Barra de São Miguel: onde ficar, o que fazer, quando ir…

20 jul 2021 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

A região de Barra de São Miguel pode ser o destino ideal para sua próxima viagem. Esse pequeno município costeiro alagoano combina o charme de uma antiga vila de pescadores a praias paradisíacas no coração da Costa dos Corais.

Como a cidade fica a apenas 30 km de Maceió, os fins de semana e feriados prolongados são períodos de intenso movimento turístico, com milhares de turistas invadindo essa pequena cidade com 8.000 habitantes.

Por essas e outras, antes de se empolgar e começar a montar seu roteiro de viagem, o  viajante não pode deslizar no planejamento. 

Neste artigo, você encontra um guia definitivo de hospedagem, com tudo que você precisa saber para reservar a melhor acomodação para a sua estadia: onde ficar, os principais atrativos turísticos, onde comer e muito mais. Veja só!

Barra de São Miguel: monte um roteiro completo!

O litoral alagoano é um lugar bonito por natureza, capaz de reservar paisagens paradisíacas a seus visitantes, como as galés de Maragogi, as piscinas naturais de Pajuçara e Paripueira, e muito mais, como a fotogênica Barra de São Miguel.

Protegida pela maior unidade de conservação da vida marinha no país, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, a cidade oferece mar cristalino em diversos tons de verde e azul, areia dourada e excelente infraestrutura.

Por isso, não é exatamente uma surpresa descobrir que o município está entre os principais destinos turísticos de Alagoas.

Toda essa badalação tem uma consequência direta para o viajante: como a pequena cidade está sempre repleta de turistas, seu planejamento deve ser minucioso e antecipado para evitar surpresas e prejuízos.

Quanto antes você fizer suas reservas de hospedagem, maiores as chances de garantir sua estadia por preços mais econômicos.

Onde fica Barra de São Miguel?

Onde fica Barra de São Miguel?
Fonte: Marinelson Almeida / Flickr / CC BY 2.0

A cidade fica no Litoral Sul de Alagoas, às margens do rio Niquim e da Costa dos Corais, o que garante mar calmo, praticamente sem ondas na região.

O balneário de areia clara e mar azul intenso fica a apenas 30 km da capital alagoana, Maceió, e a menos de 200 km do principal destino turístico do estado, Maragogi.

Como chegar à cidade?

A maneira mais fácil de chegar à Barra de São Miguel, Alagoas, é de avião, por Maceió: o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares fica a 57 km do centro da cidade.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para Maceió ou qualquer outro destino no melhor site buscador do Brasil, Passagens Promo.

A plataforma reúne as melhores ofertas das principais companhias aéreas e dispõe até de alerta de preços para notificar o viajante sempre que o trecho desejado entra em promoção.

Depois de desembarcar no aeroporto da capital alagoana, você pode finalizar o trajeto de carro ou ônibus: a cada 15 minutos parte um ônibus da Praça Afrânio Jorge rumo a São Miguel.

O trajeto a partir da capital alagoana pode ser feito pelas rodovias BR-424 ou BR-101 em pouco mais de 1 hora.

Contrate um seguro de viagem e fique tranquilo durante seu passeio!

Mapa

Embora seja uma cidade relativamente pequena, com menos de 10 mil habitantes, Barra de São Miguel reúne atrativos suficientes para encher semanas de viagem. Confira onde fica o município alagoano no mapa!

Faça reservas no hotel antes e tenha desconto!

Quem pretende desfrutar de uma estadia agradável e inesquecível na Barra de São Miguel não pode bobear ao montar o roteiro de viagem: uma etapa essencial do planejamento é escolher com carinho onde ficar.

Nessa tarefa, você pode contar com a melhor plataforma de busca de hospedagem do Brasil, El Quarto: o site reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo com preços exclusivos!

Fazer uma simulação é rápido e fácil: você só precisa digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas da viagem. Depois, basta escolher a melhor opção para o seu estilo e seu bolso!

Visite a plataforma do El Quarto e descubra que conhecer a Costa dos Corais pode sair mais barato do que você pensa!

Onde ficar em  Barra de São Miguel?

Onde ficar na Barra de São Miguel?
Fonte: Hotel Brisamar

Como a cidade fica bem perto de Maceió, muitos viajantes se hospedam da capital alagoana e visitam São Miguel apenas no esquema bate-volta.

Se você, porém, deseja acordar perto do mar e desfrutar o máximo possível do visual paradisíaco de um dos principais destinos da Costa dos Corais, pode ser uma boa ideia se hospedar no balneário!

A cidade oferece uma vasta rede hoteleira, com boas pousadas rústicas, alguns hotéis mais tradicionais e resorts incríveis, com opções que cabem em todos os bolsos.

A maior parte das hospedagens está distribuída ao longo da orla barrense, desde a região de Saquarema à Praia do Meio. Também existem bons estabelecimentos nos arredores da Praia do Francês.

Confira algumas sugestões para a sua viagem!

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Pousada San Mar

Localizada a menos de 1 km da principal praia da cidade, a Pousada San Mar fica a poucos metros do principal polo gastronômico barrense, como o Praêro Beach Club e Vila Niquim.

O clima praiano da pousada pet friendly fica completo com um amplo jardim tropical, piscina ao ar livre, buffet de café da manhã diário, bar, wi-fi em todos os ambientes e estacionamento privativo gratuito.

Climatizadas, as acomodações dispõem de varanda privativa com rede, TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo.

Lua Pousada

A Lua Pousada é uma pousada na Barra de São Miguel, situada a 3 km do centro da cidade, de frente ao mar, onde o viajante encontra clima rústico, bem pé na areia.

Os hóspedes podem usufruir de piscina ao ar livre, área de churrasqueira, recepção 24 horas, bar, buffet de café da manhã, wi-fi em todas as acomodações e áreas comuns, além de estacionamento gratuito.

Os quartos da propriedade são bem rústicos e dispõem de varanda com rede, TV de tela plana, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo.

Seu animal de estimação é bem-vindo nesta pousada pet friendly. Se você estiver viajando em grupo, não deixe de consultar sobre a disponibilidade de quartos para famílias.

Gungaporanga Hotel

Gungaporanga Hotel
Fonte: Hotel Gungaporanga

O Gungaporanga é um hotel Barra de São Miguel 5 estrelas que se destaca pela ampla piscina panorâmica de borda infinita com vista tanto para a Praia do Gunga quanto para a Lagoa do Roteiro.

Todas as acomodações têm formato bangalô que incluem decoração contemporânea, ar-condicionado, cama confortável, frigobar, aparelho de DVD e banheiro privativo. 

As unidades superiores dispõem de piscina privativa e/ou banheira de hidromassagem.

A estrutura de lazer do hotel oferece sauna, piscina ao ar livre, academia de ginástica com aparelhos de última geração, wi-fi, bar, salão de jogos e restaurante especializado em gastronomia regional e internacional.

O balcão de turismo da pousada oferece tratamentos de spa e bem-estar, passeios de jangada e até traslado de ida/volta para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

Kenoa – Exclusive Beach Spa & Resort

Considerado um dos melhores resorts do Brasil, o 5 estrelas Kenoa – Exclusive Beach Spa & Resort Barra de São Miguel oferece estrutura de lazer completa para seus hóspedes em frente à principal praia da cidade.

Nos formatos de villa e suítes, as acomodações dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, área para refeições, vista do mar, aparelho de DVD, wi-fi e banheiro privativo com amenidades para banho de cortesia.

O resort dispõe de restaurante e trecho de área privativa, além de estacionamento gratuito, terraço panorâmico, serviço de concierge, balcão de turismo para organizar passeios e excursões, sauna, business center e outras comodidades.

O que fazer na Barra de São Miguel?

O cenário paradisíaco é apenas um dos elementos que torna São Miguel um destino formidável no litoral alagoano.

Em meio a longos trechos de areia branca o viajante encontra águas cristalinas em belos tons de verde, praticamente sem ondas: o mar calmo é uma cortesia da barreira de corais que impede a formação de ondas fortes na região.

Esses corais também criam cenários perfeitos para a prática de mergulho com snorkel, passeios de jangada, e por aí vai. 

Confira o que fazer em Barra de São Miguel, Alagoas!

Praia de Barra de São Miguel

A cidade tem mais de 10 km de orla, por onde estão distribuídas belíssimas praias com águas calmas, ideais para a prática de canoagem, stand-up paddle, banana boat e passeios de barco.

A Praia da Barra de São Miguel é uma das mais badaladas, especialmente por abrigar um dos beach clubs mais famosos da cidade, o Praêro Beach Club.

Neste ponto da cidade, o banhista consegue chegar bem perto da barreira de corais: durante a maré baixa, o mar na região se transforma em uma grande piscina cristalina, sem ondas.

A infraestrutura para o visitante é robusta, com vários quiosques e barracas de praia, banheiros e estacionamento, bem como uma excelente oferta de hotéis e pousadas.

No entanto, como a praia fica bem próxima ao centro e é de fácil acesso, isso também significa que o movimento na região é intenso, sobretudo aos fins de semana. Ou seja, chegue cedo para garantir seu lugar ao sol!

Praia do Gunga

Uma das praias mais bonitas da cidade, a Praia do Gunga fica localizada em meio a um imenso coqueiral, em um visual bastante selvagem.

A areia branca contrasta com os diferentes tons de vermelho das Falésias do Gunga, imensos desfiladeiros que recortam a costa, por onde é bastante comum desfrutar de passeios de buggy.

Em muitos momentos a praia acaba se parecendo uma península: de um lado estão as águas azuis do Atlântico e, do outro, a calmaria da Lagoa do Roteiro, um dos principais atrativos da cidade.

Lagoa do Roteiro

No meio do caminho entre as praias do Gunga e da Barra, a Lagoa do Roteiro é um dos cenários mais encantadores da cidade.

Ali, os viajantes podem fazer passeios de canoa ou visitar um viveiro de ostras: que tal degustar a iguaria bem fresca de frente para mar?

O ecossistema da Lagoa do Roteiro é riquíssimo, cheio de animais aquáticos e aves marinhas, e você pode aproveitar para conhecer a Vila Palateia, um vilarejo de pescadores bem rústico às margens da lagoa.

Onde comer em Barra de São Miguel

As belas paisagens de Barra de São Miguel não são as únicas atrações desse charmoso município alagoano: a cidade também dispõe de uma excelente rede gastronômica, com bons restaurantes e bares que servem praticamente de tudo.

Situado à beira-mar, o Praêro oferece ambiente rústico e aconchegante para quem deseja saborear pratos tradicionais da culinária alagoana, especialmente frutos do mar.

Quer conhecer releituras requintadas de pratos nordestinos? Você pode gostar do Cada do Cheff, que abre exclusivamente aos fins de semana e feriados.

Um dos restaurantes mais badalados da cidade é o Macuípe Comedoria, que fica aberto durante os 12 meses do ano e é especializado em culinária regional.

Se você não gosta muito de frutos do mar e procura alternativas para seu jantar, a churrascaria BSM Steak pode ser a melhor opção.

Para encontrar vários bares e restaurantes concentrados em uma só região, visite a Vila Niquim, endereço do maior polo gastronômico barrense.

Barra de São Miguel: quando ir?

Estamos falando de uma cidade que registra temperaturas elevadas, com máximas acima de 30ºC, durante o ano inteiro. Isso não significa, porém, que você pode relaxar em relação à data da viagem.

Diferentemente de vários destinos nordestinos, onde o sol é constante durante o ano inteiro, Alagoas é um estado com uma temporada chuvosa bem definida.

De maio a agosto, as chances são de que seu dia de praia pode ser interrompido pela chuva.

Além disso, lembre-se de que a cidade registra intenso movimento turístico aos fins de semana e feriados. Por isso, se você faz questão de praias vazias, é melhor conhecer a cidade em dias úteis.

Lembre-se de que as praias barrenses têm trechos de areia bem curtos, o que pode significar mais banhistas por m² de praia.

Para curtir seu passeio com mais conforto, vale a pena visitar as praias na maré baixa, ou seja, fique de olho na tábua de marés!

Pensando em viajar? Vá de Passagens Promo!

Encontre hotéis e pousadas na Barra de São Miguel!

Agora que você já sabe os melhores lugares para ficar em Barra de São Miguel, chegou a hora de garantir a sua hospedagem pelo melhor preço do mercado.

Visite nosso site buscador, El Quarto, para encontrar milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo por ofertas imperdíveis.

Nossa plataforma reúne as melhores opções de hospedagem com preços exclusivos, possibilidade de cancelamento grátis e pagamento online, para que você não precise se preocupar com nenhum gasto surpresa depois do check-in!

Encontrar a alternativa mais barata para a sua estadia é fácil e rápido: basta digitar a cidade que você vai visitar, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso!

Faça uma simulação e descubra que visitar a Costa dos Corais pode sair muito mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.