Capadócia, Turquia: saiba mais sobre o destino!

01 set 2022 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

A exótica Capadócia, Turquia, é o destino dos sonhos de muita gente, e não faltam motivos para isso.

A região guarda inúmeros tesouros culturais, naturais e históricos, incluindo cidades subterrâneas, passeios de balão e paisagens desérticas paradisíacas, como as famosas formações rochosas conhecidas como chaminés de fada.

A todas as atrações locais se somam a vibrante cultura turca e uma gastronomia incrivelmente saborosa, cheia de delícias apreciadas no mundo inteiro.

Vem conhecer um pouco mais sobre a Capadócia e dicas para planejar uma viagem inesquecível!

Capadócia, Turquia: uma das cidades mais incríveis do país!

Capadócia, Turquia: uma das cidades mais incríveis do país!
Fonte: Pxhere / CC0

O mercado do turismo na Capadócia, Turquia, é agitado. Todos os anos, quase 4 milhões de estrangeiros visitam a região em busca de suas atrações.

Para a maioria dos visitantes, o passeio começa do alto, com um tour de balão sobre a paisagem local, revelando belezas dignas de cartão-postal.

É em terra firme, no entanto, que estão os maiores tesouros da Capadócia, como a cidade subterrânea de Derinkuyu, construída há milhares de anos a mais de 85 metros de profundidade, e o milenar Castelo de Uçhisar.

Não é à toa que a região tenha sido cenário de filmes, séries e novelas ao longo da história, cativando a curiosidade e o encantamento de pessoas mundo afora.

A Capadócia é também bastante procurada para peregrinação religiosa, pois foi o lar de um dos santos mais venerados da Igreja Católica, da Igreja Anglicana e da Igreja Ortodoxa: São Jorge, que teria vivido ali no século III d.C.

Para conhecer todas essas riquezas, porém, é necessário caprichar no planejamento. 

Afinal, a Turquia é um país bem diferente do Brasil, tem uma cultura exótica e um idioma completamente distinto do português, além de ficar distante, no lado asiático do país transcontinental.

Mas não precisa se preocupar, pois reunimos tudo que você precisa saber sobre a região, veja só!

Em que lugar do mundo fica a Capadócia?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que a Capadócia não é uma cidade, e sim uma região da Turquia, no coração da província da Anatólia Central.

A terra de São Jorge fica bem no coração do país, a pouco menos de 300 km da capital, Ancara, e a 800 km de Istambul, principal destino turístico da Turquia.

Mapa da Capadócia, Turquia

A região da Capadócia, Turquia, é formada por várias cidades e vilarejos, como Göreme, Uçhisar e Ürgüp, o que significa que você precisará se deslocar entre esses lugares para conhecer as belezas locais.

Por isso, é importante conhecer onde fica a Capadócia no mapa da Turquia para planejar sua locomoção e montar um roteiro que inclua as atrações mais famosas. Confira!

Capadócia: como ir?

Viajar para a Turquia é fácil. Várias companhias aéreas oferecem voos a partir do Brasil, e a Turkish Airlines opera voos diretos entre os dois países, com desembarque em Istambul.

Depois de chegar à Turquia, você terá duas opções para se deslocar até a Capadócia.

De carro, a viagem é bastante cansativa e pode durar mais de 13 horas, apesar das boas estradas. Por isso, muitos viajantes preferem pegar um voo em Istambul para chegar à região em apenas 1h15.

Só confira com atenção onde vai desembarcar, pois a Capadócia tem dois aeroportos, o Aeroporto de Nevşehir, que fica a 40 km da cidade-base de Göreme, e o Kayseri Erkilet, na cidade de Kayseri.

E qual o melhor aeroporto para o seu desembarque? Vai depender da sua preferência pessoal.

O Aeroporto de Kayseri Erkilet recebe mais voos e tem uma infraestrutura melhor, mas fica 76 km distante das principais cidades da Capadócia. 

O Aeroporto de Nevşehir, por sua vez, fica bem mais próximo, embora seja muito menor e tenha estrutura mais modesta.

Nos aeroportos, você encontrará serviços de táxi (que costuma sair bem caro) e transfer (compartilhado ou privado) para chegar à cidade-base que você escolheu.

Você pode adquirir sua passagem para a Turquia mais barata no Vai de Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Aproveite para ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Capadócia, Turquia?

Quando ir para Capadócia, Turquia?
Fonte: Pxhere / CC0

A Capadócia, Turquia, é uma região com estações bem definidas e temperaturas amenas, que pode ser visitada o ano inteiro.

No verão, a média de temperatura fica em torno dos 18ºC (embora à noite o frio seja intenso) e o clima seja seco, enquanto os invernos são úmidos e os termômetros marcam, em média, 1ºC.

Desse modo, o que você vai encontrar em cada passeio depende diretamente da estação escolhida para a sua viagem.

O voo de balão, por exemplo, é considerado muito mais interessante nos meses mais quentes, de junho a agosto, quando a visibilidade é melhor e você não vai precisar encarar frio extremo durante o voo.

Durante os meses de verão, os dias também são mais longos, com até 15 horas de luz solar, o que favorece passeios mais longos, sem preocupação com a hora de voltar para o hotel.

Em contrapartida, o verão é também a alta temporada na região, quando a Capadócia fica lotada, os hotéis ficam mais caros e as atrações têm longas filas.

Mas isso não significa que a região perca seu charme no inverno. Pelo contrário, os meses mais frios são perfeitos para conhecer uma Capadócia bem diferente. Com alguma sorte, você pode até pegar as cidades e vilas cobertas pela neve!

E fique de olho no calendário antes de planejar sua viagem. 

No nono mês do calendário islâmico (que varia anualmente, conforme o calendário lunar) acontece o Ramadã, período sagrado para os muçulmanos e pouco recomendado para turismo.

Nesse período, bares, hotéis, restaurantes e atrações turísticas fecham as portas enquanto há luz do sol, e recomenda-se que o visitante não coma ou beba em público, em respeito aos muçulmanos, que passam os dias em jejum.

Onde se hospedar na Capadócia?

A Capadócia, Turquia, é formada por várias cidades e vilas, além de ter atrações turísticas distantes umas das outras. 

Por isso, vale a pena escolher uma base para explorar a região com mais comodidade e conforto, economizando tempo e dinheiro com deslocamentos.

Os aeroportos da região ficam nas cidades de Nevşehir e Kayseri, que, no entanto, não são boas opções para hospedagem, pois ficam mais distantes dos atrativos mais famosos.

Nesse sentido, as cidades de Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos, que não são muito grandes, mas são especialistas em receber turistas, surgem como boas alternativas de hospedagem.

Nessas localidades, você encontrará hotéis de pequeno e médio porte, com diárias em diversas faixas de preço: até mesmo no verão é possível encontrar acomodações com ótimo custo-benefício.

Essas cidades também contam com boa infraestrutura, incluindo casas de câmbio e agências turísticas que oferecem passeios até as atrações mais disputadas.

Se possível, escolha uma acomodação com vista da cidade. Desse modo, você conseguirá ver os balões pelos céus da Capadócia.

Encontre hotéis na Capadócia, Turquia, pelo melhor preço!

Encontre hotéis na Capadócia, Turquia, pelo melhor preço!
Fonte: Pxhere / CC0

Você pode garantir seu hotel na Capadócia, Turquia, pelo melhor custo-benefício no El Quarto: nossa plataforma reúne milhares de acomodações com preços exclusivos nos principais destinos do mundo.

Basta digitar a cidade que você vai visitar e as datas da sua estadia para acessar as melhores ofertas de hospedagem no destino escolhido.

O viajante consegue até pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF para garantir ainda mais economia à viagem.

O que fazer na Capadócia, Turquia

Com atrações para todos os gostos, a Capadócia é um daqueles destinos capazes de conquistar seus visitantes à primeira vista.

Vem descobrir o que fazer na Capadócia, Turquia! 

Passeio de balão

Principal atração turística da região, o passeio de balão é praticamente obrigatório para qualquer pessoa que visita a Capadócia.

A bordo de balões de ar quente, você poderá avistar vales, cânions, morros, formações rochosas, vilarejos isolados e muitas outras belezas de um ponto de vista privilegiado.

O passeio começa logo nas primeiras horas da manhã, então prepare-se para acordar cedo para curtir as vistas espetaculares. 

Se possível, programe seu passeio para os primeiros horários: assim, você poderá ver o nascer do sol do alto do balão.

O quanto custa um passeio de balão na Capadócia varia entre US$ 140 e US$ 250 (em julho/2022), a depender da agência escolhida para o passeio, a duração do voo, o horário do dia e até as condições climáticas.

Göreme Open Air Museum

Göreme Open Air Museum
Fonte: Rheins / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Nenhum roteiro pela Capadócia está completo sem uma visita ao Göreme Open Air Museum, ou Museu a Céu aberto de Göreme.

Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o museu é, na verdade, uma área histórica ao ar livre, onde você encontrará igrejas, capelas, escadarias e outras estruturas milenares esculpidas em pedra.

A maioria das construções é ornada por belíssimos afrescos com séculos de história, o que torna o passeio ainda mais inesquecível.

Aproveite sua visita para conhecer a vila de Göreme, que abriga um centro histórico incrível formado por hotéis-cavernas, lojas e muitas opções gastronômicas.

Pigeon Valley 

Há quem diga que as imagens mais fantásticas da Capadócia estão em Pigeon Valley, um lugar de nome curioso (“Vale dos Pombos”, em português) que pode render um passeio incrível.

A partir de Pigeon Valley, você conseguirá ter uma vista panorâmica de toda a Capadócia, incluindo curiosas formações rochosas que variam em cor, tamanho e formato.

Love Valley 

Um dos lugares mais bonitos da Capadócia é o Love Valley, o Vale do Amor, onde ficam as chaminés de fada que se tornaram símbolos da região.

Essas chaminés de fada são, na verdade, cavernas que ganharam formatos inusitados graças à ação do vento e da água ao longo de milhares de anos: tudo parece surreal, como se tivesse sido cuidadosamente moldado à mão.

O passeio é imperdível e pode render fotos incríveis para o seu álbum de viagem!

Cidades Subterrâneas 

Cidades Subterrâneas
Fonte: Nevit Dilmen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

As Cidades Subterrâneas não podem ficar de fora do seu roteiro pela Capadócia, Turquia, pois são verdadeiros museus debaixo da terra, onde você encontrará vestígios de povos que viveram na região há milhares de anos.

Em toda a região existem 36 cidades subterrâneas, como Derinkuyu Underground City e Kaymakli Underground City, construídas no tempo dos hititas, que viveram na região há mais de 4.000 anos.

Essas cidades foram construídas como um emaranhado de túneis, corredores e salões subterrâneos onde viveram até 20 mil pessoas, em uma profundidade que chega a 85 metros.

Uçhisar Castle 

Que tal aproveitar sua viagem para conhecer um genuíno castelo que é um dos maiores cartões-postais da Capadócia? O Uçhisar Castle, que fica a 5 km de Göreme, merece um espacinho no seu roteiro!

A fortaleza foi construída no ponto mais alto da vila de Uçhisar, esculpida na rocha maciça, e chama a atenção mesmo de longe.

Todos os ambientes do castelo se comunicam por meio de uma rede de túneis e corredores, que poderiam ser trancados por pesadas portas de pedra: uma camada a mais de defesa para o castelo.

Os visitantes não podem explorar todos os espaços internos e os roteiros percorrem apenas um trecho da área escavada. 

A maior parte do passeio acontece do lado de fora, por uma escadaria que leva até o ponto mais alto da construção, de onde você poderá avistar praticamente toda a Capadócia.

Qual significado do nome Capadócia?

Não existe um consenso a respeito da origem do nome dado à região da Capadócia, Turquia, e os especialistas se dividem sobretudo entre duas teorias.

Uma parte dos estudiosos acredita que o nome deriva da palavra hitita Katpadukya, que significa “terra dos cavalos de raça”, enquanto outra corrente garante que o nome vem do persa Katpatuka, “terra de belos cavalos”.

Nos últimos anos, porém, tem crescido a adesão a outra teoria acerca do nome, que não tem nada a ver com cavalos e está vinculada ao deus Khepat (ou Ḫebat), deidade do povo hurrita, que viveu na região há milhares de anos.

Nessa hipótese, a região teria sido batizada como Ketpatukh, ou “terra do povo de Khepat”.

Quanto se gasta por dia na Turquia?

Quanto se gasta por dia na Turquia?
Fonte: Pxhere / CC0

A Turquia é conhecida por ser um destino relativamente barato até mesmo na alta temporada, o que significa que viajar pelo país pode custar menos do que você imagina.

Quando falamos sobre quanto custa uma viagem para Capadócia a economia pode ser ainda maior do que em relação a cidades como Istambul e Ancara.

A moeda local é a lira turca (que equivalia a R$ 0,31 em julho/2022), mas muitos estabelecimentos (restaurantes, agências, lojas) aceitam o euro.

Em geral, você deve desembolsar 15 liras para visitar cada museu ou sítio arqueológico. As atrações mais famosas podem custar um pouco mais, em torno de 40 liras.

Em relação à alimentação, prepare-se para gastar entre 32 e 84 liras por dia, considerando-se os gastos com café da manhã, almoço e jantar.

De acordo com o site especializado Budget Your Trip, um viajante econômico gasta cerca de 435 liras turcas (cerca de R$ 134) por dia de viagem.

Se você não abre mão de conforto e faz questão de curtir passeios mais caros, como o voo de balão, o custo diário pode ficar em torno de 1.333 liras (cerca de R$ 548). 

Não se esqueça do seguro viagem para a Turquia!

Na hora de calcular seu orçamento para a viagem à Capadócia, Turquia, não se esqueça de incluir um seguro viagem em seu planejamento.

O item não é obrigatório para quem vai visitar o país, mas é a única alternativa para quem deseja desfrutar de uma estadia tranquila e segura, sem se preocupar com imprevistos e despesas inesperadas.

Embora a Turquia seja um destino barato, as despesas médicas são caras por lá, e você pode acabar com um baita prejuízo em caso de emergência.

Além de garantir cobertura médica, hospitalar e odontológica, o seguro viagem também garante seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, assistência farmacêutica e muitos outros serviços.

Visite agora mesmo o Seguros Promo para encontrar seguro viagem para a Turquia mais barato: a plataforma faz a cotação entre as melhores seguradoras do mercado e te mostra as melhores ofertas.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis na Capadócia e em qualquer lugar do mundo!

O que você acha de começar a planejar sua viagem agora mesmo? 

Visite o El Quarto para encontrar seu hotel na Capadócia, Turquia, mais barato, com toda a comodidade e economia que merece.

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias, em reais e sem a incidência de IOF, em um só lugar.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a terra-natal de São Jorge pode sair muito mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.