Budapeste: quando ir, onde se hospedar e principais atrações!

07 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Desde a Antiguidade, Budapeste encanta visitantes de todos os cantos com suas belas paisagens urbanas e cultura efervescente. Não é à toa que a cidade é considerada uma das mais bonitas da Europa.

A Pérola do Danúbio é um daqueles destinos capazes de fazer um viajante repensar seus gostos e experiências, além de ser um lugar acessível, que pode enriquecer o seu mochilão pelo Velho Continente.

Vem conhecer as dicas e informações que reunimos sobre a cidade para começar a planejar a sua viagem agora mesmo!

Budapeste: conheça o centro cultural e comercial da Hungria!

Budapeste: conheça o centro cultural e comercial da Hungria!
Fonte: Pxhere / CC0

O verde-acinzentado (e não azul, como a famosa música de Strauss) das águas do Danúbio é quase uma onipresença na capital húngara. 

Além disso, ele é o responsável pelo nome da cidade, do por que chama Budapeste: suas águas separam as duas metades da região, Buda e Peste.

Há milhares de anos, um assentamento celta se formou às margens do Danúbio e cresceu, chamando a atenção dos romanos, que ali instalaram a cidade de Aquincum, uma de suas capitais no Leste Europeu.

Nos séculos seguintes, esse próspero polo cultural e econômico da Europa foi disputado por húngaros, mongóis, otomanos e outros povos.

Daquela época, muito restou. O centro histórico da cidade tem exemplares arquitetônicos com traços do barroco, art nouveau e neoclássico por todos os lados: provando que não é de hoje que Budapeste, Hungria, tem protagonismo.

Por ali, você encontrará museus, monumentos e construções antigas: não é coincidência que a Unesco tenha decidido tombar tudo como Patrimônio da Humanidade em 1987.

Confira o guia que montamos sobre a belíssima capital da Hungria!

Onde fica Budapeste

Com pouco mais de 2,5 milhões de habitantes, a cidade de Budapeste se formou a partir da fusão de duas cidades, Buda e Peste, na região norte da Hungria, a apenas 40 km da fronteira com a Eslováquia.

O nome da cidade foi inspirado nas fontes termais abundantes por lá: “Buda” significa água e “peste” se refere a fornos ardentes.

Entre as capitais nas proximidades estão Praga, a 525 km de distância, Viena, a 245 km, e Bratislava, a 200 km.

Mapa de Budapeste

Localizada bem no coração da Europa, com fácil acesso ao leste e ao oeste do continente, a cidade pode ser facilmente incluída em qualquer roteiro pelo Velho Continente.

Confira onde fica Budapeste no mapa! 

Como ir a Budapeste

A capital da Hungria não recebe voos diretos a partir do Brasil, mas não se preocupe, pois você terá algumas opções de transporte para chegar até lá.

Várias companhias aéreas operam voos saídos das principais capitais brasileiras com conexão em outras cidades europeias, como Amsterdã, Munique, Lisboa, Madri e Roma, entre outras.

Se você já está na Europa, pode aproveitar as promoções de empresas low-cost, como Transavia e EasyJet para chegar à Pérola do Danúbio.

Você também tem como ir de Viena para Budapeste de trem: a viagem é muito agradável, passa por cenários belíssimos, tem passagens baratas e dura pouco mais de 2 horas.

Quem preferir pode viajar entre as capitais austríaca e húngara de barco. O percurso é feito em 6 horas pelo rio Danúbio e passa por Bratislava, na Eslováquia.

De ônibus, várias empresas oferecem viagens a partir de outras localidades do continente, incluindo Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Itália, entre outros países.

Para encontrar passagens mais baratas para a Europa, recomendamos que você faça uma pesquisa no buscador Vai de Promo.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas da sua viagem e escolher a melhor oferta.

Você pode até aumentar suas chances de encontrar uma boa promoção se incluir o seu e-mail no alerta de preços!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Budapeste

Encontrar onde ficar em Budapeste é mais fácil do que você imagina. A cidade tem uma rede hoteleira ampla e variada, com acomodações que vão desde as mais simples às mais luxuosas.

Melhor ainda: a hospedagem na Hungria tende a ser mais barata do que em outros países europeus, especialmente se você fizer suas reservas com antecedência.

Mas qual a melhor região para ficar? Depende do que você espera de sua viagem.

Se você quer ficar em um local com vistas bonitas e construções antigas, a melhor alternativa é Buda, preferencialmente no Distrito do Castelo.

A região fica num ponto mais alto e pode ser acessada a pé, de ônibus ou via Sikló, o funicular que tem embarque no fim da ponte Széchenyi.

Prefere ficar em uma região mais moderna, com ruas de compra e bons restaurantes? A experiência em Peste pode ser ainda mais memorável.

Diferentemente da vizinha Buda, a região é mais plana e convidativa para passeios ao ar livre, além de ser o endereço de atrações famosas, como o Parlamento e muitos museus.

Encontre hotéis e pousadas em Budapeste em promoção!

Encontre hotéis e pousadas em Budapeste em promoção!
Fonte: Adagio Hostel 2.0 Basilica

Que tal encontrar hotéis na capital da Hungria pelo melhor custo-benefício? É só fazer a sua pesquisa de hospedagem no El Quarto.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos para que você não precise escolher entre sua viagem e o seu bolso.

Para assegurar ainda mais economia à sua viagem, você pode até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Pérola do Danúbio pode caber no seu orçamento!

Como visitar Budapeste

Não faltam motivos para ir a Budapeste, mas é importante planejar bem a sua viagem para ter a melhor experiência possível.

Nesse sentido, algumas informações práticas podem ser valiosas para o viajante.

Você não vai precisar de visto para viagens com duração de até 90 dias, mas terá que apresentar comprovantes de passagens de volta, hospedagem e condições financeiras de arcar com seus custos durante a estadia.

O viajante também deve apresentar seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros: você pode contratar coberturas abrangentes pelo melhor custo-benefício no Seguros Promo.

A Hungria não utiliza o euro: a moeda oficial é o florim húngaro ou HUF (R$ 1,00 equivale a 75,97 HUF em 09/08/2022), e você provavelmente não vai conseguir fazer o câmbio no Brasil, só depois de desembarcar na Europa.

A melhor opção é levar euros ou dólares (já que o real não tem circulação na Hungria) e, então, trocar por florins.

E você sabe qual a língua que se fala em Budapeste? O húngaro, considerado um dos dez idiomas mais difíceis de se aprender.

Confira outras dicas que podem ajudar no seu planejamento de viagem!

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Quanto custa a viagem a Budapeste

Todas as operações com cartão de crédito geram cobrança de IOF de 6,38%, por isso recomenda-se que o viajante leve dinheiro em espécie.

Os gastos com hospedagem devem ficar entre 3.000 HUF para hostels modestos e 35.000 HUF para acomodações mais luxuosas, enquanto uma refeição completa para duas pessoas custa, em média, 14.000 HUF.

Você também deve prever gastos com atrações turísticas: a visita ao Parlamento custa 8.400 HUF, enquanto um cruzeiro pelo rio Danúbio deve sair a partir de 3.500 HUF e uma visita às Termas de Széchenyi sai a 12.500 HUF (preços em agosto/2022).

Qual a melhor época para visitar Budapeste

Qual a melhor época para visitar Budapeste
Fonte: Pxhere / CC0

Se você não gosta de temperaturas extremas, não restam dúvidas: na hora de escolher quando visitar Budapeste, dê preferência aos meses de abril a setembro, quando os termômetros podem chegar a 26ºC.

No restante do ano, especialmente de dezembro a fevereiro, a cidade registra temperaturas geladas, com mínimas em torno de -3ºC e muita chuva, o que torna a sensação térmica ainda menor.

Caso a sua intenção seja curtir o famoso Festival da Primavera, principal evento cultural da Hungria, programe sua viagem entre os meses de março e abril.

O que fazer em Budapeste

Seja em Buda ou em Peste, a capital húngara tem tudo para encantar o viajante, seja em seus edifícios históricos, monumentos, museus, banhos termais ou restaurantes.

Vem conhecer os principais pontos turísticos de Budapeste, Hungria! 

Parlamento Húngaro

Um dos edifícios mais bonitos da cidade, o Parlamento Húngaro foi construído no final do século XIX e logo se tornou o “orgulho da nação”, considerado uma obra-prima da arquitetura no Leste Europeu.

O suntuoso prédio abriga a coroa de São Estevão, obras de arte inestimáveis e muitos outros tesouros que tornam o passeio ainda mais interessante.

A visita é guiada e vale a pena adquirir seus ingressos com antecedência para evitar as filas que costumam se formar no local, com acesso feito pela entrada subterrânea no norte da praça Kossuth.

Castelo de Vajdahunyad 

Castelo de Vajdahunyad
Fonte: Felix Konig / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Um dos maiores tesouros da Pérola do Danúbio, o Castelo de Vajdahunyad foi construído para celebrar os 1.000 anos de história da Hungria, em 1896, em um morro do parque público Városliget, não muito distante do centro.

Casa do Museu de Agricultura da Hungria, o castelo pode até ser de “mentirinha”, mas certamente pode render um agradável passeio!

Castelo de Buda

Budavári Palota, o Castelo de Buda, é o mais imperdível atrativo em qualquer visita à capital da Hungria.

Localizado no Morro do Castelo, em Buda, a construção é uma das mais importantes da cidade, sede de várias outras atrações, como a Galeria Nacional da Hungria, a Fonte de Matias e a Biblioteca Nacional Széchenyi.

A fortaleza foi construída há mais de 700 anos e já foi a casa de reis e rainhas: para chegar até lá, é só pegar o funicular Sikló, na ponte Széchenyi, e subir o morro a pé, ou pegar um ônibus das linhas 16 ou 16A.

Vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer o Budavári Palota, pois você poderá passar horas explorando as áreas interna e externa.

Igreja de Matias

Construída para a cerimônia de casamento do rei Matthias Corvinus, no século XV, a Igreja de Matias, ou Mátyás-templom, não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade.

A construção em estilo neogótico tem grande importância para a história da Hungria: foi também ali que o imperador Franz Joseph da Áustria e a imperatriz Elizabeth foram coroados.

O ingresso para o salão da igreja custa 2.000 HUF e com mais 2.200 HUF você poderá subir a torre para contemplar a belíssima vista do alto (preços em agosto/2022).

Mercado Central de Budapeste

Mercado Central de Budapeste
Fonte: Pxhere / CC0

Uma maneira interessante e saborosa de conhecer uma cidade é explorando seus mercados. Na capital da Hungria, o melhor lugar para isso é o Vásárcsarnok, o Mercado Central da cidade.

O mercado funciona em um edifício de 1896, onde você vai encontrar centenas de barracas que vendem ingredientes e pratos da gastronomia húngara

Lugar perfeito para aprender mais sobre a cultura local e, de quebra, matar a fome!

Museus e monumentos

Não poderia ser diferente: uma cidade com uma história tão rica como a Pérola do Danúbio reúne museus interessantes, com acervos riquíssimos.

Esse é o caso do Museu da História, que fica no Castelo de Buda e conta a história da cidade em detalhes, e do Szépművészeti Múzeum, que apresenta obras da Antiguidade e da Idade Média.

Você também pode gostar de conhecer a Terror Háza, que relembra as vítimas dos regimes nazista e stalinista, e da Galeria Nacional Húngara (Magyar Nemzeti Galéria), um dos melhores museus de arte da Europa.

Quem gosta de arte, aliás, não pode deixar de visitar o Museu Mikró Csodák, o Museu do Marzipan, o Museu Margit Kovács e o Museu de Artes Aplicadas.

Para mergulhar na história do país, aproveite para conhecer o monumento dos líderes húngaros na Praça dos Heróis, bem como o Bastião dos Pescadores, e o monumento do Príncipe Eugênio de Savóia, no Castelo de Buda.

Quais as cidades próximas de Budapeste

Quais as cidades próxima de Budapeste
Fonte: Pxhere / CC0

Uma boa dica é aproveitar sua visita a Budapeste para conhecer algumas das cidades nas proximidades da Pérola do Danúbio.

A medieval Esztergom, por exemplo, fica a um bate-volta de distância: a cidade foi a primeira capital da Hungria e tem sua história muito preservada, a 49 km de Buda e Peste.

Você gosta de arte? A pacata Szentendre é imperdível: a cidade é cheia de museus, galerias e ateliês, além de ser a casa dos melhores artistas húngaros, a apenas 22 km da capital.

Ali perto, a 30 km da maior cidade da Hungria, fica a cidade de Gödöllő, conhecida por seu palácio, listado entre as maiores construções barrocas de toda a Europa.

As melhores hospedagens para Budapeste estão no El Quarto!

Comece a planejar sua viagem a Budapeste sem abrir mão da economia: é só fazer sua pesquisa e reserva de hospedagem no El Quarto.

Você pode comparar preços, reservar acomodações e até pagar suas diárias em reais, com toda a comodidade e eficiência que merece.

Faça uma simulação grátis e descubra que visitar a Pérola do Danúbio pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.