Cairu, Bahia: conheça o maior município-arquipélago do Brasil!

05 nov 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Cairu, Bahia, é uma cidade cheia de história para contar, além de ser o endereço de algumas das praias mais bonitas do Nordeste brasileiro.

Maior cidade-arquipélago do Brasil, o município ocupa 36 ilhas paradisíacas banhadas pelas águas mornas do Atlântico, incluindo destinos badalados, como Boipeba e Morro de São Paulo.

Não bastasse toda a fama de suas praias de areia dourada e mar cristalino, a cidade ainda é uma das mais antigas do país, com uma história que remonta aos primeiros anos da colônia!

Vem conhecer tudo sobre um dos destinos mais apaixonantes da Bahia!

Cairu, Bahia: como aproveitar a região?

A cidade de Cairu é o que podemos chamar de um destino para todos os gostos. 

Ali estão alguns dos melhores pontos de mergulho do Nordeste, construções que remetem aos primeiros anos do Brasil, festas tradicionais e muitas belezas naturais.

O legado arquitetônico, espalhado por cada rua da cidade, especialmente em seu preservado centro histórico, conta muito sobre a cultura local e os primeiros anos de colonização do país.

Nos restaurantes, o aroma sempre convidativo dos frutos do mar e peixes frescos parecem seduzir os visitantes a experimentar a inconfundível culinária baiana.

Pelas ilhas que formam a cidade-arquipélago, pouca coisa muda: a natureza é uma protagonista onde quer que se olhe, com o mar azul a acalmar as vistas nos dias de sol, predominantes neste canto do Brasil.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, reunimos neste artigo tudo sobre Cairu, Bahia, incluindo o que você não pode deixar de conhecer, os melhores lugares para se hospedar e outras dicas imperdíveis! Vamos lá!

Qual é a história de Cairu, Bahia?

Qual é a história de Cairu, Bahia?
Fonte: Unsplash

A cidade de Cairu, Bahia, é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido fundada no comecinho do século XVI, pouco depois da chegada dos portugueses à nova colônia.

Maravilhados com o clima agradável e com as paisagens idílicas, os europeus investiram pesado na construção da cidade, logo considerada um dos melhores lugares para viver no então recém-descoberto Brasil.

Ali se instalaram os mais poderosos da colônia, incluindo pessoas que ocupavam cargos estratégicos na Corte Portuguesa, tornando Cairu um centro urbano vivo e efervescente.

Foi em 1608 que a região ganhou o status de vila, sendo finalmente desmembrada de Ilhéus. 

Durante o período colonial, a cidade enriqueceu graças ao cultivo de madeira, arroz, farinha, açúcar e outros insumos de alta demanda.

Hoje, o município, que tem menos de 20 mil habitantes, trocou suas prioridades: a produção agrícola foi substituída pelo turismo, atual carro-chefe da economia local!

Onde fica Cairu?

A região onde fica Cairu, Bahia, é chamada de Baixo Sul, a cerca de 300 km de Salvador, no meio do caminho entre a capital baiana e a cidade de Barra Grande.

O destino é uma das poucas cidades-arquipélago do Brasil, isto é, cidades instaladas exclusivamente sobre um conjunto de ilhas, ocupando uma área de aproximadamente 400 km².

Mapa

Está planejando uma viagem para esse destino encantador do litoral baiano? Não se esqueça de conferir a localização das ilhas e dos principais atrativos para montar seu roteiro!

Confira o mapa de Cairu, Bahia!

Como chegar em Cairu?

Como chegar em Cairu?
Fonte: Pexels

Cairu não dispõe de aeroporto próprio, motivo pelo qual a maioria dos turistas prefere desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador e concluir o trajeto pela rodovia BA-001, em cerca de 3h50.

Você também pode chegar ao arquipélago a bordo de um catamarã, a partir do terminal marítimo de São Joaquim, na capital baiana: neste caso, o trajeto deve ser concluído em até 2 horas.

Se você preferir, utilize o ferry-boat que sai do Mercado Modelo, na cidade de Salvador. 

Embora esse formato de viagem seja mais demorado, pode ser uma boa alternativa para quem deseja economizar em deslocamento.

Cairu, Bahia: qual distância de Salvador?

Um dos motivos que torna Cairu um destino tão procurado na Bahia é sua proximidade com a capital, Salvador.

Apenas 175 km, por terra, separam as duas cidades, distância que cairia para pouco mais de 80 km se fosse percorrida em linha reta.

Entre outros destinos próximos a Cairu estão Ilhéus (180 km), Itacaré (120 km) e Maraú (120 km).

Encontre as melhores ofertas de passagem para Cairu, Bahia

Como o destino fica bem pertinho de Salvador, muitos turistas que visitam Cairu, Bahia, preferem desembarcar no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana, e finalizar a viagem por terra ou mar.

Para encontrar as melhores promoções de passagens aéreas para a Bahia, visite agora mesmo o Vai de Promo!

A plataforma disponibiliza ferramentas que te ajudam a viajar sem comprometer suas finanças, como o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção.

Você pode até utilizar o mecanismo de economia em dias próximos, que encontra o momento mais barato para viajar conforme as datas que você escolher.

É só fazer uma cotação gratuita para encontrar a melhor oferta para voar para a Bahia com economia e comodidade!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Cairu?

Você vai poder curtir a praia o ano inteiro em Cairu, uma cidade em que as temperaturas variam pouco entre as estações, com média entre 22ºC e 29ºC ao longo dos 12 meses.

Além disso, dificilmente as chuvas vão atrapalhar o seu dia de praia, pois mesmo nos meses mais chuvosos, de março a julho, os dias de sol são predominantes.

Se quiser evitar praias cheias e preços mais salgados, evite viajar durante a alta temporada, que se estende de dezembro até o Carnaval, bem como feriados prolongados.

Quer garantir os preços mais baixos para a sua viagem? Dê preferência aos meses de setembro a novembro para conhecer o arquipélago, quando o movimento turístico diminui e surgem mais promoções de hospedagem.

Vale a pena também ficar de olho no calendário de eventos da cidade, que sedia festivais animados ao longo de todo o ano.

Junho é o mês da animada Festa de São Pedro, com direito a procissões terrestres e marítimas, concurso de barcos mais bonitos e missas festivas. 

Em outubro é a vez das celebrações da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário.

Cairu, Bahia: hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!

Procurando um hotel em Cairu, Bahia? Você encontra no melhor buscador do Brasil, o El Quarto!

A plataforma exclusiva do ElQuarto, reúne milhares de acomodações em qualquer destino do Brasil e do mundo para garantir preços exclusivos!

Além de comparar preços e encontrar hotéis que cabem no seu bolso, você encontra opções com cancelamento grátis e pode até pagar suas diárias online: assim, você não vai precisar se preocupar com nada depois do check-in.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita e reserve uma acomodação que cabe no seu bolso na maior cidade-arquipélago do país!

O que fazer em Cairu, Bahia e arredores?

As praias paradisíacas são o carro-chefe do turismo cairuense, mas não pense que só de praias vive a cidade. 

Você também encontrará diversas atrações históricas, culturais, gastronômicas e de entretenimento no arquipélago!

Confira o que fazer em Cairu, Bahia!

Centro histórico

O pequeno centro histórico cairuense é uma região encantadora, que preserva com cuidado o legado arquitetônico do período colonial brasileiro.

Na região, você encontrará edifícios e casarões do séculos XVI a XIX, muitos deles tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância histórica e arquitetônica.

Fica em Cairu, por exemplo, o Convento e Igreja de Santo Antônio, além de museus, um rico casario antigo e a fotogênica Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Que tal aproveitar seu passeio para matar a fome em um dos bons restaurantes do centro histórico?

Convento e Igreja de Santo Antônio

Convento e Igreja de Santo Antônio
Fonte: Leonardo Salvato / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Uma das principais atrações da chamada “parte alta” de Cairu, o Convento e Igreja de Santo Antônio, primeira igreja de fachada em estilo barroco do Brasil!

O edifício foi tombado pelo Iphan em 1941, e apresenta traços preservados da arquitetura colonial. 

Na estrutura, você encontrará azulejos tradicionais portugueses e tapeçarias elaboradas, datadas dos séculos XVII e XVIII.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Inaugurada em 1610, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é um ponto turístico simplesmente imperdível em Cairu.

A construção inspirou o primeiro nome da cidade, Vila de Nossa Senhora do Rosário, e só foi erguida graças ao financiamento do fundador de Cairu, Domingos da Fonseca Saraiva.

Entre os meses de setembro e outubro, a igreja sedia uma das mais importantes festas do calendário local, dedicada à padroeira da cidade, que movimenta o centro histórico com missas, barraquinhas e apresentações culturais.

A igreja ainda fica situada em uma colina do centro histórico, o que significa que você poderá contemplar uma vista privilegiada da cidade, incluindo o histórico Convento de Cairu!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Morro de São Paulo

O vilarejo de Morro de São Paulo é, provavelmente, o mais conhecido da cidade de Cairu, Bahia. 

Paraíso tropical repleto de cachoeiras e praias incríveis, a vila tem trânsito de veículos proibidos e mantém sua cara de “terra do interior”, com ruas de areia fofa e construções rústicas por todo lado.

Cada praia do vilarejo está nomeada conforme sua posição em relação ao centro da cidade: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia, da mais próxima ao centro à mais distante, respectivamente.

Não deixe de caminhar pelo centrinho para conhecer as encantadoras construções coloniais da região, muitas delas datadas do século XVII!

Ilha de Tinharé

Ilha de Tinharé
Fonte: Marina Almeida / Flickr / CC BY 2.0

No norte do arquipélago fica a Ilha de Tinharé, endereço de piscinas naturais, praias de areia branquinha e águas transparentes cheias de peixes coloridos!

Um dos roteiros mais comuns por ali é a chamada Volta na Ilha de Tinharé, que leva os visitantes às principais praias da região, em geral com águas calmas e amplos coqueirais à beira-mar.

Maior ilha do arquipélago de Cairu, Tinharé ocupa mais de 50% do território total da cidade, abrigando, entre outras, a famosa vila de Morro de São Paulo.

A ilha é separada da vizinha Boipeba pelo rio do Inferno, que, apesar do nome, oferece uma vista paradisíaca do pôr do sol em Cairu.

Ilha de Garapuá

Você preza pelo sossego e por contato próximo com a natureza? Prepare-se para se encantar pela Ilha de Garapuá!

Vizinha de Morro de São Paulo e da Ilha de Tinharé, Garapuá é um lugar mais tranquilo até mesmo na alta temporada, o que significa que você dificilmente vai encontrar areias lotadas por ali.

A estrutura, em geral, é mais modesta, com predominância do estilo rústico, com poucos pontos de comércio e serviços. Ou seja, não espere encontrar muito luxo na ilha.

De qualquer maneira, vale a pena passar ao menos um dia explorando as praias da região, onde as águas são cristalinas e profundas!

Ilha de Boipeba

Simultaneamente famosa e tranquila, a Ilha de Boipeba é uma das joias de Cairu, Bahia, perfeita para quem quer relaxar e recarregar as energias em praias simplesmente belíssimas.

Durante a maré baixa, várias piscinas naturais de água morna se formam na região, gerando cenários perfeitos para banhos e para a prática de mergulho com cilindro ou snorkel.

Apesar de estar perto de Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba é tradicionalmente mais tranquila, oferecendo uma alternativa menos agitada às praias badaladas da vila vizinha.

No fim do dia de praia, desfrute do pôr do sol às margens do rio do Inferno, na Praia da Barra: um espetáculo de encher os olhos e fechar com chave de ouro seu dia na ilha!

Faça já a sua reserva de hospedagem em Cairu, Bahia!

O apaixonante arquipélago de Cairu, Bahia, abriga atrações para todos os gostos, desde os aventureiros aos sossegados. Com tanta beleza por todo lado, seu maior desafio será querer voltar para casa!

Para aproveitar a sua estadia o máximo possível, vale a pena encontrar um hotel confortável, com diárias que caibam no seu bolso.

Nesse sentido, você pode contar com a moderna plataforma de busca do El Quarto, que reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos!

Para maior comodidade do viajante, o El Quarto possibilita que você faça tudo em um só lugar, sem complicações: pesquisa de preços, reserva de quartos e até o pagamento das diárias! Tudo online, de forma rápida e segura!

Faça uma simulação e descubra que conhecer a maior cidade-arquipélago do Brasil pode sair mais barato do que você imagina!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.