Barueri, SP: bairros, hospedagem e pontos turísticos

01 nov 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

A história de Barueri, SP, começou há séculos, você sabia? Isso, sem contar a presença indígena no local, que é ainda muito anterior à chegada dos europeus às Américas.

Por isso, essa cidade pode ser considerada um destino turístico, no mínimo, inusitado para se conhecer em São Paulo. 

Com mais de 270 mil habitantes, a região é super estruturada, e tem várias opções de lazer, tanto para a família quanto para quem viaja sozinho.

Aproveite a oportunidade de saber mais sobre Barueri, SP, e anote algumas dicas sobre os melhores bairros para encontrar hospedagem e diversão. Acompanhe neste texto, e boa leitura!

Barueri, SP: guia para turismo e hospedagem na cidade

A cidade de Barueri é um dos maiores polos comerciais e industriais de São Paulo e abriga um dos últimos trechos de mata atlântica original do estado.

A formação do município é constituída pela sede, Barueri, e pelos distritos de Aldeia, Jardim Belval e Jardim Silveira. 

Neste texto, você vai receber dicas incríveis para fazer turismo na região e encontrar a acomodação perfeita.

Além disso, todo turista gosta de saber um pouco mais sobre a história local, não é verdade? 

Então, prepare-se para embarcar em uma jornada no tempo, de volta ao final do século XVI e início do século XVII.

História de Barueri

Os historiadores ainda não têm muita certeza se a cidade de Barueri teve seu início por volta de 1560, ou se isso teria se dado mais adiante na história, em 1610.

Quem estava interessado na região, para trabalhos de catequese com os indígenas, era o Padre José de Anchieta!

Para saber quantos anos tem a cidade de Barueri, precisamos nos basear na data mais próxima do oficial que seria 1610. 

Sendo assim, o local teve sua origem civilizatória iniciada há 411 anos atrás, ou mais.

De qualquer forma, o município só foi criado oficialmente em 1948, o que lhe conferiria a idade de 73 anos, mas antes disso, o lugar começou como uma aldeia indígena e foi governado como um aldeamento e um povoado.

Hoje em dia, a cidade de Barueri é um local que recebe milhares de visitantes a trabalho, por causa de seu enorme centro industrial e comercial, além de turistas interessados em conhecer essa importante parte da história brasileira

Onde fica Barueri?

Onde fica Barueri?
Fonte: Flickr / CC BY 2.0

Barueri fica na região metropolitana de São Paulo, a aproximadamente 32 km a oeste da capital paulista. O município está localizado na região sudoeste do estado.

A cidade preserva o pouco que sobrou da vegetação predominante de mata atlântica, cerca de 4% do volume de floresta original.

Mapa de Barueri, SP

Os turistas sempre estão interessados no mapa de Barueri e dicas para se locomover na cidade. 

E é compreensível, desta forma, é possível marcar os pontos turísticos que pretende visitar, a posição do hotel e os restaurantes que mais chamaram sua atenção.

Nada de ficar sem opção e sem saber pra onde ir, o mapa também vai mostrar o que cada região da cidade de Barueri tem a oferecer quanto a hospedagem, lazer com a família e diversão.

Para entender a posição dos bairros de Barueri, SP, o mapa é sempre a melhor opção. 

Sim, Alphaville concentra a maioria dos hotéis, mas há muito que fazer em outros bairros da cidade.

E ainda, se você está viajando em carro próprio ou alugado, o mapa é de muita valia. 

A cidade de Barueri não tem o trânsito “pesado” da capital, então, dirigir pelo local será muito agradável, praticamente um oásis de tranquilidade se comparado a São Paulo.

Barueri: como chegar?

O turista pode escolher entre 2 aeroportos que atendem a cidade de Barueri com mais facilidade, Guarulhos, que fica a 49 km de distância e Congonhas, a cerca de 30 km.

Os turistas que não conhecem bem a região podem se perguntar quais os municípios vizinhos a Barueri, que são: Carapicuíba, Itapevi e Osasco.

Algumas outras cidades próximas de Barueri também servem de referência, como Cotia, a cerca de 18 km e o distrito de Vila Pirituba.

A distância entre Barueri e São Paulo, de aproximadamente 32 km, pode ser percorrida de carro em aproximadamente 40 minutos, então a cidade também é uma excelente opção turística para os paulistanos.

O melhor trajeto da capital até Barueri é pegar a BR-116, na marginal Tietê, sentido Museu da Imaginação e seguir até a BR-374 que te levará diretamente à cidade.

Viaje aproveitando os melhores preços neste link!

Como é o clima em Barueri?

Como é o clima em Barueri?
Fonte: Pixabay

Embora a média de temperatura em Barueri seja de aproximadamente 18 ºC, o mês de julho é bem frio e os termômetros baixam bastante. 

O recorde registrado no inverno foi de 1,5 ºC, e no verão, o maior registro foi em um mês de outubro, 37,5 ºC.

De novembro até o fim de março, as chuvas podem chegar a qualquer momento e atrapalhar os passeios ao ar livre, mas as maiores precipitações registradas costumam ocorrer em fevereiro.

Quais são os bairros de Barueri, São Paulo?

A cidade de Barueri sofre do mesmo problema que outros importantes municípios do Brasil, um enorme contraste social em determinadas localidades, mas a maioria dos cidadãos não vivem em condições tão ruins.

São muitos bairros na cidade, dezesseis no total, e o mais correto seria citar todos. 

No entanto, vamos focar naqueles que oferecem boas acomodações, são seguros e de fácil acesso para se locomover e encontrar pontos turísticos e de lazer.

A área Alphaville é, de longe, a melhor opção para os turistas. Trata-se de uma vizinhança onde se desenvolveu grande parte das atividades industriais e comerciais da cidade de Barueri, e por isso o lugar é muito bem estruturado.

O Jardim Tupanci é tranquilo e se apresenta como uma opção para quem busca sossego.

Tamboré, vizinho de Alphaville, Jardim Regina Alice e Jardim Iracema têm o perfil mais residencial, voltado para o empresariado.

Descontos para hospedagem em Barueri,SP!

Descontos para hospedagem em Barueri,SP!
Fonte: Hotel Radisson Alphaville

Quem não gosta de obter bons descontos na hora de reservar o hotel para aqueles dias de descanso? 

Hospedagem é um dos itens mais caros de uma viagem, mas se você procurar pela plataforma do El Quarto, certamente encontrará a acomodação mais adequada para seu perfil de turista.

É bom lembrar que as melhores ofertas de hotel em Barueri, SP, que você encontra no El Quarto, são com cancelamento gratuito

Só vai precisar colocar a cidade de destino, as datas de check-in e check-out, e o número de quartos e hóspedes.

Nosso site, El Quarto, é muito fácil de navegar, e o melhor, você não paga nada para pesquisar com a gente, acesse e confira.

O que fazer em Barueri, SP?

Quem busca sossego, encontra na cidade de Barueri, e quem procura agito, também está no lugar certo! 

O município tem mais de oito praças públicas com estrutura para diversas modalidades esportivas, inclusive para esportes radicais.

Praticantes de skate, bike e patins são muito bem-vindos, assim como quem deseja jogar futebol, vôlei ou basquete nas quadras. 

A prefeitura incentiva a prática esportiva e oferece treinamento gratuito de tênis, judô, karatê e outras modalidades.

São treze ginásios poliesportivos, nove pistas de skate e várias quadras outdoor. E ainda, não perca a chance de caminhar pelo encantador Parque Municipal Dom José.

O centro de Barueri oferece toda a praticidade para o turista: restaurantes, lojas, mercados, além de ser seguro e convidativo para um passeio em meio ao movimento. 

Parque Municipal Dom José

Os parques de Barueri também são recomendados, principalmente o maior deles, tema deste tópico. Trata-se da área mais procurada pelos baruerienses e turistas para passeios ao ar livre

O Parque Municipal Dom José fica no bairro de Jardim Tupanci e recebe muitos esportistas em suas dependências.

Lá, é possível praticar esportes como: tênis, corrida, caminhada, rugby, dança, capoeira, skate e muitas outras.

O parque ocupa uma área de 95 mil m², e recebe visitantes que querem o sossego e o abrigo das árvores, os jogadores de rugby do União Rugby Alphaville e os milhares de interessados em sua enorme estrutura esportiva.

Museu Municipal de Barueri

Museu Municipal de Barueri
Fonte: Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

É até difícil encontrar um turista que não gosta de entender um pouco mais sobre o lugar que está visitando, concorda? 

O Museu Municipal de Barueri oferece exatamente esse tipo de experiência, e fica no bairro Jardim Belval.

É o local onde fica armazenado o acervo fotográfico da cidade de Barueri, além de muitos objetos e vestígios das antigas comunidades indígenas que habitavam a região.

O lugar está instalado em um antigo casarão, datado de 1920, que foi sede de uma olaria chamada Belo Vale: trata-se de um ambiente voltado à cultura e ao conhecimento. 

O bairro onde está localizado homenageia essa antiga fábrica, se chama Jardim Belval. A entrada no museu é gratuita.

Museu da Bíblia (MuBi)

Não precisa ser religioso para gostar do Museu da Bíblia. Construído em parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil e a Prefeitura da cidade de Barueri, o local ocupa uma extensa área construída de 225 m².

O terreno de 900 m², localizado em Vila Porto, é integrado ao Centro de Convenções, mas o que mais impressiona é o acervo de textos sagrados, um dos maiores do mundo e, com certeza, o mais completo da América do Sul.

Dentre os itens mais curiosos estão a Bíblia Hebraico-latim, do século XVI, a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669 e The Bible House, de 1911. O arquivo da biblioteca conta com mais de 17 mil volumes!

Arena Barueri

A Arena Barueri, que fica no Jardim Belval, é um enorme estádio com capacidade para até 32 mil pessoas

Seus tempos áureos foram na passagem do Grêmio de Barueri, antigo clube barueriense, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Também é comum que times da capital como São Paulo, Santos e Corinthians recorram à Arena Barueri por causa do aluguel, consideravelmente mais barato do que nos estádios mais tradicionais como o Pacaembu.

Um dos momentos mais marcantes da história da Arena Barueri foi o centésimo gol marcado na carreira do goleiro Rogério Ceni, pelo São Paulo Futebol Clube. 

A partida era contra o rival Corinthians e terminou 2 a 1 para o tricolor. 

Kartódromo Aldeia da Serra

Kartódromo Aldeia da Serra
Fonte: Unsplash

Esse é um passeio ótimo para quem viaja com jovens e adolescentes. O Kart é um esporte automobilístico de muita adrenalina e altas emoções! 

O Kartódromo Internacional Aldeia da Serra tem estrutura profissional e recebe praticantes de todo o estado.

Os visitantes podem alugar o equipamento, e as crianças a partir de 7 anos já conseguem pilotar os automóveis infantis, é claro. 

O espaço recebe também shows de automobilismo, corridas de moto e outros tipos de eventos. Também fica em Jardim Belval.

Área de Alphaville

Qualidade de vida, beleza e segurança. Assim é resumida a área de Alphaville na cidade de Barueri, SP. Trata-se de um bairro com sistema de funcionamento de autogestão.

O lugar é formado por vários condomínios de luxo, além da área industrial e comercial. 

Tem shoppings, hospitais, hotéis, supermercados, cinema e tudo o que uma família precisa para passar férias confortavelmente.

Santana do Parnaíba

Santana do Parnaíba é uma das cidades próximas a Barueri que os turistas que viajam com mais tempo precisam visitar. 

Assim como a vizinha, cresceu às margens do Rio Tietê, e suas fundações são tão antigas quanto. É uma cidade pacata e agradável

Se vai visitá-la, não deixe de passar na Igreja Matriz de Sant’Anna. Trata-se de um lindo edifício de estilo arquitetônico eclético, construído em 1882.

O centro histórico também é parada obrigatória. Os bandeirantes utilizavam a região como ponto de partida para suas incursões pelo interior ainda não desbravado do Brasil. Incrível, não é mesmo?

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Encontre os melhores hotéis em Barueri no ElQuarto!

Não perca tempo e conheça a cidade de Barueri e milhares de outros destinos que você só encontra no El Quarto!

Não precisa ficar entrando em contato com os hotéis um por um: nossa plataforma elimina esse trabalho e informa, instantaneamente, diversas opções de hospedagem, das luxuosas às módicas.

É muito mais praticidade para quem viaja, e ainda dá para parcelar online com o cartão de crédito

Acesse o site El Quarto e faça a pesquisa para viajar, descansar, divertir-se e, confortavelmente, se hospedar, segundo a sua exigência!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.