Antígua e Barbuda: quando ir, onde se hospedar e principais atrações!

17 fev 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Falar em cenários paradisíacos quando o assunto é Caribe parece redundante, mas Antígua e Barbuda provam de maneira definitiva que não se trata de um estereótipo infundado.

Permeadas por praias de água cristalina em tons inacreditáveis de turquesa, as ilhas são uma boa alternativa para quem deseja fugir de destinos caribenhos mais badalados e disputados, em busca de sossego e muito sol.

Não coincidentemente, as antigas colônias britânicas atraem turistas do mundo inteiro todos os anos, muitos deles carregados por navios de cruzeiro que prometem (e entregam) um destino tropical inesquecível.

Quer saber mais sobre esse pedacinho de paraíso na terra? Confira as super dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!

Antígua e Barbuda: o que fazer em uma viagem pelo país?

Antigua e Barbuda: o que fazer em uma viagem pelo país?
Fonte: Pxhere / CC0

O Caribe parece ainda mais Caribe sobre as águas quentes, azuis e transparentes de Antígua e Barbuda. 

As praias de areia branquinha e os coqueirais extensos que garantem sombra fresca a qualquer hora do dia são emolduradas por montanhas verdes que tornam o cenário ainda mais bonito.

Mas não pense que a beleza tropical desse pedaço de paraíso é tudo que o país caribenho tem a oferecer. 

Pelo contrário, sua rica história marcada pela exploração colonial e até por temidos piratas está muito bem-contada em suas ruas, seus museus, suas construções antigas e muito mais. 

Depois de conhecer esse destino apaixonante, difícil mesmo vai ser voltar para casa! Veja só!

Onde fica Antígua e Barbuda?

As ilhas formam um pequeno país insular que pertence à Commonwealth britânica, mas é independente, com território pouco maior que Belo Horizonte: você só conseguirá ver as ilhas no mapa mundi depois de um zoom caprichado.

Apesar do tamanho diminuto, o país se orgulha em estar entre os mais seguros não apenas do Caribe, mas do mundo inteiro, além de ser um destino que atrai quase 400 mil turistas todos os anos.

Um dos motivos para isso é a localização, que não poderia ser mais privilegiada: no ponto em que o Mar do Caribe se encontra com o Oceano Atlântico, pertinho das Ilhas Virgens Britânicas, das Antilhas Maiores e da costa norte da América do Sul.

Entre as ilhas caribenhas nas redondezas estão São Cristóvão e Nevis, Anguilla, Montserrat, Guadalupe e Dominica.

Antígua e Barbuda: mapa

Praticamente equidistante das Américas do Norte, Central e do Sul, o país insular caribenho é procurado por turistas de todo o continente e, não raramente, de outros cantos do planeta.

Seu pequeno território guarda belezas inigualáveis, que podem tornar qualquer viagem ainda mais inesquecível.

Confira o mapa de Antígua e Barbuda! 

Como chegar a Antígua e Barbuda?

Quem deseja chegar às Ilhas Gêmeas pode escolher entre a via aérea ou marítima, embora seja impossível fazer a viagem de maneira direta a partir do Brasil. 

Antígua tem um aeroporto moderno, o Aeroporto Internacional V.C. Bird, que, embora não opere voos diretos a partir do Brasil, recebe voos oriundos dos Estados Unidos, do Canadá e de outras ilhas do Caribe.

Ou seja, de avião você vai precisar enfrentar ao menos uma conexão para chegar ao destino caribenho.

Também é possível visitar o destino de cruzeiro: o porto de Saint John’s, a capital, recebe transatlânticos de vários pontos do mundo, especialmente de outras ilhas caribenhas e dos Estados Unidos.

Nessa hipótese, porém, você dificilmente passará mais de um dia por lá. 

A maioria dos cruzeiros faz exclusivamente uma parada de um dia, o que significa que, caso você queira se hospedar por lá para passar ao menos uma noite, é melhor visitar o país de avião.

Depois de chegar a Antígua, o desafio será chegar a Barbuda. Nesse caso, a opção mais viável é pegar um avião teco-teco que faz o trajeto entre as duas ilhas em cerca de 20 minutos.

Também é possível cruzar o trecho entre as duas ilhas de barco: a viagem leva cerca de 1h30 e é oferecida pela Barbuda Express.

Para encontrar voos para Antígua e Barbuda mais baratos, recomendamos que você faça uma pesquisa no Vai de Promo, que oferece descontos de até 35% e possibilita o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

Aproveite e inclua o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Antígua e Barbuda?

Em Antígua e Barbuda, o clima é tropical, o que significa temperaturas elevadas ao longo do ano inteiro. Os termômetros costumam marcar entre 22ºC e 32ºC em qualquer época do ano, havendo pouca diferenciação entre as estações.

Mas isso não quer dizer que você poderá visitar o país em qualquer mês. O que pode fazer a diferença na sua viagem é a chuva.

A temporada chuvosa começa em junho e se estende até novembro. Nessa época, pode haver até a ocorrência de furacões de grande intensidade, então evite viajar nessa época do ano.

A melhor época para visitar o país insular é de dezembro a meados de maio, quando o calor é agradável, as temperaturas não são insuportáveis e o clima está seco, sem chance de chuva.

Onde se hospedar em Antígua e Barbuda?

Se tem uma coisa que não falta em Antígua e Barbuda é resort, hotel e pousada. Destino badalado ao longo do ano inteiro, as ilhas não economizam esforços na hora de apresentar alternativas de hospedagem a seus visitantes.

Na hora de escolher onde ficar, a melhor alternativa é procurar uma opção de hospedagem à beira-mar ou pertinho da praia. Assim, você poderá aproveitar plenamente tudo que as ilhas têm a oferecer.

Muitos dos hotéis e resorts do país oferecem o modelo all-inclusive, mas nem sempre vale a pena investir nesse conforto. 

Afinal, desse modo você não terá motivos para circular pela ilha e vai acabar passando muito tempo dentro do hotel, desperdiçando o potencial turístico caribenho.

Optar por um all-inclusive só é indicado para quem não tem interesse em “turistar” e prefere passar a viagem descansando no hotel.

Encontre hotéis em Antígua e Barbuda pelo menor preço!

Encontre hotéis em Antigua e Barbuda pelo menor preço!
Fonte: Pxhere / CC0

Você não precisa sair de casa nem comprometer os orçamentos para encontrar a acomodação ideal para a sua viagem ao Caribe.

No El Quarto você encontra os melhores hotéis, pousadas, resorts e hostels com o melhor custo-benefício do mercado e condições facilitadas de pagamento.

Além de poder pagar suas diárias em até 12 vezes sem juros no cartão, você poderá pagar tudo em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma simulação, reserve o seu hotel e descubra que visitar o Caribe pode sair muito mais barato do que você pensa!

O que fazer em Antígua e Barbuda

Prepare os óculos de sol e o protetor solar para conhecer um dos cantinhos mais paradisíacos de todo o Caribe.

O ideal é reservar ao menos uma semana para conhecer as principais atrações com calma, e, para te ajudar, destacamos o que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Vem descobrir o que fazer em Antígua e Barbuda! 

St. John’s 

Sua viagem provavelmente começará com uma visita a St. John’s, capital de Antígua e Barbuda, onde ficam o principal aeroporto do país e o grande porto das Ilhas Gêmeas.

Com 45 mil habitantes, a cidade abriga mais da metade da população de todo o país, e o turismo é o principal combustível desta capital com cara de cidade pequena.

O centro histórico, fundado por ingleses no século XVII, parece um pedacinho da Europa no Caribe: a barroca Catedral Anglicana de St. John’s The Divine poderia perfeitamente estar nas ruas de Londres.

É também ali que ficam outras atrações simplesmente imperdíveis de Antígua, como o museu que conta a história do país, o polo gastronômico à beira-mar de Heritage Quay, o Fort James e o distrito histórico de Redcliffe Quay.

Em outras palavras, uma cidade que não pode ficar do seu roteiro pelas Ilhas Gêmeas!

Betty’s Hope 

No final do século XVI, Betty’s Hope foi a primeira plantação de cana-de-açúcar em Antígua, por onde fluíram rios de dinheiro às custas do sacrifício de milhares de negros escravizados.

Hoje, a fazenda é um grande museu a céu aberto, criado para relembrar e alertar sobre a trágica história local, repetida em tantas outras ilhas do Caribe.

Apesar da história sombria, Betty’s Hope é um lugar bastante agradável, com torres de moinho que despontam no horizonte, cenário montanhoso e outras belezas que a colocam como destino imperdível em qualquer visita ao país.

Durante o passeio, você poderá conhecer a casa de fervura, o Complexo Cisterna, a Casa Grande, a destilaria onde era produzido rum e até uma pequena aldeia onde viviam os escravos.

Shirley Heights 

Shirley Heights
Fonte: Balou46 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A colina de Shirley Heights abrigava um importante mirante militar que ajudava a proteger as ilhas de eventuais investidas estrangeiras. Hoje, oferece uma das vistas mais bonitas de todo o país.

Completamente revitalizado, o mirante abriga um bar e restaurante, além de oferecer vista privilegiada de Falmouth, do vulcão Montserrat, da Ilha de Guadalupe e dos antigos portos que movimentam a economia local.

O cenário fica ainda mais bonito quando o sol está se pondo e colore o mar em indescritíveis tons alaranjados. 

Se você tiver sorte (e muita atenção), poderá até assistir ao fenômeno “Green Flash”, quando um jato solar de luz verde cobre o horizonte por um ou dois segundos.

Nelson’s Dockyard National Park 

Maior parque nacional do país insular, o Nelson’s Dockyard National Park foi recentemente revitalizado para recuperar a glória e a beleza colonial do século XVIII.

O investimento deu certo e o espaço agora abriga lojas, hotéis e até uma marina que guarda os iates e as lanchas de luxo dos endinheirados moradores da capital.

No passado, o porto foi o único de todo o Caribe Oriental que recebia o reparo de navios de grande porte, o que trouxe muitas riquezas para as ilhas.

Não deixe de visitar o parque e aproveite para conhecer o Dockyard Museum, instalado na antiga casa do almirante que comandava o porto e conta a rica história do local.

Museum of Antigua and Barbuda 

O melhor lugar para aprender mais sobre as origens das ilhas é o Museum of Antigua and Barbuda, instalado no antigo tribunal de St. John’s, em um edifício datado de 1750.

As exposições permanentes e temporárias contam a história do país desde sua formação geológica até a independência em relação à Inglaterra, com um rico acervo de mais de 50 mil peças.

Entre os destaques estão uma coleção de itens arqueológicos de povos indígenas que ocupavam a região durante séculos antes da chegada dos europeus.

Fort James 

Antiga fortaleza que protegia as ilhas de ataques estrangeiros, Fort James guarda até hoje canhões e outros resquícios do período colonial: tudo isso com uma vista para lá de privilegiada do Mar do Caribe.

O forte foi construído no começo do século XVIII pelos colonizadores britânicos no alto de um promontório rochoso que oferece vista de Saint John’s, do porto e do mar à distância.

Aproveite o passeio para conhecer a praia urbana da região, Fort James Beach, muito procurada por nativos e turistas a qualquer hora do dia.

Falmouth Harbour

Falmouth Harbour
Fonte: David Broad / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Há décadas que Falmouth Harbour se tornou um dos portos queridinhos dos donos de mega-iates luxuosos.

Mesmo que você não seja passageiro de um desses barcos de altíssimo padrão, vale a pena incluir a marina em seu roteiro de viagem.

Além de ver as embarcações de luxo de perto, você pode conhecer os bons restaurantes da região e os edifícios futuristas construídos em um dos trechos mais modernizados das ilhas.

Praias de Antígua e Barbuda

Não restam dúvidas de que os pontos turísticos de Antígua e Barbuda mais imperdíveis são suas praias paradisíacas, muitas delas listadas entre as mais bonitas do mundo.

Fort James Beach é uma praia urbana queridinha de turistas e nativos, com fácil acesso a partir do centro histórico de St. John’s, mas tem muito mais.

A Dickenson Bay, por exemplo, é destaque internacional por suas águas calmas, rasas, cristalinas e com tons quase inacreditáveis que variam entre azul e verde.

Você também pode fazer um passeio de barco para visitar as pequenas ilhas ao longo da costa, como Bird Island, Green Island e muitas outras.

Half Moon Bay, Pigeon Point e Jolly Beach são as queridinhas de quem gosta de banhos tranquilos e mergulhos com snorkel. Você quer mesmo é surfar? Não vai se arrepender de conhecer Galleon Beach.

Darkwood Beach, por sua vez, é recomendada para quem gosta de caminhar e praticar esportes de areia, embora suas águas não sejam recomendadas para banho em razão do movimento intenso de navios de cruzeiro. 

Antígua e Barbuda: curiosidades

A esta altura, você já deve estar se perguntando, afinal, quem colonizou a Antígua e Barbuda. A resposta não é muito surpreendente, como você deve ter imaginado pelo inglês falado no país insular: a Inglaterra.

O que pode te impressionar, no entanto, é o quão recente foi a colonização do país caribenho: as ilhas só se tornaram independentes em 1981, isto é, há poucas décadas.

Embora agora seja independente, até hoje o país faz parte da Commonwealth, uma Comunidade de Nações formada por países que já fizeram parte do Império Britânico.

As ilhas são basicamente planas e de relevo simples: o ponto mais alto do país é o Pico Boggy, com meros 400 metros de altitude.

Antígua é a principal e mais desenvolvida ilha do país, onde vivem mais de 98% da população local, mas além de Barbuda existe outra grande ilha por lá: Redonda, com apenas 2 km² de área.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis em Antígua e Barbuda estão aqui!

Se você já se encantou por Antígua e Barbuda, não perca tempo e reserve sua hospedagem agora mesmo para viver uma viagem inesquecível.

O El Quarto tem as melhores acomodações em todas as faixas de preço nos principais destinos do Brasil e do mundo para que você nunca precise escolher entre viajar e economizar.

Você pode até pagar as diárias em até 12 vezes sem juros, pelo site e em reais, sem incidência de IOF, para poupar ainda mais dinheiro!

Vale a pena também assinar a newsletter do El Quarto: além de ficar por dentro das novidades, você pode receber descontos de até 50% em hotéis do mundo inteiro!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.