Campina Grande: saiba quais lugares ir para fazer turismo!

18 maio 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Considerada a Liverpool brasileira e casa do maior São João do mundo, Campina Grande é um dos destinos mais imperdíveis do Nordeste do Brasil.

A cidade tem uma cena cultural bastante agitada, o que garante atrações artísticas e populares ao longo de todo o ano, sem falar nas muitas belezas naturais do interior paraibano, pertinho de João Pessoa!

Para te ajudar a planejar uma viagem incrível, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade e dicas para aproveitar sua estadia o máximo possível. Vamos lá!

Campina Grande: veja os melhores pontos turísticos da cidade!

A maior festa de São João do mundo ajudou a marcar a pacata Campina Grande, na Paraíba, no mapa do Nordeste, mas não se engane: existe muito mais para conhecer nessa cidade fantástica!

O calendário local é recheado de festas que arrastam multidões, com muita música e comida boa, como o Carnaval fora de época, as festas juninas e um prestigiado Festival de Inverno.

As atrações também não decepcionam, como o centro histórico bem-cuidado, o Parque do Povo, o temático Sítio São João e a Vila do Artesão, onde você pode até adquirir lembrancinhas para levar para casa.

Você só não pode se esquecer de montar um roteiro de viagem, pois com tanta atração pela cidade você corre o risco de esquecer algum lugar incrível para trás!

Onde se localiza a cidade de Campina Grande?

Onde se localiza a cidade de Campina Grande?
Fonte: Flickr / CC0

A cidade de Campina Grande é uma das joias do Agreste da Paraíba, localizada a pouco mais de 120 km da capital, João Pessoa.

O destino faz parte de uma região conhecida pelos festejos e pela cultura sertaneja, a apenas 142 km de Caruaru (PE).

Os mais animados podem até aproveitar a viagem para conhecer Natal, no Rio Grande do Norte, a pouco mais de 260 km de distância!

Mapa de Campina Grande

Está planejando incluir a casa do maior São João do mundo em seus planos de viagem? 

Então prepare-se para conhecer um destino acolhedor, onde a vida cultural é agitada, a gastronomia é premiada e os cenários encantadores.

Confira onde fica Campina Grande no mapa da Paraíba!

Campina Grande: como chegar?

A cidade é atendida pelo Aeroporto Presidente João Suassuna, que fica a apenas 6 km do centro, mas recebe pouquíssimos voos regulares.

Por isso, a maioria dos turistas prefere voar até o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa, e concluir a viagem por terra, pela rodovia BR-230.

As viações Real, Guanabara e Progresso oferecem viagens de ônibus a partir de João Pessoa em vários horários diários, mas também é possível fazer o percurso de táxi ou van  a partir da rodoviária da capital paraibana.

Quem preferir também pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Recife, a 220 km de distância (com acesso pela BR-408 e BR-230), ou no Aeroporto Internacional de Natal (via BR-101) para chegar à cidade do Agreste paraibano.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para o Nordeste no buscador do Vai de Promo, que reúne promoções imperdíveis e possibilita o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão.

Não deixe de incluir seu endereço de e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Campina Grande, PB?

Como está localizada em pleno Agreste, Campina Grande, PB, é uma cidade em que faz calor o ano inteiro.

No verão, o calor pode superar os 33ºC, mas mesmo nos meses mais frescos, de junho a agosto, as temperaturas máximas ficam acima de 28ºC. 

É nessa época que acontece o período chuvoso na cidade, mas se você só pode viajar nesse período do ano, não se preocupe, pois o sol nunca demora a aparecer de novo.

Vale lembrar, ainda, que junho é conhecido pela festa de São João campinense, que dura o mês inteiro e reúne quase 2 milhões de pessoas no Parque do Povo. 

Por isso, se você estiver pensando em conhecer a cidade nessa época, não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, ou você pode acabar sem ter onde ficar.

Onde ficar em Campina Grande: hospedagem pelo menor preço!

Onde ficar em Campina Grande: hospedagem pelo menor preço!
Fonte: Hotel Serrano

Embora seja uma cidade grande, Campina (como é carinhosamente chamada pelos paraibanos) reúne a maioria de seus hotéis em uma mesma região: o centro.

É nessa área que ficam as principais atrações turísticas e boa parte da infraestrutura de serviços da cidade, como comércio, restaurantes e agências de viagem.

O viajante também encontra bons hotéis nos arredores do Partage Shopping, onde o movimento é menos intenso e o turista pode desfrutar de mais conforto.

Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas campinenses em um só lugar, o El Quarto, que reúne ofertas incríveis e acomodações a preços exclusivos nos principais destinos do Brasil e do mundo.

O viajante consegue comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias em poucos cliques, com comodidade, segurança e economia.

Faça uma simulação gratuita e comece a planejar uma viagem fantástica para conhecer o maior São João do mundo sem pesar no bolso!

Pontos turísticos de Campina Grande

A maior festa junina do planeta não é a única atração desta apaixonante cidade do interior da Paraíba. 

Você poderá conhecer centros culturais, museus e cenários naturais, além de belas praias a uma curta viagem de distância.

Confira o que fazer em Campina Grande!

Centro histórico 

Centro histórico
Fonte: Bruno Coitinho Araújo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Comece seu roteiro pela cidade com uma visita a seu bem-cuidado centro histórico, recheado de atrações centenárias.

A região é tomada por construções antigas, que geram um interessante contraste com as edificações mais modernas, onde hoje estão instalados comércios, restaurantes e bancos.

Durante seu passeio, não deixe de visitar a Catedral, a Biblioteca Pública Municipal Félix Araújo e o Museu de Arte Assis Chateaubriand, que reúne mais de 400 obras de arte em seu acervo!

Para completar seu roteiro histórico, vale a pena visitar o Museu de Arte Popular da Paraíba, com projeto assinado por Oscar Niemeyer, o Museu do Algodão, o Museu Digital e o Museu Histórico e Geográfico.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Parque do Povo 

Endereço do maior São João do mundo, de acordo com o Guinness Book, o Parque do Povo é uma gigantesca praça de eventos que sedia os 31 dias de festa junina da cidade.

O espaço se transforma em uma espécie de cidade cenográfica, com direito a praça de alimentação, réplicas de construções históricas, vários palcos e muito mais para receber shows de artistas consagrados, como Elba Ramalho, Wesley Safadão e outros.

Parque da Criança 

Quem está viajando com a família não vai se arrepender de visitar o Parque da Criança, uma agradável área verde com atrações para todas as idades.

Principal parque público campinense, o espaço dispõe de quadras poliesportivas, parquinho infantil, pista de skate, ciclovia, pista de caminhada e áreas arborizadas: tudo isso com entrada gratuita!

Açude Velho 

Açude Velho
Fonte: Pixabay

O que você acha de aproveitar sua viagem para desfrutar de atividades ao ar livre em um cenário encantador? É isso que você encontra no Açude Velho, um antigo manancial cercado por ciclovia e pista de caminhada!

A região é uma das mais procuradas para lazer e turismo, além de oferecer uma vista privilegiada do pôr do sol campinense, bem pertinho do centro histórico!

Vila do Artesão 

Se você não gosta de voltar para casa sem nenhuma lembrancinha, não deixe de conhecer a Vila do Artesão, que abriga mais de 70 barracas de artesanato e comidas típicas.

As peças são feitas com diferentes materiais, como argila, couro e madeira, e você pode aproveitar o passeio para saborear quitutes típicos da região.

Aos sábados, a Vila do Artesão se transforma em palco para apresentações musicais e muito arrasta-pé no Forró da Vila, a partir das 17h.

Sítio São João 

Que tal conhecer a Campina Grande do passado e sentir na pele a experiência sertaneja paraibana? É isso que te espera no Sítio São João, uma réplica em tamanho real de uma vila do Agreste típica dos anos 1940.

No local, os visitantes podem conhecer como viviam os sertanejos até a metade do século XX, por meio da reprodução de casebres e casarões com móveis e itens de decoração originais, incluindo peças com mais de 500 anos de existência.

O Sítio São João fica na avenida do Canal e os ingressos custam a partir de R$ 10 (preço em março/2022).

Memorial do Maior São João do Mundo 

Você achou que ia embora sem conhecer mais sobre a maior festa junina do planeta? Pois você está enganado!

Nenhum passeio pela cidade está completo sem uma visita ao Memorial do Maior São João do Mundo.

O museu conta tudo sobre a festa por meio de recortes de jornais, fotografias antigas, documentos e visitas guiadas que contam como teve início a tradição junina na cidade.

Os visitantes podem até utilizar roupas e adereços típicos sertanejos para entrar no clima da festa e fazer fotos incríveis.

Criado em 2004, o Memorial do Maior São João do Mundo tem entrada gratuita e fica aberto o ano inteiro, na Estação Velha, localizada na rua Tiradentes.

A Estação Velha, aliás, também vale a sua visita: dali partia uma linha férrea que exportava algodão para todos os cantos do mundo.

Durante a festa de São João, é da estação que parte o Trem do Forró, uma locomotiva adaptada que transporta passageiros ao som de muita música e animação!

Tem praia em Campina Grande?

Tem praia em Campina Grande?
Fonte: Pexels

Se você deseja saber se Campina Grande tem praia, a resposta é negativa, mas não se preocupe, pois o mar está bem próximo!

A apenas 160 km de distância, por exemplo, fica a Praia Tambaba, uma das poucas praias de nudismo do Brasil, bem como as boas praias de João Pessoa, como a do Bessa e Areia Vermelha.

Você também estará a um bate-volta de viagem das piscinas naturais de Picãozinho, da Praia de Tambaú e da Ponta de Campina!

Por que Campina Grande é a Liverpool brasileira?

Você sabia que Campina Grande é também chamada de Liverpool brasileira, em referência à cidade da Inglaterra onde nasceram os Beatles?

O motivo, porém, nada tem a ver com música.

A joia do Agreste paraibano foi, até meados dos anos 1940, a segunda maior exportadora de algodão do mundo, atrás apenas de Liverpool. Mesmo tendo perdido o posto, a cidade ainda se orgulha do antigo apelido.

Aliás, você também pode ouvir alguém se referindo à cidade como Rainha da Borborema, em menção ao Planalto da Borborema, onde Campina foi construída ainda no século XVII, ou Tech City, pela tradição em inovações tecnológicas nas últimas décadas.

Como é morar na cidade de Campina Grande?

Se você já está se perguntando qual a maior cidade, Campina Grande ou João Pessoa, saiba que a capital paraibana é maior em população, com mais de 800 mil habitantes, mas Campina é maior em área, com 620 km² (contra 211 km² da capital).

Mesmo menor em população, a cidade não decepciona em infraestrutura, serviços e qualidade de vida.

De acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), da consultoria Macroplan com a revista Exame, Campina Grande é a terceira melhor cidade do Nordeste para viver, atrás apenas de Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA).

Para chegar a esse excelente resultado, a cidade atingiu notas altíssimas em educação, segurança, saúde e saneamento básico.

Além disso, como é considerada um celeiro de inovação tecnológica, que atrai muitas empresas do ramo, a cidade também oferece muitas oportunidades de trabalho!

Encontre hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!

Agora que você já sabe o que fazer na apaixonante Campina Grande, o que está esperando para começar a planejar sua viagem?

Visite agora mesmo nosso buscador, El Quarto, para encontrar a hospedagem perfeita para a sua viagem!

Nossa plataforma reúne acomodações em diferentes estilos e faixas de preços nos principais destinos do Brasil e do mundo, além de te ajudar a comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias com praticidade e segurança.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Liverpool brasileira pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.