Sucre: descubra os melhores pontos turísticos pra visitar!

25 jul 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Um dos destinos mais agradáveis e organizados da Bolívia, Sucre costuma surpreender visitantes com suas ruas limpas, seu centro histórico encantador e pela cultura local de seus moradores.

Não demora muito até que o viajante perceba porque a “Cidade Branca”, como é conhecida a co-capital boliviana, é um destino tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1991.

Vem descobrir o que esperar de um dos melhores destinos da América Latina e como se preparar para uma viagem inesquecível!

Sucre: melhores atrações da capital da Bolívia!

Como boa parte das antigas colônias espanholas nas Américas, Sucre, Bolívia, flutua com destreza entre as influências europeias e indígenas, seja na gastronomia, na arquitetura, na cultura ou na história.

As construções brancas, que justificam o célebre apelido de Cidade Branca, criam uma atmosfera agradável aos olhos na primeira cidade do país, fundada em 1538. 

Foi ali, onde a grandeza dos Andes emoldura a paisagem, que Simón Bolívar proclamou a independência da Bolívia, em 1825. A cidade é também uma parada para os viajantes a caminho do Salar de Uyuni.

O emaranhado de ruas estreitas leva o visitante a edifícios que desvendam séculos de história, igrejas monumentais, praças e parques: tudo a uma caminhada de distância em uma cidade que parece ter nascido com vocação para o turismo.

Em outras palavras, existem inúmeros motivos para incluir Sucre em seus planos de viagem, veja só!

Qual é o país de Sucre?

Qual é o país de Sucre?
Fonte: Pixabay

Sucre, não é apenas uma cidade da região centro-sul do país: estamos falando da co-capital da Bolívia (ao lado da sede política, La Paz), onde está instalada a sede do Poder Judiciário nacional.

Maior metrópole da província de Chuquisaca, a cidade é o lar de mais de 300 mil pessoas e recebe milhares de turistas todos os anos.

Se você estiver montando um roteiro turístico pela Bolívia, saiba que La Paz está a 555 km de distância, Santa Cruz de la Sierra fica a 480 km e Cochabamba está a 330 km da cidade. A pitoresca Uyuni, por sua vez, fica a apenas 228 km.

Sucre, Bolívia: mapa

O mapa pode ser o seu melhor amigo ao planejar uma visita à Sucre: afinal, a cidade tem uma área maior que a cidade de São Paulo. 

No entanto, o visitante não precisa se preocupar com seus passeios, pois a maioria das atrações turísticas está concentrada em poucas regiões! Confira no mapa!

Como ir para Sucre?

A maior vantagem em visitar uma das capitais da Bolívia é a facilidade de acesso: o viajante pode optar por avião, ônibus ou até carro para chegar à capital da província de Chuquisaca.

A maioria dos turistas que visita Sucre chega pelo Aeroporto Internacional Juana Azurduy de Padilla, que recebe voos a partir das principais cidades bolivianas e alguns destinos internacionais, incluindo voos com conexões a partir do Brasil.

Você pode comprar suas passagens aéreas para a Bolívia a preços imperdíveis no Vai de Promo, que te mostra as melhores ofertas para o destino que você procura.

Não se esqueça de incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar.

Há também os viajantes que já estão em roteiro pela Bolívia e optam por visitar a Cidade Branca por via terrestre, embora a opção seja bem mais exaustiva: os ônibus fazem a viagem a partir de Santa Cruz de la Sierra em 16 horas.

Está viajando de carro? A partir de Potosí, por exemplo, você deve seguir pela rodovia Trajeto 5, enquanto o acesso via La Paz é feito pelas rodovias Trajeto 1 e Ruta 6.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é o clima de Sucre?

Como é o clima de Sucre?
Fonte: Unsplash

A capital da Bolívia é uma cidade de clima ameno, onde as temperaturas costumam variar de 17ºC a 27ºC ao longo do ano e as noites são particularmente frias em todas as estações graças à altitude, então leve um bom agasalho para se proteger.

Além disso, não costuma chover muito por lá, especialmente de abril a setembro, quando o acúmulo de precipitação fica em torno de zero.

Em outras palavras, Sucre é um destino imperdível em qualquer época do ano!

Qual a altitude de Sucre?

Assim como outras cidades bolivianas, Sucre tem altitude elevada, na casa de 2.810 metros acima do nível do mar. Afinal, a cidade está encravada em plena Cordilheira dos Andes.

Por essas e outras, você pode sofrer algum mal-estar decorrente do soroche, o mal de altitude causado pelo ar rarefeito, então hidrate-se bastante, dê tempo para o seu corpo se acostumar e não se esqueça de contratar um bom seguro viagem!

Onde se hospedar em Sucre?

Onde se hospedar em Sucre?
Fonte: Hotel San Marino Royal

Ao turista que ainda não sabe onde se hospedar, Sucre oferece algumas boas opções, tanto no quesito qualidade do hotel quanto em relação à localização. 

Apesar de se tratar de uma grande cidade, a maioria dos hotéis está concentrada na principal região turística da cidade, nos arredores da Plaza 25 de Mayo, região que abriga as atrações mais famosas da capital boliviana.

No entanto, os hotéis localizados na praça ou nas ruas mais próximas tendem a ser um pouco mais caros, embora ainda baratos para os padrões brasileiros. 

Para economizar, procure alternativas de hospedagem nas ruas que circundam a praça.

Os melhores hotéis de Sucre estão no El Quarto!

Viajar é muito bom, e viajar sem pesar no bolso é ainda melhor. Por isso, nem pense em planejar seu passeio antes de conferir as ofertas do El Quarto.

Nossa plataforma reúne promoções imperdíveis dos melhores hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos. 

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar, selecionar as datas da estadia e escolher a oferta que cabe no seu orçamento.

O viajante pode comparar preços, reservar quartos e até pagar diárias online, sem cobrança de IOF, para assegurar ainda mais comodidade à sua viagem.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a capital da Bolívia pode sair mais barato do que você imagina!

Sucre, Bolívia: turismo

Destino perfeito para quem gosta de história, cultura e gastronomia, Sucre é a casa de excelentes museus, belíssimas construções e muitas outras atrações fantásticas!

Confira o que fazer na cidade!

Plaza 25 de Mayo 

Plaza 25 de Mayo
Fonte: Mx._Granger / Wikimedia Commons / CC0

Principal endereço da cidade, a Plaza 25 de Mayo é o melhor ponto de partida para qualquer roteiro pela capital boliviana, pois a maioria das atrações locais está nos seus arredores.

A região recebeu esse nome por ser a data em que ocorreu o Primeiro Grito Libertário da América, em 1809, o primeiro movimento popular pela independência do país.

A praça é bastante arborizada e abriga vários bancos, monumentos e jardins, para deleite do turista.

Catedral Metropolitana 

A construção mais imponente da Plaza 25 de Mayo é a Catedral Metropolitana, que chama a atenção na paisagem urbana com suas imensas torres em estilo barroco.

A igreja tem entrada gratuita, mas para conhecer suas atrações mais legais será necessário pagar o equivalente a R$ 21,00 (em maio/2022) de ingresso.

O valor dá acesso ao Museo de La Catedral, onde está instalada uma capela da Virgem de Guadalupe, e à torre da catedral, de onde você poderá se maravilhar com a vista da cidade.

Templo Nuestra Señora de La Merced 

Passando por um extensivo processo de restauração, a igreja Nuestra Señora de La Merced é considerada uma das mais bonitas da Bolívia.

O interior em branco parece não fazer jus à beleza da construção, que inclui um belíssimo altar em ouro maciço que encanta os visitantes.

La Casa de La Libertad 

La Casa de La Libertad
Fonte: Einar Paz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A La Casa de La Libertad foi de extrema importância para a independência boliviana, além de ter sido onde Simón Bolívar redigiu a primeira constituição do país.

A antiga construção jesuíta segue muito preservada, e os turistas podem conhecer cada cantinho em uma visita guiada que leva até as salas em que os líderes do país bolaram seus planos contra a coroa espanhola.

Os visitantes têm a oportunidade de visitar os ambientes perfeitamente preservados e até tem um trecho da primeira Constituição da Bolívia escrito à mão.

Convento de San Felipe Neri 

Antigo mosteiro da cidade, o Convento de San Felipe Neri é mais uma das estruturas pintadas de branco do centro da cidade, em estilo neoclássico.

O interior da construção, no entanto, esconde um verdadeiro tesouro, com diversas obras de arte dos séculos XVIII a XIX. 

Aproveite a visita para subir até o terraço do convento e curta a vista do centro histórico.

Feira de Tarabuco 

Está passeando pela cidade no domingo? Não deixe de visitar a Feira de Tarabuco, um mercado popular que reúne produtores de toda a cidade, realizada na vila de mesmo nome, a 60 km do centro histórico.

A feirinha é perfeita para quem deseja conhecer um pouco mais sobre como vivem as pessoas da cidade: entre um corredor e outro, você deve até encontrar indígenas em roupas típicas conversando na língua quéchua.

A Feira de Tarabuco é também o melhor lugar para comprar as famosas folhas de coca frescas, que aliviam os sintomas do soroche.

Como a feirinha funciona fora da área urbana da cidade, vale a pena perguntar no hotel em que você está se hospedando se eles oferecem translado até a Vila de Tarabuco. 

Prefere ir por conta própria? Você pode pegar uma van na Rua Germán Mendoza, esquina com a Avenida das Américas.

Mirador de la Recoleta 

Mirador de la Recoleta
Fonte: Dan Lundberg / Flickr / CC BY-SA 2.0

O bairro de La Recoleta fica em um dos pontos mais altos de Sucre e, por isso, é a casa do melhor mirante da cidade, o Mirador de la Recoleta, localizado na Plaza Pedro de Anzúrez.

No mesmo lugar ficam o Mosteiro de San Francisco, construído no século XVII, uma feirinha de artesanato e um pequeno museu.

Se possível, organize-se para visitar o mirador no fim de tarde. Assim, poderá se maravilhar com o pôr do sol sobre a cidade.

Parque Bolívar 

Apesar do nome, o Parque Bolívar é, na verdade, uma grande praça muito arborizada, no entroncamento das ruas Pilinco e Ravelo.

Ali, o movimento de pedestres é intenso a qualquer hora do dia, quando a Fuente del Bicentenario ganha iluminação especial.

Nos arredores da praça fica o edifício da Corte Suprema de Justicia, a sede do Poder Judiciário da Bolívia, e a Torre Eiffel, um monumento em homenagem à famosa estrutura de Paris.

Cemitério 

Pode parecer curioso, mas o Cementerio General, o mais tradicional cemitério de Sucre, é uma das atrações mais interessantes da cidade.

Assim como os famosos cemitérios de Buenos Aires e Punta Arenas, o Cementerio General guarda mausoléus e tumbas monumentais, além de esculturas e jardins, na Avenida Raul de Cordoba, com entrada franca. 

Não se surpreenda se encontrar pessoas sentadas nos bancos do cemitério pedindo dinheiro em troca de orações para os mortos!

Seguro viagem para a Bolívia: por que é importante?

Assim como as principais cidades do país, Sucre fica a quase 3.000 metros de altitude, o que aumenta suas chances de passar mal por conta dos efeitos do ar rarefeito no corpo, como náusea, dor de cabeça e até desidratação.

Já imaginou precisar de atendimento médico e não ter para onde correr? É por essas e outras que você não pode deixar de contratar um bom seguro viagem antes de embarcar para a Bolívia. 

Além de garantir atendimento médico, hospitalar e odontológico, o seguro viagem protege o viajante em diversas outras situações, como extravio de bagagem, cancelamento de voo e retorno antecipado, entre outros.

Você pode contratar seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente uma poderosa ferramenta comparadora de planos e serviços das melhores seguradoras do mercado.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hospedagens em promoção no El Quarto!

Gostou do que aprendeu sobre a cidade e quer visitar Sucre, Bolívia? Acesse agora mesmo o El Quarto para garantir sua hospedagem pelo melhor custo-benefício!

Nossa plataforma reúne hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento.

O viajante consegue até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, comum a transações financeiras no exterior: tudo para assegurar ainda mais economia para a sua viagem!

Faça uma simulação gratuita e comece a planejar sua visita à famosa Cidade Branca da Bolívia!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.