Belo Horizonte, MG: saiba onde ficam os melhores hotéis e pontos turísticos para visitar!

16 out 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Belo Horizonte, MG, é a maior cidade do estado e também é conhecida como a capital dos botecos. São inúmeras atrações espalhadas por toda a sua região, que encantam os seus visitantes.

É conhecida também como uma capital musical, e recebe diversos festivais. Quem gosta de balada vai adorar esse lugar, assim como os amantes da MPB, da dança e da vida boêmia. Em Belo Horizonte, MG, o que fazer é o que não falta.

Parques, praças e museus aos montes, tudo o que um turista pode querer para explorar o local que visita, não é mesmo? Acompanhe o texto para saber mais desse destino encantador, boa leitura!

Belo Horizonte, MG: o que fazer na capital mineira

Gosta de futebol? Em Belo Horizonte tem grandes estádios e times lendários como o Atlético, o América e o Cruzeiro. 

Muitas pessoas vão até BH para ver os jogos, principalmente os residentes dos municípios próximos.

E, além das atividades populares como a descrita acima, os turistas também podem assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica, por exemplo, no Palácio das Artes ou na moderna Sala Minas Gerais.

Quem tem alguns dias a mais na cidade, vai se surpreender com os passeios até a Serra do Cipó, Rio Acima ou Ouro Preto, fica a dica!

Cercada por montanhas, é grande o suficiente para ser chamada de metrópole, mas preserva os ares e tratamento caloroso do interior mais simples de Minas Gerais. 

O mineiro é “bom de prosa”, prepare-se para comer muito pão de queijo e outras delícias típicas.

Qual foi o motivo do surgimento de Belo Horizonte?

Qual foi o motivo do surgimento de Belo Horizonte?
Fonte: Pexels

A história de Belo Horizonte resumida é a seguinte, em 1707, a região era pouco habitada e chamava-se Curral del Rei. 

Acontece que o estado precisava de uma cidade mais acessível do que Vila Rica (hoje, Ouro Preto), principalmente com o fim do ciclo do ouro.

Então, a região de BH se mostrou perfeita para a edificação da nova capital, que foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. 

O local já era ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto transportando as mercadorias que abasteciam Vila Rica.

A cidade foi planejada com influências de Paris e Washington, e alguns bairros ainda mantêm um estilo bem característico.

Quando Belo Horizonte foi fundada, sua construção ainda não estava finalizada, mas já sinalizava que seria uma grande cidade, ao menos, com base nos desenhos da avenida do Contorno.

Mas, a cidade cresceu muito além dos limites previstos. Tanto que, a casa de campo de um de seus prefeitos, Américo René Giannetti, a Lagoa do Nado, hoje é um parque ecológico em meio a uma região totalmente urbanizada na zona norte da cidade.

Onde fica Belo Horizonte?

O lugar onde fica Belo Horizonte é conhecido também por suas belezas naturais, não bastasse a riqueza mineral. 

O Parque da Serra do Curral é uma reserva de mata atlântica linda, e da Praça do Papa você tem uma vista panorâmica incrível de Belo Horizonte.

Belo Horizonte fica na região central do estado de Minas Gerais, tem uma população de 2,7 milhões de habitantes e localiza-se no sudeste do Brasil, a cerca de 740 km do Distrito Federal.

Quantos distritos têm Belo Horizonte?

Quantos distritos têm Belo Horizonte?
Fonte: Pexels

Muitas pessoas não sabem, mas são três os distritos de Belo Horizonte: Barreiro, Venda Nova, e evidentemente, BH. 

Uma outra curiosidade legal sobre o lugar, é que Minas Gerais é o estado com maior número de municípios do Brasil, são 853 ao todo.

Belo Horizonte, MG: clima

Em Belo Horizonte, MG, o clima é sempre convidativo para um passeio. No inverno, as temperaturas raramente baixam dos 10 ou 9 ºC, e no verão o calor chega facilmente aos 35°C.

Em dezembro de 2020, BH registrou sua máxima histórica, de 38,4ºC de sensação térmica.

Onde ficar em Belo Horizonte

Onde ficar em Belo Horizonte
Fonte: Hotel Royal Boutique Savassi

Belo Horizonte, MG, é uma cidade grande, mas bem fácil de se locomover. Tem centenas de linhas de ônibus, as faixas BRT (Bus Rapid Transit) e uma linha de metrô que fecha às 23h.

O lugar que pretende se hospedar pode variar segundo o que você gosta de fazer. A região da Pampulha, por exemplo, tem o maior estádio de Minas Gerais, o Mineirão, como é popularmente conhecido, e outras atrações.

Na parte centro-sul da cidade, vai encontrar muitos restaurantes, casas noturnas e comércio. Já na região leste, o bairro Santa Tereza sempre tem movimento nos bares e praças.

Então, acompanhe na leitura quais são as regiões com as melhores ofertas de hospedagem na capital mineira. Confira!

Savassi 

A Savassi é um bairro muito charmoso, com boa infraestrutura e muitas opções, se procura o que fazer em Belo Horizonte, MG. Na verdade, é um dos lugares mais procurados por quem visita a cidade.

Ao lado do Shopping Pátio Savassi (excelente opção para compras, cinema e refeições), você pode curtir vários shows que acontecem no Chevrolet Hall.

A região também tem bons hotéis, e a Praça da Savassi é bem movimentada a qualquer hora. 

Existem muitas casas e prédios antigos no local. Uma caminhada pela Avenida do Contorno para admirar a arquitetura da vizinhança é uma atividade bem interessante.

Lourdes 

Também é um bairro antigo e tradicional, lar do Minas Tênis Clube e da Praça da Liberdade, onde fica a residência oficial do Governador de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade.

Assim como a Savassi, o Lourdes é um bairro mais central, então o movimento de carros e transeuntes é intenso. 

O entorno ainda preserva muitas casas e imóveis com fachadas e alpendres que datam da época em que Belo Horizonte, MG, ainda era jovem.

A Rua da Bahia corta o bairro, e nela você encontra muitos atrativos como o Edifício Arcangelo Maletta, o restaurante de massas La Greppia e o Café Cultura Bar

Pampulha 

Pampulha
Fonte: Hotel Ramada by Wyndham

A Pampulha é uma grande região de Belo Horizonte, MG, com muitos atrativos turísticos e culturais como o Mineirão e o Mineirinho, o Museu da Inquisição, o Parque Guanabara e a Lagoa da Pampulha. 

O acesso é bem simples, são várias as linhas de ônibus que saem do centro em direção à Pampulha.

Centro

Com uma boa oferta de hotéis baratos, o centro de Belo Horizonte, MG, simplesmente não pára, assim como em outras grandes capitais do Brasil. 

A Praça 7 de Setembro, o monumento mais expressivo da cidade, é um exemplo disso.

Basta descer a Avenida Amazonas, saindo da Afonso Pena, e você chega na Praça Rui Barbosa, ou Praça da Estação. 

Além de ser estratégica para o embarque no centro, ainda recebe vários eventos como shows de artistas, peças de teatro e musicais, ensaios de blocos de carnaval e o duelo de MC ‘s, debaixo do Viaduto Santa Tereza.

E ainda, se quiser ver uma exposição de arte, assistir a uma orquestra de jazz ou simplesmente tomar um delicioso café em um ambiente charmoso, vá ao Palácio das Artes.

Fica bem ao lado do Parque Municipal, que também merece a sua visita. O Parque guarda importantes tesouros da história e da tradição dos mineiros como o bebedouro dos burros, e a “capelinha do lago”.

Dentro do Parque Municipal encontra-se o Teatro Francisco Nunes, e muitos brinquedos e atrações, principalmente infantis.

Belvedere

O Belvedere é conhecido por ser um bairro da classe alta de Belo Horizonte. As mansões são lindas, é de se admirar. Fica na saída de Belo Horizonte em direção ao Rio de Janeiro.

Se você se hospedar no Belvedere, vai ficar bem perto de Macacos e Rio Acima, excelentes locais para um passeio e aquele relaxante banho de cachoeira.

Por mais que BH tenha vários ônibus e uma linha de metrô, para conhecer as cidades próximas, é melhor alugar um carro, se estiver nessa região.

No Belvedere, estará nas proximidades também do BH Shopping, boa opção para fazer compras, e do Freud Bar, um bar temático aconchegante e com muito contato com a natureza.

Melhores hospedagens em Belo Horizonte, MG!

Melhores hospedagens em Belo Horizonte, MG!
Fonte: Hotel Savassi Village

A plataforma El Quarto é super simples de usar, você já conhece? O algoritmo faz a busca em milhares de sites para facilitar a sua pesquisa, e mostra somente as opções que atendem às suas exigências.

Basta colocar Belo Horizonte, MG, ou qualquer outra cidade que queira conhecer no campo “destino”, as datas de check in e check out, o número de acomodações que você precisa, e pronto!

Depois disso, é só escolher o hotel que você mais gostou e começar a planejar um roteiro de viagem incrível pela cidade mineira!

Belo Horizonte: mapa

Todo mundo que vai visitar a cidade, quer dicas de Belo Horizonte, mapa de melhores lugares e o que fazer para se divertir. 

Por isso, separamos algumas sugestões realmente incríveis para você se apaixonar pela capital de Minas.

Além disso, o mapa facilita bastante a sua localização. Lembre-se que BH não é uma cidade pequena, ok? 

Belo Horizonte, MG: o que fazer

O povo de Belo Horizonte, MG, é calorosamente receptivo. É fácil reparar isso, basta ir a algum dos muitos bares da cidade. 

Fazer amizades e conhecer gente nova é muito fácil, os belo-horizontinos são muito sociáveis, e muitos dispostos a uma boa conversa

Veja o que fazer para se divertir, conhecer o local e turistar muito!

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Fonte: Prefeitura De Belo Horizonte / Flickr / CC0

Se você gosta de admirar os exemplos icônicos da arquitetura dos locais que visita, permita-se demorar na Praça da Liberdade. 

Ali estão edificações peculiares como o Edifício Niemeyer, o Museu de Mineralogia e a Biblioteca Pública.

O Circuito Cultural da Praça da Liberdade é um complexo de museus, casas de exposições e espaços dedicados ao conhecimento, como é o caso do Espaço do Conhecimento UFMG e do Memorial VALE Minas Gerais.

Outros lugares imperdíveis para conhecer são o BDMG Cultural, a Casa FIAT de Cultura, o Arquivo Público Mineiro, a Academia Mineira de Letras e o CCBB.

Mercado Central

Considerado um dos melhores mercados do mundo, o Mercado Central de Belo Horizonte, MG, é perfeito para quem pretende conhecer um pouco mais da cultura e dos gostos dos mineiros.

Além dos restaurantes que servem as maravilhas da culinária mineira como, feijão tropeiro, bife de fígado com jiló e os diversos tipos de queijos, o mercado ainda tem lojas de artesanato, frutas e verduras, carne e peixe, cafés e tabacarias.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi projetado pelo mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer, para o então prefeito de Belo Horizonte, MG, Juscelino Kubitscheck, e executado pelo engenheiro Joaquim Cardozo.

Foi construído de 1942 a 1944. No início, o projeto contava também com um hotel, que nunca foi construído, mas ainda assim, a ideia de levar movimento para a região norte da cidade funcionou muito bem.

O Conjunto ainda conta com pontos turísticos importantíssimos para o país como a Casa do Baile, a Igrejinha São Francisco de Assis, a Casa Kubitschek e o Museu de Arte da Pampulha.

Parque Mangabeiras

Parque Mangabeiras
Fonte: Eliezerscosta / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Trata-se de uma área de preservação, bem no meio da Serra do Curral. O parque conta com trilhas ecológicas, pista de cooper, uma excelente pista de skate e até um enorme half pipe para quem quer adrenalina de verdade.

O espaço também oferece muitos shows e eventos, se tiver a oportunidade, compareça. O pôr do sol é impressionante das mangabeiras.

Feira Hippie

A Feira Hippie de Belo Horizonte, MG, é a ocasião perfeita para comprar artesanato e lembranças para amigos e familiares. 

Acontece aos domingos, na avenida Afonso Pena, e ocupa o quarteirão da rua da Bahia, até a rua Goiás.

Também é um ótimo lugar para curtir música ao vivo e provar diversos tipos de comida de feira como: cachorro quente, pastel e caldo de cana, pão de queijo com linguiça e porções diversas.

Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto é sinônimo de muita emoção para os apaixonados por futebol, e também para quem gosta de festivais com muitas bandas e artistas diversos. 

A esplanada do estádio, depois de uma longa reforma para a Copa do Mundo de 2014, agora é palco de diversos projetos. 

Pista de skate, mural de graffiti e arte urbana, e festivais musicais, atraem turistas de estados vizinhos como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Promoção de hotéis em Belo Horizonte no El Quarto!

Depois de tantas dicas do que fazer em Belo Horizonte, MG, agora só falta escolher um bom hotel para levar a família para BH.

Acesse a plataforma El Quarto e faça uma pesquisa para conferir os melhores preços, e acomodações com descontos na capital mineira.

Não custa nada simular com a gente para comprovar que conhecer Belo Horizonte pode sair mais barato do que você imagina!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.