Campeche: conheça os melhores atrativos da região!

08 dez 2023 • 12 minutos de leitura por rafael.alef

Campeche é um destino pouco conhecido em comparação a vizinhos famosos, como Cancún. Mas não se engane, estamos falando de um lugar fantástico em plena Península de Yucatán, sem a badalação de outros cantos nas proximidades!

Ali, a agitação dos resorts cede espaço à autenticidade da cultura mexicana, em uma região para lá de privilegiada, às margens do Golfo do México

O destino mistura história e praias incríveis, embora muitas vezes seja negligenciado pelos viajantes em busca das praias caribenhas. 

Por trás das muralhas que envolvem suas ruas fotogênicas e casinhas coloniais coloridas, a cidade guarda um mundo de história, sabores e descobertas. 

Se você procura uma experiência única no México, este é o lugar que merece mais do que uma breve parada em seu roteiro! Assim, você poderá mergulhar no passado do México e desvendar os segredos da Península de Yucatán de forma autêntica. 

Neste artigo, vamos te mostrar por que vale a pena colocar a cidade em seus planos de viagem, além das melhores dicas para aproveitar sua estadia. Prepare-se para se surpreender!

Campeche: conheça a cidade que faz parte da história do país

Campeche: conheça a cidade que faz parte da história do país
Pixabay

Capital do estado homônimo, a cidade de Campeche é capaz de transportar os visitantes para o passado colonial do México. 

As ruas de pedra são ocupadas por construções coloridas, com no máximo dois andares, o que garante um charme bastante pitoresco ao centro histórico. 

A região mais antiga, aliás, é protegida por muralhas antigas que evocam a sensação de uma Cartagena mexicana. 

Todo esse tesouro histórico conferiu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, um motivo a mais para planejar sua visita. 

Mais que isso, a região abriga 17 sítios arqueológicos, incluindo algumas das maiores ruínas maias já descobertas. 

A cidade existe desde 1540 e por muito tempo foi um dos principais portos na Península de Yucatán, por onde passaram até piratas!

Onde fica Campeche?

Campeche, México, é uma cidade situada na costa oeste da Península de Yucatán, capital do estado de mesmo nome. 

A localização é bastante estratégica, às margens das águas quentes do Golfo do México, a cerca de 600 km da badalada Cancún. A capital do país, por sua vez, a Cidade do México, está a aproximadamente 1.150 km.

Outros destinos relativamente próximos são Playa del Carmen, a 460 km de distância, e a histórica Mérida, a apenas 170 km. 

Campeche: mapa

Apesar de ter cerca de 200 mil habitantes, a cidade mexicana é bastante amigável para pedestres, especialmente no centro histórico. 

Os principais pontos de interesse estão relativamente próximos uns dos outros, o que facilita a locomoção a pé entre as muralhas que cercam a parte mais antiga.

Um jeito interessante de explorar a cidade é alugando bicicletas para se deslocar. Você vai se encantar a cada pedalada no coração desse destino histórico formidável!

Veja onde fica Campeche no mapa mexicano!

Campeche, México: como ir

Visitar essa incrível cidade mexicana é mais fácil do que você possa imaginar. 

O aeroporto de Campeche recebe voos de todo o país e rotas internacionais, o que simplifica a viagem. Você ainda tem a oportunidade de voar direto até Cancún e, depois, concluir seu itinerário por via terrestre.

Caso você esteja viajando pelo México, pode percorrer as estradas do país de carro próprio ou ônibus. As rotas são operadas pela empresa ADO a partir de toda a Península do Yucatán. 

A principal rodovia que leva à cidade é a Carretera 180D, opção para quem circula pela costa do Golfo do México e pelo interior da Península de Yucatán.

História de Campeche

Um dos motivos mais latentes para incluir a cidade em seus planos de viagem é a riquíssima história de Campeche. 

Formalmente conhecida como San Francisco de Campeche, a região em que fica a cidade já era amplamente ocupada pelos maias muito antes da chegada dos espanhóis.

A verdadeira transformação, entretanto, só aconteceu a partir da chegada dos espanhóis, que fundaram a cidade como o primeiro povoamento da Península de Yucatán. 

No período colonial, a cidade foi um importante porto de entrada e saída de Yucatán para a Espanha. Isso acabou atraindo a atenção de piratas ingleses e holandeses, que viam a cidade como um alvo valioso. 

Diante das ameaças constantes dos ataques, os espanhóis decidiram erguer muralhas e fortificações ao redor da cidade, especialmente voltadas para o mar. Isso levou à Cidade Amuralhada, protegida dos bombardeios frequentes.

Graças à sua rica herança histórica e à preservação excepcional de seu centro histórico, a cidade foi agraciada com o status de Patrimônio Mundial. Afinal, estamos falando de uma das poucas cidades amuralhadas das Américas!

Clima em Campeche: quando visitar a cidade?

Estamos falando de uma cidade em que o calor é constante ao longo do ano inteiro. A temperatura em Campeche dificilmente fica abaixo dos 30ºC, independentemente da estação.

Por conta do calor intenso, muitos turistas optam por visitar a região durante os meses que abrangem o inverno, de novembro a meados de abril. 

Nesse período, os dias são secos e ensolarados, e as mínimas caem um pouco, ficando em torno de 18ºC. Assim, embora faça calor de até 30ºC durante o dia, as noites são significativamente mais frescas.

A visita no verão não é recomendada, pois o clima fica bastante quente e abafado, o que pode resultar em uma experiência menos confortável.

Recomenda-se evitar a viagem entre junho e setembro, quando a cidade entra na estação chuvosa. As precipitações se tornam mais frequentes e a região pode ser influenciada pela temporada de furacões que afeta a península.

Onde ficar em Campeche, México?

Onde ficar em Campeche, México?
Hotel U Xul Kah

A cidade é grande, mas isso não significa que é difícil encontrar boas opções de hospedagem em Campeche. Pelo contrário, como as principais atrações estão no centro histórico, não restam dúvidas de que essa é a melhor região para ficar.

Coração da cidade, a região é repleta de casas antigas e palacetes, muitos dos quais hoje abrigam pousadas e hotéis. 

A área é bastante charmosa, com construções coloniais por todos os lados e opções para quem deseja curtir a vida noturna.

Entretanto, você dificilmente vai viver uma experiência mais autêntica na região, já que poucos mexicanos residem no centro histórico

Desse modo, a região é predominantemente ocupada por estabelecimentos hoteleiros, lojas e restaurantes.

O centro histórico é também bastante prático, pois é o ponto de partida para a maioria dos passeios para os arredores da cidade. É ali que estão as principais agências turísticas locais.

Hotéis em Campeche: encontre as melhores hospedagens no El Quarto!

Se você procura hotéis em Campeche, o El Quarto pode ser o seu maior aliado! Nosso site é a solução definitiva para quem quer reservar hotéis nos melhores destinos com segurança e comodidade.

Em nossa página, você pode cuidar de todos os detalhes da sua hospedagem, desde a pesquisa de preços até o pagamento das reservas.

Tudo é feito em um sistema seguro e fácil de navegar, com promoções e descontos imperdíveis nas melhores regiões. 

Para garantir que sua experiência de reserva seja ainda mais conveniente, o El Quarto possibilita o parcelamento de suas reservas em até 12 vezes. Além disso, muitas das acomodações oferecem a vantagem do cancelamento gratuito

Visite o El Quarto e descubra que conhecer os encantos coloniais de um dos melhores destinos da Península de Yucatán pode caber no seu orçamento!

Campeche: o que fazer?

A rica herança histórica dessa cidade deslumbrante é apenas uma de suas muitas atrações. Você vai encontrar tesouros arquitetônicos, museus fantásticos e um rol quase interminável de lugares imperdíveis. 

O principal atrativo da cidade é o centro histórico amuralhado, verdadeiro museu a céu aberto que vai te transportar até os tempos dos piratas.

Confira quais são os pontos turísticos de Campeche mais imperdíveis!

Cidade Amuralhada

Se você tiver pouco tempo na cidade e precisar limitar o seu roteiro a uma região, sem dúvidas deve ser a Cidade Amuralhada de Campeche. 

A região foi protegida dos sangrentos ataques piratas ao longo do período colonial e, por isso, segue muitíssimo bem preservada. 

As muralhas limitam o centro histórico e criam uma sensação incrível a cada esquina. Afinal, embora as cidadelas fortificadas sejam comuns na Europa, são uma raridade nas Américas.

Por isso, desvendar os segredos da Cidade Amuralhada é como conhecer o que há de mais conservado da herança europeia no México. 

O labirinto de vielas coloridas, como a Calle 63 e Calle 59, é um deleite para os sentidos. Você poderá encontrar barzinhos com mesas ao ar livre, construções com séculos de história e muitos outros tesouros por lá.

Aproveite o seu passeio para conhecer igrejas antigas, como Iglesia de San José e a Catedral de Ntra. Sra. de la Purísima Concepción. 

Permita-se perder entre as curvas  da Plaza de la Independencia, cercada por prédios históricos bem preservados. 

Não tenha pressa para explorar a área, que tornou a cidade parte da lista de Patrimônio Mundial da Unesco!

Mercado Municipal de Campeche

O tradicional Mercado de Campeche é um local de visita praticamente obrigatório. É um ponto de encontro na cidade, além de ser um importante centro comercial popular.

O lugar é bastante frequentado por consumidores em busca de especiarias, vegetais frescos e produtos tradicionais da região. 

Além de ter a oportunidade de ir às compras, você também poderá conhecer a gastronomia local em um dos bons restaurantes instalados no local. A maioria das opções tem preço bastante acessível, sem abrir mão da qualidade e do sabor. 

Em outras palavras, é um lugar onde você poderá conhecer mais a fundo toda a riqueza autêntica desse destino mexicano apaixonante!

Forte de San Miguel

Forte de San Miguel
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Quem gosta de história e vistas panorâmicas não pode deixar de visitar o Fuerte de San Miguel durante sua estadia na cidade de Campeche.

A fortaleza foi construída pelos espanhóis no começo do século XVIII como uma das frentes de proteção da cidade contra ataques piratas e estrangeiros.

Hoje, além de ainda surpreender pelo excelente estado de conservação, o forte é um dos melhores lugares da cidade para contemplar a vista.

Além da arquitetura militar muito bem preservada, o Forte de San Miguel é o endereço do Museu Arqueológico da cidade. 

O acervo do local consiste em uma coleção de peças encontradas no estado, incluindo máscaras maias de Calakmul e objetos funerários. 

É uma oportunidade para não apenas mergulhar na história do México, mas para apreciar também vistas privilegiadas do Golfo do México e do centro histórico!

O Forte de San Miguel fica aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 17h, com ingressos a 65 pesos (em outubro/2023).

Porta da Terra e Porta do Mar

Que tal conhecer duas entradas históricas que fazem parte das antigas muralhas da Cidade Amuralhada? É isso que espera por você nas Portas da Terra e do Mar!

A Porta da Terra, chamada de Puerta de Tierra em espanhol, é um majestoso pórtico no lado oeste da cidade. Dali, os visitantes conseguem acessar as muralhas e adentrar o centro histórico. 

O monumento tem um arco em estilo barroco espanhol e ornamentos detalhados típicos do período colonial. Ali também há uma inscrição que celebra a fundação da cidade. 

No lado oposto, a leste da Cidade Amuralhada, fica a Porta do Mar, ou Puerta de Mar, a entrada alternativa do centro histórico. Ela tem esse nome justamente por levar diretamente ao calçadão à beira-mar, o Malecón

Tanto a Porta da Terra quanto a Porta do Mar merecem entrar em seus planos de viagem! Não deixe de conhecer essas portas antigas que levam os visitantes em uma verdadeira viagem no tempo!

Museu da Arquitetura Maia

Visitar Campeche e não conhecer o Museu da Arquitetura Maia é como ir a Paris e não conhecer o Louvre. 

Em outras palavras, é o museu mais imperdível da cidade mexicana, sobretudo para aqueles que planejam visitar sítios arqueológicos na região. 

O museu fica instalado em uma das estruturas da Cidade Amuralhada, mais especificamente no Baluarte de la Soledad, próximo à Puerta de Mar. 

Como o nome sugere, o foco do museu é a arquitetura maia, com ênfase nos estilos arquitetônicos existentes na região da cidade. 

O museu não é muito grande, mas guarda exemplares incríveis da antiga civilização que dominou desde a Península de Yucatán até a região de El Salvador.

No local, você poderá conhecer peças como estrelas, jóias, máscaras e outros ícones maias que mantêm-se surpreendentemente bem-preservados há séculos. 

A atração mais imperdível do museu é a exposição de uma máscara mortuária coberta por pedras preciosas encontrada no sítio arqueológico de Calakmul. 

Depois de conhecer as exposições, não deixe de subir o Baluarte de la Soledad para desfrutar de vistas panorâmicas da cidade. 

O Museu da Arquitetura Maia funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada a partir de 65 pesos (em outubro/2023).

Catedral de Campeche

A Catedral de Campeche é uma das joias da Plaza de la Independencia, uma típica praça colonial do México, no coração do centro histórico.

A arquitetura do templo católico é uma mistura interessante de elementos barrocos e neoclássicos, em excelente estado de conservação. 

A catedral é dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e se destaca na paisagem do centro histórico com suas duas torres brancas.

A construção remonta à época de fundação da cidade, inicialmente como uma pequena paróquia. Desse modo, é um verdadeiro testemunho da história da região. 

Além de sua beleza arquitetônica, o interior abriga estatuetas de arte sacra, incluindo uma representação de um caixão com a figura de Cristo. A obra é transportada pelas principais ruas da cidade durante a Sexta-Feira Santa. 

E o seu passeio não precisa se limitar ao templo. A catedral está cercada por prédios históricos, restaurantes e lojas de artesanato. 

Igreja de São Roque

Outra joia da cidade de Campeche é a Igreja de São Roque, datada do século XVII. O templo foi erguido para substituir temporariamente a antiga Igreja de São Francisco, que existia no local.

A fachada barroca da igreja harmoniza perfeitamente com a arquitetura colonial da cidade. O interior é uma agradável surpresa, com retábulos dourados e uma riqueza decorativa impressionante em um espaço relativamente pequeno. 

Se a igreja estiver aberta durante a sua visita à cidade, não perca a oportunidade de entrar e apreciar sua beleza e história.

Malecón

Malecón
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Uma das atrações mais imperdíveis do destino mexicano é o Malecón de Campeche, o calçadão da cidade

O lugar é muito agradável e oferece uma vista deslumbrante do pôr do sol, embora não haja uma praia tradicional com areia e guarda-sol. 

O calçadão se estende por 5 km margeados por coqueiros, estátuas, obras de arte e até antigos canhões que protegiam a cidade de eventuais ataques.

Uma boa dica é deixar para explorar o lugar no final da tarde. Nesse período, as temperaturas são mais amenas e o pôr do sol adiciona uma camada extra de beleza ao local.

Calle 59

O núcleo da vida noturna local é a Calle 59, em Campeche, uma rua exclusiva para pedestres e endereço de excelentes restaurantes e bares

A região é muito fotogênica, pois abriga um belo casario colonial, que se destaca em cor e charme. Não é à toa que muitos afirmam que a Calle 59 é uma das ruas mais lindas da cidade.

Infelizmente, os preços praticados na região são proporcionais ao seu encanto. A rua é conhecida por ser um local mais caro para jantar.

De qualquer forma, é uma atração bastante interessante e pode ser uma experiência incrível para enriquecer o seu roteiro de viagem.

Onde comer em Campeche?

Não faltam restaurantes em Campeche para que você tenha a oportunidade de saborear a autêntica comida mexicana. 

Na hora da refeição, o melhor é se concentrar nas regiões mais turísticas da cidade, que contam com maior variedade de opções gastronômicas. É o caso de Cidade Amuralhada, Calle 59 e Malecón

A maioria dos restaurantes tradicionais está localizada no centro histórico, muitas vezes estão em edifícios coloniais bem preservados. É um cenário encantador para desfrutar de pratos mexicanos clássicos, como tacos e enchiladas.

Também sobram opções na Calle 59, a rua mais famosa da cidade. Além de ser conhecida por sua beleza arquitetônica e charme, a via também abriga muitos restaurantes e bares. 

E não se esqueça de que você pode comer pratos incríveis enquanto se encanta com a vista do mar. Nesse caso, você vai se encantar com o Malecón!

O que fazer de noite em Campeche?

O que fazer de noite em Campeche?
Flickr / CC BY-SA 2.0

Quem procura o que fazer de noite em Campeche não encontra opções badaladas, como em Cancún, mas certamente terá algumas alternativas pela frente.

O melhor endereço da noite local é a Calle 59, que fica particularmente charmosa à noite e abriga os melhores bares e restaurantes da cidade. 

Nos fins de semana, o agito também toma conta da Plaza De La Independencia, que costuma ser palco de apresentações musicais e artísticas. A praça também é cercada por diversos restaurantes, surgindo como uma boa pedida para a noite.

A experiência mais diferente que a cidade oferece no pôr do sol, no entanto, acontece sobre as águas! Você pode participar de um city tour a bordo de um navio pirata durante o poente. 

O passeio temático leva os visitantes a reviver as histórias de piratas que uma vez aterrorizaram a região. Depois, de volta ao centro histórico, você pode assistir a uma apresentação de luzes e sons na Porta da Terra

O espetáculo combina pirotecnia, história e uma caminhada noturna ao longo das muralhas da cidade!

Prefere uma experiência mais tranquila? A Casa Vieja del Rio tem uma varanda agradável, com vista espetacular da praça central e da catedral. 

Conheça o México em segurança com um seguro viagem!

Apesar de ser uma cidade encantadora, o destino mexicano não está imune a situações inesperadas que podem afetar os viajantes. Afinal, ninguém está isento de eventuais problemas de saúde, extravio de bagagem, atrasos em voos, entre outros. 

Por essas e outras, a melhor alternativa para o viajante é a precaução, e é aí que entra todo  o valor do seguro viagem.

Esse tipo de seguro é criado especificamente para viajantes, com coberturas que podem ser bastante úteis em caso de problemas.

Assim, você conhece o México com tranquilidade, sabendo que conta com assistência médica, seguro bagagem, evacuações médicas, repatriações e outras medidas.

Quando se trata de seguro viagem, o melhor lugar para pesquisar preços e contratar serviços é o Seguros Promo, uma referência no mercado. 

O site oferece um comparador exclusivo que permite encontrar as melhores opções de seguro de acordo com suas necessidades e seu orçamento. 

Você tem acesso a descontos imbatíveis, tornando o processo de obtenção de um seguro viagem mais acessível e conveniente. 

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Confira os melhores lugares para relaxar em Campeche!

Ao planejar sua viagem a Campeche, não dê bobeira na hora de reservar suas acomodações. Quanto mais você pesquisar, mais fácil é encontrar preços mais vantajosos e maior disponibilidade de quartos.

Para facilitar a sua pesquisa, utilize à vontade a pesquisa do El Quarto, o site de reservas mais completo do Brasil. 

Você encontra os melhores preços dos principais hotéis, seja no México ou qualquer outro lugar do mundo, para assegurar uma viagem econômica.

Nosso site reúne acomodações nos principais destinos, com descontos exclusivos e ofertas imperdíveis, seja de pousadas, hotéis, resorts ou hostels. Há sempre algo que cabe no seu bolso!

O viajante ainda conta com facilidades como pagamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito na maioria das acomodações.

Faça uma pesquisa agora mesmo e descubra como o El Quarto te leva para os melhores lugares sem abrir mão da economia!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.