Cali, Colômbia: onde fica, o que fazer e quais curiosidades conhecer antes de viajar!

12 maio 2022 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Cali, Colômbia, é uma cidade que se orgulha de representar bem o que há de melhor na América Latina.

Conhecido por seus ritmos musicais, pela gastronomia saborosa e riqueza histórica, esse animado município colombiano do Valle del Cauca reúne desde animadas casas noturnas a construções coloniais, bons museus e igrejas incríveis.

Como você deve ter notado, a cidade tem atrações bem diferentes e, ainda assim, igualmente inesquecíveis, e neste artigo vamos te contar como aproveitar ainda mais sua viagem. Veja só!

Cali, Colômbia: o que fazer na cidade?

Ao redor do globo, a cidade de Cali se tornou conhecida como a capital da salsa na Colômbia, mas não se engane, há muito mais a se conhecer neste apaixonante destino. 

O centro histórico é como um baú de tesouros, revelando uma nova igreja, construção antiga ou igreja deslumbrante a cada nova esquina.

Os visitantes podem subir os cerros da cidade, como Cristo Rey e Tres Cruces, para contemplar Cali do alto de mais de 1.200 metros de altitude, com os paredões dos Andes a emoldurar o horizonte.

E como ignorar os excelentes restaurantes locais, especializados na gastronomia andina, ou as casas noturnas que sediam alguns dos maiores festivais de dança do mundo?

Não é à toa que há quem diga que visitar a Colômbia e não ir a Cali é como não conhecer a Colômbia de verdade!

Onde fica Cali?
Fonte: Pixabay

Onde fica Cali?

Agora que você já sabe qual cidade capital da salsa na Colômbia, nada melhor do que conhecer onde fica Cali para planejar a sua visita, certo?

A cidade fica no Valle del Cauca, no sudoeste do país, espremida entre as cordilheiras dos Andes e Ocidental, a apenas 70 km da costa do Pacífico.

A capital, Bogotá, está a cerca de 450 km de distância, enquanto Medellín fica 415 km ao norte da cidade.

Cali, Colômbia: mapa

Cali é uma cidade grande, com 619 km² de área e mais de 2,3 milhões de habitantes. Por isso, é indispensável planejar bem seus deslocamentos. Dessa forma, você poderá economizar bastante tempo e dinheiro.

Confira no mapa: Cali, Colômbia!

Passagem aérea para Cali, Colômbia

Quem deseja visitar a capital da salsa não deve ter dificuldades para chegar até o destino. 

Cali, Colômbia, é atendida pelo movimentado Aeroporto Internacional Alfonso Bonilla Aragón, que fica na cidade vizinha de Palmira, a 30 km do centro, e recebe voos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil.

Você pode adquirir suas passagens aéreas para a Colômbia com economia no buscador Passagens Promo, que te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem em poucos cliques.

Não deixe de adicionar seu endereço de e-mail ao alerta de preços para ficar por dentro de todas as promoções para o destino que você procura!

E não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas e promoções!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando viajar para a cidade de Cali?

Quando viajar para a cidade de Cali?
Fonte: Pixabay

Localizada pouco acima da Linha do Equador, Cali, Colômbia, é uma cidade de clima quente, onde as temperaturas médias ficam estáveis, em torno dos 26ºC, ao longo de todo o ano.

Se os termômetros não ajudam a escolher a melhor época para visitar a cidade, vale a pena ficar de olho no regime de chuvas.

Entre os meses de dezembro e março, bem como de junho a agosto, o clima fica bem seco e praticamente não chove na cidade, o que pode tornar seus passeios ao ar livre ainda mais agradáveis!

Onde se hospedar na cidade de Cali?

Durante seu planejamento de viagem a Cali, Colômbia, hotel é o que não vai faltar para escolher! 

Para acolher as centenas de milhares de turistas anuais, a cidade dispõe de uma rede hoteleira robusta, com opções em várias faixas de preço.

A maioria dos hotéis está distribuída pelos bairros de San Antonio, repleto de casarões coloniais, El Peñon, que fica entre o centro histórico e o rio que dá nome à cidade, e Granada, a região mais moderna.

Quem ficar em qualquer um desses três bairros estará a uma caminhada de distância de bons restaurantes, casas noturnas e dos principais pontos turísticos, incluindo os cerros Cristo Rey e Tres Cruces, além da Colina de San Antonio.

Encontre hotéis em Cali em promoção no ElQuarto!

Encontre hotéis em Cali em promoção no ElQuarto!
Fonte: Hotel Ayenda

Visite agora mesmo o buscador ElQuarto para encontrar hotéis, pousadas e hostels em Cali, Colômbia, a preços exclusivos!

A plataforma do ElQuarto reúne milhares de acomodações, incluindo opções com cancelamento gratuito, nos principais destinos da América Latina e do mundo: assim, você pode viajar muito sem pesar no bolso.

O viajante consegue até pagar as diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma cotação e descubra que conhecer a capital da salsa pode sair mais barato do que você imagina!

Cali, Colômbia: pontos turísticos

Se você está pensando que a única coisa que tem para fazer em Cali é dançar muita salsa, você não poderia estar mais enganado!

Além de ser a capital do ritmo, a cidade também é o endereço de bons museus, belas igrejas, construções antigas, parques, mirantes e muitas outras atrações.

Para te ajudar a montar o seu roteiro, fizemos uma seleção dos pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua viagem.

Confira o que fazer em Cali, Colômbia!

Bairro San Antonio 

Seguro, charmoso, boêmio e cheio de atrações turísticas, o bairro San Antonio é o grande queridinho da maioria dos turistas que visitam a cidade de Cali, Colômbia.

O bairro é recheado de bares e casas noturnas com intensa programação cultural, além de abrigar o verdejante Parque San Antonio, uma das principais áreas verdes da cidade, de onde é possível contemplar Cali do alto.

Um dos maiores destaques da região é a Iglesia de San Antonio, inaugurada em 1747, uma das mais fotogênicas da cidade.

Depois de conhecer o bairro San Antonio, nada melhor que estender seu passeio até o centro histórico, que fica bem pertinho e reúne atrações imperdíveis, como a Plaza San Francisco, a Iglesia La Ermita e o Museo La Merced.

Cerro de Cristo Rey 

Cerro de Cristo Rey
Fonte: Reg Natarajan / Flickr / CC BY 2.0

Uma das atividades mais legais para fazer em Cali é conhecer seus cerros e mirantes, que oferecem vista privilegiada de toda a cidade.

Um dos mais famosos é o Cerro de Cristo Rey, um dos pontos mais elevados da cidade, a mais de 1.440 metros acima do nível do mar, onde está instalado um monumento que celebra o fim da Guerra dos Mil Dias.

O monumento mostra Cristo com os braços abertos sobre a cidade, com 26 metros de altura, assinado pelo escultor italiano Alideo Tazzioli, e foi inaugurado em 1953.

Até mesmo o trajeto até o cerro é encantador e você vai querer parar em vários pontos para tirar fotos incríveis!

A entrada no Cerro de Cristo Rey é gratuita e as visitas acontecem diariamente, das 8h às 23h.

El Gato del Rio 

Os amantes dos bichanos não podem perder o Parque dos Gatos, inteiramente dedicado aos felinos.

Por todo o parque estão espalhadas esculturas de diversos artistas em homenagem à espécie, com destaque para El Gato del Rio, assinada pelo pintor e escultor Hernando Tejada.

Além de conhecer as esculturas para lá de curiosas, você poderá curtir a atmosfera sossegada do parque, uma das principais áreas verdes da cidade.

Complejo Religioso la Merced 

Nem só de salsa vive a cidade de Cali, e o Complejo Religioso La Merced é um bom exemplo disso.

No complexo, construído no século XVI e tombado como Patrimônio Nacional em 1975, você poderá conhecer uma impressionante coleção de obras sacras e arquitetônicas.

Ali, os visitantes podem visitar um convento, uma capela dedicada à Virgem de los Remedios e até um pequeno museu com peças de povos pré-hispânicos.

Cerro de Las Tres Cruces 

Cerro de Las Tres Cruces

Quem gosta de mirantes não pode deixar de visitar o Cerro Tres Cruces, Cali, Colômbia, localizado a mais de 1.480 metros acima do nível do mar.

No alto do mirante você encontra o Monumento a las Tres Cruces, antenas de comunicação e, é claro, uma vista incrível de toda a cidade!

Para chegar até lá, no entanto, você vai precisar suar a camisa, pois a subida é íngreme, tanto pelo bairro Normandía quanto pelo bairro Juanambu. 

Se você preferir, também é possível visitar o cerro de carro, pela estrada que leva a El Aguacatal, passando pelas regiões de Chocho e Montebello, mas prepare-se para encarar trânsito intenso, especialmente nos fins de semana.

Iglesia San Francisco 

A Iglesia San Francisco é uma das igrejas mais bonitas e antigas de Cali, construída entre os séculos XVIII e XIX em estilo neoclássico.

A igreja compõe um dos principais complexos arquitetônicos da cidade, que inclui também o Convento de São Joaquín, a fotogência Capela da Imaculada, a belíssima Torre Mudéjar e até um pequeno Museu de obras sacras.

O interior do templo, por sua vez, é feito em estilo barroco e apresenta 12 esculturas que homenageiam São Francisco de Assis em diferentes momentos, além de uma obra que simboliza Cristo ressuscitado.

Em outras palavras, uma atração imperdível para quem admira arquitetura e arte sacra.

Museo del Oro Calima 

Que tal aproveitar a sua viagem para mergulhar na história de Cali e da Colômbia? Nesse sentido, o Museo del Oro Calima é uma parada quase obrigatória em seu roteiro!

O museu não conta apenas a história da extração do ouro na região: ali, você também vai aprender mais sobre a cultura local, a história dos povos indígenas que viviam na região antes da chegada dos espanhóis e muito mais.

O acervo inclui artefatos, utensílios e peças de roupa dos povos pré-hispânicos, bem como múmias e sarcófagos muito bem preservados.

O Museo del Oro Calima funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e a entrada é franca.

Cali, Colômbia: curiosidades

Cali, Colômbia: curiosidades
Fonte: Pixabay

As muitas curiosidades que cercam a cidade de Cali, Colômbia, podem tornar a sua viagem ainda mais inesquecível!

A cidade foi, por exemplo, uma das primeiras construídas por espanhóis na América Latina, em 1536, e é, até hoje, a única cidade colombiana que já sediou uma edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1971.

Atualmente, Cali é o terceiro maior polo econômico do país e um dos principais destinos de intercâmbio na Colômbia, repleta de boas instituições de ensino, como as universidades ICESI, del Valle, Autónoma de Occidente e Santiago de Cali.

Como a cidade fica a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, é possível que você sinta algum desconforto durante a sua visita por conta da altitude, conhecido como soroche (ou “mal de altitude”).

Nesse caso, a melhor alternativa é dar tempo para o seu corpo se adaptar, evitar esforços físicos excessivos, dar preferência a alimentos leves e, especialmente, beber muita água.

Não se esqueça do seguro viagem para a Colômbia

Antes de embarcar para a capital da salsa na Colômbia, vale a pena contratar um seguro viagem para garantir sua tranquilidade até a volta para casa.

O seguro viagem protege o viajante em diferentes cenários que podem render dor de cabeça e prejuízo, como problemas de saúde, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muito mais.

Visite agora mesmo o buscador Seguros Promo para encontrar seguro viagem completo e barato para a Colômbia em poucos cliques.

A plataforma do Seguros Promo oferece até uma ferramenta comparadora gratuita para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua viagem, além de garantir as melhores condições de pagamento do mercado!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Faça já a sua reserva com o ElQuarto!

Agora que você já sabe o que tem para fazer em Cali, Colômbia, o que está esperando para reservar um hotel para a sua viagem por um preço que cabe no seu bolso?

Faça uma visita ao nosso site de buscas, ElQuarto, para fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar, desde a comparação de preços à reserva de acomodação.

Você pode até pagar suas diárias pelo site, em reais, sem incidência de IOF!

Não perca tempo e garanta sua hospedagem com economia agora mesmo no ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.