Braga, Portugal: conheça a cidade e monte seu roteiro pelo mapa turístico!

21 mar 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Uma das mais antigas cidades ibéricas, Braga, Portugal, é um destino já consolidado na preferência dos brasileiros que visitam a “terrinha”.

Fundada há mais de 2.000 anos, a cidade guarda sua rica história como um verdadeiro tesouro, sem perder a “cara” de cidade moderna, com boa infraestrutura de serviço e turismo.

Boa alternativa de turismo às badaladas Lisboa e Porto, a cidade pode ser o destino ideal para a sua próxima viagem, e neste artigo você vai descobrir por quê. Vamos lá!

Braga, Portugal: o que fazer na cidade?

Muito comparada a uma “senhorinha” com alma jovial, a cidade de Braga, em Portugal, é um destino que pode surpreender o viajante por diversos motivos.

Não basta sua história milenar, que remonta aos tempos do Império Romano: a antiga “Bracara Augusta” parece caminhar com destreza entre sua faceta medieval e seu lado mais moderno.

Capital do estado do Minho, Braga é uma das cidades de Portugal com mais brasileiros, abriga um importante centro universitário e já foi eleita Capital Europeia da Juventude: não é à toa que sua cena noturna está entre as mais animadas do país!

O destino também atrai muitos romeiros e peregrinos em viagens de turismo religioso. Afinal, são mais de 30 igrejas, como a Sé de Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte, capazes de encantar os visitantes com seus ricos detalhes.

São tantas atrações turísticas, que todo planejamento é bem-vindo! Afinal, sem um bom roteiro de viagem você corre o risco de deixar algum atrativo incrível para trás.

Nesse sentido, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Braga: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muitas outras dicas. Veja só!

Onde fica Braga?

Onde fica Braga?
Fonte: Pixabay

A cidade de Braga fica perto da fronteira com a Espanha, às margens do rio Cávado, que corta o norte de Portugal até desaguar no Atlântico.

Capital do estado do Minho, a cidade fica no extremo norte do país, a menos de 60 km de Porto e a 360 km da capital, Lisboa.

Você também pode aproveitar a sua viagem para conhecer alguns destinos espanhóis, como Santiago de Compostela (185 km), Vigo (110 km) e Coruña (258 km).

Mapa de Braga, Portugal

Não se esqueça de conferir onde ficam as principais atrações locais antes de escolher onde ficar na cidade. 

Para te ajudar nessa missão, destacamos o mapa de Braga, em Portugal, com suas principais rotas. Confira!

Como chegar em Braga?

Você não encontrará nenhum voo para Braga, Portugal, a partir do Brasil ou qualquer outro país, pois a cidade não abriga nenhum aeroporto.

Por essas e outras, a forma mais prática de chegar a Braga é a partir da vizinha Porto, onde fica um dos aeroportos mais movimentados da Península Ibérica.

A distância do aeroporto até a cidade é de apenas 50 km: o trajeto pode ser feito em menos de 40 minutos pela rodovia A3.

As passagens aéreas para Portugal mais baratas estão no buscador, Passagens Promo, que oferece ferramentas gratuitas para turbinar a sua pesquisa pelo menor preço.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é a temperatura em Braga, Portugal, no inverno?

Como é a temperatura em Braga, Portugal, no inverno?
Fonte: Pixabay

Assim como boa parte dos destinos portugueses, Braga é uma cidade de clima ameno, cuja temperatura média ao longo do ano não ultrapassa os 15ºC.

No entanto, não se engane: a depender da época em que você visita a cidade, poderá encontrar um clima bastante diferente.

Nos meses mais quentes, especialmente entre junho e agosto, praticamente não chove e o calor é extremo, com termômetros acima dos 40ºC. 

A temperatura em Braga, Portugal, no inverno, por sua vez, despenca, chegando a 10ºC entre dezembro e fevereiro, e as chuvas castigam a região.

Para evitar as temperaturas extremas e escapar das chuvas, a melhor alternativa é viajar entre os meses de abril e setembro, quando o clima fica mais firme e os passeios ao ar livre mais confortáveis.

Qual o melhor bairro de Braga, Portugal, para se hospedar?

Na hora de planejar a sua viagem a Braga, Portugal, é importante escolher com carinho o lugar em que vai se hospedar. Essa decisão pode ter grande impacto na forma como você “vive a cidade”.

O centro histórico é a região mais recomendada para hospedagem por garantir fácil acesso às principais atrações turísticas locais, bem como opções gastronômicas, comércio e transporte público.

Como os ônibus param de circular por volta das 20h30, ficar em um hotel do centro pode garantir certa vantagem para o viajante, que pode dispensar o ônibus para conhecer a vida noturna de Braga.

Se você não está disposto a pagar as diárias mais salgadas do centro histórico, você pode optar por um dos hotéis do bairro Cividade, que tem fácil acesso à principal avenida da cidade, a Liberdade, e fica bem ao lado do centro.

Quem prefere ficar em uma região mais tranquila pode gostar mais do bairro das Fontainhas, que fica coladinho ao centro histórico, tem caráter residencial e está localizado perto da estação ferroviária e pontos de ônibus.

Por fim, há ainda aqueles viajantes que optam por se hospedar no bairro Bom Jesus do Monte, onde fica a principal atração turística local e a vista mais bonita de toda a cidade!

Encontre os melhores hotéis em Braga, Portugal, no ElQuarto!

Encontre os melhores hotéis em Braga, Portugal, no ElQuarto!
Fonte: Hotel Golden Tulip

Quer encontrar um hotel em Braga, Portugal, barato, confortável e com boa localização? É só fazer sua pesquisa no melhor buscador de hospedagem do Brasil, o ElQuarto!

Em nossa plataforma o viajante encontra milhares de acomodações a preços exclusivos para garantir a comodidade e economia que você merece.

Para facilitar seu planejamento de viagem, você pode navegar entre várias opções com cancelamento gratuito

Assim, em caso de necessidade, pode remarcar sua viagem ou escolher outro hotel sem cobranças extras.

Você pode até mesmo pagar suas diárias pelo site, em reais, sem incidência de IOF, de maneira rápida e segura.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que é possível visitar uma das cidades mais apaixonantes de Portugal sem comprometer o seu bolso!

Pontos turísticos de Braga, Portugal

Explorar a cidade de Braga é mais fácil do que muita gente imagina. 

As principais atrações estão concentradas em poucas regiões, como o centro histórico e o bairro de Bom Jesus do Monte, facilitando a vida do turista.

Para te ajudar a planejar seus passeios pela cidade, destacamos os principais pontos turísticos de Braga, Portugal, confira!

Santuário do Bom Jesus do Monte

Segundo atrativo religioso mais visitado de Portugal, atrás apenas do Santuário de Fátima, o Santuário do Bom Jesus do Monte é a grande estrela de Braga e, certamente, deve figurar em qualquer roteiro pela cidade.

A igreja é considerada obra-prima do estilo neoclássico, chamando a atenção dos visitantes tanto por dentro quanto por fora.

No interior, destaca-se o altar, que representa a crucificação de Cristo, enquanto coretos, jardins e até um pequeno lago enfeitam o lado externo do templo.

O santuário fica no alto de uma colina e, por isso, é também um dos melhores mirantes para contemplar a cidade. 

Não deixe de visitar o monóculo instalado do lado de fora da igreja para avistar “Braga por um canudo”.

Na hora de ir embora, é só descer o Escadório dos Cinco Sentidos para voltar ao centro histórico.

Jardim de Santa Bárbara

Jardim de Santa Bárbara
Fonte: Vitor Oliveira / Flickr / CC BY-SA 2.0

Um dos melhores locais para visitar em Braga nos meses mais quentes é o Jardim de Santa Bárbara, um dos maiores complexos de jardins públicos da cidade.

O jardim fica em pleno centro histórico e forma um verdadeiro labirinto de canteiros floridos que levam a uma bela fonte.

Em anexo ao Jardim de Santa Bárbara fica o Paço Arquiepiscopal Bracarense, um dos conjuntos arquitetônicos medievais mais preservados do norte de Portugal.

Palácio do Raio

Uma das joias do centro histórico de Braga é o Palácio do Raio, uma construção monumental, datada de 1754, que chama a atenção por misturar elementos do barroco português e do rococó.

Ali, você poderá contemplar os típicos azulejos azuis portugueses e a Fonte do Ídolo, construída há mais de 1.000 anos em homenagem a Tongoenabiago, o deus romano das águas.

Aproveite sua visita para conhecer o pequeno Museu do Palácio do Raio, que guarda um importante acervo sobre a Santa Casa da Misericórdia de Portugal.

Sé de Braga

Coladinho ao Jardim de Santa Bárbara fica a Sé de Braga, Portugal, a catedral mais antiga do país, datada do século XI.

Como foi construída ao longo de mais de um século, a igreja representa diferentes estilos arquitetônicos, como romântico, barroco e rococó.

O Tesouro Museu da Sé, localizado no terreno da catedral, guarda um dos maiores tesouros do período colonial brasileiro: uma cruz que foi utilizada na primeira missa celebrada pelos portugueses ao desembarcar no Brasil.

Santuário do Sameiro

Santuário do Sameiro
Fonte: Cthoe / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Santuário do Bom Jesus do Monte não é o único motivo que atrai romeiros a Braga. 

A cidade, de forte tradição católica, abriga vários complexos religiosos de grande importância, como o Santuário do Sameiro.

Inaugurado em 1863, o complexo é a casa da belíssima estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e de um altar espetacular, feito em granito branco.

Na cripta da igreja existe uma extensa escadaria com representações da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus. 

Em outras palavras, um atrativo imperdível, ainda que menos badalado que o Santuário de Bom Jesus do Monte!

Avenida da Liberdade

Pode parecer estranho, mas um dos atrativos mais apaixonantes de Braga é sua principal via pública, a Avenida da Liberdade, que se estende até a Praça da República, no centro histórico.

O canteiro central da avenida é formado por um belo jardim que fica ainda mais florido durante a primavera. 

As fachadas em estilo neoclássico dos edifícios históricos da região, muitos deles datados do século XV, tornam a paisagem ainda mais fotogênica!

A região abriga alguns dos melhores hotéis de Braga e muitos restaurantes, além de lojas, boutiques e galerias de arte.

Se você está explorando a cidade de carro, pode ser uma boa ideia deixar seu veículo em uma das ruas perpendiculares e passear pela região a pé.

Igreja da Lapa

Pertinho da Avenida da Liberdade fica uma das igrejas mais bonitas da cidade, a Igreja da Lapa, construída no século XVIII sobre as ruínas da muralha do antigo castelo de Braga.

A fachada neoclássica esconde um interior ricamente ornado com detalhes em ouro e azulejos tradicionais portugueses.

O complexo também abriga um banco e uma unidade do famoso Café Vianna, um dos mais tradicionais da cidade.

O seguro viagem é obrigatório para Portugal!

O seguro viagem é obrigatório para Portugal!
Fonte: Pixabay

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para todos os turistas que desejam visitar Portugal? Sem o item, você pode ser até impedido de embarcar!

Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, o seguro garante várias coberturas importantes para o viajante, como assistência médica e odontológica, seguro de bagagem, traslado, e muitas outras.

Dessa forma, em caso de necessidade basta acionar a seguradora contratada para receber assistência gratuita ou reembolso por gastos previstos em apólice.

Você pode garantir seu seguro viagem Portugal mais barato no buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e coberturas para assegurar a economia que você merece!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Como é morar em Portugal, Braga?

Braga é um dos principais destinos escolhidos por brasileiros que querem viver em Portugal, e vários motivos justificam essa preferência.

Terceira maior cidade do país, a metrópole oferece alternativas mais baratas de moradia, além de ter custo de vida mais baixo em comparação a outras cidades portuguesas, como Lisboa e Porto.

A oferta de empregos em Braga, Portugal, também é particularmente atraente para quem deseja migrar para a Europa, além de não haver nenhuma barreira linguística para brasileiros, que também falam português.

Além disso, a cidade dispõe de grandes shoppings, comércio diversificado, bons restaurantes e rede de transporte público satisfatória, sem perder a atmosfera de cidade do interior.

Quanto custa morar em Braga, Portugal?

Embora o custo de vida em Braga, Portugal, seja superior ao das maiores cidades brasileiras, não chega a ser exorbitante como em outros destinos europeus.

É possível alugar um apartamento de dois quartos por cerca de 650 euros, enquanto despesas com contas domésticas (como luz, água, internet, telefone e gás) ficam em torno de 170 euros para um casal.

Em relação à alimentação, por sua vez, um casal deve desembolsar cerca de 350 euros por mês.

Vale salientar que esses valores foram cotados em janeiro de 2022, e podem sofrer alteração, então não deixe de atualizar sua pesquisa às vésperas da viagem para se informar adequadamente.

Braga, Portugal: hotéis em promoção no ElQuarto!

Encontre agora mesmo o melhor hotel para sua estadia em Braga, Portugal! É só fazer sua cotação gratuita em nosso buscador exclusivo, o ElQuarto!

Você vai encontrar milhares de acomodações em diferentes estilos, formatos e faixas de preço em poucos cliques. 

Basta digitar o destino da sua viagem, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. O ElQuarto te mostra as melhores ofertas!

Para garantir ainda mais comodidade e economia à sua viagem, o ElQuarto permite até o pagamento das diárias online, em reais, sem cobrança de IOF!

Faça uma simulação e descubra que visitar uma das maiores metrópoles de Portugal pode sair muito mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.