Capital da Turquia: dicas e informações para conhecer Ancara!

09 maio 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

A cidade de Ancara é a capital da Turquia, mas não é o destino turístico mais famoso do país. Fica no centro da Anatólia, possui uma história fascinante e uma mistura de influências culturais do Ocidente e do Oriente.

Além da Capadócia, Istambul e Éfeso, que são destinos famosos mundialmente, a Turquia guarda pontos turísticos incríveis em sua capital, como o Mausoléu de Ataturk.

Acompanhe o texto para saber mais sobre a cidade de Ancara e os seus encantos tão peculiares. Boa leitura!

Capital da Turquia: conheça a cidade e suas atrações turísticas!

Capital da Turquia: conheça a cidade e suas atrações turísticas!
Pxhere / CC0

As tradições de Ancara são influenciadas por sua localização no centro da Turquia e por sua rica história. É famosa por seus tapetes e tecidos artesanais, que são produzidos pelos habitantes locais por meio de técnicas tradicionais bem antigas.

Além disso, a culinária de Ancara é saborosíssima. Muitas receitas levam carne, como o kebab. mas também tem assados, chás, anéis de pão chamados Simit e também muitos pratos com iogurtes.

Outra tradição importante da cidade de Ancara é a cerimônia de celebração da Independência da Turquia. A ocasião inclui desfiles militares, apresentações de música e dança, e a iluminação de prédios e monumentos históricos.

Qual é a verdadeira capital da Turquia?

Embora muita gente pense que a capital da Turquia é Istambul, na verdade, como já falamos anteriormente, a verdadeira capital da Turquia é a cidade de Ancara. Então, você pode estar se perguntando “Quando Ancara virou capital da Turquia”?

No início do século XX, Ancara foi escolhida como a capital da Turquia pelo fundador da República turca, Mustafa Kemal Atatürk.

Ele transformou a cidade em um centro político e cultural e construiu monumentos e prédios públicos importantes.

Mais precisamente, a data da fundação da República da Turquia, e consequentemente a data em que Ancara se tornou capital da Turquia, foi em 29 de outubro de 1923.

Onde fica a capital da Turquia?

A cidade de Ancara está localizada no centro da Anatólia, a região da Turquia que ocupa grande parte do planalto da Ásia Menor, ou península anatoliana.

A cidade está situada a quase 450 km a leste de Istambul, a maior cidade do país, e é facilmente acessível por meio de transporte terrestre, aéreo e ferroviário.

Mapa de Ankara

Ao visitar um país com tradições e costumes tão diferentes do Brasil, conte sempre com um mapa para poder se locomover com facilidade, sem depender da ajuda de pessoas que não conhece.

Por isso, confira a seguir o mapa da capital da Turquia para que sua viagem seja segura e corra dentro do planejado.

Afinal, com o mapa você encontra restaurantes, mercados, hotéis e outros estabelecimentos importantes, além do melhor caminho entre os pontos turísticos.

Como chegar a cidade de Ancara?

Para chegar a Ancara de avião a partir do Brasil, os visitantes desembarcam no Aeroporto Internacional de Ancara Esenboğa, que fica a cerca de 28 km do centro da cidade. É necessário fazer ao menos uma conexão.

O aeroporto recebe voos internacionais de várias cidades europeias, e também de Istambul e outras cidades turcas. Os viajantes podem pegar um táxi ou ônibus para chegar ao centro de Ancara.

Se você prefere viajar de ônibus, há uma rede viária que conecta Ancara com outras cidades turcas e países vizinhos, como a Grécia, a Bulgária e a Geórgia. A principal estação de ônibus da cidade de Ancara é de AŞTİ.

Para quem prefere viajar de trem, a capital da Turquia tem uma estação ferroviária principal. Os trens de alta velocidade também ligam Ancara até Istambul em cerca de 4h.

Quando visitar a capital da Turquia?

Muitas pessoas visitam a cidade de Ancara durante o verão, principalmente para participar de festivais culturais e eventos ao ar livre. Essa época é quente e seca, com temperaturas que podem chegar facilmente aos 32°C em julho e agosto.

Uma boa época para visitar Ancara, a capital da Turquia, é durante a primavera, que vai de março a maio, e o outono que ocorre de setembro a novembro na Turquia. Durante essas estações, as temperaturas são amenas, com dias agradáveis e noites frescas.

De dezembro a fevereiro, as temperaturas podem cair abaixo de 0°C. No entanto, o inverno é uma época interessante para viajar economizando, já que os preços de hospedagem e passagens aéreas são mais baratos.

Onde se hospedar na cidade de Ancara?

Encontre hotéis em Ankara pelo melhor preço do mercado!
Hotel Mithat

A capital da Turquia é um local movimentado, cheio de turistas e estrangeiros, em uma mistura harmoniosa de culturas. Além disso, a cidade de Ancara tem muitas opções para você se hospedar.

No centro, por exemplo, encontra-se Kavaklıdere, uma área residencial e comercial, com muitas opções de hotéis de alto padrão e restaurantes sofisticados.

Ulus tem uma “pegada” mais atraente para os amantes da história, com atrações turísticas, como o Castelo de Ancara, o Museu das Civilizações da Anatólia e o Mercado das Especiarias.

Çankaya é um distrito moderno e bem localizado em Ancara. Trata-se de uma escolha tradicional e atraente para quem viaja a trabalho ou busca uma estadia mais tranquila.

Para quem busca agito, Kızılay é uma área movimentada da capital da Turquia, com opções de hotéis econômicos, restaurantes e lojas. É ideal para turistas que procuram acomodações acessíveis e uma boa localização para explorar a cidade de Ancara.

Encontre hotéis em Ankara pelo melhor preço do mercado!

O El Quarto vai te ajudar a encontrar o melhor tipo de hotel para seu estilo de viagem e orçamento. Além de mostrar os preços praticados pelos hotéis na cidade selecionada, você ainda tem acesso a inúmeros cupons de desconto.

Tudo o que precisa fazer para ficar sabendo dos valores promocionais, que podem chegar a oferecer até 50% de desconto, é cadastrar o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Por isso, se você também sonha em conhecer a capital da Turquia e tantas outras cidades incríveis do país, acesse o El Quarto e compare os preços!

O que visitar na capital da Turquia

Os pontos turísticos da Turquia e da cidade de Ancara são cheios de curiosidades interessantes, detalhes únicos e muita história. Você vai adorar conhecer os espaços milenares, além de lugares dedicados à fé e à reflexão, e ao resgate histórico e cultural.

Falaremos sobre a gigantesca Mesquita Kocatepe, o Castelo de Ankara, os parques da capital e muito mais.

Mesquita Kocatepe

A Mesquita Kocatepe é uma das maiores mesquitas da Turquia, podendo acomodar mais de 24.000 fiéis ao mesmo tempo. Construída na década de 1980, o templo religioso do islã tem uma arquitetura impressionante com seis minaretes altos e uma cúpula principal.

A mesquita é aberta para visitação pública, independentemente da religião, e é uma das mais visitadas do país.

Está localizada em uma colina, proporcionando uma imagem incrível da cidade de Ancara. Além disso, a mesquita também abriga uma biblioteca, uma livraria e um centro cultural, promovendo a educação e a cultura muçulmana.

Mausoléu de Ataturk

O Mausoléu de Ataturk é um dos locais mais importantes de Ancara. Ele foi construído em homenagem a Mustafa Kemal Ataturk, o grande fundador e primeiro presidente da República da Turquia.

Ataturk liderou a luta pela independência turca no período após a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, foi responsável por uma série de reformas que modernizaram a Turquia.

O mausoléu foi construído em estilo neoclássico e foi concluído em 1953. O local é enorme e inclui não apenas o mausoléu, mas também vários outros edifícios e espaços públicos.

O mausoléu é um local sagrado e reverenciado pelos turcos, e visitá-lo é uma experiência única. É seguro e muito bem mantido, com jardins impecáveis e um grande número de seguranças que patrulham a área, fazendo a troca da guarda a cada hora.

A entrada para o mausoléu é gratuita e dá para visitar também o interior do edifício.

Castelo de Ankara

Castelo de Ankara
Pixabay

O Castelo de Ancara é uma fortaleza histórica localizada no centro da capital da Turquia. Acredita-se que tenha sido construído pelos hititas ou frígios, que são antigos povos anatólios, no século VIII A.E.C, mas é difícil precisar a data exata.

É composto por muralhas internas, com torres próximas, e uma linha exterior de muralhas. Esse complexo de paredes foi construído com restos de alvenaria de outras obras da região.

Foi utilizado também pelos romanos, gauleses e outros povos que habitavam a Ásia Menor. O acesso é gratuito e é possível caminhar pelas muralhas do castelo e admirar a arquitetura antiga.

Torre Atakule

A Torre Atakule é uma torre de observação localizada no distrito de Çankaya, na cidade de Ancara. Com 125 metros de altura, é uma das estruturas mais altas da cidade e oferece uma vista panorâmica incrível de toda a região.

Foi construída em 1989 com o objetivo de melhorar a qualidade das transmissões de televisão e rádio em Ancara. Com sua aparência moderna, rapidamente se tornou um ponto de referência importante para os turistas que visitam a capital da Turquia.

A torre possui um shopping center em sua base, com uma grande variedade de lojas, restaurantes, bares e cafés.

Parques em Ancara

Ancara é uma cidade com muitos parques e áreas verdes, com muitas opções para relaxar e aproveitar o ar livre. Um dos maiores e mais bonitos é o Parque Genclik, uma área com jardins, lagoas, pistas de corrida, playgrounds e áreas de piquenique.

O Parque Seğmenler é outro bem popular entre moradores e turistas. Tem trilhas para caminhada, gramados extensos e espaços de lazer para crianças.

Além disso, há o Parque Anıtkabir, uma grande área verde ao redor do mausoléu de Atatürk, com belos jardins e áreas de lazer. Você pode visitar também o Kuğulu, o Parque Çayyolu e o Parque Göksu.

Museus de Ankara

O Museu das Civilizações da Anatólia é simplesmente incrível! Ele abriga uma coleção imensa de artefatos antigos, incluindo esculturas, cerâmicas, moedas e jóias, que remontam há mais de 10.000 anos, desde o período Paleolítico.

Outro espaço espetacular é o Museu de Arte Moderna de Ancara, que apresenta uma coleção de arte moderna turca e internacional.

O Museu de Etnografia de Ancara é um ótimo ponto turístico, e sua coleção conta uma infinidade de objetos e trajes tradicionais turcos.

Existem outros espaços que também são ótimos para turistas que gostam de conhecer a história: o Museu de História Militar, o Museu de História Natural e o Museu Atatürk, dedicado ao fundador da República da Turquia.

Banhos romanos

Banhos romanos
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Os banhos romanos da cidade de Ancara são um importante marco histórico da cidade. Construídos durante o período romano, eles foram utilizados como banhos públicos até o século IV E.C.

Atualmente, os banhos romanos estão em ruínas, mas ainda é possível ver a estrutura original e algumas partes restauradas do local.

São uma das poucas estruturas romanas que ainda existem na capital da Turquia. Eles foram construídos com um sistema avançado de aquecimento e ventilação, que permitia aos frequentadores desfrutar de água quente em um ambiente confortável.

Viaje para a Turquia com tranquilidade! Faça seu seguro aqui!

Ao viajar para a Turquia, o seguro viagem é imprescindível. Por isso, a forma mais prática de fechar um contrato com uma empresa seguradora é pesquisando pelos diferentes planos com o Seguros Promo.

O Seguros Promo é um site que reúne os preços ofertados pelas seguradoras e suas diferentes coberturas. É muito simples realizar a busca, e o melhor, você encontra o melhor preço do mercado!.

Dá para pagar com o cartão de crédito e utilizar os cupons de desconto que o Seguros Promo disponibiliza no site, fica a dica!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hospede-se na capital da Turquia com conforto e economia!

A Turquia é um país maravilhoso, cheio de surpresas e lugares encantadores. E sua capital, a cidade de Ancara, não poderia ser diferente. Com o El Quarto você consegue preços promocionais para realizar esse sonho.

A plataforma buscadora do El Quarto indica os hotéis com café da manhã incluso e também aqueles com cancelamento de reserva grátis, garantindo ainda mais economia.

Acesse o El Quarto e pesquise quantas vezes quiser, você não paga para utilizar a plataforma. Dessa forma, você garante hospedagem barata em qualquer parte do mundo.Visite a capital da Turquia na próxima oportunidade, você não vai se arrepender.

Além das belezas naturais, os monumentos históricos são incríveis e há atividades para toda a família, não importa a idade.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.