Bristol: um dos destinos mais bonitos na Inglaterra!

11 jan 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Capital do Sudoeste da Inglaterra, Bristol é uma cidade vibrante e multicultural, conhecida por sua atmosfera alternativa, sua longa tradição marítima e uma das gastronomias mais apreciadas do Reino Unido.

A cidade histórica tem atmosfera criativa e cultural, com uma grande importância para a economia do país e pode ser o destino perfeito para um fim de semana de viagem.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cidade? Vem conferir o guia que montamos para você, com dicas de passeios, melhor época para visitar e muito mais!

Bristol: guia completo para conhecer a cidade!

Bristol: guia completo para conhecer a cidade!
Fonte: Pixabay

A importância de Bristol na Inglaterra não é novidade: desde sua fundação, no século XII, a cidade é considerada uma das mais ricas da Grã-Bretanha, especialmente por sua tradição e força na cultura marítima.

O passado, porém, foi aos poucos substituído por uma cidade muito moderna, cosmopolita e cultural, onde a arte urbana encontrou o palco que precisava para prosperar.

Os grafites do mundialmente celebrado Banksy estão por todos os lados, como uma prova de que a cidade se orgulha de ser uma imensa galeria a céu aberto, com arte em seus muros, pontes e ruas.

Nos pubs e restaurantes, a arte assume forma gastronômica nas mãos de chefs renomados, responsáveis por colocar a capital do Sudoeste da Inglaterra entre os melhores destinos de turismo gastronômico do país.

A arquitetura também se reconstruiu e hoje ganha destaque com a espetacular ponte suspensa Clifton, a monumental catedral da cidade e tantas outras construções que impressionam em tamanho e riqueza de detalhes.

Andar por Bristol é inspirar arte por onde quer que vá: uma experiência inesquecível e imperdível para qualquer viajante que esteja explorando a Inglaterra.

Em que país fica Bristol?

Bristol City é uma das maiores e mais importantes metrópoles da Inglaterra, com quase meio milhão de habitantes.

A cidade fica no Sudoeste do país, a menos de 8 km da costa do País de Gales, que fica do outro lado das margens do rio Severn, o segundo maior da Grã-Bretanha.

A capital do país, Londres, está a 190 km de distância ao leste. A cidade medieval de Bath fica ainda mais perto, a 20 km, enquanto Cardiff, já no País de Gales, está a 68 km de distância.

Bristol: mapa

Grande em importância, a capital do Sudoeste da Inglaterra é uma das maiores cidades do país, mas ainda é relativamente pequena para os padrões brasileiros. 

Na prática, isso significa que você poderá explorar as principais atrações turísticas a pé, sem depender de carro e sem perder muito tempo com deslocamentos. 

Confira onde fica Bristol no mapa da Europa!

Como ir a Bristol?

Embora nenhuma companhia aérea ofereça voos diretos do Brasil para Bristol, Reino Unido, não é difícil chegar à cidade, que tem seu próprio aeroporto, a 13 km do centro.

Várias empresas operam voos com destino à cidade e conexão em seus próprios hubs: a Swiss faz conexão em Zurique, a KLM conecta em Amsterdã, a Lufthansa em Frankfurt, e assim por diante.

Para deixar o aeroporto a caminho da cidade, você pode usar o shuttle Airport Flyer Express, que tem saídas a cada 20 minutos e chega ao centro em 40 minutos, com passagem a £8 (em setembro/2022).

Se você já está na Inglaterra, a viagem fica ainda mais fácil: você pode pegar um voo doméstico a partir de outras cidades, como Londres e Manchester, ou até viajar de trem pelo país, com desembarque na estação Temple Meads.

A passagem aérea mais barata para o Reino Unido ou qualquer outro destino está no Vai de Promo: faça uma pesquisa gratuita para encontrar voos com até 35% de desconto e condições facilitadas de pagamento.

Para turbinar suas chances de encontrar grandes ofertas, não deixe de acionar o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é a melhor época para conhecer Bristol?

Qual é a melhor época para conhecer Bristol?
Fonte: Pxhere / CC0

Todo cuidado é pouco na hora de marcar a data da sua viagem, especialmente se você não gosta de temperaturas baixas.

O verão é a melhor época para conhecer a cidade, embora seja também a alta temporada, o que significa preços mais altos na hospedagem.

Para escapar do movimento intenso de verão e evitar o frio intenso, pode ser interessante visitar a cidade em meses intermediários, como abril e maio, ou setembro a meados de novembro.

Como é o clima em Bristol?

Bristol é uma cidade fria para os padrões brasileiros: até mesmo no verão, de junho a setembro, é altamente improvável que os termômetros ultrapassem 22ºC.

Você só pode viajar no inverno? Prepare-se para encontrar máximas de 8ºC e mínimas em torno de 3ºC, além de muita chuva.

Em outras palavras, capriche no agasalho, independentemente da data da sua viagem, ou você pode passar por apuros durante a sua estadia!

Encontre os melhores hotéis em Bristol, Inglaterra, no El Quarto!

Encontre os melhores hotéis em Bristol, Inglaterra, no El Quarto!
Fonte: Lodge At Bristol

Para encontrar com segurança e sem sair de casa os melhores hotéis na Inglaterra ou em qualquer outro destino, basta fazer a sua pesquisa no El Quarto.

O melhor buscador de hospedagem do mercado te ajuda a encontrar acomodações em diversos formatos, estilos e faixas de preço de maneira instintiva e descomplicada, nos principais destinos do mundo.

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até mesmo pagar suas diárias pelo site e em reais, em até 12 vezes no cartão de crédito, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Inglaterra pode sair mais barato do que você pensa.

Bristol: principais atrações turísticas para o viajante!

A próspera história da capital do Sudoeste inglês é uma atração à parte que torna qualquer passeio pela região ainda mais inesquecível. 

A cidade firmou-se como um importante centro urbano durante a Idade Média e foi o principal porto de navios ingleses mercantes no período: foi dali que saíam os navios que capturavam e comercializavam africanos como escravos nas colônias.

Daqueles tempos, muito restou, especialmente no centro da cidade onde as construções georgianas tornam a paisagem ainda mais bonita, pitoresca e encantadora.

Quer conhecer mais? Então vem descobrir o que fazer em Bristol, Inglaterra! 

Clifton Suspension Bridge

Principal cartão-postal da cidade, a Clifton Suspension Bridge foi erguida na segunda metade do século XIX, com projeto do engenheiro Isambard Kingdom Brunel.

Um dos principais expoentes da construção civil da história da Inglaterra, Brunel foi também responsável por projetar os navios a vapor SS Great Britain e SS Great Western, importantes na história local.

A ponte, por si só, é capaz de deslumbrar o visitante: a estrutura parece flutuar sobre as águas do rio Avon e desfiladeiros com dezenas de metros de altura, conectando a cidade à zona rural e a um belíssimo observatório que oferece vista panorâmica da região.

Você pode atravessar a ponte suspensa (ou pênsil) a pé ou de bicicleta gratuitamente, mas se estiver de carro ou moto precisará pagar pedágio.

De qualquer forma, é uma atração que simplesmente não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade!

St. Nicholas Market

O St. Nicholas Market é uma das construções mais fotogênicas e agradáveis da cidade, bem no centro histórico.

O mercado mais antigo da cidade existe desde o século XVIII e mudou muito pouco desde então. Caminhar por seus corredores é como caminhar pela própria história da Inglaterra.

São mais de 60 barraquinhas onde se vende de tudo, como condimentos, carnes, roupas, livros, itens de decoração, souvenires e muito mais.

Se você não está disposto a ir às compras, que tal se sentar em um dos restaurantes do mercado para conhecer a gastronomia local?

We The Curious

We The Curious
Fonte: Pxhere / CC0

Quem está viajando com crianças ou simplesmente gosta de museus não vai se arrepender de visitar o We The Curious.

O principal centro de ciências da cidade é um pequeno museu com exposições interativas e lúdicas que ensinam ao mesmo tempo em que divertem.

A principal atração é o primeiro planetário 3D do Reino Unido, que costuma promover eventos especiais, oficinas e workshop sobre espaço, ciência e tecnologia.

Os ingressos para o We The Curious custam a partir de £16 e podem ser adquiridos pela internet. Assim, você nem perde tempo na fila!

Catedral de Bristol

A Catedral de Bristol é a igreja mais importante e uma das mais antigas da cidade, que chama a atenção tanto por seu exterior suntuoso quanto pelo seu interior ricamente ornado.

A construção do século XIII é cheia de vitrais ultra coloridos com motivos bíblicos, além de paredes entalhadas, um dos órgãos mais antigos do mundo e outros elementos que representam o melhor da arquitetura gótica inglesa.

E sabe o que é melhor? A entrada é gratuita em qualquer dia e horário!

Depois de visitar a catedral, aproveite para conhecer a pracinha em frente ao templo, com amplos espaços gramados, muitas árvores, uma bela fonte e vista privilegiada da Prefeitura (ou City Hall).

Bristol Ferry Boats

A cidade só conseguiu crescer, se desenvolver e se destacar no cenário nacional graças às águas do rio Avon (que se chama Severn nessa região), por onde embarcações de todos os portes navegam desde a Idade Média.

Por essas e outras, vale a pena aproveitar para navegar pelas águas do rio mais importante da cidade durante a sua visita.

Os passeios de ferry boats oferecem uma oportunidade incrível de conhecer um pouco mais da cidade sob uma perspectiva bem diferente.

As embarcações navegam pelos canais do rio Avon, com paradas nos principais pontos turísticos e até guia de viagem que conta curiosidades sobre a cidade.

Se sobrar um tempinho no seu roteiro, pode ser interessante até pegar o ferry boat Cross-Harbour para visitar a cidade vizinha de Brandon Hill, na outra margem do rio, onde você poderá conhecer a torre medieval Cabot e curtir uma vista privilegiada da cidade!

Onde encontrar bons restaurantes em Bristol?

Mesmo não sendo tão conhecida por uma tradição gastronômica, é possível comer bem e por um preço justo no país do rei Charles III.

Em Bristol, não faltam polos gastronômicos, pubs e bons restaurantes para explorar os sabores tradicionais ingleses e os pratos típicos da região Sudoeste do país. Destacando-se:

  • St. Nicholas Market: um dos lugares mais recomendados para uma boa refeição no centro histórico, pois abriga diversos restaurantes e fica aberto diariamente, na Corn Street;
  • Whapping Warf: um píer em frente ao rio Avon, bem ao lado do Museu M-Shed, com vários restaurantes em todas as faixas de preço (inclusive opções bem econômicas);
  • Complexo Cargo: um lugar que lançou tendência para o mundo inteiro e é formado por diversos contêineres adaptados que abrigam hoje restaurantes incríveis. O lugar é considerado um dos melhores lugares para comer no Reino Unido!

Como é viver em Bristol, na Inglaterra?

Como é viver em Bristol, na Inglaterra?
Fonte: Pixabay

Cidade grande com cara de cidade pequena, Bristol é famosa pelo baixo custo e pela elevada qualidade de vida, que atrai milhares de estrangeiros todos os anos, especialmente universitários e intercambistas.

A região, marcada pelas belezas naturais, tem fama de “alternativa e hipster” graças a sua movimentada cena cultural, mas vai muito além.

Por lá também existem grandes empresas que geram inúmeras oportunidades de trabalho, além de diversas instituições de ensino.

O clima pode até ser frio para os parâmetros brasileiros, mas é mais agradável que na maioria das cidades inglesas e tem temperaturas mais elevadas em comparação a Londres, Birmingham e Manchester, por exemplo.

Quanto custa viver em Bristol?

O custo de vida na capital do Sudoeste inglês é paradoxal: embora seja 31% mais barato que o custo de vida em Londres, ainda está entre os mais caros da Europa.

Em média, uma pessoa gasta cerca de £2.146 por mês para custear seus gastos básicos, como aluguel, transporte, luz, água, alimentação e lazer.

Para o viajante, porém, os custos são mais módicos: gastos com hospedagem, transporte e alimentação ficam em torno de £75 por dia de viagem.

Antes de viajar, não esqueça do seguro de viagem!

O seguro viagem é indispensável para quem está visitando a Inglaterra: sem essa proteção, você pode voltar para casa com prejuízo em caso de imprevisto, já que o sistema de saúde inglês não é gratuito para estrangeiros.

Se você vai passar por outro país da Europa, é ainda mais importante contratar esse serviço, já que ele é obrigatório na maioria dos destinos do continente.

Mas não se preocupe, porque você pode contratar seu seguro viagem mais barato e com descontos imperdíveis no Seguros Promo.

Assim, você não precisa abrir mão da economia para garantir cobertura médica e odontológica, seguro de bagagem, seguro por morte ou invalidez, assistência por cancelamento de voo e outros serviços.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hospedagem em Bristol pelo menor preço do mercado no El Quarto!

Você encontra os melhores hotéis em Bristol pelo menor preço do mercado no El Quarto: é só digitar o nome da cidade e as datas da viagem para acessar as melhores ofertas.

O El Quarto reúne acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, nos principais destinos do Brasil e do mundo.

Dá até para pagar as diárias em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem. 

E não perca tempo: assine a newsletter do El Quarto para receber até 50% de desconto nos melhores hotéis!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.