Cagliari: as melhores atrações da comuna italiana!

13 abr 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Cagliari é a capital da Sardenha, no Mar Mediterrâneo. Foi ocupada há mais de 2 mil anos, inicialmente por tribos sardas, dominada por fenícios, depois por púnicos, conquistada e reconquistada pelos romanos.

A ilha da Sardenha também guarda algumas das praias mais incríveis da Itália. Por isso, Cagliari é badalada, cheia de bons restaurantes e hotéis, e muitas curiosidades históricas.

São diversos sítios arqueológicos para conhecer, museus, castelos, igrejas e bairros charmosos. A região da Marina, por exemplo, é excelente para quem procura por bares ou onde fazer compras.

Neste texto, vamos dar várias dicas de pontos turísticos imperdíveis na cidade de Cagliari, além de contar um pouco de sua antiquíssima história. Boa leitura!

Cagliari: pontos turísticos, quando ir e outras dicas!

Cagliari: pontos turísticos, quando ir e outras dicas!
Pixabay

Já pensou em visitar as fundações de uma vila militar do século XII a.C.? ou ver os afrescos da cripta da Igreja do Santo Sepulcro e as impressionantes paredes de pedra de castelos centenários?

Um dos melhores passeios para quem busca o que fazer em Cagliari, é simplesmente explorar as ruas do centro histórico e encontrar os pontos que mais chamam a atenção como o Castelo São Miguel, a Catedral e o Mercado San Benedetto.

Continue a leitura para ficar por dentro também da melhor época para visitar Cagliari, conferir dicas de onde se hospedar com conforto e praticidade e algumas curiosidades sobre a capital da Sardenha.

Cagliari: onde fica?

Está localizada no litoral sul da Ilha da Sardenha, na costa oeste da Itália. Mais precisamente, ocupa uma posição geográfica central no Golfo de Cagliari, no Mar Mediterrâneo.

Faz fronteira com diversas cidades importantes: Quartu e Sant’Elena estão entre as maiores e mais conhecidas!

Cagliari: mapa

Confira o mapa de Cagliari para traçar as rotas entre os pontos turísticos, restaurantes, bares e cafés da comuna italiana.

Por mais que os pontos turísticos estejam concentrados no centro histórico, a melhor maneira de se locomover com agilidade e sem se perder é utilizando o mapa.

Como ir para Cagliari?

Não há voos diretos do Brasil para Cagliari, mas para contornar essa situação, basta embarcar ou fazer uma escala em Roma

O desembarque na Sardenha é feito no Aeroporto de Elmas, que fica a 10 km da cidade.

Cagliari: quando ir?

A alta temporada em Cagliari e outros destinos turísticos da Sardenha como a Costa Esmeralda é durante o verão europeu, de junho a setembro, sendo julho e agosto os meses mais movimentados.

No entanto, em maio, setembro e outubro é possível aproveitar as praias em uma temperatura amena, com menor movimento de turistas e preços mais baixos.

Onde se hospedar em Cagliari?

A Marina é um bairro encantador e tem tudo que o turista precisa. Boutiques luxuosas, cafés ao ar livre e a Via Roma, famosa por seus palácios e mansões.

O Castello Cartiere, ou bairro Castello, é o mais antigo e o mais alto de toda Cagliari. Abriga diversos edifícios importantes e pontos turísticos históricos. Como era de se esperar, os preços nessa região estão entre os mais caros.

Stampace fica na área histórica, está ao lado da Marina e é uma das regiões mais desejadas pelos turistas. 

Você também encontra excelentes opções de hospedagem na Praia do Poeta.

As praias da costa entre Cagliari e Villasimius possuem pequena estrutura para atender aos turistas e valem a visita, mas é melhor se hospedar onde há mais movimento.

Hotéis em Cagliari pelo menor preço do mercado!

Hotéis em Cagliari pelo menor preço do mercado!
Guest House – Blulassù Rooms

Para encontrar hotéis com preços promocionais em Cagliari, pesquise com o El Quarto

A busca é feita simultaneamente em milhares de hotéis, poupando tempo e esforço para quem pesquisa. 

O El Quarto também disponibiliza cupons de desconto e acesso a preços exclusivos. É muito fácil navegar pelo site e realizar a busca: basta inserir os dados da sua viagem e comparar! 

As opções com cancelamento grátis e café incluso aparecem em destaque.

Com o El quarto você encontra a hospedagem adequada para seu estilo de viagem em qualquer parte do mundo!

O que fazer em Cagliari em 1 dia?

Com uma história milenar, há muito o que fazer em Cagliari para 1 dia de viagem. O sítio arqueológico de Su Nuraxi de Barumini é imperdível, assim como o castelo medieval de San Michele.

O Museu Arqueológico Nacional de Cagliari também é uma boa ideia para se ter um resumo da história local. Aproveite a hora das compras para conhecer o Mercado de San Benedetto, com diversas casas especializadas em frutos do mar.

Bastião de Saint Remy

Trata-se de um edifício construído em estilo clássico na virada do século XX. 

Se procura um lugar para relaxar e ter uma vista panorâmica de Cagliari, vai adorar o terraço do Bastião de Saint Remy.

Tem esse nome para homenagear Filippo-Guglielmo Pallavicini, o antigo barão de Saint Remy. Abaixo da estrutura, a Praça da Constituição oferece uma excelente posição para fotografar, principalmente o magnífico arco triunfal.

Severamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial e utilizado como enfermaria, foi restaurado aos padrões originais depois dos ataques à bomba. O calçadão fica aberto durante todo o ano e a entrada é gratuita!

Torre dell’Elefante

Localizada no bairro histórico de Castello, a Torre dell’Elefante é uma torre medieval construída no século XIV, quando a região estava sob domínio pisano.

Foi levantada por causa das invasões que a ilha corria o risco de sofrer a qualquer momento na época. Por isso, era um prédio que fazia parte da arquitetura de defesa de Cagliari, contando com paredes grossas e mais de 30 metros de altura.

Além disso, na época de sua construção a entrada era protegida por 3 portas e duas grades: seu nome se dá por causa de uma escultura de elefante que há na entrada!

Museu Arqueológico Nacional de Cagliari

Museu Arqueológico Nacional de Cagliari
Wikimedia Commons / CC BY 4.0

Situa-se na Piazza Arsenale, em Cagliari, e representa a maior coleção de artigos arqueológicos da Sardenha. As peças contemplam desde a história antiga, com a presença dos primeiros ocupantes, até o período bizantino.

O acervo é composto de peças únicas como as estatuetas da Deusa mãe, jóias fenícias, lingotes romanos de chumbo e peças em cobre produzidas pelos nuráguicos, os primeiros ocupantes da Sardenha. 

São 4 andares, sendo os 3 primeiros com exposições fixas!

Catedral de Cagliari

Dedicada à Virgem Maria e a Santa Cecília, situa-se no bairro Castello. Obteve o status de catedral ainda em 1258 e passou por uma reforma do estilo barroco mesmo tendo sido edificada inicialmente segundo as tradições romanas pisânicas.

O revestimento interno de mármore é lindo, assim como os azulejos coloridos das escadarias internas. A abóbada da nave apresenta afrescos em exaltação da Santa Cruz e o interior possui muitos exemplares de arte sacra.

Por exemplo, o tríptico de Clemente VII, e um monumento funerário em homenagem a Bernardo de La Cabra, morto pela peste em 1655. A catedral também abriga centenas de relíquias dos mártires de Cagliari e 3 capelas barrocas.

Castelo de San Michele

Seu apogeu foi entre os séculos XIV e XVI, mas sua data de construção é ainda mais antiga, tendo sido finalizado no século XII.

As escavações iniciadas na década de 90 apontaram que há uma igreja rural edificada no mesmo local. O que levanta a questão se o castelo foi construído por cima da estrutura da igreja ou se foram edificados paralelamente.

Esteve abandonado no século XVII, mas sofreu modificações até ser aberto como centro cultural em 2009. Situado no alto da colina, a vista do Castelo de San Michele é maravilhosa e seu interior abriga várias exposições de arte.

Palazzo di Citta

Localizado na Piazza del Palazzo, seu nome quer dizer “Palácio da Cidade”. Erguido ainda no século XIII, passou por diversas reformas e sua aparência atual se deve a uma reestruturação do século XVIII.

A fachada principal, que foi completamente refeita, exibe o brasão de armas de Cagliari acima de um enorme portal em formato de arco. Esteve fechado por anos, mas foi cuidadosamente restaurado e aberto ao público em 2009.

O palácio oferece visitas guiadas e exibe coleções que contam com peças sacras e exemplares de obras de Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Fortunato Depero e muitos outros artistas italianos renomados.

Mercado de San Benedetto

Mercado de San Benedetto
Pixabay

Local dedicado à venda de alimentos frescos, especialmente peixes e frutos do mar, mas também frutas, legumes e carnes.

O Mercado de San Benedetto tem 8 mil m² e nele encontram-se itens que não há em nenhum outro lugar do mundo como o camarão vermelho de Villasimius.

O ponto negativo do mercado é que não possui estabelecimentos onde se possa fazer refeições.

Su Nuraxi de Barumini

Su Nuraxi é o nome que se dá ao importante sítio arqueológico que fica na cidade de Barumini, nas proximidades de Cagliari. Seu nome significa “nurago”, que é um tipo de torre central fortificada, típica da cultura antiga da Sardenha.

Como o próprio nome explica, o complexo foi construído ao redor de uma grande torre central, que data do século XVI a.C. As primeiras escavações começaram na década de 50 para retirar as camadas de poeira que cobriam a vila.

Há um poço e escadas construídas em pedra, algumas incrivelmente íngremes. Fica a cerca de 60 km ao norte de Cagliari.

O que significa Cagliari?

Cagliari é uma palavra oriunda da palavra sardenha “casteddu”, uma língua românica que se desenvolveu separadamente da língua do continente. Em tradução, significa “castelo”. 

O que fazer em Cagliari em 3 dias?

3 dias é o suficiente para conhecer todos os pontos turísticos que indicamos e ainda incluir no passeio algumas praias como Mari Pintau e Kala ‘e Moru, próximas à Cagliari.

As praias mais acessíveis, em termos de locomoção, são a Praia do Poeta e Calamosca: ficam próximas do centro de Cagliari e são absolutamente paradisíacas!

Calamosca é pequena e cheia de árvores, o que é incomum para a região, além disso, dá para acessar de ônibus. 

A Praia do Poeta é extensa, bem movimentada no verão e muito frequentada por famílias.

Qual a cidade mais bonita da Sardenha?

Qual a cidade mais bonita da Sardenha?
Pixabay

É difícil definir qual a cidade mais bonita da Sardenha, mas podemos citar algumas candidatas ao posto. 

Bosa, por exemplo, tem apenas 8 mil habitantes, praias magníficas como Spiaggia Completude e Cala de Cumpoltittu, além de construções medievais bem preservadas.

Cagliari não poderia ficar de fora. Cumpre todos os quesitos para ser a mais bonita cidade da Sardenha: belezas naturais, praias lindas, arquitetura pitoresca e todo o charme que um destino turístico de luxo merece.

Alghero é uma cidade que mescla belezas naturais estonteantes e tem uma parte histórica repleta de edificações góticas. Cercada de muralhas, uma visita aos templos e palácios ou uma simples caminhada pelas ruas é um verdadeiro retorno ao passado.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre as melhores hospedagens aqui no El Quarto!

Seja para encontrar hotéis em Cagliari, Itália, ou em outros destinos do mundo, vale a pena pesquisar por hospedagem com o El Quarto: a plataforma buscadora faz todo o trabalho de pesquisa e comparação de preços para você!

Basta informar a cidade destino, as datas de ida e volta, a quantidade de hóspedes e tipos de acomodações. A partir da identificação de suas necessidades, o resultado é instantâneo e os preços são os melhores do mercado.

Não deixe de assinar a newsletter no site do El Quarto, com ela você poderá receber ofertas com até 50% de desconto!

Gostou de conhecer mais sobre Cagliari? Com todas as nossas dicas já dá para montar um bom roteiro turístico e partir para aproveitar as águas mornas do Mediterrâneo.

Embarque para a Sardenha e veja de perto as milenares estruturas de Su Nuraxi de Barumini, as muralhas do Castelo de San Michele, as praias de águas azuis e tantos outros lugares surpreendentes de Cagliari.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.