Barra Grande, Bahia: veja o que fazer, onde fica e outras dicas!

10 jan 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Barra Grande, Bahia, é uma das praias mais disputadas do litoral sul do estado, e se você pretende incluí-la em seu roteiro turístico, fez uma excelente escolha!

O destino reúne cenários deslumbrantes em praias oceânicas e fluviais, piscinas naturais de águas transparentes e locais tanto para quem busca agito e diversão quanto para os que preferem sossego e descanso.

Quer conhecer um pouco mais sobre Barra Grande, Bahia? A seguir, vamos dar várias dicas de viagem para você aproveitar o local de verdade. Boa leitura!

Barra Grande, Bahia: dicas de viagem e praias paradisíacas!

A Bahia é uma verdadeira joia brasileira e guarda tesouros naturais magníficos

O litoral sul do estado tem um monte de praias, piscinas naturais, imensos coqueirais, matas, rios e lagoas incríveis!

É um ambiente perfeito para passar as férias em família, em grandes grupos, ou mesmo em uma viagem em que você é a sua grande companhia.

Além das maravilhas naturais, sobre as quais vamos falar logo mais neste texto, você precisa saber que na praia de Barra Grande, Bahia, existem muitos bares e restaurantes para se esbaldar na deliciosa culinária baiana e tomar aquele drink bem gelado!

Em que cidade fica Barra Grande?

Em que cidade fica Barra Grande?
Fonte: Pexels

Se pretende passar uma temporada na Bahia, é importante saber mais sobre Barra Grande, onde fica e outras informações, concorda? 

Barra Grande é o nome de um dos muitos vilarejos que existem na Península de Maraú, no caso, onde fica a praia de mesmo nome.

Mapa de Barra Grande, Bahia

Embora não exista nenhum segredo para se deslocar em Barra Grande, Bahia, mapa é um item que vai te auxiliar bastante.

Com o auxílio do mapa você poderá visitar toda a famosa Costa do Dendê para conhecer outras praias maravilhosas além de Barra Grande, onde fica o “coração” da Península de Maraú.

Além disso, o mapa marca a posição dos melhores hotéis em Barra Grande, dos restaurantes e de todas as praias da região. Bem prático, certo?

Como ir à Barra Grande, Bahia?

O Aeroporto de Ilhéus encontra-se a 130 km de Barra Grande, Bahia, onde fica grande parte dos hotéis para quem deseja conhecer a Península de Maraú.

Saindo de Ilhéus, são aproximadamente 3 horas de carro. O turista também tem a opção de pegar um ônibus ou transfer a partir do aeroporto e também de fazer o trajeto de lancha.

Para você ter uma ideia de onde fica o vilarejo, Itacaré, uma cidade mais ao sul, famosa por suas lindas praias e pousadas luxuosas, está a aproximadamente 67 km de distância. 

Uma viagem de carro nesse trecho dura cerca de duas horas pela BA-001 e BR-030.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como ir de Salvador para Barra Grande?

A resposta para essa pergunta depende da pressa do viajante. 

Se o turista está mais interessado em chegar logo, recomendamos que pegue um voo de Salvador a Ilhéus e finalize o trajeto por um dos meios que recomendamos acima.

E ainda, quer saber como ir de Salvador para Barra Grande sem precisar comprar passagens aéreas? Tudo bem, mas prepare-se para percorrer cerca de 280 km em, pelo menos, 6 horas.

O caminho mais rápido envolve travessias em balsas e longos trechos de pontes sobre rios, então aproveite a paisagem do trajeto!

De Salvador, embarque seu veículo para a Ilha de Itaparica, depois, siga para a rodovia BA-001 até o encontro com a BR-030. 

Vá pela BR para percorrer toda a extensão da Península de Maraú e chegar à Barra Grande, Bahia. 

Barra Grande, Bahia: quando ir?

Barra Grande, Bahia: quando ir?
Fonte: Unsplash

O litoral da Bahia pode ser visitado durante o ano todo, pode ter certeza que vai sempre encontrar o sol escaldante e o Atlântico infinitamente azul.

No entanto, em alguns períodos o fluxo de turistas pelo local pode ser incômodo para quem procura ambientes mais reservados. 

No verão, por exemplo, que vai de dezembro a março, as temperaturas chegam a 28°C e os turistas chegam com tudo!

Trata-se da época em que os hotéis e praias ficam mais disputados. Durante o inverno, entre junho e setembro, as máximas vão até 25°C.

As chuvas podem ocorrer a qualquer momento na Península do Maraú, mas isso não deve ser um empecilho para você curtir a região.

A maioria das praias conta com barracas na orla, onde você poderá se refugiar das chuvas e apreciar uma bebida gelada enquanto observa o incrível cenário da Península de Maraú.

Onde ficar em Barra Grande?

Barra Grande, Bahia, tem os melhores hotéis da Península do Maraú. 

Por causa disso, muitos artistas e personalidades famosas escolhem o local como destino para suas as férias dos sonhos.

É importante ressaltar que trata-se de um lugar muito seguro e bem policiado. Os turistas caminham pelas ruazinhas de areia com toda tranquilidade para usarem seus celulares a qualquer momento.

Entre a Ponta do Mutá e a Praia de Bombaça é muito fácil encontrar excelentes opções de hospedagem com vista para o mar, e resorts incríveis. 

Você estará nas proximidades de praias deslumbrantes, do antigo Farol da Ponta do Mutá, além de excelentes restaurantes.

A costa leste de Barra Grande é onde se encontram a maioria dos hotéis, pousadas e outros tipos de acomodações. 

A vizinhança da Avenida Vasco Neto e a Rua Dr. Chiquinho é repleta de alternativas de hospedagem!

São diversos estabelecimentos e uma enorme gama de preços, o que ajuda bastante tanto quem deseja opções de baixo custo quanto o turista que pretende se hospedar com luxo e exclusividade.

Além disso, nessa região estão praticamente todos os restaurantes e estabelecimentos que ficam abertos à noite para jantar e curtir uma música ao vivo.

Promoção de hospedagem em Barra Grande, BA!

Promoção de hospedagem em Barra Grande, BA!
Fonte: Pousada Terra Mar Way

Quer se hospedar nos melhores hotéis de Barra Grande, Bahia, e economizar uma boa quantia na hora de fechar as reservas? 

O ElQuarto é uma plataforma de pesquisa muito fácil de usar, que compara o preço de diversos hotéis da região para simplificar a sua vida.

E ainda, você pode aplicar o filtro de menor preço e as opções com cancelamento grátis aparecem em destaque. 

Você precisa colocar a cidade de destino, no caso, Barra Grande, Bahia, o período da estadia e o número de hóspedes e quartos.

Pelo ElQuarto o resultado fica pronto em instantes e dá para parcelar no cartão mesmo. Acesse e faça a sua pesquisa gratuita!

O que fazer em Barra Grande, Península de Maraú?

A seguir, vamos apresentar o que fazer em Barra Grande para se divertir, descansar e ter excelentes momentos durante seu passeio pela Península de Maraú, na Costa do Dendê. Confira o que fazer abaixo!

Taipu de Fora

O mar é azul claro em Taipu de Fora, uma das praias mais movimentadas da região de Barra Grande, Bahia, e o perfeito cenário do caribe brasileiro! 

Também existem algumas pousadas bem próximas à praia, o que facilita bastante o deslocamento para quem viaja em família. 

A orla conta com excelente estrutura de barracas e restaurantes.

As areias douradas são um convite para um passeio em horários em que o sol não “castiga” e as piscinas naturais servem de playground para adultos e crianças observarem a vida marinha com o snorkel.

Ponta do Mutá

Ponta do Mutá
Fonte: Turismo Bahia / Flickr / CC BY-SA 2.0

O turista deve dedicar um dia inteiro para curtir essa que é uma das praias mais significativas da Península do Maraú.

Os restaurantes e bares do local oferecem cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis para os clientes, super cômodo para quem pretende almoçar e beber enquanto aprecia o pôr do sol mais famoso da Bahia. E com direito a música ambiente e bebida gelada!

Existe uma enorme faixa de areia de 6 km que vai da Ponta do Mutá, passando pelo Farol, até Taipu de Fora, um excelente passeio se você curte fazer uma boa caminhada.

Praia de Algodões

Além de ser uma boa opção para se hospedar, embora um pouco distante de Barra Grande, onde fica a maior concentração de turistas, a Praia de Algodões é pouco movimentada, representando um destino mais pacato.

Fica a 23 km do centro de Barra Grande: em uma viagem de carro você dificilmente gastará mais do que uma hora para chegar. 

É uma praia com cenário indescritível e que deve constar em seu roteiro!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Praia de Barra Grande

Trata-se do centro comercial da região, concentra lojas de todos os tipos, desde o belíssimo artesanato local até as farmácias, mas nada comparado com qualquer capital ou cidade grande. 

O vilarejo é muito tranquilo e dá fácil acesso à praia de Barra Grande.

O melhor atributo da praia (fora a beleza natural) é que a faixa de areia é bem extensa, então, mesmo na época da alta temporada, sempre é possível encontrar um “espacinho” onde esticar a canga e tomar um sol em paz.

Baía de Camamu

Baía de Camamu
Fonte: Flaviac / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

A Baía de Camamu é a região da foz do Rio Orojo e o passeio de barco por suas ilhas fluviais é imperdível, se quiser ainda mais contato com a natureza. 

É a terceira maior baía do Brasil, com matas fechadas, manguezais e até cachoeiras. Tudo muito bem preservado!

Rio Carapitangui

Que tal mudar de ares e experimentar um banho em águas doces para variar um pouco? 

O Rio Carapitangui tem um restaurante com deck por sobre suas águas e diversos pontos propícios para nadar, inclusive com crianças.

Nesse ponto de Barra Grande, Bahia, o turista poderá apreciar o encontro do rio com o mar em um dos vários quiosques na praia Boca do Rio Carapitangui, próxima a Ponta do Mutá.

Praia do Cassange

A Praia do Cassange tem ondas fracas, perfeitas para viagem com as crianças, e é emoldurada por inúmeros coqueiros.

A melhor parte é que apenas uma faixa, de cerca de 300 metros, de areia separa a Lagoa do Cassange do Oceano Atlântico. 

A lagoa tem águas rasas, limpas e excelente estrutura para atender os turistas.

Praia de Saquaíra

Trata-se de uma praia extensa e com muitos pontos desertos. Tem trechos de orla muito bem preservados e é possível encontrar opções de hospedagem de baixíssimo custo.

Se procura o que fazer em Barra Grande para fugir do movimento de Taipu de Fora e da Ponta do Mutá, principalmente em época de alta temporada, Saquaíra é uma ótima opção. 

Localiza-se entre a Praia do Cassange e a Praia de Algodões.

Qual a melhor praia de Barra Grande, Bahia?

Qual a melhor praia de Barra Grande, Bahia?
Fonte: Andre Deak / Flickr / CC0

Certamente, você vai concordar que a Ponta do Mutá é um dos lugares mais incríveis de toda a Península de Maraú.

A extensa faixa de areia possibilita encontrar lugares afastados para entrar no mar e avistar diversos pontos de mergulho em águas rasas, onde habitam corais e peixes coloridos.

Taipu de Fora se iguala no quesito beleza e tem boas opções de barracas onde comer e beber.

Portanto, diante de todas as alternativas, essas seriam as melhores praias de Barra Grande.

O que fazer em Barra Grande à noite?

Aprecie o cair do sol na Ponta do Mutá! Além de ser um belo cenário, o turista poderá andar em trechos de praia quase desertos.

Existem muitos restaurantes próximos à Praia de Barra Grande, inclusive alguns à beira mar. 

A melhor atividade para quem procura o que fazer em Barra Grande a noite é curtir uma boa trilha sonora ou música ao vivo em algum barzinho próximo a praia.

Boas opções para isso são o Mamúa Bar e o Santo Forte Bar Musical.

Melhores ofertas de hospedagem em Barra Grande, BA!

Como você deve ter percebido, sempre há o que fazer em Barra Grande, Bahia! 

É um destino apropriado para grupos, famílias, mas quem está afim de um romance ou curtição também terá muita facilidade para conhecer pessoas de lugares diferentes.

O próximo passo para realizar uma viagem para o sul da Bahia é acessar o ElQuarto e comparar os preços dos hotéis disponíveis na cidade no período das suas férias. 

Depois, é só escolher a melhor opção para o seu orçamento e reservar pelo site.

O ElQuarto pesquisa milhares de hotéis simultaneamente, poupando um enorme trabalho para quem deseja viajar.

E, um conselho: siga a gente nas redes sociais! Assim, você fica sabendo em primeira mão sobre promoções e cupons de desconto que realmente valem a pena para o turista.

Quer viajar pelo Brasil e o mundo e economizar de verdade na hospedagem? Então faça a sua reserva com o ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.