Bertioga: conheça essa cidade paulista e seus maiores atrativos!

15 mar 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Principal porta de entrada para o litoral norte de São Paulo, Bertioga é um destino capaz de oferecer atrações para toda a família, especialmente aquelas apaixonadas por praias.

Localizada bem pertinho da capital paulista, a cidade é uma alternativa viável e encantadora para quem deseja escapar do ritmo frenético da metrópole e simplesmente curtir dias de relaxamento e passeios turísticos.

Por ali, você poderá conhecer construções históricas do período colonial, trilhas ecológicas e praias belíssimas, com várias opções de lazer e entretenimento.

E não se preocupe, pois você não precisa fazer seu planejamento de viagem sem ajuda: neste artigo, você encontra tudo sobre a cidade, incluindo onde ficar, quando visitar, o que fazer e muito mais! Veja só!

Bertioga, SP: dicas de viagem e praias incríveis para conhecer!

Se você gosta de passar o tempo olhando o mar, se divertindo na areia ou renovando o bronzeado, sem abrir mão do conforto, Bertioga, São Paulo, pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem.

Essa charmosa cidade costeira paulista, que tem menos de 50 mil habitantes, se firmou há anos como um destino badalado de verão no litoral do Sudeste.

A proximidade de São Paulo justifica boa parte desse interesse: você vai gastar menos de 2 horas na estrada para chegar até as areias brancas bertioguenses, cheias de atrações para todos os gostos.

Você poderá, então, se encantar com a paisagem exuberante do Parque Estadual Restinga, passear de barco pelos canais da cidade e até visitar construções com séculos de história, como o Forte de São João e as ruínas da Igreja de Santo Antônio de Guaibê.

Prefere passar o dia curtindo o mar? Você poderá escolher entre 43 km de praias, como a queridinha dos surfistas Itaguaré ou as bem-estruturadas São Lourenço e Guaratuba.

Vem conhecer as nossas dicas para começar a planejar sua viagem para um dos melhores destinos do litoral paulista!

Qual região fica Bertioga?

Qual região fica Bertioga?
Fonte: Unsplash

A cidade de Bertioga fica a pouco mais de 110 km ao norte de São Paulo e é considerada a porta de entrada para o litoral norte do estado.

Além de ter fácil acesso a partir da capital, o município costeiro fica pertinho de outros destinos incríveis, como Santos, a cerca de 65 km, Guarujá, Ilhabela e São Sebastião.

Essa localização estratégica é uma excelente notícia para o viajante, que pode desembarcar nos aeroportos de São Paulo (ou até Campinas, a 235 km de distância) e concluir sua viagem por terra, pela Rodovia dos Imigrantes.

Para encontrar passagens aéreas mais baratas para os aeroportos paulistas, recomendamos uma visita ao Vai de Promo, buscador que é referência em economia!

Você pode encontrar preços imperdíveis, pagar suas passagens em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito e até incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa de Bertioga

O banhista pode escolher entre dezenas de quilômetros de belas praias e trilhas para curtir durante sua visita à cidade. 

Da Praia da Boracéia às praias centrais, difícil vai ser ficar entediado na sua viagem. Confira no mapa!

Quando ir para Bertioga?

Rodeada pela mata atlântica e pelo mar, Bertioga é uma cidade bonita e repleta de atrações durante o ano inteiro, mas não se engane: quanto mais cuidado você tiver na hora de escolher a data da sua viagem, mais vai aproveitar as atrações locais.

No verão, a cidade recebe muitos eventos culturais e festivais, além de milhares de turistas do Brasil inteiro, o que garante um clima ainda mais animado à atmosfera local.

É também no verão que as temperaturas estão mais elevadas e os termômetros podem ultrapassar com facilidade os 30ºC, tornando a estação mais quente do ano a melhor época para visitar a cidade.

Em contrapartida, entre dezembro e abril as chuvas de verão se tornam cada vez mais comuns.

Se você quer fugir delas, vale a pena viajar em maio ou novembro, meses com menor precipitação pluviométrica na cidade.

Só pode viajar no inverno? Não se preocupe! De junho a agosto as temperaturas não caem tanto, com máximas em torno de 25ºC, e as chuvas se tornam raríssimas.

Onde ficar em Bertioga, SP?

Ao longo dos 43 km de litoral bertioguense você encontrará excelentes opções de hospedagem em diferentes formatos, estilos e faixas de preço, desde hostels modestos a grandes hotéis confortáveis.

Em geral, quatro regiões se destacam na preferência do turista na hora de escolher um hotel: Riviera de São Lourenço, Indaiá, Boracéia ou até mesmo o centro da cidade.

Quem deseja ficar na Riviera de São Lourenço vai encontrar hotéis e pousadas de elevado padrão, com excelente estrutura de lazer. 

No entanto, também precisa pagar a mais para se deslocar, já que a região fica a 17 km do centro, e deve desembolsar mais por diárias nos elegantes estabelecimentos do bairro.

Os turistas mais econômicos, por sua vez, devem se sentir bem atendidos pelo centro, onde está a maior concentração de hotéis e pousadas da cidade, com preços mais competitivos e, por isso, mais em conta.

O centro também dispõe de várias linhas de ônibus, restaurantes, bares, comércio e fácil acesso às regiões de Maitinga e Rio da Praia, além de abrigar o Forte de São João e outras atrações turísticas.

Se você deseja escapar do agito do centro e dos altos preços da Riviera de São Lourenço, é melhor optar pelo bairro Indaiá, localizado à esquerda da Praia da Enseada, em uma região de vegetação abundante e, por isso, muito bonita.

Há ainda aqueles que preferem ficar na belíssima Praia da Boracéia, a 35 km do centro, já quase na vizinha São Sebastião, onde a natureza é a grande protagonista.

O acesso facilitado pela rodovia Rio-Santos leva a uma praia extensa, de areia escura e mar cristalino, com boa infraestrutura de turismo e trechos preservados.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Bertioga: hotéis e pousadas baratas no ElQuarto!

Bertioga: hotéis e pousadas baratas no ElQuarto!
Fonte: Pousada Oasis Bertioga

Você pode encontrar onde se hospedar barato em Bertioga sem sair de casa: é só fazer sua pesquisa de hospedagem no ElQuarto, o buscador de hotéis e pousadas mais confiável do Brasil!

A plataforma moderna e fácil de usar do ElQuarto concentra acomodações nos destinos mais badalados do Brasil e do mundo a preços exclusivos.

Faça uma simulação gratuita para navegar entre filtros que turbinam a sua busca e promoções imperdíveis! Assim, vai ficar fácil viajar muito sem pesar no bolso!

O que fazer em Bertioga

Um único dia na cidade pode garantir passeios bem divertidos e completamente diferentes. 

Você pode, por exemplo, conhecer praias, ruínas históricas e trilhas em meio à mata atlântica em apenas um roteiro.

Para te ajudar nesse planejamento, destacamos o que você não pode perder na cidade, independentemente do tempo que você tem disponível para a viagem.

Confira o que fazer em Bertioga!

Canal de Bertioga

O Canal de Bertioga começa na região do Guarujá e percorre 30 km até desaguar no Atlântico, separando o Guarujá do continente e, assim, formando a belíssima Ilha de Santo Amaro

As águas do canal não são limpas por conta do trânsito de embarcações e, por isso, não são adequadas para banho, mas mesmo assim é provável que você passe por ali em ao menos algum momento da sua viagem.

Afinal, é também desse canal que partem os passeios de barco para explorar as belezas da região, durante os quais você poderá conhecer vários atrativos, como o Forte de São João, manguezais e a foz do rio Itapanhaú.

Durante sua visita às margens do canal, que tal aproveitar para visitar o Mercado Municipal de Pescados, que fica na avenida Vicente de Carvalho, ou os bons restaurantes instalados por ali?

Passeio de Escuna

Passeio de Escuna
Fonte: Pixabay

Uma das atrações mais famosas da cidade é o passeio de escuna que leva os turistas para algumas praias e ilhas da região, incluindo paradas estratégicas para banho.

Os passeios ocorrem nos fins de semana e costumam ter duração entre 1h30 e 2h, com saída do píer da cidade, em pleno canal.

Se você gosta desse tipo de atividade, vale a pena fazer o passeio de caiaque ou canoa pelas águas dos rios Itaguaré e Jaguareguava, com duração de até 4 horas.

Forte de São João

O primeiro forte do Brasil fica justamente em terras bertioguenses: o Forte de São João, construído em 1560 (ou seja, apenas 60 anos depois da chegada dos portugueses à América), por ordem do explorador Martin Afonso de Souza.

A fortaleza foi erguida para proteger o acesso ao rio que dá nome à cidade e hoje é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil.

Além de ser um ótimo exemplar da arquitetura militar colonial, o forte abriga um pequeno museu com itens portugueses e indígenas que remontam aos primeiros anos do país.

Depois de conhecer a construção, na avenida Vicente de Carvalho, você pode estender seu passeio até o Parque dos Tupiniquins, bem ao lado, uma extensa área verde onde os primeiros portugueses desembarcaram na região.

Ruínas da Igreja de Santo Antônio de Guaibê

Fica também na cidade uma das igrejas mais antigas do país, a Igreja de Santo Antônio de Guaibê, do século XVI, da qual hoje só restam ruínas.

Mesmo assim, o templo é simplesmente imperdível por seu imenso valor como patrimônio histórico!

A igreja era frequentada pelo Padre Anchieta, que utilizava as instalações para catequizar indígenas.

As ruínas são impressionantes por si só, mas se transformam em um cenário ainda mais cinematográfico por terem se misturado ao verde da mata atlântica.

Parque Estadual Restinga de Bertioga

Parque Estadual Restinga de Bertioga
Fonte: Haroldo Kalleder / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Se a sua “praia” é ecoturismo, você não pode deixar de conhecer o Parque Estadual Restinga de Bertioga, principal área de preservação da flora e fauna da cidade.

O parque é belíssimo e oferece aos visitantes duas trilhas: a Trilha d’Água e a Trilha do Guaratuba, repletas de rios, cachoeiras, poços e até praias de água doce!

Trilhas em Bertioga

Quem gosta de trilha não vai ficar decepcionado com as opções bertioguenses. Além das opções do parque estadual, existem dezenas de outras trilhas espalhadas por todos os cantos da cidade.

A Trilha Garganta do Gigante, por exemplo, é recomendada para quem já tem experiência em trekking e percorre 18 km (considerando-se ida e volta), incluindo trechos de canoa, totalizando 10 horas de percurso.

Para conhecer a vegetação nativa da região, recomendamos a Trilha da Torre 47, com nível de dificuldade moderado e cerca de 4 horas de duração.

Caso você não tenha experiência em trilha ou esteja viajando com crianças e idosos, não se preocupe, pois existem boas opções para esses públicos, como as trilhas do Vale Verde e da Casa de Pedra do Rio Itapanhaú.

Sesc Bertioga

O que você acha de conhecer um resort em plena cidade, cercado pela mata atlântica e com vista panorâmica do mar? É isso que te espera no Sesc Bertioga!

O complexo de lazer inclui piscinas para adultos e crianças, quadras, salão de jogos, restaurante, lanchonetes e até um trecho privativo da Praia da Enseada, com opção de hospedagem ou day use.

Praias de Bertioga, SP 

Praias de Bertioga, SP
Fonte: Freeimages

A maior atração bertioguense é, sem dúvidas, seu belíssimo litoral margeado pela mata atlântica, ao longo de mais de 43 km de extensão.

Alguns trechos da costa são mais urbanizados, enquanto outros são praticamente selvagens, garantindo diversão para todos os gostos.

A Praia da Enseada é a mais badalada de todas graças a sua localização, em pleno centro da cidade, com 12 km de extensão e excelente infraestrutura de serviços e turismo.

Se você prefere trechos mais preservados, pode gostar da Praia de Guaratuba ou da Praia de Boracéia, esta última mais distante do centro e, por isso, menos movimentada.

O viajante ainda pode visitar a luxuosa praia da Riviera de São Lourenço, frequentada por ricos e famosos, ou as pacatas praias de Indaiá e Vista Linda, queridinhas entre os bertioguenses.

É possível até curtir a intocada Praia de Itaguaré, a 20 km do centro, localizada no território do Parque Estadual Restinga!

Isto é, o que não falta é praia bonita para curtir o seu dia de sol!

Qual é a melhor praia de Bertioga?

Em meio a tanta praia bonita, é natural que o visitante se pergunte: “afinal, qual é a melhor praia de Bertioga?”. 

Se esse é o seu caso, saiba que a resposta é mais complexa do que parece, pois estamos falando de um destino repleto de praias paradisíacas!

Graças à preservação garantida pelo Parque Estadual Restinga, a Praia de Itaguaré é uma das preferidas dos turistas que buscam contato com a natureza, sendo listada frequentemente entre as mais belas praias de São Paulo.

Você também pode se apaixonar pela Praia de Boracéia, quase na cidade de São Sebastião, onde a natureza também é a grande protagonista.

Onde comer em Bertioga?

Não é difícil encontrar um bom restaurante em Bertioga: a cidade está recheada de opções gastronômicas em todas as faixas de preço, e pode atender a diferentes perfis de visitantes.

A Casa da Esfiha, o Burguers on Fire e o Pastel do Trevo, por exemplo, são excelentes opções para quem quer comer bem sem comprometer o bolso.

Quem prefere ambientes mais requintados pode gostar do Restaurante Thobias e do Restaurante Isa, especializados em frutos do mar, ou dos restaurantes Jangada e Funchal, que servem comida brasileira.

Procura restaurantes étnicos? Você pode curtir o Keiko Sushi Bar, a Pizzaria Fratello ou o Persios Riviera Trailer.

Descubre onde se hospedar barato em Bertioga no ElQuarto!

Encontre agora mesmo onde ficar em Bertioga, SP, com economia, segurança e praticidade. É só fazer uma pesquisa no ElQuarto!

O buscador mais confiável do Brasil reúne opções para todos os bolsos no destino que você procura, incluindo hotéis e pousadas com cancelamento grátis.

O viajante pode até pagar suas diárias online, pelo site, para não precisar se preocupar com gastos extras depois do check-in!

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e comece a planejar uma viagem inesquecível para a joia do litoral paulista!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.