Atenas, Grécia: conheça a história e melhores pontos turísticos dessa incrível cidade

23 jun 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Sem exageros, a cidade de Atenas, Grécia, é reconhecida como um dos principais destinos turísticos do mundo e não faltam motivos para justificar tamanha fama!

A cidade abriga construções milenares que remetem a uma das eras mais importantes da humanidade. Em um cenário paradisíaco, é permeada por montes, mirantes e praias banhadas pelas águas do Mar Egeu.

Por lá você ainda encontra sítios arqueológicos, monumentos e museus: tudo à altura da cidade considerada berço da civilização ocidental!

Neste artigo, vamos te contar como se preparar para a sua viagem, como chegar à cidade, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muitas outras dicas! Vamos lá!

Conheça os principais pontos turísticos de Atenas, Grécia!

Desde a Antiguidade, a cidade de Atenas ocupa espaço de protagonismo no mundo!

Por ali passaram filósofos, poetas, músicos, cientistas, historiadores e uma gama de personagens importantes para a civilização conhecida atualmente.

É nessa cidade, lar de pouco mais de 3 milhões de habitantes, que estão guardadas algumas das mais importantes construções do Império Grego, muitas datadas do século XII a.C.

Berço dos Jogos Olímpicos, a cidade mantém templos dedicados aos deuses do Olimpo, anfiteatros antigos, a famosa Ágora e a inconfundível Acrópole, um dos maiores complexos militar, político e religioso do mundo antigo.

Conhecer todas as atrações da cidade-museu exige tempo e organização por parte do viajante, mas não se preocupe, pois reunimos as melhores dicas para te ajudar no planejamento de roteiro, veja só!

Onde fica Atenas na Grécia?

Onde fica Atenas na Grécia?
Fonte: Pexels

Atenas é uma cidade da região da Ática, ao sul da porção continental da Grécia

Maior cidade do país, a metrópole é a capital grega e um dos principais destinos turísticos do mundo, por onde passam quase 7 milhões de pessoas por ano.

A localização estratégica faz com que Atenas seja um dos principais pontos de partida para quem vai visitar as ilhas gregas dos mares Jônico e Egeu: Santorini fica a apenas 338 km, Mykonos está a 186 km de distância e Creta fica a apenas 395 km da cidade.

Atenas, Grécia: mapa

Está pensando em conhecer a capital da Grécia? Prepare-se para conhecer um dos melhores destinos do mundo, perfeito para quem gosta de história, cultura, arte e filosofia!

Confira onde fica Atenas no mapa da Europa!

Como ir para Atenas?

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional de Atenas, Grécia, o mais movimentado do país, por onde circulam quase 17 milhões de pessoas todos os anos.

Localizado a apenas 20km do centro da cidade, o aeroporto não opera voos diretos a partir do Brasil, mas recebe vários voos com conexões a partir de diversas cidades brasileiras.

Do aeroporto até a cidade, você poderá optar entre táxi, metrô, ônibus (linha expressa X95) ou carro alugado para o deslocamento.

Caso você já esteja viajando pela Europa e deseje incluir Atenas em seu roteiro, também é possível chegar à cidade por via marítima.

Existem balsas/ferries saindo de Veneza, Bari, Ancona e Brindisi, na Itália, e Igoumenitsa, Corfu e Patras, na Grécia, rumo à capital do país.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para a Europa no buscador do Vai de Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Não se esqueça de incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para visitar Atenas?

Qual a melhor época para visitar Atenas?
Fonte: Pexels

A melhor época para visitar a cidade de Atenas vai depender da preferência pessoal de cada viajante.

A alta temporada acontece no verão europeu, de junho a agosto, quando o calor supera os 33ºC, não chove e a cidade fica repleta de turistas de todos os cantos.

No restante do ano, as temperaturas ficam amenas, com máximas entre 13ºC e 27ºC, e com tempo firme. Mesmo nos meses mais úmidos (de dezembro a fevereiro), não costuma chover por vários dias seguidos na cidade.

Caso você esteja pensando em viajar no inverno, no entanto, não se esqueça de consultar com antecedência a disponibilidade de acomodações no hotel da sua preferência. 

Vários estabelecimentos fecham as portas durante a estação mais fria do ano, mas com alguma procura é possível encontrar excelentes acomodações por preços bem mais econômicos em relação ao verão!

Os termômetros dificilmente ficam abaixo de 8ºC na cidade, mas em estações mais rigorosas é possível até nevar em Atenas no inverno.

Se for viajar nesta época do ano coloque um bom agasalho na mala para evitar surpresas!

Onde ficar em Atenas, Grécia?

Estamos falando de uma metrópole que recebe milhões de visitantes todos os anos, o que significa que não é difícil encontrar onde ficar em Atenas, Grécia.

Em todos os cantos da cidade existem hotéis, pousadas e hostels para todos os gostos e bolsos, dos mais simples aos mais luxuosos.

Isso também quer dizer que escolher com atenção onde ficar pode representar uma boa economia de tempo e dinheiro. Se você ficar no lugar certo, pode nem sequer depender do transporte público para visitar as atrações mais famosas.

A melhor região para ficar é nas proximidades da Acrópole, como os bairros de Makrygianni, Monastiraki, Plaka e Psiri, cheios de bares, restaurantes, lojas e museus: uma comodidade a mais para o turista.

Embora os hotéis tendem a ser ligeiramente mais caros nessas regiões, você vai economizar em deslocamentos pela cidade: assim, gastos mais altos com hospedagem podem compensar no fim das contas!

Você não abre mão de boa infraestrutura e prefere ficar na região mais moderna da cidade? Escolha um dos hotéis nos arredores da Praça Syntagma, que abriga shoppings, lojas, boates e bons hotéis, além de ficar a apenas 15 minutos de caminhada da Acrópole.

Encontre onde se hospedar em Atenas, Grécia, pagando pouco!

Encontre onde se hospedar em Atenas, Grécia, pagando pouco!
Fonte: Hotel Ambrosia Suites

Você pode encontrar onde se hospedar em Atenas, Grécia, com comodidade e sem abrir mão da economia. É só fazer sua pesquisa no El Quarto!

Por lá, você compara preços, reserva acomodações e até paga suas diárias em poucos cliques, com segurança e eficiência!

Nossa plataforma reúne hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do mundo a preços exclusivos, além de oferecer facilidades como o pagamento de diárias online e em reais, sem incidência de IOF.

Visite nosso site e faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar o berço da civilização ocidental pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer em Atenas, Grécia

Existem tantas atrações espalhadas pela cidade que você vai precisar de alguns dias e muita organização para conhecer tudo.

Para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem, destacamos as atrações que você não pode perder. Confira o que fazer em Atenas, Grécia!

Plaka 

Um dos melhores bairros para hospedagem em Atenas, Plaka é também o melhor endereço da noite local e uma das regiões mais antigas da cidade.

As ruas estreitas são ocupadas por construções em estilo neoclássico, do século XIX, onde se instalaram restaurantes, bares e lojas que vendem de tudo.

No ar, o aroma adocicado das frutas vendidas em barraquinhas espalhadas pelas ruas torna o passeio ainda mais agradável.

Por ali você poderá conhecer o Museu de Pavlos e Alexandra Kanellopoulos, que funciona em um antigo palácio que pertenceu à família Michaela, e o riquíssimo Museu de História da Universidade de Atenas, que fica na rua Stadiou.

Acrópole 

Acrópole
Fonte: Pexels

A acrópole mais conhecida do mundo fica em Atenas, Grécia, e é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade.

O sítio arqueológico grego mais famoso fica no alto de uma colina, a mais de 150 metros de altura: “Acrópole”, afinal, significa “Cidade Alta”.

O antigo complexo militar, político e religioso teve grande importância na Antiguidade e combina elementos arquitetônicos gregos, jônios e dórios, além de influências egípcias e persas.

Além de ser uma das construções mais antigas e importantes da Europa, onde estão instaladas construções como o Propileu, o Erecteion e o Templo de Atenea Niké, a Acrópole também oferece vista mais que privilegiada de toda a cidade de Atenas!

Ágora de Atenas 

Na Antiguidade, a Ágora de Atenas foi um dos principais centros urbanos do mundo, onde a vida comercial, política, artística e social da cidade fervilhava.

Era nessa ampla praça que ocorriam debates, comemorações, competições e apresentações artísticas que ajudaram a tornar Atenas uma das maiores metrópoles do mundo antigo.

Da Ágora original restaram apenas ruínas, mas não se engane: visitar a antiga praça é simplesmente imperdível! 

No local, você poderá conhecer a Stoa de Átalo, o Templo de Hefesto (do século V a.C) e o riquíssimo Museu da Ágora Antiga.

Monastiraki 

O colorido bairro de Monastiraki não é um dos mais antigos da cidade, mas certamente está entre os mais interessantes.

O bairro, que nasceu e cresceu nos arredores da Praça Monastiraki, abrigou um importante mosteiro no século XVIII e logo se transformou em um próspero centro urbano, quase como um mercado a céu aberto.

Em outras palavras, estamos falando da melhor região para comprar souvenires, experimentar a gastronomia grega e conhecer um pouco mais de como vivem os moradores locais.

Não deixe de conhecer o famoso Mercado de Pulgas de Monastiraki e aproveite para comprar algumas lembrancinhas para levar para casa!

Templo de Zeus Olímpico 

Templo de Zeus Olímpico
Fonte: Pixabay

Construído entre os séculos VI e II a.C, o imponente Templo de Zeus Olímpico é o mais conhecido templo de Atenas, Grécia, e, por isso, não pode ficar de fora do seu roteiro.

Também conhecido como Olympeion, o templo chegou a ter quase 100 metros de altura, mais de 40 metros de largura e 104 colunas coríntias, com 15 metros de altura: tudo feito com mármore trazido especialmente do Monte Pentélico.

A construção acabou parcialmente destruída após um violento terremoto durante a Idade Média, mas mesmo suas ruínas são capazes de mostrar quão monumental o Templo de Zeus Olímpico foi durante o auge do Império Grego!

Se você gosta de conhecer templos antigos, aproveite para incluir o Templo Erechtheion e o Templo do Poseidon em seu planejamento de viagem!

Estádio Panatenaico 

Equivalente grego ao Coliseu Romano, o Estádio Panatenaico foi erguido no século IV a.C. para sediar competições esportivas, como corridas de quadrigas e provas de atletismo.

Cinco séculos depois, o espaço foi completamente restaurado e convertido em uma espécie de anfiteatro de mármore para abrigar eventos organizados pelo político e sofista Herodes Ático.

Foi também no Estádio Panatenaico que ocorreu a primeira Olimpíada da era moderna, em 1896. O evento hoje é lembrado em detalhes no pequeno museu do estádio, dedicado à história dos Jogos Olímpicos.

Partenon 

Fica pertinho da Acrópole a construção mais importante de Atenas, o Partenon, um antigo templo dedicado à deusa Athena Parthenos com mais de 70 metros de altura e 30 metros de largura, cercado por colunas clássicas.

Construído em meados do século V a.C, o templo já abrigou uma estátua da deusa feita em ouro e marfim, com mais de 12 metros de altura, assinada pelo artista Fídias.

Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o Partenon é feito completamente em mármore, pesa mais de 20 mil toneladas e merece a sua visita durante sua viagem a Atenas!

Como era a cidade de Atenas na Grécia Antiga?

Como era a cidade de Atenas na Grécia Antiga?
Fonte: Pexels

Fundada há mais de 3.000 anos, Atenas sempre exerceu um papel de destaque no mapa europeu, muito antes da unificação do país.

Mas, afinal, qual a importância de Atenas na Grécia Antiga?

A cidade fica em uma posição estratégica, com fácil acesso aos mares Egeu e Jônico, bem como ao interior do continente: uma localização privilegiada, que colocou a cidade em vantagem nas disputas militares que se sucederam na Grécia.

Sucesso em batalhas contra persas, espartanos e outros povos garantiram estabilidade e fortuna aos cofres atenienses.

Tudo foi reaplicado em construções monumentais, grandes praças, pontes e outras estruturas imponentes!

Sob o comando firme de Péricles, entre os séculos VI e V a.C, a cidade prosperou e se tornou um importante pólo urbano, onde circulavam as elites política e intelectual do mundo antigo.

Foi nesse cenário que surgiram nomes como os filósofos e teatrólogos Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes, o historiador Heródoto, estadistas como Clístenes e Efialtes, entre outros grandes nomes da cultura ocidental.

Como é Atenas hoje?

Uma das 40 cidades mais ricas do mundo atual, Atenas é uma metrópole cosmopolita, que reproduz muito bem os ideais da União Europeia.

Principal centro econômico, político, cultural e industrial da Grécia, a cidade tem uma população diversificada, com mais 3 milhões de habitantes, dos quais 25% são imigrantes de outros países.

Se você já está se perguntando por que Atenas se chama Atenas, a resposta é simples: estamos falando da cidade de Atena (ou Minerva, na mitologia romana), deusa filha de Zeus e patrona da sabedoria e dos heróis.

Aliás, os deuses do Olimpo viraram apenas mitologia na Atenas moderna: hoje, a principal religião na cidade é a da Igreja Ortodoxa Grega.

O seguro viagem é obrigatório para a Grécia!

Nem pense em visitar Atenas, Grécia, sem um bom seguro viagem: sem o item obrigatório, você não pode nem entrar no país!

Existem diversas coberturas, em diferentes faixas de preço, disponíveis no mercado. 

Você pode avaliar esses serviços e ofertas no buscador Seguros Promo, que oferece gratuitamente uma ferramenta comparadora de seguro viagem!

Dessa forma, você poderá contar com cobertura médica e odontológica, seguro de bagagem, seguro por morte ou invalidez, assistência farmacêutica e outros serviços sem comprometer o seu bolso!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Os melhores hotéis baratos em Atenas, Grécia, estão no El Quarto!

Que tal começar a planejar sua viagem a Atenas, Grécia, agora mesmo? Visite o El Quarto para encontrar os melhores hotéis com diárias baratas para a sua visita à capital grega!

Você pode pesquisar entre milhares de acomodações a preços exclusivos e até pagar suas diárias online, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a milenar Atenas pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.