Anápolis, Goiás: conheça a cidade e seus maiores atrativos

03 nov 2021 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Você conhece Anápolis, Goiás, ou já ouviu falar dessa importante cidade? Quem gosta de lugares com boa estrutura e um povo acolhedor e educado, certamente vai adorar visitá-la.

O local onde fica Anápolis é muito alto, a 1.017 metros de altura, portanto, o clima na região é bem mais suave do que na capital, Goiânia, por exemplo.

Neste artigo, vamos explicar porque Anápolis, Goiás, é tão agradável, e dar ótimas dicas de como turistar na cidade. 

Acompanhe o texto e descubra uma nova opção de destino para conhecer no Brasil. Boa leitura!

Anápolis, Goiás: conheça a cidade mais feliz do Centro-Oeste!

A imprensa nacional nomeou Anápolis como a terra das oportunidades e cidade mais feliz do Centro-Oeste. 

A matéria considerou elementos como a grande presença de jovens entre a população, qualidade de vida reconhecida e outros pontos.

Anápolis, Goiás, tem uma vida noturna movimentada. Afinal, é necessário atender à demanda boêmia de um polo universitário e industrial, não é verdade?

Tem uma localização privilegiada, no planalto central, fica às margens de importantes rodovias, como as federais BR-153, BR-060 e BR-414.

Anápolis, Goiás, também é cortada pelas rodovias estaduais GO-222, GO-330, GO-437 e GO-560 e pela Ferrovia Centro-Atlântica. 

Portanto, é uma cidade muito procurada por indústrias e empresas por ser um lugar estratégico para escoamento de produtos.

Quais foram os primeiros habitantes de Anápolis, Goiás?

Quais foram os primeiros habitantes de Anápolis, Goiás?
Fonte: Arquivo Nacional Do Brasil / Flickr / CC0

A história de Anápolis começa no século XVIII, com a passagem dos tropeiros pela região a caminho de Corumbá e Meia Ponte, durante as extrações de ouro.

Por ser um lugar cortado por rios, muitos viajantes pousavam às margens para um período de descanso e seguiam viagem no dia seguinte.

Com o tempo, ao fim do ciclo do ouro na localidade, muitos desses viajantes estabeleceram residência, tornando-se os primeiros habitantes do lugar que viria a ser Anápolis, Goiás.

Qual a idade da cidade de Anápolis, Goiás?   

Se considerarmos a data de sua fundação, em 31 de julho de 1907, Anápolis, Goiás, teria hoje 114 anos

Mas, antes disso, por volta de 1873, foi uma freguesia, o que significa que, já nessa época, o crescimento urbano era evidente.

No entanto, a região foi habitada muito antes disso. Os registros relatam que já haviam moradores no local em que foi edificada a Paróquia de Sant’Ana.

Inclusive, foram esses habitantes que doaram terras e recursos para o início das obras, em 1871.

Qual estado da cidade de Anápolis?

Qual estado da cidade de Anápolis?
Fonte: Pixabay

Como você já deve ter reparado, Anápolis fica no estado de Goiás, no planalto central. 

Está a 60 km da capital, Goiânia, 220 km de Caldas Novas, mais ao sul, e a 148 km do Distrito Federal.

Como é o clima em Anápolis, GO?

A temperatura em Anápolis, Goiás, é amena, diferente do calorão típico do centro-oeste brasileiro. 

Em dezembro e janeiro, que geralmente apresentam as temperaturas mais altas, os termômetros marcam 26,4 ºC em média.

As chuvas podem acontecer na maior parte do ano, de agosto ao início de junho, mas a maior precipitação é no final de dezembro.

Onde ficar em Anápolis?

Onde ficar em Anápolis?
Fonte: Hotel Intercity Anápolis

Geralmente, o centro é a opção da maioria dos turistas, mas em Anápolis, Goiás, pontos turísticos estão espalhados por todo o território. Então, sempre tem algo interessante para se fazer por perto.

Vila Jaiara é um bairro movimentado, e também muito estruturado, conhecido como “a cidade dentro de Anápolis”. 

A Cidade Universitária é o ponto de encontro dos jovens, e Jundiaí, um bairro populoso, tem cerca de 18 mil habitantes e vizinhança abastada.

Viaje segurado e previna preocupações!

Encontre os melhores hotéis em Anápolis no ElQuarto!

Seja em Anápolis, Goiás, ou em milhares de outras cidades pelo mundo, o buscador, ElQuarto, sempre tem a melhor oferta de hospedagem para você.

Nossa plataforma tem descontos exclusivos e preços mais em conta do que você imagina

Comece a procurar as acomodações com antecedência ao embarque, e conte com o ElQuarto para te mostrar todos os hotéis com cancelamento gratuito na reserva.

Você só precisa colocar as datas de check-in e check-out, o número de quartos que você precisa e quantos hóspedes estarão com você. 

Acesse o site e confira condições super facilitadas para pagar!

Mapa de Anápolis, GO

Ter um mapa à mão é sempre uma boa ideia para consultar a posição dos principais pontos turísticos de Anápolis, Goiás, e poder passear à vontade sem medo de se perder.

Além disso, consultando o mapa, dá para ter uma ideia de quanto tempo vai gastar se deslocando, das distâncias entre os lugares que pretende visitar e também das cidades próximas a Anápolis.

O que fazer em Anápolis, GO

Quer boas dicas para ter o que fazer em Anápolis, GO? Separamos lugares interessantes para conhecer na cidade, e alguns restaurantes de destaque que merecem uma visita, seja em uma viagem solo ou com aquela companhia especial.

Além disso, também vamos passar um panorama geral de como é a vida dos habitantes de uma das cidades mais felizes e calorosas do Brasil.

Museu Histórico

O Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho, conta a história de Anápolis e ajuda no resgate de suas memórias e tradições. 

Foi inaugurado em 1975, em uma das casas mais antigas da cidade, onde viveu Zeca Batista até 1910.

A casa foi comprada por seu neto, que já pretendia edificar um museu no local. A exposição permanente exibe objetos de época, fotografias, documentos e outros itens que contam um pouco da memória do povo de Anápolis.

Além disso, há itens que retratam a presença dos indígenas da região, e também de alguns animais. Os turistas podem visitar o local das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Parque da cidade

Parque da cidade
Fonte: Mercado De Anápolis / Flickr / CC0

O Parque da Cidade é ótimo para quem gosta de praticar esportes, e tem até pista para andar de bicicleta. 

Muitas famílias fazem piquenique debaixo das árvores, pois em qualquer lugar do parque o gramado é convidativo.

As crianças podem brincar à vontade no enorme espaço aberto. No Parque da Cidade acontece um campeonato de balonismo que transforma o céu em um espetáculo cheio de cores.

A partir do centro da cidade de Anápolis, são menos de 9 km de distância e a viagem dura uns 15 minutos.

Parque JK 

O Parque JK também é muito procurado pelos atletas pois é um refúgio natural dentro da cidade grande. Tem um lago muito querido pelos anapolinos, o Lago Praia.

É um bom lugar para atividades ao ar livre, passeios românticos ou em família, tem um ginásio para esportes radicais e recebe diversos eventos culturais.

O lugar é próximo ao centro, e vizinho de um outro excelente local para conhecer na cidade de Anápolis, o Parque Ambiental Ipiranga.

Praça Bom Jesus

A Praça Bom Jesus é um dos pontos mais antigos e conservados da cidade. Foi reformada em 2012, mas mantém as características originais que lhe concederam um charme especial.

Há muitas opções de hospedagem ao redor, pois localiza-se em uma região bem centralizada. 

É rodeada pelo comércio, tem muitos bancos e espaços à sombra, um lindo chafariz e praça de alimentação.

O ambiente é muito seguro, e a iluminação noturna deixa o local ainda mais bonito. O local atrai muitos jovens e boêmios para os bares da região.

Catedral Senhor Bom Jesus da Lapa

Catedral Senhor Bom Jesus da Lapa
Fonte: Pxhere

Quem começou a tradição da devoção ao Senhor Bom Jesus da Lapa, foi Maria Tereza de Jesus, a Terezona. Era baiana, e de sua terra, levou a estampa do santo de que era devota.

A popularidade foi tanta que, em 1914, a construção da igreja foi iniciada, e já em 1916, recebeu sua primeira festa. 

Foi transformada em paróquia no ano de 1935, recebendo o cônego João Olímpio Pitaluga como pároco.

Ginásio Internacional Newton de Faria

Trata-se do maior centro poliesportivo da cidade de Anápolis e sediou o Grand Prix de futsal em 2009 e 2010, dentre outros jogos de nível internacional.

Está na região central, bem próximo ao Brasil Park Shopping e a alguns quarteirões da Praça Bom Jesus. 

A arquitetura do ginásio é circular, e o teto é uma cúpula de concreto que possibilita a ocorrência de eventos até em dias de chuva.

Paróquia Sant’Ana

É a igreja mais antiga da cidade e faz parte da história de Anápolis. Como já relatamos, sua construção data do final do século XIX, e o mito que envolve a sua criação é, no mínimo, curioso.

O caso é contado pelos habitantes, e fala sobre Dona Ana das Dores de Almeida, que passava pela região conduzindo burros de carga. 

Em um momento de descanso, um dos animais, o que carregava a imagem de Sant’Anna, se desgarrou dos demais e sumiu na mata. 

Quando conseguiu recuperá-lo com a preciosa carga, D. Ana fez uma promessa à santa de edificar uma igreja ali mesmo. A promessa foi cumprida por seu filho, Gomes de Sousa Ramos. 

Trata-se de uma das primeiras edificações da cidade de Anápolis, e fica bem no centro, próximo a tudo que os turistas precisam: agências bancárias, hotéis, restaurantes e shoppings.

Além das atividades voltadas para os ritos religiosos cristãos, a Paróquia Sant’Ana desenvolve diversos projetos sociais como: programas de apoio a gestantes, casas de idosos, creches e hospitais.

Como é viver em Anápolis?

Como é viver em Anápolis?
Fonte: Mercado De Anápolis / Flickr / CC0

Viver na cidade de Anápolis é ter uma vida prática, cheia de possibilidades e movimento

Mas, para quem está à procura de sossego, também pode encontrar em Anápolis a tranquilidade que precisa.

Se a família tem filhos, as opções de escolas, universidades e entretenimento nunca vão faltar. 

Além disso, a região vive, praticamente, uma situação de pleno emprego. São muitas indústrias, algumas delas multinacionais, e empresas operando no local.

Todos os pontos turísticos e atrações são interligados por linhas de ônibus do transporte público, e o trânsito não tem grandes retenções como nas capitais

O que fazer em Anápolis, GO, nunca é problema, existem muitos bares para atender aos jovens e boêmios da cidade, além de restaurantes excelentes. Veja a seguir! 

Restaurantes em Anápolis, Goiás

Você tem alguma ideia de quais são os pratos típicos do estado de Goiás? 

Se a resposta é “não,” você precisa conhecer o tradicional arroz com pequi, a galinhada, o empadão goiano, o peixe na telha e o Mané Pelado (um tipo de bolo de mandioca).

Para apreciar o que a cidade de Anápolis tem de melhor a oferecer no quesito gastronomia, vamos sugerir alguns restaurantes para o turista se esbaldar e matar a vontade de comida goiana.

O Fulô do Cerrado é uma caixinha de surpresas: serve desde canelone de banana, ao tradicional risoto de camarão com alho poró. 

A mandioca gratinada também é um sucesso, e tudo é feito com o zêlo de comida caseira.

O restaurante Xico Baru tem um ambiente distinto, excelente atendimento e receitas autorais totalmente fora do padrão: ceviche de tilápia com pequi, salada crocante de camarão e borboleta de filé mignon.

O Underground Bar é um recinto estilo rock bar e o Ulisses Rock Bar é ponto de encontro de motociclistas.

Quais são as cidades próximas a Anápolis?

Se você dispõe de tempo para conhecer cidades próximas a Anápolis, não pode perder a chance de visitar Cocalzinho de Goiás: um reduto de cachoeiras e matas cheias de biodiversidade, que está a 70 km de Anápolis.

Salto de Corumbá guarda sete cachoeiras para o turista explorar. Uma deliciosa imersão na natureza. Setembro e outubro são os meses com um clima bom para visitar a região.

E ainda, a simpática Pirenópolis, que tem um complexo arquitetônico com o típico formato brasileiro: igreja, praça e demais edifícios e residências. 

Foi tombada pelo IPHAN em 1989 e o seu centro histórico é um prato cheio para os turistas que amam atrações históricas.

Visite todos estes destinos com as melhores passagens aéreas! Confira aqui!

Melhores ofertas de hotéis em Anápolis no ElQuarto!

Todo tipo de visitante se encanta pela cidade de Anápolis. Sua história é fascinante, assim como seus pontos turísticos. 

Se quiser conhecer esse lugar encantador, comece a sua pesquisa com o site do ElQuarto!

Nossa moderna plataforma de busca vai indicar os melhores hotéis em Anápolis, mas para obter os melhores descontos, faça sua reserva o quanto antes.

Além de comparar as opções, você pode pagar e parcelar online, com cancelamento grátis, sem sair de casa. 

Se você quer muito conhecer Anápolis e outros destinos incríveis pelo mundo, confira as nossas condições e faça já a sua reserva!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.