Beberibe, CE: informações, onde ficar e dicas de viagem

13 nov 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Que tal conhecer Beberibe, CE? Quem gosta de praia, já sabe que o nordeste é guardião dos trechos mais lindos do litoral do Brasil. São quilômetros de praias maravilhosas, ilhas, piscinas naturais e corais coloridos.

É claro que tem muito mais coisa para se ver e fazer, mas passaríamos muito tempo listando tudo que tem de lindo nas praias do nordeste, sobretudo em Beberibe, CE.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre essa encantadora cidade, dar boas dicas de lugares para se hospedar e indicar os melhores passeios, seja para viagem solo ou em família. Acompanhe e boa leitura!

Beberibe, CE: o que fazer nesse paraíso do Ceará?

O estado do Ceará é um dos mais desenvolvidos do Brasil, além de ter, de longe, os melhores índices de educação básica do país inteiro.

Sim, esse pequeno lugar de solo desértico é a casa de um povo culto, inteligente, receptivo e caloroso.

E por falar em “calor”, com a licença para o trocadilho, a praia de Beberibe,CE, é uma das várias do estado que oferece opções para os turistas se refrescarem do sol escaldante do nordeste.

O Ceará é um estado turístico que recebe milhares de visitantes para conhecerem Canoa Quebrada, Jericoacoara e, é claro, o lugar onde fica Beberibe.

Em que lugar fica Beberibe?

A essa altura do campeonato, você já deve estar querendo saber onde fica Beberibe, certo? 

Essa cidade fica ao sul da capital do estado do Ceará, Fortaleza, no litoral do nordeste brasileiro, no Oceano Atlântico.

São 2.045 km do Distrito Federal e 2.543 do Rio de Janeiro. Em compensação, saindo do município de Sobral, no interior do Ceará, são apenas 5 horas de viagem de carro, em um trajeto de 350 km.

O cenário é simplesmente incrível: dunas de areia branca, mar azul e de águas cristalinas, e enormes paredões coloridos, chamados falésias. 

Para entender do que se trata esse verdadeiro paraíso no Brasil, vai ter que visitá-lo.

Qual a distância entre Fortaleza e Beberibe?

Qual a distância entre Fortaleza e Beberibe?
Fonte: Pexels

Quer saber quantos quilômetros tem de Fortaleza a Beberibe? A distância é de cerca de 83 km. Pegue a via 116 para o sul, e acesse a CE-040 pela CE-402 e siga até onde fica Beberibe, Ceará.

O acesso estará à esquerda pela Rua Chicó Cotinha, ou pela Rua Maria de Jesus Moreira.

E ainda, uma outra dúvida muito comum. Quer saber quantas horas de Beberibe para Fortaleza? Fazendo o trajeto de carro, dificilmente gastará mais do que uma hora e meia.

Qual a distância de Beberibe para Jericoacoara?

A distância de onde fica a praia de Beberibe para Jericoacoara é de aproximadamente 385 km, sua viagem de carro levaria cerca de 5h45.

Existe voo direto de Fortaleza para Jericoacoara, mas muitos visitantes preferem a viagem de carro para aproveitar e dar uma “passadinha” na Praia de Cumbuco, Lençóis Paracuruenses e na Praia da Barra do Ceará.

Quando ir para Beberibe, CE?

Certamente, você fará a sua viagem para aproveitar as praias de Beberibe, Ceará, não é mesmo? 

O calor e o sol forte do verão podem ser atrativos, mas a partir do final de dezembro as chuvas costumam ser mais frequentes na região.

De junho ao início de dezembro você encontrará o mesmo clima quente (por se tratar de uma região com estações pouco definidas), e com menor incidência de chuvas. 

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde se hospedar em Beberibe?

Onde se hospedar em Beberibe?
Fonte: Pousada Mar Aberto Beberibe

Agora que já sabemos a época ideal para viajar e como chegar na cidade, vamos apresentar as melhores regiões para escolher hotéis em Beberibe, CE.

Para encontrar boas opções de hospedagem em qualquer parte do mundo, você precisa contar com um site buscador que facilite a sua vida. 

O ElQuarto faz a pesquisa em milhares de sites de hotéis e mostra na hora todas as opções disponíveis.

O turista consegue visualizar aqueles quartos que possuem cancelamento grátis, tem acesso a diversos cupons de desconto e consegue pagar e parcelar online pelo site.

Acesse a plataforma e faça a pesquisa, afinal, para tirar o seu sonho do imaginário, vai precisar do melhor preço, que você consegue no ElQuarto!

O que fazer em Beberibe, CE

Essa cidade do Ceará é um dos destinos turísticos mais procurados da região, então, ter o que fazer em Beberibe é só questão de gosto do visitante.

Além das praias incríveis, que estão entre as mais belas do Brasil, o turista vai experimentar a diversificada culinária cearense nos restaurantes da cidade, curtir música ao vivo e aproveitar a animação das noites.

Para quem viaja com a família, existem muitos passeios de turismo ecológico e visitação de locais em Beberibe que promovem uma verdadeira imersão na natureza.

Monumento Natural das Falésias de Beberibe

“Notório valor paisagístico” é a maneira formal que a legislação encontrou para traduzir o espetáculo natural que são as Falésias Beberibe.

As falésias, são formações geológicas, também chamadas popularmente de “paredões”, e têm relação com a encosta litorânea ou de leitos de rios.

No caso de estar procurando o que fazer em Beberibe, os “monumentos” não podem ficar de fora do seu roteiro turístico. 

Você vai se encantar com as cores das encostas, além da vegetação típica da caatinga arbórea.

Na região, os turistas podem fazer um passeio de buggy, acessar o Labirinto das Falésias, curtir a praia e o visual surpreendente. 

Saindo do centro e fazendo o trajeto de carro, vai gastar uns 10 minutos, no máximo.

Centro de Artesanato do Morro Branco

Centro de Artesanato do Morro Branco
Fonte: Pexels

Além das praias em Beberibe, esse é um local em que qualquer turista fica maravilhado. Os artesãos são especialistas no manejo de areia colorida em garrafas de vidro.

As obras exibem paisagens litorâneas, barcos, coqueiros e todo o talento dos artistas locais. É o momento de comprar os presentes para os familiares e amigos.

O local chama-se Centro de Artesanato Professor José Edir Ribeiro, e fica na Praia do Morro Branco. 

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro fica na Rua João Gama, 115, Beberibe, CE, bem próxima à praia do Morro Branco. 

Trata-se de uma construção bonita, antiga e que os turistas podem visitar tanto para tirar fotos quanto para participar das missas.

Passeio pelo Rio Choró

Os passeios de barco pelo Rio Choró costumam ser baratos. Você conhecerá um pouco mais de Beberibe,CE, por um valor bem em conta, o que torna a vida do turista mais prática.

Na região da foz do rio, há opções de chalés para alugar, bem próximos à estrada que leva a Jacarecoara. 

Um detalhe sobre o nome do rio: sua origem, provavelmente, vem de “chorron” que significaria “murmurar” em tupi-guarani.

O visitante se surpreenderá com as dunas de areia branca que formam lindas praias de água doce ao longo da região.

Próximo à foz, há barracas e outros tipos de estrutura comercial para atender o grande fluxo de turistas que procuram o que fazer em Beberibe, CE.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Passeio de Buggy

Os passeios de Buggy são tradicionais para se locomover no lugar onde fica Beberibe, CE. 

Os veículos são adaptados para andar na areia fina, o que confere muito mais agilidade para se deslocar. Sem contar que são muito divertidos!

É o passeio mais requisitado da região, os grupos geralmente passam pelas falésias: Lagoa do Uruaú e Foz do Rio Choró.

Praia do Morro Branco

Praia do Morro Branco
Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

As falésias coloridas e as areias brancas da Praia de Morro Branco, são utilizadas pelos artesãos locais para a criação das suas obras.

Trata-se de uma praia bem estruturada e conta com bons bares e restaurantes, então, será fácil encontrar o que fazer na região.

Gruta da Mãe d’Água

Trata-se de um processo de erosão provocado pelas águas do mar nas falésias da Praia das Fontes. 

A gruta tem entrada de luz natural por uma fenda no teto e 7 metros de profundidade em água doce.

A praia nesse local é maravilhosa, e o acesso é bem fácil. Saindo da Praça da Matriz de carro, você percorre em poucos minutos o trajeto de 7 km.

Praia da Barra da Sucatinga

A Praia da Barra da Sucatinga fica um pouco mais afastada do centro da cidade de Beberibe, a cerca de 25 km de distância. 

No mesmo local tem uma vila de pescadores, por isso, o tráfego de barcos e jangadas deixa o horizonte ainda mais bonito.

Não há muitas opções de hotéis nessa parte da cidade, mas a praia tem barracas e um lindo mirante.

Praia das Fontes   

Praia das Fontes
Fonte: Thiago Ogoshi / Flickr / CC BY 2.0

É a extensão das Falésias de Morro Branco e também concentra boa estrutura hoteleira, além de excelentes opções para refeições em família. 

Não deixe de provar a moqueca, peixes variados, carne de sol com macaxeira, bolo mole e outras tantas delícias da culinária cearense. 

Nesse local, as falésias são de um tom avermelhado e o terreno, cheio de fontes de água doce, é propício para o surgimento de lagos. A água na Praia das Fontes é agradável e límpida.

Praia do Diogo

A presença de água doce nessa praia é impressionante. O banhista poderá ver de perto as várias bicas e fontes de água potável no local, além de se hospedar bem pertinho do mar.

Trata-se de uma extensão da Praia da Fontes, a faixa de areia é mais estreita, e os visitantes são recebidos pelos pescadores residentes em uma pequena vila nas proximidades.

Por se tratar de uma área mais próxima ao centro, os turistas não têm problema em encontrar pousadas e hotéis, além de ótimos restaurantes e barracas na orla.

Praia do Uruaú

A Praia do Uruaú é um paraíso para as crianças na maré baixa. Várias piscinas naturais se formam, a faixa de areia é bem extensa e o cenário é decorado por trechos de mata nativa.

Fica a apenas 20 km do centro, e é uma das praias de Beberibe, CE, mais frequentadas pelos turistas para passeios de Buggy e para curtir as águas calmas das piscinas naturais em meio a um belo cenário com areias brancas.

Qual a melhor praia de Beberibe, CE?

Qual a melhor praia de Beberibe, CE?
Fonte: Unsplash

Essa não é uma tarefa fácil. Em Beberibe, praias, lagoas e falésias compõem o cenário paradisíaco do local. Portanto, depende do que o turista busca.

Se pretende ficar próximo às comodidades da cidade, a Praia do Morro Branco, além de linda, é muito bem equipada. 

Mas, se a ideia é relaxar em um ponto distante da movimentação, a Praia da Barra de Sucatinga é uma ótima pedida.

E ainda, a Praia do Uruaú é a melhor para quem viaja com crianças, fica a dica. Além das piscinas naturais de águas rasas, há excelentes restaurantes para a comodidade da família.

O que fazer em Beberibe à noite?

Não espere baladas, mas os bares e restaurantes do lugar onde fica Beberibe promovem encontros dançantes, música ao vivo, e é claro, toda a boemia que o brasileiro gosta.

Quantos dias em Beberibe?

O turista consegue visitar as principais praias de Beberibe em 1 ou 3 dias, dependendo de quantos passeios tem intenção de fazer: pela praticidade e diversão, recomendamos o de Buggy.

Além de ser uma atividade agradável, o trajeto inclui visitas a, no mínimo, 3 praias da região. 

Em um segundo dia de viagem, os passeios de quadriciclo podem ser uma ótima ideia, e o dia seguinte pode ser dedicado para passear no Rio Choró.

O cenário da praia de Sucatinga é de tirar o fôlego, e você, com certeza, vai querer tirar fotos no local. 

No lugar onde fica Beberibe também há oferta de cruzeiros para a observação das falésias do ponto de vista do oceano.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre pousadas e hotéis em Beberibe, CE, no ElQuarto!

As praias do Ceará, Beberibe em especial, são simplesmente maravilhosas, e não é à toa que tantos turistas visitam a região todos os anos. Agora, chegou a sua vez!

Acessando o site buscador, ElQuarto, você só tem vantagens: toda compra pode ser parcelada, o site é protegido contra fraudes, e há uma equipe capacitada para te atender.

Não perca tempo, se deseja conhecer mais das belas praias do Brasil, comece procurando hotéis em Beberibe, CE, no ElQuarto.

É um destino maravilhosamente divertido para quem viaja em família, e um recanto de paz e imersão na natureza para quem procura sossego. 

Acesse nossa plataforma e garanta a hospedagem que você precisa para renovar as energias!

Quer conhecer as praias de Beberibe e se hospedar em grande estilo? Então, faça as suas buscas no ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.