Puno, Peru: guia completo para o viajante!

28 nov 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Guardada como um segredo no altiplano andino, Puno, Peru, é uma cidade diferente de tudo que você já viu. 

Ali, a mais de 3.800 metros acima do nível do mar, a vida parece ter ritmo próprio e até tempo muda sem pressa: até os hábitos tradicionais dos povos andinos seguem muito bem-preservados, justificando a alcunha de Capital Folclórica peruana.

É nesse pedaço dos Andes que fica o famoso Lago Titicaca, o curso d’água navegável mais alto do planeta, grande estrela da região, bem como museus, parques, mirantes e muitas outras atrações.

O que você acha de incluir essa cidade incrível em seus planos de viagem? Vem conhecer o que fazer em Puno, Peru! 

Puno, Peru: melhores atrações da cidade!

Puno, Peru: melhores atrações da cidade!
Fonte: Pxhere

San Carlos de Puno, nome oficial da cidade Puno, Peru, foi fundada pelos espanhóis em 1668 e, por incrível que pareça, não mudou tanto desde então.

O município é bastante simples e quase pitoresco, com casas amontoadas e distribuídas pelas ladeiras que dão a impressão de bagunça, o que torna o cenário ainda mais diferente e encantador.

Assim é Puno, uma cidade que surpreende nos mínimos detalhes e, assim, se destaca de qualquer outro destino do continente.

A vida parece girar em torno do Titicaca, onde o visitante pode conhecer ilhas flutuantes de junco, aprender como vivem os povos andinos tradicionais e até tomar banho em praia de água doce.

Mas não é só isso: você poderá também conhecer a arquitetura colonial da Catedral de Puno, contemplar a vista da região do alto do mirante El Condor, visitar a histórica Casa del Corregidor e muito mais! Veja só!

Onde fica a cidade de Puno no Peru?

A cidade de Puno, Peru, onde fica o Lago Titicaca, está localizada no altiplano peruano, no sul do país, bem na fronteira com a Bolívia.

O destino, aliás, fica mais perto da capital boliviana, La Paz (a 265 km de distância), do que da capital peruana, Lima (a quase 1.300 km). 

A cidade também fica pertinho de Arequipa, situada a 290 km de distância.

Mapa de Puno, Peru

Puno não é uma cidade muito grande e você não terá dificuldades para circular entre os diferentes pontos turísticos. 

Se, mesmo assim, você não se sentir confiante para organizar seus próprios passeios, você pode contratar o serviço de uma agência turística no centrinho.

Confira o que fazer em Puno, no Peru, no mapa turístico da cidade!

Como chegar a Puno?

Embora não tenha seu próprio aeroporto, Puno, Peru, fica a apenas 43 km de distância (ou 50 minutos de carro) de Juliaca, que recebe voos da Latam e Sky Airline saídos de Lima.

Ou seja, você pode voar até a capital peruana (Latam faz o trecho sem conexões a partir de São Paulo) e, em seguida, pegar outro voo para chegar ao destino. 

Várias companhias aéreas vendem bilhetes com escala já com destino a Juliaca, para facilitar seu planejamento de viagem. 

Depois de desembarcar, você só precisa seguir pela rodovia Trajeto 34H até chegar a Puno.

Caso você desembarque em Arequipa, a viagem é um pouco mais longa, com cerca de 5 horas de duração, pela rodovia Trajeto 34A.

Antes de fazer as malas para conhecer a joia do altiplano peruano, vale a pena visitar o buscador Vai de Promo para encontrar as promoções imbatíveis nas melhores companhias aéreas do mercado.

O Vai de Promo oferece descontos de até 37%, condições de pagamento facilitadas, com filtro multidestinos e até um alerta de preços exclusivo, para que você não perca nenhuma promoção para o destino que deseja visitar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Puno?

Quando ir a Puno?
Fonte: Flickr / CC BY-ND 2.0

Como a cidade fica localizada a quase 4.000 metros de altitude no altiplano andino, o visitante pode conhecer os principais lugares turísticos em Puno, Peru, em qualquer época do ano, pois o clima não muda muito.

A região é árida e as chuvas não são comuns por lá, especialmente se você visitar a cidade no período de estiagem, de maio a novembro.

Mas não se esqueça do agasalho, porque pode fazer frio de até -5ºC no inverno, enquanto as máximas giram em torno de 15ºC em qualquer estação do ano. 

Para evitar temperaturas muito baixas, a melhor ocasião para viajar é de outubro a abril.

Onde se hospedar em Puno, Peru?

Não existe mistério na hora de escolher onde ficar em Puno, Peru: o melhor lugar para se hospedar é o centro histórico.

A região conta com uma ampla rede hoteleira, especialmente nos arredores da Plaza de Armas, a praça mais importante e movimentada da cidade, além de ter comércio, opções gastronômicas, agências de turismo e outras comodidades.

Se você tem sono leve e prefere ficar em uma região mais tranquila, é só se afastar gradualmente da Plaza de Armas: você pode até achar acomodações com vista do Titicaca! 

Encontre hospedagens em Puno, Peru, em promoção!

Encontre hospedagens em Puno, Peru, em promoção!
Fonte: Hotel El Buho

Você pode encontrar hotéis baratos e confortáveis em Puno ou qualquer outro destino: basta fazer sua pesquisa de preços no El Quarto.

Nosso buscador concentra milhares de acomodações nos principais destinos do mundo com preços exclusivos, promoções imperdíveis e muitas opções com cancelamento grátis.

O pagamento é facilitado e você pode até adquirir suas passagens em reais, sem incidência de IOF. Assim vai ficar fácil gastar pouco e viajar muito!

O que fazer em Puno, Peru

Se você achou que a única atração da cidade é o Lago Titicaca, você se enganou. Apesar de a cidade ser pequena, há muito o que fazer em Puno, Peru, veja só!

Catedral de Puno

A Catedral de Puno, Peru, oficialmente chamada Basílica San Carlos Borromeo, fica na praça mais importante da cidade, a Plaza de Armas, no centro da cidade.

A construção em estilo barroco mestiço é datada do século XVIII e chama a atenção por sua arquitetura elaborada, com detalhes requintados e suntuosos que logo saltam à vista.

O interior do templo é mais modesto, mas ainda assim encantador, com destaque para os altares laterais e as obras sacras feitas em pedra.

A entrada é gratuita e você pode visitar a catedral diariamente, das 7h às 12h e das 15h às 18h.

Vale a pena aproveitar a visita à catedral para dar uma volta pela praça e se sentar em um dos bares, restaurantes ou cafés instalados pela região para recarregar as energias e saborear as deliciosas comidas peruanas.

Mirador El Condor

Mirador El Condor
Fonte: Elemaki / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Também conhecido como Mirador de Kuntur Wasi, o Mirador El Condor é onde você vai encontrar as vistas mais bonitas de Puno.

O mirante fica num ponto bem alto da cidade e você ainda precisa subir mais de 600 degraus para chegar até o topo, onde existe uma gigantesca estátua de condor.

Com alguma sorte, você pode até encontrar as aves por lá! 

O esforço é recompensado pela vista da cidade, do Titicaca e dos Andes, em um cenário que fica ainda mais bonito durante a tarde, quando as cores do poente colorem a paisagem.

Museo Municipal Carlos Dreyer

Pertinho da catedral fica o interessante Museo Municipal Carlos Dreyer, que é pequenino, mas cheio de riquezas sobre a história da cidade.

O museu fica instalado em um casarão com séculos de história, onde viveu o artista plástico e colecionador alemão que dá nome ao museu.

No local, você vai encontrar artefatos arqueológicos, pinturas, itens de povos tradicionais andinos e pré-hispânicos, vestes típicas e até múmias andinas.

O Museo Municipal Carlos Dreyer fica aberto de segunda a sexta, das 9h30 às 19h30. Os ingressos custam 15 soles (preço em agosto/2022).

La Casa del Corregidor

Outra atração do centro histórico de Puno é La Casa del Corregidor, uma das construções mais antigas nos arredores do Titicaca.

A casa em estilo colonial salta aos olhos durante qualquer passeio pela Plaza de Armas, com sua pintura em amarelo vivo, com detalhes em azul.

Você poderá conhecer a casa por dentro e até fazer um lanche memorável no café instalado no local.

Parque Pino e Candelária

Parque Pino e Candelária
Fonte: Pavel Spindler / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Apesar do nome, o Parque Pino mais se parece com uma gigantesca praça onde moradores e turistas se encontram para passar um tempo de qualidade ao ar livre.

O espaço foi inaugurado em 1901 e batizado em homenagem a Dr. Manuel Pino, um dos grandes heróis da Guerra do Pacífico, conflito do final do século XIX que envolveu Peru, Chile e Bolívia.

Bem em frente ao parque fica o monumental Santuário da Virgen de la Candelaria, também conhecido como Iglesia de Juan Batista, dedicada à padroeira da cidade.

A igreja foi projetada como uma pequena capela, mas passou por uma significativa remodelação em meados do século XIX para receber traços do estilo gótico.

Anualmente, sempre no mês de fevereiro, o Santuário da Virgen de la Candelaria é invadido por fiéis de todos os cantos para celebrar a santa em festejos que duram dias.

O santuário fica aberto todos os dias da semana. 

De segunda a sábado, o horário de funcionamento vai das 7h30 às 12h e das 16h30 às 19h. No domingo, a visitação ocorre das 6h às 13h e das 17h às 18h, com entrada franca.

Cerrito de Huajsapata

O Mirador El Condor não é o único lugar que oferece vista panorâmica de Puno, Peru: o Cerrito de Huajsapata também não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem!

A colina fica bem de frente para o centro histórico e o Lago Titicaca, de onde você poderá fazer fotos incríveis, especialmente em dias de céu claro.

Lá no alto fica uma imponente estátua de Manco Cápac, considerado o fundador do Império Inca.

Jirón Lima

Principal via de Puno, a Jirón Lima é uma rua de trânsito fechada para veículos, onde o movimento é sempre bastante intenso.

A rua se estende da Plaza de Armas ao Parque Pino. 

É ali que estão instaladas as agências de turismo da cidade, que organizam passeios pelo lago, para as ilhas flutuantes e outras atrações nos arredores de Puno.

Aproveite para conhecer os cafés e as lojinhas de artesanato da Jirón Lima.

Chucuito

Chucuito
Fonte: Jaimalalatete / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Antigo endereço da etnia Qollasuyo, povo inca do sul do império, Chucuito merece um espaço no seu roteiro de viagem por um motivo curioso.

A principal atração do sítio arqueológico é um Templo da Fertilidade, cujas ruínas consistem em várias esculturas em formato fálico.

Sillustani

Ainda mais impressionante que as ruínas de Chucuito, o sítio arqueológico de Sillustani guarda gigantescas torres funerárias datadas do século XV.

Também conhecidas como “chullpas”, as torres foram erguidas durante o reinado de Colla, um dos principais líderes da civilização pré-incaica Tiwanaku, para servirem como criptas dos nobres da vila.

As sillustanis podiam chegar a 12 metros de altura e guardavam os restos mortais não apenas dos nobres, mas também de suas mulheres, seus servos, animais de estimação e objetos pessoais que deveriam acompanhar o nobre do outro lado da vida.

O que fazer no Lago Titicaca

O que fazer no Lago Titicaca
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Sem dúvidas, as principais atrações de Puno, Peru, ficam no Titicaca e nos arredores do lago. Por isso, nada de voltar para casa antes de conhecer o icônico lago andino!

Maior lago do continente e o mais alto do planeta, a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, o lago teve grande importância para diversas civilizações.

Por lá, você poderá conhecer as Ilhas Uros, que foram feitas de junco, flutuam sobre o lago e servem de moradia para várias famílias, bem como as ilhas Amantani e Taquile, onde você pode aprender mais sobre o estilo de vida da região.

Ah! E se você quer saber quantos dias ficar no Lago Titicaca, vale a pena se planejar para passar ao menos uma noite em uma das ilhas para viver uma experiência diferente de tudo que você conhece!

Quantos dias devo ficar em Puno?

Você vai encontrar o que fazer em Puno 2 dias ou dois meses, mas não subestime a importância de planejar a duração da sua viagem.

Apesar de a cidade ser pequena e não demandar muito tempo para ser explorada, ela fica a 4.000 metros de altitude, o que pode gerar desconforto físico a quem não está adaptado a essas condições, o famoso soroche, ou mal de altitude.

O ar rarefeito nas altitudes elevadas pode gerar dor de cabeça, fadiga e mal-estar, mas a solução é simples: dar tempo para que seu corpo se adapte às condições de altitude.

Por isso, planeje uma estadia um pouco mais longa, de pelo menos três dias na cidade, para que você possa curtir os seus passeios sem nenhum desconforto.

Conheça as belezas do Peru com segurança!

Como explicamos acima, você pode passar algum mal-estar durante a sua estadia em Puno em decorrência da altitude, e esse não é o único risco que você corre nessa viagem.

Você pode estranhar a culinária local e precisar de atendimento médico, sofrer um acidente entre um passeio e outro, ter as bagagens extraviadas, perder uma conexão por atraso de voo ou enfrentar inúmeros desafios longe de casa.

Por isso, é extremamente recomendável que você só faça o roteiro por Puno se estiver devidamente protegido por um seguro viagem, que oferece cobertura para todas essas situações e muitas outras.

Para garantir amparo financeiro e sossego para a sua viagem, faça uma cotação gratuita no Seguros Promo e utilize a ferramenta de comparação para identificar o plano mais indicado para a sua viagem.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis em Puno, Peru, e qualquer outro destino pelo menor preço!

Visite o El Quarto para começar a planejar sua visita a Puno, Peru, agora mesmo. Você vai descobrir que essa aventura pode sair muito mais barata do que você imagina!

O El Quarto reúne milhares de acomodações e promoções exclusivas para que você nunca tenha que escolher entre viajar e economizar.

Aproveite para pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para poupar ainda mais dinheiro em hospedagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.