Aracati, Ceará: conheça a história da cidade, melhores lugares para hospedar e dicas de viagem

31 ago 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Falésias avermelhadas emolduram a paisagem de Aracati, Ceará, contrastando com o branco da areia e o azul intenso do mar.

As belas praias não são as únicas atrações deste fantástico destino do Nordeste. Muita gente vem de longe para conhecer sua arquitetura colonial.

A cidade ainda realiza um dos melhores Carnavais cearenses e está tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por sua importância como porto nos primeiros anos da colônia.

Como você deve ter notado, estamos falando de um lugar rico em história, atrativos e cultura, com boa infraestrutura de hotelaria e serviços, a apenas 150 km de Fortaleza!

Em outras palavras, a cidade é bastante procurada para turismo, especialmente em feriados, fins de semana prolongados e datas festivas. 

Por isso, o viajante deve fazer um bom planejamento antes de embarcar, e nós vamos te ajudar nessa missão.

Neste artigo, você vai descobrir como chegar, o que fazer, onde comer e onde ficar em Aracati, veja só!

Aracati, Ceará: conheça as atrações da cidade!

Embora só tenha sido oficialmente fundada no século XVIII, Aracati já era povoada muito antes da chegada dos portugueses.

Foram os índios que batizaram a região como Ara-Catu, ou Terra dos Bons Ventos, em tupi-guarani.

À medida que os europeus se estabeleceram na nova colônia, essa pequena vila, às margens do rio Jaguaribe, se transformou em um porto próspero, que escoava a produção da região por mar até chegar à Europa.

Logo, toda essa riqueza passou a ser investida em construções e monumentos que estão até hoje bem preservados em seu compacto centro histórico.

Mas não foi somente a história que tornou esse município com 75 mil habitantes um badalado destino turístico do Nordeste.

A cidade de Aracati, Ceará, ficou nacionalmente famosa por sua praia mais conhecida, a icônica Canoa Quebrada, considerada uma das mais bonitas do país.

Mais do que isso, o destino oferece ao viajante as mais diferentes atrações, suficientes para encher dias de viagem!

Afinal, quem não gostaria de ver edifícios do século XVIII, adquirir peças em artesanato de palha, provar os sabores típicos da gastronomia cearense ou simplesmente relaxar em belas praias?

Então conheça esta charmosa cidade, que pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem!

Como chegar

Como chegar em Aracati
Fonte: Unsplash

Aracati fica a pouco mais de duas horas de viagem a partir de Fortaleza. Por isso, a melhor opção para os viajantes é desembarcar no aeroporto da capital cearense e finalizar o trajeto por terra, pela rodovia CE-040.

De ônibus, a Viação São Benedito opera o trecho em 2h45, com passagens a partir de R$ 26,25, em vários horários diários.

Você pode garantir sua passagem para Aracati, Ceará, a preços promocionais no site buscador Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques.

Se você não deseja perder nenhuma promoção para o destino desejado, não se esqueça de acionar o alerta de preços!

Clique aqui para conferir os melhores preços de passagens aéreas do Brasil!

Mapa

O viajante consegue visitar a maior parte das atrações a pé, especialmente no centro histórico.

No entanto, lembre-se de que a cidade tem mais de 15 praias esperando pela sua visita, então não dê bobeira ao planejar a sua viagem!

Confira o mapa: Aracati, Ceará!

Hospedagem em Aracati, Ceará

Hospedagem em Aracati, Ceará
Fonte: Hotel Tranquilandia Village

A rede hoteleira da cidade é robusta o suficiente para receber, só durante o Carnaval, até 150 mil visitantes, ou o dobro de sua população. 

Por isso, encontrar o lugar ideal para a sua estadia pode ser como procurar uma agulha no palheiro, especialmente se você não souber por onde começar!

Para te auxiliar nessa tarefa, recomendamos uma visita ao nosso site de buscas, ElQuarto, que te ajuda a encontrar o melhor hotel em Aracati, Ceará, em poucos minutos.

Em um só lugar você pode comparar preços, reservar acomodações e até pagar as diárias online, com a praticidade e a economia que você precisa para a sua viagem.

Aracati, Ceará: pontos turísticos

Apesar de ter se tornado conhecida pela paradisíaca Canoa Quebrada, Aracati reúne muitos outros atrativos naturais, culturais e históricos, capazes de encantar e surpreender qualquer viajante.

Prepare o papel e a caneta para montar um roteiro inesquecível! Confira o que fazer na cidade!

Canoa Quebrada

A Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará, ficou famosa na década de 1960, quando se tornou um paraíso hippie que atraiu jovens alternativos. 

O “hype” das décadas passadas pode até ter mudado, mas definitivamente não acabou.

Com o passar do tempo, essa pacata vila de pescadores, localizada a 12 km do centro histórico, se transformou em um destino moderno e com boa infraestrutura.

Ali, os viajantes encontram hotéis e pousadas confortáveis, bons restaurantes e um extenso leque de atividades turísticas e de lazer.

Nada, porém, substitui a beleza da praia, que tem mar calmo, em diferentes tons de verde, lagoas de água cristalina, falésias douradas e avermelhadas, além de impressionantes dunas de areia!

Majorlândia

Majorlândia Aracati
Fonte: Anderson Martins / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Assim como Canoa Quebrada, a Praia de Majorlândia é uma bucólica vila de pescadores cujo litoral não perde em beleza para a vizinha famosa, a 4 km de distância.

A paisagem é pontilhada por jangadas de pescadores que garantem frutos do mar e peixes frescos aos excelentes restaurantes da região.

A faixa de areia dourada, por sua vez, é extensa, limitada por coqueirais e falésias.

Como o mar na região é mais agitado, é comum que os surfistas se reúnam em Majorlândia para aproveitar suas ondas perfeitas.

Quixaba

A pouco mais de 15 km do centro histórico de Aracati, a Praia de Quixaba é um lugar que não pode ficar de fora do roteiro de viagem de quem deseja descansar e curtir o mar.

Limitada por falésias multicoloridas, a praia tem areia branca e extensos coqueirais, com o mar azul a colorir o horizonte.

No Carnaval, as ruas da região se transformam em pontos de agito e festa. 

Na Semana Santa, é a vez dos teatros populares e das procissões invadirem as ruas para representar a Paixão de Cristo. Um espetáculo emocionante, que atrai milhares de peregrinos.

Vale lembrar que a principal atividade econômica da vila é a pesca. Você poderá encontrar camarões frescos e saborosos nos principais restaurantes da região!

Centro Histórico e prédio tombados Patrimônio Histórico Natural

A rica história de Aracati rendeu à cidade o título de Patrimônio Histórico Natural pelo Iphan, o que significa que todas as construções do centro histórico, muitas delas datadas do século XVIII, são protegidas e devem ser bem preservadas.

Por isso, a região é perfeita para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, guardando como tesouro a arquitetura da época, em todos os seus detalhes.

Em seu roteiro pelo centro histórico, não deixe de visitar as igrejas mais antigas de Aracati, incluindo a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a de Nossa Senhora dos Prazeres e a de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos.

Inclua em seu planejamento uma passagem pela Casa da Câmara Municipal e Cadeia, o monumento de Cruz das Almas e a Biblioteca Municipal.

Por fim, não deixe de caminhar sem pressa pelas ruas de pedra, especialmente pela Rua Grande, para apreciar a arquitetura colonial em sua melhor forma.

Hotéis em Aracati, Ceará

Hotéis em Aracati, Ceará
Fonte: Hotel Residenza Canoa

O viajante não deve ter muitas dificuldades para encontrar onde se hospedar na cidade. 

Os melhores estabelecimentos de hospedagem estão situados no centro histórico e nos arredores das principais praias.

Confira os melhores hotéis e pousadas em Aracati, Ceará!

Pousada Latitude

Quem procura hospedagem aconchegante em Canoa Quebrada deve considerar ficar na Pousada Latitude, situada na famosa rua Broadway, principal endereço da vila.

Os hóspedes podem relaxar na piscina ao ar livre, usufruir do serviço de transfer para o aeroporto e saborear um generoso buffet de café da manhã diário. 

A recepção está disponível 24 horas por dia e você poderá deixar seu carro no estacionamento da pousada.

As acomodações quatro estrelas recebem sinal de wi-fi e são equipadas com ar-condicionado, TV de tela plana e frigobar. 

Hotel Il Nuraghe

Boa opção para casais em lua de mel em Canoa Quebrada, o Hotel Il Nuraghe fica a 400 metros da praia, com fácil acesso às opções gastronômicas da rua Broadway.

O hotel é sustentável e utiliza energias renováveis, com sistema de iluminação por LED e painéis de energia solar.

A estrutura do estabelecimento inclui jardim tropical, duas piscinas ao ar livre, traslado de/para o aeroporto, bar, restaurante e wi-fi, além de recepção 24 horas e wi-fi em todas as áreas comuns e acomodações.

Depois do dia de praia, você poderá recarregar as energias em quartos bem decorados, com banheiro privativo, frigobar, TV de tela plana e ar-condicionado.

Pousada Jardim dos Orixás

Pousada Jardim dos Orixás
Fonte: Pousada Jardim dos Orixás, Aracati

A decoração rústica dá um toque todo especial à Pousada Jardim dos Orixás, situada em um ponto bem tranquilo de Canoa Quebrada, perto da praia e dos bares, lojas e restaurantes da Broadway.

Além de piscina ao ar livre, a pousada dispõe de quartos com varanda privativa, jardim tropical, buffet de café da manhã diário, estacionamento, wi-fi e serviço de quarto.

Nas acomodações, os viajantes encontram TV de tela plana com programação a cabo, frigobar e banheiro privativo espaçoso, bem como decoração rústica e aconchegante.

Tranquilândia Village

O nome da pousada Tranquilândia Village já adianta o que o hóspede pode esperar desse charmoso estabelecimento localizado na rua da Praia, a apenas 100 metros do mar!

O jardim tropical com um belo trabalho paisagístico é um dos cartões de visita da pousada, oferecendo sombra fresca ao redor de uma ampla piscina ao ar livre.

Entre as comodidades oferecidas aos hóspedes estão estacionamento, wi-fi e serviço de transfer do/para o aeroporto.

Todas as acomodações dispõem de varanda privativa, algumas delas com redes e/ou espreguiçadeiras com vista da piscina e do jardim de palmeiras.

Decorados em temas clean, os chalés e as suítes oferecem aos viajantes ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, frigobar e banheiro privativo equipado com amenidades para banho de cortesia.

Pousada Califórnia

Se você não abre mão de ficar perto da praia em Aracati, talvez a Pousada Califórnia seja o melhor lugar para a sua hospedagem: a apenas 30 metros da Praia de Canoa Quebrada!

O estabelecimento tem diárias a preços acessíveis para quartos simples, porém confortáveis e climatizados, equipados com TV de tela plana, frigobar, wi-fi e banheiro privativo.

A estrutura de lazer inclui piscina ao ar livre, bar de coquetéis, restaurante em estilo rústico e terraço panorâmico, com vista do mar. 

Se você estiver viajando em grupo, consulte sobre a disponibilidade dos quartos para famílias.

Hotel Long Beach

Hotel Long Beach
Fonte: Hotel Long Beach

A apenas 4 minutos de caminhada da Praia de Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, o Hotel Long Beach é uma opção luxuosa de hospedagem na vila de pescadores.

A infraestrutura do estabelecimento é requintada, oferecendo aos hóspedes acomodações confortáveis, piscina ao ar livre, jardim, academia de ginástica completa, restaurante, centro de convenções e outras comodidades.

Nos quartos, os viajantes podem desfrutar de ar-condicionado, frigobar, TV de tela plana e internet sem fio de alta velocidade.

Residenza Canoa

O aconchego é palavra-chave na Residenza Canoa, uma das pousadas mais charmosas de Canoa Quebrada.

Situada a menos de 50 metros da praia, a propriedade fica a uma caminhada de distância das opções gastronômicas da rua Broadway e oferece passeios de buggy pelas dunas da região.

O wi-fi está disponível em todas as áreas comuns e acomodações privativas, que são equipadas com ar-condicionado, TV de tela plana com programação via satélite, frigobar e varanda privativa com vista panorâmica do mar.

Os hóspedes ainda podem desfrutar de um saboroso buffet diário de café da manhã com iguarias regionais, serviço de translado e balcão de turismo para organizar passeios e excursões!

Onde comer em Aracati?

O melhor lugar para comer na cidade de Aracati, no Ceará, vai depender da região em que você está hospedado. 

Em Canoa Quebrada, por exemplo, as principais opções gastronômicas estão localizadas na região da rua Dragão do Mar, também conhecida como Broadway.

Nessa região, você encontrará bares, restaurantes, cafés e bistrôs com cardápio variado.

O restaurante Costa Brava, por exemplo, é especializado em frutos do mar, enquanto o Café Habana serve um menu diverso no horário do almoço, em um ambiente bastante aconchegante.

Prefere saborear massas frescas? Inclua o restaurante A Toca em seu roteiro de viagem. 

Se quer comer de frente para o mar, então é melhor visitar o Antônio Coco, na Praia de Canoa Quebrada.

Confira também as oportunidades de seguro viagem, pra evitar as dores de cabeça dos piores imprevistos!

Faça sua reserva de hotéis no ElQuarto

Já sabe o que fazer em Aracati, Ceará? Então visite agora mesmo nosso site de buscas, ElQuarto, para comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar pela sua estadia online, sem complicações.

Você só precisa digitar o destino que vai visitar, incluir as datas da sua viagem e escolher a melhor opção para a sua hospedagem!

Nossa plataforma moderna e fácil de usar reúne opções com preços exclusivos e cancelamento gratuito para que você viaje muito sem comprometer o seu bolso!

Faça uma simulação e descubra que conhecer a paradisíaca Aracati pode sair muito mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.