Girona é uma cidade muito especial do interior da Catalunha, Espanha, que com a sua rica história, arquitetura deslumbrante e influências culturais variadas, oferece uma experiência única para os viajantes.
Vamos explorar os encantos desta cidade encantadora, suas atrações imperdíveis, opções de hospedagem, gastronomia deliciosa e muito mais.
Girona, Espanha: visite o melhor do interior da Catalunha!
A atmosfera medieval preservada de Girona tem mais de 2 mil anos, suas origens são evidentes em suas ruas e muralhas construídas em decorrência de muitas batalhas.
Ao explorar esta cidade encantadora, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar no tempo e explorar tradições e uma arquitetura que testemunharam séculos da história catalã.
E transitar entre as cidades antiga e nova e permitir-se impactar com toda a sua cultura.
Onde fica Girona na Espanha?
Girona é uma cidade que fica a cerca de 120 km a nordeste de Barcelona, Espanha, na Comunidade Autônoma da Catalunha, é uma de suas quatro províncias.
Sua população é de pouco mais de 100.000 habitantes, a cidade ocupa uma área de aproximadamente 39,5 km², guardando cerca de 200 quilômetros de litoral e paisagens incríveis.
Tem uma riquíssima história, com influências romanas, árabes e judias – escritas em cada uma de suas ruelas medievais, nas construções antigas, no seu colorido, caminhando às margens do Rio Oñar ou Onyar.
Um lugar único e especial, que serviu de cenário para a gravação da série Game of Thrones.
Girona, Espanha: mapa
Confira no mapa onde fica Girona, para se situar e se familiarizar com a disposição da cidade e seus pontos de interesse.
E aproveite ao máximo sua visita a essa cidade medieval e ao mesmo tempo tão surpreendentemente romântica, gótica e modernista.
Girona a Barcelona: como chegar?
A distância entre Girona e Barcelona é curta, de aproximadamente 100 km que podem ser percorridos de carro, ônibus ou trem.
Você pode ir de carro – táxi ou alugar um – a segunda opção proporciona a flexibilidade de explorar os arredores e passar por paisagens espetaculares ao longo da estrada e autonomia para ir a todos os lugares possíveis de serem visitados em sua estadia.
A viagem de trem (de alta velocidade/trem bala ou de média velocidade em percursos de 38 minutos a 1h30, respectivamente) é uma forma econômica e oferece vistas panorâmicas da paisagem catalã.
Assim como o transporte público, que por um bom preço, dá a mesma oportunidade de contemplar a paisagem do trajeto.
Como é uma cidade pequena – mas bem movimentada -, locomover-se internamente é bem tranquilo – os trajetos podem ser feitos a pé, de táxi, carro alugado, bicicleta ou por meio das 10 rotas de ônibus locais.
Veja como alugar um carro ou uma bicicleta e aproveitar os atrativos turísticos com mais liberdade.
Melhor época para ir a Girona, Espanha
A melhor época é a que faz com que você se sinta bem em sua viagem:
Na primavera, Girona se transforma num caleidoscópio de cores – flores desabrochando e os campos verdejantes. Esta estação, de março a junho, oferece temperaturas amenas, ideal para explorar o centro histórico.
Os cafés ao ar livre nos becos convidam a momentos de relaxamento, e os diversos passeios proporcionam vistas deslumbrantes da cidade.
No verão, Girona tem dias ensolarados e noites agradáveis. De junho a setembro, é a temporada perfeita para desfrutar das praças movimentadas, como a Plaça de la Independència, e participar de eventos ao ar livre.
As praias da Costa Brava, facilmente acessíveis, são destinos ideais para curtir o sol e o mar. Mas esteja preparado para temperaturas mais elevadas e maior movimento turístico.
No outono, de setembro a novembro, Girona presenteia seus visitantes com suas cores quentes. A cidade promove festivais locais, como a Festa Major de Girona, oferecendo uma experiência cultural única.
As temperaturas amenas e o menor número de turistas é ideal para explorar a zona rural circundante, conhecer as vinícolas da região, tudo sob uma atmosfera tranquila e autêntica.
E, por fim, com a chegada do inverno, de dezembro a fevereiro, Girona adquire uma atmosfera acolhedora. À noite, as luzes iluminam as ruas do centro histórico, criando um ambiente encantador.
As temperaturas são bem frias, uma época muito adequada para saborear pratos locais, como a sopa catalã.
Os eventos culturais e as feiras temáticas proporcionam uma experiência autêntica e calorosa durante essa temporada festiva de final de ano.
Onde se hospedar na cidade de Girona?
Girona é pequena em tamanho, mas gigante o suficiente para acolher a todos e recepcionar seus visitantes.
Independentemente da preferência de cada pessoa, Girona é uma cidade que se adapta a diversos gostos, desde os que buscam a energia urbana até os que preferem a nostalgia medieval.
Para os viajantes que buscam estar imersos na vida urbana e aproveitar a agitação da cidade, a região central de Girona, próximo à Plaça de la Independència, oferece uma variedade de opções de hospedagem.
Aqui, você estará a uma curta distância das principais atrações, restaurantes movimentados e lojas charmosas, proporcionando uma experiência cosmopolita.
Aqueles que desejam mergulhar na atmosfera medieval da cidade devem considerar hospedar-se no bairro do Call, o Bairro Judeu. Com suas ruas estreitas e edifícios históricos, essa área oferece uma autêntica viagem no tempo.
A proximidade com pontos de interesse como a Catedral de Santa Maria e a Casa Masó torna essa região ideal para os entusiastas da história.
Para os amantes da cultura, especialmente da arquitetura modernista catalã, o bairro El Mercadal pode ser uma escolha fascinante.
Aqui, você encontrará construções impressionantes e uma atmosfera artística única. Explore as obras arquitetônicas de Rafael Masó e absorva a riqueza cultural desta parte da cidade.
Aqueles em busca de emoção e eventos culturais devem considerar se hospedar nas proximidades do Teatro Municipal de Girona.
Essa região, com seus teatros, galerias e eventos sazonais, oferece uma experiência vibrante para os apreciadores de arte e entretenimento.
Hotéis em Girona: conheça as melhores opções no El Quarto!
Encontre a melhor acomodação em Girona com o El Quarto. Nosso site te ajuda a encontrar os menores preços de hospedagem nos melhores destinos,com qualidade inquestionável!
Você pode encontrar opções em todas as faixas de preço, desde pousadas aconchegantes a hotéis de luxo, com praticidade e segurança.
Aproveite e cadastre-se em nossa newsletter para receber cupons exclusivos para a sua viagem.
O que fazer em Girona, Espanha?
Há muito o que fazer em Girona são experiências únicas que levam você dos dias atuais à idade média – desde passeios urbanos, seja por conta própria ou visitas guiadas, a excursões temáticas, culturais e históricas, por exemplo:
Centro Histórico de Girona
É um verdadeiro tesouro a ser explorado – suas ruas estreitas exalam uma atmosfera única, cada esquina revela uma história fascinante – um portal para visitar o passado.
A Catedral de Santa Maria, uma obra-prima gótica é o testemunho de toda essa arquitetura e cultura local, com seus vitrais e suas esculturas.
Além dela, há praças pitorescas, cafés convidativos nos quais é possível contemplar a vida da cidade.
Você encontra museus, lojas de artesanato, restaurantes e muita vivacidade durante o dia e à noite. Em épocas de festividades, o centro histórico é transformado num espetáculo visual extraordinário.
Andar pelo centro histórico é mais do que uma simples caminhada, é uma experiência de descoberta, na qual cada passo revela uma nova página da rica narrativa que moldou a cidade de Girona ao longo dos séculos.
Escadaria de Sant Domènech
Esta impressionante escadaria, construída no século XVIII, é uma experiência que leva os visitantes a novas alturas de beleza e contemplação.
Localizada estrategicamente, essa impressionante escadaria conecta o coração da cidade a panoramas deslumbrantes, oferecendo uma visão extraordinária de Girona.
Suba os degraus com calma e aprecie cada degrau desenhado com precisão com elementos arquitetônicos de uma época que fez história. Aprecie a paisagem deslumbrante ao seu redor.
Uma experiência visual inesquecível ao chegar ao topo – uma perspectiva única e privilegiada.
Mosteiro de Sant Pere de Galligant
Esse mosteiro é um exemplo magnífico da história religiosa de Girona, sabe-se que ela já existia na primeira metade do século X, sendo reformada no século XII e até hoje preservada, compondo a cultura local.
O mosteiro abriga, desde 1857, o Museu de Arqueologia da Catalunha e todo o seu acervo composto por peças dos vestígios arqueológicos encontrados nas escavações de vários sítios nas regiões de Girona.
Casa Masó
Uma arquitetura modernista catalã, antiga residência do arquiteto Rafael Masó, um dos mais famosos do século XX. É uma imersão na genialidade desse arquiteto catalão.
O prédio, que é um exemplar da arquitetura modernista do século XX, se destaca como um testemunho da riqueza cultural que Girona tem para oferecer.
Bairro Judeu
As ruas estreitas do Bairro Judeu – ou El Call, como também é conhecido – contam a história desse povo que viveu em Girona, de 982 a 1492.
E mantém vivas as suas características, o labirinto de ruas sinuosas, de paralelepípedo, seus arcos de pedra, grandes casarões, escadarias, jardins e uma surpresa em cada passo.
É uma caminhada imersiva no legado dos judeus que também moldaram a identidade da cidade ao longo de quase 5 séculos, quando a vida pulsava entre becos estreitos na comunidade judaica medieval.
A sensação de estar em um espaço que permanece notavelmente semelhante ao que era há 500 anos é verdadeiramente única.
O Bairro Judeu é um repositório de memórias que ressoam com a vida diária, desafios e triunfos da comunidade judaica de Girona.
Teatro-Museu Dalí
Visitar o Teatro-Museu Dalí, que abriga uma vasta coleção das obras de Salvador Dalí, é uma jornada surreal.
O Museu fica em Figueres, a curta distância de Girona, oferece uma visão profunda da mente do icônico artista surrealista do século XX, as obras de Dalí ganham vida em um contexto especialmente projetado para acomodar sua genialidade.
São pinturas, esculturas, desenhos, joias e uma variedade de objetos que revelam as múltiplas facetas da mente inovadora do artista, além de criar um cenário que incorpora a teatralidade intrínseca ao trabalho de Dalí.
Cenários de Game of Thrones
Girona serviu como pano de fundo para algumas cenas memoráveis de Game of Thrones. Algumas partes notáveis da cidade que apareceram na série incluem:
- Catedral de Santa Maria – representando o Grande Septo de Baelor em King’s Landing.
- Escadaria de Sant Martí Sacosta – na cena em que Jaime Lannister retorna a King’s Landing
- Banys Àrabs ou Banheiros Árabes – que contribuiu para a ambientação de lugares distantes dentro do universo de “Game of Thrones”.
- Praça de Sant Pere de Galligants – serviu de palco a várias cenas, proporcionando uma atmosfera medieval autêntica.
- Mosteiro de Sant Pere de Galligants – que acrescentou uma pitada de misticismo à série.
Estes locais não apenas destacam a beleza e autenticidade de Girona, como também conferem à cidade um lugar especial no coração dos fãs de “Game of Thrones” – o pano de fundo para o mundo fictício de Westeros.
Praias de Girona
Embora Girona seja predominantemente uma cidade histórica, a cidade fica a uma curta distância de praias da Costa Brava.
Onde é possível desfrutar de dias ensolarados à beira-mar e curtir as praias mais visitadas da região: Platja de Aro e Tossa de Mar.
Platja de Aro é uma estância conhecida por suas extensas praias de areias douradas, águas cristalinas, atmosfera vibrante e sua variedade de restaurantes à beira-mar, lojas charmosas e uma animada vida noturna.
Tossa de Mar tem praias encantadoras e um cenário de cidade antiga à beira-mar, um refúgio tranquilo na Costa Brava.
Além das águas refrescantes do Mar Mediterrâneo, os visitantes podem explorar o charme histórico de Vila Vella, a cidade velha de Tossa de Mar, que se destaca por suas muralhas medievais.
Além das praias mais conhecidas, a Costa Brava é pontilhada por enseadas escondidas, conhecidas como “calas”. Essas pequenas baías isoladas são ambientes mais tranquilos para quem quer relaxar.
Onde comer em Girona?
Girona oferece uma experiência gastronômica única de sabores intensos da culinária catalã que se entrelaçam com a rica herança histórica da região.
Ao embarcar nesta jornada culinária, os visitantes saboreiam uma variedade de pratos que capturam a essência da cozinha local.
Os canelons ou canelones são uma iguaria catalã que reflete a tradição e a sofisticação da culinária local.
E a paella, embora originária da região de Valência, é uma presença marcante na culinária catalã, especialmente nas áreas costeiras como Girona.
Explore restaurantes situados em edifícios históricos no Centro Histórico de Girona, onde a atmosfera encantadora se une à autenticidade da culinária catalã.
Quer provar uma comida exótica, há restaurantes no centro que oferecem uma fusão de sabores, talvez inspirados pela influência multicultural da região.
Ou desfrute de restaurantes ao longo da costa, como Platja de Aro ou Tossa de Mar, que oferecem frutos do mar frescos num ambiente à beira-mar.
Em suas praças e ruas movimentadas, no coração da cidade, você encontrará várias opções para lanches rápidos, como tapas e bocadillos. Visite os mercados locais para experimentar iguarias rápidas e autênticas.
Se procura por um ambiente romântico, há opções em edifícios antigos, com iluminação suave e mesas ao ar livre ou, então, vá aos restaurantes à beira do Rio Onyar, que oferecem vistas românticas.
Além desses locais, há bares e restaurantes com música ao vivo, eventos musicais para acompanhar sua refeição ou um bate-papo.
Viaje para a Catalunha com tranquilidade! Contrate um seguro-viagem.
Antes de embarcar, assegure-se de contratar um seguro viagem para garantir tranquilidade durante a sua estadia.
É essencial contar com uma assistência 24 horas em caso de imprevistos, tais como: atraso/extravio de bagagem, cancelamento/atraso de voos, acidentes pessoais, assistência médico-hospitalar, reembolso de despesas médicas etc.
O seguro viagem é obrigatório, não é um dinheiro que poderia ser usado para comprar uma lembrancinha a mais, por exemplo, é uma cobertura que faz toda a diferença entre viajar e viajar seguro.
Leve o Seguros Promo em sua próxima viagem e curta mais.
Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!
História da cidade de Girona
A história de Girona remonta à época romana, quando a cidade, conhecida como “Gerunda”, floresceu como uma colônia romana na península ibérica.
Durante a Idade Média, Girona experimentou uma transformação significativa. A cidade tornou-se um centro cultural e comercial, com uma forte presença judaica.
Durante parte do século VIII, a cidade esteve sob domínio muçulmano, os mouros, até ser reconquistada no século IX pelos francos, grupo germânico que desempenhou um papel crucial na história europeia.
No século XII, Girona tornou-se uma cidade medieval importante. As muralhas defensivas foram expandidas; e a cidade floresceu economicamente devido ao comércio e à sua localização estratégica na região da Catalunha.
A Catedral de Santa Maria, com sua mistura de estilos arquitetônicos, é um exemplo dessa transição.
Girona continuou desempenhando um papel estratégico e cultural na Catalunha. Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648, século XVII), em meio a disputas religiosas, políticas e territoriais, a cidade resistiu a um longo cerco, este é seu legado.
No século XIX, Girona desempenhou um papel ativo nas guerras napoleônicas. Esses séculos foram períodos de transformação, desafios e crescimento, moldando a cidade em diferentes aspectos ao longo do tempo.
O século XX chega com desafios, incluindo a Guerra Civil Espanhola, muitos conflitos e transformações políticas.
Contudo, Girona emergiu, resiliente, e tornou-se um destino turístico, destacando seu patrimônio histórico, arquitetônico e cultural. E, hoje, é um tesouro de cultura e patrimônio – que atrai visitantes de todas as partes do mundo.
O que fazer perto de Girona, Espanha
Já hospedado em Girona, aproveite para explorar os arredores:
Visite as vinícolas da região de Girona e desfrute de degustações de vinhos catalães, conhecidos por sua qualidade e diversidade. Descubra os vinhedos pitorescos e aprenda sobre a rica tradição vinícola da Catalunha.
Vá ao Parque Natural da Garrotxa e explore paisagens vulcânicas, trilhas para caminhadas e vilarejos pitorescos; e a Fageda d’en Jordà, uma floresta encantadora de faias.
Visite Cadaqués, uma vila costeira pitoresca que atraiu artistas como Salvador Dalí. Explore suas ruas brancas, desfrute de vistas deslumbrantes e absorva a atmosfera mediterrânea.
Vá a Banyoles e desfrute de atividades aquáticas, explorando o centro histórico e o Lago de Banyoles – o maior lago cênico, natural da Catalunha.
Visite a paisagem montanhosa de Rupit, uma vila medieval com casas de pedra, uma ponte suspensa e uma igreja românica..
Quantos dias ficar em Girona?
Se o que fazer em Giroma em um dia já oportuniza vários entretenimentos, em três dias, no mínimo, com um cronograma bem interativo.
É possível visitar as atrações principais da cidade e até realizar passeios nos arredores, sem pressa, com um pouco mais de calma, por exemplo:
Explorar ao máximo o Centro Histórico, que tem uma riqueza cultural ímpar, suas ruas e parques têm histórias a contar, assim como a Catedral de Santa Maria, os museus. E nos arredores, passar pelos cenários de Game of Thrones é indispensável.
Pode-se acomodar uma excursão para apreciar várias paisagens e atrações e, ainda, degustar uma gastronomia catalã única, completando uma intensa e rica jornada de três dias.
Encontre a sua hospedagem na Espanha pelo menor preço!
Planeje sua viagem com as melhores ofertas de hospedagem e faça suas reservas com antecedência para garantir promoções e tarifas mais atrativas, feche um seguro viagem para sua maior tranquilidade.
O El Quarto trabalha com milhares de hotéis, muitos deles com cancelamento gratuito, com as melhores condições para a sua viagem à Espanha e a qualquer parte do mundo.
Enfim, seguindo este guia, você estará preparado para explorar cada canto de Girona e aproveitar ao máximo sua estadia com o El Quarto.
Mais dicas de destinos e viagens
- Cidades do Chile: melhores destinos para visitar no país
- Cuenca: o que fazer na cidade e em seus arredores
- Cidade do Cabo: descubra o melhor da capital da África do Sul
- Rio das Ostras: melhores atrações da cidade fluminense
- Taubaté: veja o que fazer na cidade paulista
- O que fazer em São José do Rio Preto: informações e dicas de viagem