixe de visitar a loggia para avisar a Praça Dom Duarte e o adro da catedral de um ponto de vista privilegiado!

A majestosa fachada do templo inclui imagens de diversos santos, como São Lucas, São Marcos e Nossa Senhora da Assunção: obras que surpreendem pela dimensão e riqueza de detalhes.

O interior não é menos suntuoso, com destaque para a talha revestida de ouro, do século XVIII, o claustro, que carrega elementos dos séculos XVI e XVIII, e o Museu de Arte Sacra.

A Catedral de Santa Maria fica aberta a visitação de segunda a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h30, e aos domingos, das 14h às 17h30, com ingressos a partir de 2,50 euros (em março/2022).

Museu Nacional Grão Vasco 

Nenhum passeio por Viseu está completo sem uma visita ao Museu Nacional Grão Vasco, que homenageia o pintor Vasco Fernandes, um dos maiores nomes da arte sacra portuguesa no século XV.

O acervo do artista viseense inclui painéis que retratam a Última Ceia, santos e o monumental Retábulo da Capela Central, formado por 14 painéis que narram episódios da vida de Jesus.

O Museu Nacional Grão Vasco fica bem ao lado da Catedral de Santa Maria, no Paço dos Três Escalões, e funciona de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Os ingressos custam 4 euros (em março/2022).

Museu de Almeida Moreira 

Museu de Almeida Moreira
Fonte: Elisa.Rolle / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Que tal conhecer uma típica casa portuguesa do começo do século XX? É isso que te espera no Museu de Almeida Moreira, onde viveu o militar Francisco Antônio de Almeida Moreira, fundador do Museu Nacional Grão Vasco.

A casa está praticamente intocada, com mobiliário, obras de arte e itens originais ligados ao capitão: uma maneira inesquecível de conhecer como viviam os portugueses no começo do século passado.

Rua Direita 

A Rua Direita existe há mais de 2.000 anos no centro de Viseu: estamos falando de uma das vias mais importantes da cidade desde o Império Romano.

Por essas e outras, poucos lugares são capazes de mostrar tão bem um retrato de Portugal ao longo dos séculos quanto essa pequena rua com 500 metros de extensão.

Ali, você encontrará vestígios deixados pelos próprios romanos e heranças do período medieval, como palacetes, casas com janelas manuelinas, arcos antigos e muito mais.

Vale a pena reservar um tempinho para caminhar sem pressa pela região e conhecer as lojas escondidas nos casarões antigos.

Porta do Soar 

Ainda na época dos romanos, Viseu foi bastante alvejada por invasões estrangeiras, o que motivou o rei Dom João I a ordenar a construção de uma imensa muralha para proteger a cidade.

Nem toda a estrutura sobreviveu ao tempo para contar a história, mas a Porta do Soar segue de pé como uma testemunha do passado viseense.

O pórtico não é muito deslumbrante e, para os olhos desavisados, pode até passar despercebido. Quem nota a construção, porém, tem o privilégio de contemplar mais de seis séculos de história.

A Porta do Soar fica no Largo Pintor Gata, pertinho da Praça Dom Duarte, no centro histórico. 

Seguindo pelo pórtico, você também poderá avistar o que restou da Muralha Afonsina de Viseu e a Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

Rua Formosa 

Rua Formosa
Fonte: Luís Sequeira / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

A Rua Formosa foi inaugurada no começo do século XIX para se tornar um novo polo comercial em Viseu, mais moderno que a antiga Rua Direita. 

O projeto deu certo e a via logo se tornou uma das mais movimentadas da cidade!

A região é cheia de edifícios antigos com imensas portas e janelas, onde hoje estão instalados hotéis, restaurantes e lojas de todo tipo.

Que tal programar um passeio pela Rua Formosa para ir às compras e saborear a incomparável gastronomia lusitana?

Praça da República 

A Praça da República, também conhecida como Largo Rossio, é uma das mais bonitas da cidade, cercada por edifícios do século XVIII, jardins floridos e chafarizes, pertinho da Rua Direita.

O ponto alto da região é o painel de azulejos criado pelo artista Joaquim Lopes em 1930: uma obra de arte em grande escala que, com certeza, não vai passar despercebida!

Onde comer em Viseu, Portugal?

Os restaurantes em Viseu, Portugal, são perfeitos para quem gosta de comer bem e saborear bons vinhos, com destaque para os pratos típicos do Vale do Dão, como o rancho à moda de Viseu e o arroz de carqueja.

O Restaurante Muralha da Sé é uma boa dica para quem deseja experimentar as iguarias da cozinha lusitana com vista privilegiada da Sé Catedral, enquanto O Cortiço e O Hilário podem atender bem àqueles que procuram preços mais módicos.

Os amantes da gastronomia gourmet podem gostar do Mesa de Lemos, mas nada supera o ambiente aconchegante e tradicional de cantinas antigas, como o Mesa da Sé e o Maria Xica.

Por fim, não deixe de visitar a Confeitaria Amaral para conhecer o pastel de viriato, um dos doces mais famosos de Viseu!

Como é viver em Viseu, Portugal?

Como é viver em Viseu Portugal?
Fonte: Jan Pešula / Wikimedia Commons / CC0

A Associação de Defesa do Consumidor aponta que essa charmosa cidade é o melhor lugar para viver em Portugal.

Esse título se deve à qualidade de vida elevada e à excelente infraestrutura oferecida aos cidadãos, com direito a parques, praças, museus e transporte público de excelência, com várias linhas de ônibus e funicular.

Os moradores podem contar com boas escolas, grandes hospitais, centros comerciais espalhados por todos os cantos e muitas oportunidades de emprego em uma das maiores cidades do centro do país.

Se você já está se perguntando quantos habitantes tem em Viseu, saiba que a cidade tem quase 100 mil moradores.

Quanto custa morar em Viseu, Portugal?

Um dos motivos que torna Viseu, Portugal, uma cidade tão boa para viver é o seu custo de vida, bem mais baixo em comparação a outros grandes centros portugueses, como Lisboa e Porto.

De acordo com o Numbeo, especializado em custo de vida ao redor do mundo, uma pessoa deve gastar entre € 400 e € 650 pelo aluguel de um apartamento no centro da cidade.

Com serviços básicos, como água, internet, luz, telefone e gás, você deverá gastar cerca de € 130 por mês, enquanto uma compra de supermercado para duas pessoas pode custar até € 200. 

Isso significa que uma pessoa gasta, em média, € 800 por mês para viver em Viseu: o mesmo valor do salário médio mensal pago na cidade em março/2022.

O seguro viagem é obrigatório em Portugal

Ao planejar sua viagem para Viseu, Portugal, você precisará providenciar vários elementos, como passagens aéreas, hospedagem e dinheiro suficiente para passeios, refeições e compras. 

Além disso, você não pode se esquecer de contratar um seguro viagem antes de embarcar, pois o item é obrigatório e indispensável para quem deseja visitar Portugal.

O seguro viagem não apenas atende a uma exigência das autoridades portuguesas, como também garante serviços e coberturas que podem salvar o bolso do viajante em caso de imprevisto.

Dessa forma, se você sofrer um acidente, tiver algum problema de saúde, ter as bagagens extraviadas ou até mesmo ter o voo cancelado, é só acionar a seguradora para receber assistência gratuita ou reembolso.

Você pode contratar seu seguro viagem Portugal mais barato no buscador Seguros Promo, que disponibiliza uma ferramenta exclusiva de comparação de preços e serviços.

Faça uma cotação gratuita e conte com a assistência da central de atendimento Seguros Promo em caso de dúvidas!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

As melhores hospedagens de Viseu estão aqui no El Quarto!

Agora que você já sabe o que fazer em Viseu, Portugal, o que está esperando para reservar o hotel perfeito para a sua estadia na cidade?

Visite agora mesmo o El Quarto para comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias online, em reais, e sem incidência de IOF em um só lugar, com segurança, rapidez e economia.

Faça uma simulação e descubra que conhecer Viseu pode sair muito mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.