Banff: saiba mais sobre a cidade canadense!

26 dez 2023 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

Banff é a porta de entrada para as majestosas Montanhas Rochosas Canadenses e um destino imperdível para os amantes da natureza e da beleza cênica. 

Em meio a montanhas, lagos glaciais, florestas e uma fauna selvagem riquíssima, não faltam atrativos para encantar os visitantes.

Você pode explorar lagos como o Louise, Moraine, Peyto e Waterfall, fazer um passeio emocionante de gôndola pelas montanhas e muito mais. 

E que tal caminhar sobre a geleira Athabasca, percorrer a estrada cênica Icefields Parkway ou conhecer restaurantes incríveis?

Venha descobrir mais sobre esse destino extraordinário do Canadá!

Banff: descubra o melhor da natureza canadense!

Banff: descubra o melhor da natureza canadense!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Apesar do tamanho modesto, com menos de 8.000 habitantes, Banff, Canadá, é uma verdadeira gigante no turismo do país da América do Norte.

A cidade é uma excelente base para quem deseja explorar o maciço das Montanhas Rochosas Canadenses, com seus mais de 4.800 km de extensão.

Mais que isso, o destino fica em meio a um dos mais belos parques do Canadá, onde a natureza é a grande protagonista.

Suas atrações podem encantar desde os entusiastas de esportes de inverno quanto apaixonados por atividades ao ar livre no verão!

Por todo lado, não é incomum avistar ursos, alces e outras estrelas da fauna local, garantindo uma experiência ainda mais imersiva.

A infraestrutura turística da cidade é excelente, com ampla oferta de hotéis, restaurantes, lojas e agências que oferecem passeios pela região. Ou seja, trata-se de um destino completo, e cheio de tesouros a desvendar!

Onde fica Banff no Canadá?

A cidade de Banff fica na província de Alberta, no Canadá, a apenas 130 km de Calgary. 

O destino fica “espremido” entre os montes Cascade e Rundle, que compõem as Montanhas Rochosas, e garante fácil acesso a dezenas de lagos. O mais famoso é o Lake Louise, a 58 km de distância.

A cidade fica a 850 km de Vancouver e a apenas 400 km de Edmonton, podendo ser incluída em roteiros pela região leste do Canadá. 

Mapa de Banff

Esse apaixonante destino canadense fica dentro de um dos principais parques nacionais do país. Embora a cidade, em si, seja pequena, suas atrações se estendem muito além da área urbana.

Assim, a melhor maneira de explorar a região é de carro, o que facilita os deslocamentos e amplia as possibilidades turísticas.

Veja onde fica Banff, Canadá, no mapa!

Como chegar a Banff no Canadá?

O melhor caminho para chegar à porta de entrada das Montanhas Rochosas é pelo Aeroporto Internacional de Calgary. Não há voos diretos a partir do Brasil, mas basta uma ou duas conexões para chegar à cidade.

A distância de 125 km a partir de Calgary é a segunda parte da viagem. Essa travessia pode ser feita de carro, transfer ou ônibus pela rodovia Trans-Canada, também conhecida como AB-1 W. A rota é duplicada e muito bonita. 

De trem, a VIA Rail conecta a cidade ao restante do país por meio de uma ampla rede de ferrovias. Para os que preferem ônibus, da Greyhound é a opção mais indicada. 

Quando ir a Banff?

Mesmo que você esteja marcando a sua viagem para meses mais quentes, como de junho a agosto, é melhor se preparar para o frio. A média anual de temperatura na cidade é de apenas 3ºC.

Mas não se preocupe, porque os parques nacionais e as belezas naturais da região permanecem acessíveis praticamente durante todo o ano.

Nos meses mais frios, de dezembro a fevereiro, os termômetros ficam em torno de -7.5°C e a neve é constante. Nos meses mais quentes, a temperatura média sobe para 13.5°C e o tempo fica mais chuvoso. 

O verão, aliás, coincide com a alta temporada. As temperaturas mais amenas e o período de férias no Hemisfério Norte atrai muitos turistas aos parques da região. 

Viajar no inverno, por sua vez, é aconselhável para os entusiastas de esportes na neve. Você poderá esquiar pelas montanhas e patinar em lagos congelados belíssimos.

Você prefere temperaturas mais amenas e deseja evitar o fluxo intenso de turistas? A segunda quinzena de junho ou meados de setembro são as melhores oportunidades.

Onde se hospedar em Banff?

Onde se hospedar em Banff?
Irwin’s Mountain Inn

Decidir onde ficar em Banff não é difícil. A cidade conta com excelente infraestrutura turística e acomodações em todas as faixas de preço. 

Para quem está sem carro e prefere explorar a cidade a pé, considere ficar nas proximidades da Banff Avenue ou das ruas Wolf e Caribou.

Se você conta com veículo próprio e faz questão de ficar em meio a natureza, considere escolher uma das pousadas nos arredores do Lake Louise.

A cidade vizinha de Canmore, a 25 km de distância, ou Jasper, a 300 km, também são boas alternativas para quem deseja economizar em diárias. As cidades são menos famosas, mas também têm boa infraestrutura de serviços.

Encontre a sua hospedagem em Banff no El Quarto!

Sua viagem para o Canadá fica mais prática e econômica com o El Quarto. Nossa plataforma foi criada para atender plenamente as necessidades daqueles que buscam fazer reservas online de hotéis com economia, conforto e praticidade. 

O El Quarto oferece uma ampla seleção de acomodações ao redor do mundo. Assim, você conta com a flexibilidade necessária para escolher o local que melhor se encaixa no seu plano de viagem.

Você encontra hotéis, pousadas, resorts e muito mais em todas as faixas de preço, além de muitas opções com cancelamento gratuito. 

Os viajantes ainda podem parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito e pagar as diárias em reais, sem acréscimo de IOF.

Visite o nosso site e descubra o conforto de planejar sua estadia com uma plataforma especialmente criada para tornar a sua experiência mais fácil e econômica!

O que fazer em Banff?

A cidade e seus arredores oferecem uma gama diversificada de experiências, muitas das quais são verdadeiros convites à contemplação e apreciação da paisagem. 

Conheça os pontos turísticos de Banff, Canadá, mais imperdíveis!

Lake Louise

O Lake Louise é um lago rodeado por um charmoso vilarejo, considerado uma joia nas Rochosas Canadenses. 

O lago, com sua coloração verde-azulada, varia de tonalidade conforme a luz. O resultado é um verdadeiro espetáculo da natureza!

A rota até lá percorre curvas em meio às montanhas nevadas, florestas e lagunas da região. É um cenário de contos de fadas!

Nos meses mais quentes, o lago parece convidar os visitantes a desfrutarem de trilhas, passeios de caiaque e piqueniques ao ar livre. No inverno, o lago se congela e possibilita a prática de patinação no gelo e esportes na neve.

Quer mais motivos para conhecer o Lake Louise? Você pode acessar o lago e as trilhas nos seus arredores gratuitamente!

Moraine Lake

Moraine Lake é uma das maravilhas do parque nacional, e é um verdadeiro cartão-postal canadense. 

Seu encanto reside na água de um azul turquesa cristalino, margeado por florestas exuberantes e montanhas de picos nevados.

O Moraine Lake pode até ser menos famoso que seu vizinho, Lake Louise, mas certamente merece entrar em seu itinerário de viagem.

O lago é alimentado por águas glaciais e tem cerca de 5 km² de superfície, mas fica acessível apenas durante os meses mais quentes do ano.

Peyto Lake

Peyto Lake
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Outro lago paradisíaco da região é o Peyto Lake, também situado no parque nacional. O lugar é belíssimo e oferece também um mirante panorâmico. 

Para aproveitar ao máximo a visita, a dica é chegar cedo pela manhã, preferencialmente antes das 10h, ou no final da tarde. Assim, você encontra o lugar menos cheio.

Independentemente das condições climáticas, que podem variar a tonalidade do lago entre verde e azulado, a experiência é sempre incrível. 

Além do mirante, para os entusiastas de caminhadas, há a opção de percorrer um trekking de 3 km até o Bow Summit Lookout, outro mirante incrível.

Waterfowl Lake

O Waterfowl Lake é o lago menos conhecido, mas não menos deslumbrante, do parque nacional. O local fica ao longo da Icefields Parkway e costuma encantar os visitantes de janeiro a janeiro.

As águas esverdeadas ficam em um vale que tem como pano de fundo as montanhas rochosas, nevadas em qualquer época do ano. A região também tem uma densa vegetação, cujas cores se transformam a depender da estação.

Se possível, visite o lago em dias ensolarados e com pouco vento, quando o lago se transforma em um espelho impressionante que reflete as montanhas.

Banff Gondola

A Banff Gondola é um teleférico fechado que leva os visitantes ao topo da Sulphur Mountain, a quase 2.300 metros acima do nível do mar. 

A subida dura cerca de 8 minutos e percorre quase 700 metros sobre as Montanhas Rochosas Canadenses.

No topo da montanha, você encontrará passarelas e escadarias que proporcionam vistas deslumbrantes da cordilheira. Um convite irresistível para os entusiastas da fotografia e da natureza!

Vale lembrar que a gôndola costuma fechar durante o inverno. Mesmo em dias quentes, é aconselhável subir o teleférico com um casaco, pois a altitude e os ventos podem trazer temperaturas mais frias.

Athabasca

O que você acha de caminhar sobre uma geleira? É isso que te espera em Athabasca! 

No local, os turistas têm a oportunidade extraordinária de embarcar em grandes veículos de neve para fazer a subida até a geleira. 

Durante o passeio, você poderá viver experiências como beber água glacial e apreciar a imensidão de uma montanha de gelo formada há milhares de anos. 

Outra possibilidade é percorrer a Glacier Skywalk, uma plataforma de vidro que revela vistas da montanha de um ângulo incrível. 

Bow River

O Bow River, rio que nasce nas Montanhas Rochosas, desempenha um papel fundamental na paisagem e na história da cidade. 

Com mais de 500 km de extensão, suas águas verde-claras serpenteiam por lagos e vales paradisíacos. O local é de grande importância, inclusive, para povos originários canadenses. 

Na cidade, o rio atravessa a área central, culminando nas Bow Falls, quedas d’águas belíssimas.

Não deixe de passear pelas margens do Bow River, onde você encontrará trilhas e ciclovias para explorar a área. Para os mais aventureiros, há pontos de aluguel de caiaques, onde as águas do rio se tornam mais serenas.

Tunnel Mountain

Tunnel Mountain
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Seguindo pelo vale do rio Bow, você chegará à Tunnel Mountain, pertinho do centro da cidade. A montanha enriquece a paisagem e atrai moradores em busca de exercícios físicos ao ar livre.

É possível subir a trilha de 4,3 km da Tunnel Mountain, cujo nível de dificuldade é considerado fácil. O esforço é compensado pela vista panorâmica que se desvenda do topo. 

Há alguns pontos estratégicos ao longo da trilha que servem como mirantes, convidando os aventureiros a capturarem a beleza da paisagem em fotografias. Um passeio simplesmente imperdível!

Icefields Parkway

A Icefields Parkway, oficialmente chamada Highway 93, é a sinuosa rodovia que percorre parte das Rochosas Canadenses, conectando a cidade ao parque nacional de Jasper. 

Com uma extensão de 230 km, a rodovia cênica é duplicada para oferecer uma experiência de condução segura, cercada por grades ao longo do percurso.

Tudo foi planejado para evitar colisões com animais, enquanto pontes elaboradas imitam a flora local. O cenário é verdadeiramente belíssimo.

No caminho, você encontrará o Columbia Icefield, campo de gelo que abriga a geleira Athabasca, o Peyto Lake e outros tesouros naturais.

Banff Upper Hot Springs

Para viver uma experiência inesquecível e bem diferente, não deixe de visitar o complexo Banff Upper Hot Springs. É uma piscina a céu aberto, alimentada por águas minerais naturalmente aquecidas, a mais de 1.500 metros de altitude.

As águas são mantidas entre 37ºC e 40ºC, sendo uma forma agradável de espantar o frio característico da região. A piscina é preenchida por uma composição única de minerais, como cálcio, bicarbonato, sulfato, magnésio e sódio. 

O local conta com excelente estrutura, incluindo salva-vidas, vestiários, estacionamento e piso antiderrapante. Também há oferta de serviços de spa e cafeteria. 

Banff National Park

A grande atração da cidade é o Banff National Park, com mais de 6.000 km² de área verde. É o mais antigo parque nacional do Canadá, estabelecido em 1885. 

O cenário é marcado por montanhas majestosas, lagos cujas águas emergem de fontes subterrâneas, belas trilhas e vastas extensões de florestas. 

É possível explorar tudo por meio de tours especializados, mas pode ser mais interessante alugar um carro para conhecer a região no seu próprio ritmo. 

Viaje para Banff com tranquilidade! Contrate um seguro viagem!

Se você está pensando em visitar o Canadá, não se esqueça do seguro viagem, pois esse item pode fazer a diferença na sua experiência de viagem!

O seguro viagem oferece proteção em situações inesperadas, como despesas médicas, problemas com bagagem e cancelamentos de voo. Além disso, você também conta com serviços de evacuação de emergência e repatriação sanitária. 

Esses e outros benefícios podem ser de grande serventia em caso de acidentes ou problemas de saúde. Também é possível adquirir coberturas específicas para a prática de esportes, recomendada para quem deseja esquiar, por exemplo.

O Seguros Promo é uma referência no segmento e tem parceria com as melhores seguradoras do mercado para levar as melhores opções até você. É possível até personalizar a sua proteção com coberturas adicionais. 

Aproveite para utilizar a ferramenta comparadora exclusiva do site para facilitar a escolha do plano ideal para a sua viagem!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Quanto tempo ficar em Banff?

Quanto tempo ficar em Banff?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

É possível montar um roteiro com o que fazer em Banff em 2 dias, mas pode ser muito mais interessante passar mais tempo na cidade.

Com tantos lagos, trilhas, florestas e encantos para conhecer, há atrações suficientes para encher dias e dias de viagem.

É recomendável reservar pelo menos de quatro a cinco dias para visitar lugares como Lake Louise, Moraine Lake, Peyto Lake e as fontes termais. 

Quanto custa viajar para Banff, Canadá?

O Canadá não é um destino barato, mas é possível aproveitar o que a cidade tem a oferecer sem pesar no bolso.

Embora alguns passeios tenham custo mais elevado, como a gôndola (a partir de 60 dólares canadenses, em dezembro/2023), outros são mais acessíveis. 

Há também opções gastronômicas para todos os bolsos, com preço médio em restaurantes de 15 a 40 dólares canadenses por pessoa. Em relação aos hotéis, é possível encontrar diárias a partir de 50 dólares canadenses.

Além disso, muitos dos pontos turísticos, como o parque nacional e os lagos, não exigem desembolsos adicionais. Você pode explorar a beleza natural sem custos de entrada. 

Os maiores descontos em hotéis no Canadá estão no El Quarto!

Conte com o El Quarto para planejar a sua viagem para Banff com a economia que você merece. 

Nosso site é uma plataforma completa de hospedagem online: você compara preços, reserva quartos e até paga diárias pela internet, com comodidade e segurança.

Faça uma cotação e descubra que conhecer os encantos das Montanhas Rochosas Canadenses pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.