Barranquilla: confira o clima, local e dicas de turismo nessa cidade colombiana!

01 jul 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Casa do Carnaval mais animado da Colômbia, Barranquilla é um dos principais centros culturais da América do Sul e uma das jóias do Caribe.

É uma combinação que resulta em um dos melhores destinos do continente!

Dessa charmosa cidade às margens do maior rio colombiano, o Magdalena, saíram alguns dos maiores nomes da música e da arte sul-americana, hoje homenageados em grandes museus, festivais e monumentos.

O viajante não tem trabalho para mergulhar na alma latina da cidade: dá para fazer tudo de metrô, ônibus ou táxi, sem gastar tempo ou dinheiro em excesso.

Vem conhecer um pouco mais sobre um dos destinos mais imperdíveis da América Latina!

Barranquilla: pontos turísticos e dicas de viagem!

A cidade de Barranquilla, na Colômbia, tem muitas semelhanças com o Brasil: o Carnaval é o maior evento cultural, a música é celebrada por todos os cantos, o povo é hospitaleiro e praias paradisíacas estão a apenas 10 minutos do centro.

Os espanhóis se instalaram na região ainda no século XVII e logo perceberam o imenso potencial de uma cidade rodeada pela natureza

Afinal, além das matas nativas da região, é ali que o gigantesco rio Magdalena se encontra com as águas inconfundíveis do Mar do Caribe: cenário que surpreendeu os colonizadores europeus e continua a encantar os visitantes.

Tanta beleza acabou tornando a “Puerta de Oro de Colombia”, como a cidade é conhecida graças a seu importante porto, em um terreno fértil para as artes. 

Nasceram na cidade grandes nomes da música colombiana, como Shakira, Carlos Vives e Paulina Vega, bem como o lendário escritor Gabriel García Márquez, a atriz Sofia Vergara e muitos outros artistas que conquistaram fama mundial.

O centro histórico, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é o endereço de edifícios de grande importância para a identidade nacional.

Alguns exemplos são: a Igreja de San Nicolás, a Plaza San Roque, o Museu do Caribe e até o Castelo de San Antonio de Salgar.

Você também poderá conhecer os sabores caribenhos nos excelentes restaurantes da região!

Entre os pratos característicos da cidade estão: sancocho de guandú com carne, bolos de yuca e sucos de frutas típicas da região como corozo, tamarindo e sapoti.

Para te ajudar a planejar sua viagem a um dos melhores destinos latino-americanos, preparamos um guia com todas as informações necessárias, incluindo como chegar, quando visitar, onde ficar e o que fazer, confira!

Onde fica Barranquilla?

Onde fica Barranquilla?
Fonte: Unsplash

Lar de mais de 2 milhões de habitantes, a “Puerta de Oro” fica no norte do país, em uma região conhecida como Caribe Colombiano, na foz do rio Magdalena.

A cidade fica a 1.000 km da capital nacional, Bogotá, mas está bem mais perto de outros destinos famosos da Colômbia, como Cartagena das Índias (120 km) e Santa Marta (100 km).

Barranquilla: mapa

Apesar de ser uma das maiores metrópoles do país, a “Arenosa” ou “Curramba la Bella” (como a cidade também é conhecida) é bastante amigável para turistas. 

O visitante pode utilizar o moderno sistema do TransMetro para circular entre as principais atrações turísticas sem maiores dificuldades!

Mesmo assim, não deixe de conferir onde fica Barranquilla e a localização dos pontos turísticos que você deseja visitar para planejar um roteiro eficiente pela cidade!

Como chegar em Barranquilla, Colômbia?

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional Ernesto Cortissoz, que fica a apenas 7 km do centro e recebe voos diretos ou com escalas de Latam, Copa, Gol, Avianca e outras companhias aéreas a partir do Brasil.

Você pode adquirir suas passagens aéreas para a Colômbia mais baratas no Vai de Promo, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas para a sua próxima viagem!

Não se esqueça de incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder ofertas exclusivas!

Se você estiver em Cartagena e quiser conhecer a capital cultural da Colômbia, basta pegar um ônibus em um dos terminais de transporte: a viagem dura entre 2h e 3h30, com passagem em torno de $32 mil pesos colombianos (cerca de R$ 40,00 em abril/2022).

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir em Barranquilla?

Estamos falando de uma cidade quente, onde a temperatura fica entre 25ºC e 33ºC ao longo do ano inteiro graças à proximidade da Linha do Equador. 

Além disso, não costuma chover muito na região. Os meses mais úmidos vão de agosto a outubro, mas no restante do ano é bastante improvável que você seja surpreendido pela chuva.

Em outras palavras, não existe época ruim para conhecer a “Puerta de Oro” da Colômbia.

Mas fique atento, pois, em Barranquilla, Carnaval é sinônimo de grande festa: a celebração atrai milhões de foliões de todos os cantos do mundo e lota os hotéis em fevereiro, inflacionando os preços das diárias.

Por isso, se você quiser curtir a folia colombiana, faça suas reservas de hospedagem com o máximo de antecedência possível, ou você pode acabar sem ter onde ficar!

Onde se hospedar em Barranquilla?

Onde se hospedar em Barranquilla?
Fonte: Hotel Ayenda Retro

Barranquilla é uma cidade grande e, por melhor que seja o sistema de transporte público local, ficar em uma região desfavorável pode significar maiores gastos de tempo e dinheiro.

Nesse sentido, vale a pena investir em hotéis nas áreas mais turísticas da cidade, especialmente no charmoso bairro de El Prado, o mais bonito de todos.

A região é bastante segura e tranquila, além de oferecer bons restaurantes, bares, casas noturnas e lojas. 

Você também encontrará bons hotéis nos arredores do Centro Comercial Buena Vista, o melhor shopping local, próximo ao Parque Washington e perto da Plaza de la Paz.

Encontre hotéis em promoção na cidade de Barranquilla!

Você pode garantir seu hotel em Barranquilla por um preço que cabe no seu bolso: é só fazer seu planejamento de hospedagem no El Quarto!

Nossa plataforma te ajuda na pesquisa de preços e a reserva de acomodações!

Basta digitar a cidade que você vai visitar e selecionar as datas da sua estadia para acessar as melhores ofertas de hotéis, resorts, pousadas e hostels.

É possível até pagar as diárias online e reais, sem cobrança de IOF comum a transações financeiras no exterior!

Faça agora mesmo uma simulação gratuita e comece a planejar sua viagem econômica a um dos melhores destinos da América do Sul!

O que fazer em Barranquilla

O que fazer em Barranquilla
Fonte: Freeimages

Entre museus, parques e praias incríveis, não faltam atrações fantásticas esperando pela sua visita na “Puerta de Oro”.

Faça planos para passeios com cuidado e atenção para aproveitar o máximo de seu tempo na cidade!

Confira o que fazer em Barranquilla!

Parque Cultural del Caribe 

O principal centro cultural local é o Parque Cultural del Caribe onde você encontra jardins, espaços para apresentações, áreas verdes, uma sala dedicada ao escritor Gabriel García Márquez e até o riquíssimo Museo del Caribe, o mais completo da cidade.

O parque fica no centro e ocupa mais de 20 mil m² com teatros a céu aberto, parquinhos, bibliotecas e outras estruturas: tudo para proteger e promover os patrimônios culturais e históricos do Caribe.

Você vai precisar de pelo menos 2 horas para conhecer o complexo, mas não se preocupe, pois cada segundo da visita vai valer a pena!

Castillo de Salgar 

Você sabia que existe um castelo na Colômbia? O Castillo de San Antonio de Salgar é uma das atrações mais populares da cidade!

O castelo é, na verdade, uma fortaleza construída em estilo espanhol na segunda metade do século XIX para proteger a costa de eventuais ataques estrangeiros.

A construção, que hoje é ocupada por um restaurante, fica no alto de uma falésia, com vista privilegiada para o mar: lugar perfeito para contemplar o pôr do sol e desfrutar de uma refeição saborosa!

Depois de visitar o castelo, nada melhor que conhecer uma das praias da região!

Paseo Bolivar 

Paseo Bolivar
Fonte: Fvengoechea / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Avenida mais importante da cidade, o Paseo Bolivar é o lugar perfeito para se sentir um verdadeiro morador local.

A região não é muito turística, mas é movimentada, oferece uma experiência bastante genuína na cidade e está cheia de lojas. 

Que tal aproveitar para conhecer a culinária local em um dos restaurantes da avenida?

Comece seu passeio pela estátua de Simón Bolívar, visite as atrações nos arredores da Plaza de San Nicolás e não deixe de visitar o grande Mercado Público.

Teatro Amira de La Rosa 

Um dos principais complexos culturais do norte da Colômbia, o Teatro Amira de La Rosa fica em um edifício modernista da década de 1980 e é o endereço dos eventos mais badalados da cidade.

O espaço tem capacidade para mais de 1.000 espectadores e já recebeu espetáculos de dança e teatro, saraus, recitais, oficinas de dança e leitura, entre outros.

Catedral Metropolitana María Reina 

Considerada obra-prima da arquitetura colombiana, a Catedral Metropolitana María Reina não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

A moderna construção abriga um gigantesco monumento do Cristo Libertador, com mais de 16 toneladas, além de vitrais assinados por artistas de renome e mosaicos que retratam passagens da vida de José e Maria.

O melhor de tudo é que a Catedral Metropolitana María Reina tem entrada gratuita!

Bocas de Ceniza 

Bocas de Ceniza
Fonte: Moyogo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A apenas 45 minutos do centro fica uma das atrações mais imperdíveis da cidade: o encontro do caudaloso rio Magdalena com o Mar do Caribe, as Bocas de Ceniza!

Neste ponto do mapa, apenas uma estreita faixa de terra separa o rio do mar, e você pode percorrer o trecho a bordo de um vagão de trem artesanal.

Além de conhecer esse espetáculo da natureza, você poderá visitar uma pequena vila de pescadores que desenvolveu um método bastante diferente para pegar peixes: a pesca acontece com pipas!

Tem praia em Barranquilla?

Não existem praias em Barranquilla propriamente ditas, mas basta uma viagem de poucos minutos a partir do centro para chegar à maravilhosa costa caribenha.

Nas praias de Salgar, Sabanilla e Puerto Colômbia, por exemplo, você encontrará excelente infraestrutura e muita badalação, até mesmo em dias de semana e fora da temporada de férias.

Se você prefere trechos mais sossegados do litoral, onde sua principal companhia será a natureza, vale a pena planejar um passeio até as praias de Abello, Palmarito, Barro Azul e Puerto Caiman.

O que fazer em Barranquilla à noite?

A maioria das atrações locais estão concentradas durante o dia, mas não se preocupe, pois não falta o que fazer em Barranquilla à noite!

O Teatro Amira de la Rosa costuma oferecer uma programação cultural intensa durante o ano inteiro, com vários espetáculos no período da noite.

Você também encontrará vários bares, casas noturnas e restaurantes nos arredores do monumento Ventana Del Mundo.

Quer curtir a farra até o dia amanhecer? Você pode gostar da boate La Troja, do bar de karaokê Cantagallo e da casa noturna Frogg Club.

Prefere um ambiente mais tranquilo e requintado? Conheça o bar de vinhos Bianco e Rosso, a Brisket Casa de Asados ou o restaurante Cuszo Cocina Peruana.

Se a sua intenção é conhecer a gastronomia caribenha, não pense duas vezes antes de visitar o Cocina33 e o Mailia, no centro histórico.

O que é Barranquilla espanhol?

O que é Barranquilla espanhol?
Fonte: Pxhere / CC0

A cidade foi batizada em homenagem aos cânions (“barrancas”, em espanhol) que existiam na porção oeste do rio Magdalena, onde a metrópole foi fundada.

Você também pode ver menções à cidade como Arenosa, Curramba La Bella e Puerta de Oro. 

Quem nasce por lá, por sua vez, é chamado de barranquilleros ou curramberos.

Viaje para a Colômbia com segurança e economia!

Durante o seu planejamento de viagem para a Colômbia, vale a pena investir em um bom seguro viagem para garantir sua tranquilidade mesmo longe de casa.

Embora o item não seja obrigatório para quem vai visitar o país sul-americano, é extremamente recomendado para qualquer viajante, pois garante coberturas e serviços de grande importância em caso de imprevisto ou emergência.

Desse modo, se você precisar de atendimento médico ou odontológico, ter suas bagagens extraviadas ou ficar preso no aeroporto por cancelamento ou atraso de voo, entre outros, é só acionar a seguradora para receber assistência gratuita ou reembolso.

Você pode encontrar seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente uma ferramenta comparadora que mostra os preços e serviços das melhores seguradoras do mercado.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

As melhores hospedagens em Barranquilla estão no El Quarto!

Que tal começar a planejar sua visita a Barranquilla agora mesmo? Visite o El Quarto para encontrar os melhores hotéis, pousadas, resorts e hostels com diárias que cabem no seu bolso!

Basta digitar a cidade que você vai visitar e escolher as datas da sua estadia para acessar as melhores ofertas de hospedagem. Nossa plataforma opera com preços exclusivos e várias opções com cancelamento gratuito.

Você pode até pagar suas diárias em reais, sem cobrança de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.