Capital do Egito: conheça a história de Cairo!

15 jan 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Está pensando em viajar para a capital do Egito? Prepare-se para mergulhar em uma cultura rica, que remonta a um passado distante, há milhares de anos, e até hoje encanta pessoas do mundo inteiro.

Cairo é a cidade mais povoada de toda a África, com mais de 20 milhões de habitantes, mas nem mesmo o avanço contemporâneo foi o suficiente para ameaçar sua história, até hoje muito bem-preservada.

Em meio a carros, multidões e edifícios modernos, sempre surgem no horizonte as magnânimas Pirâmides de Gizé, a enigmática Esfinge ou as águas mitológicas do rio Nilo, um dos mais importantes do mundo.

Quer mais? Então confira o guia completo que preparamos para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível para a maior cidade egípcia!

Capital do Egito: o que fazer na maior cidade do país?

Capital do Egito: o que fazer na maior cidade do país?
Fonte: Pxhere / CC0

À primeira vista, Cairo, Egito, pode intimidar o visitante. O trânsito é como um emaranhado de carros, motos e ônibus que surpreendem em quantidade e média altíssima de idade, enquanto parece não haver leis nem semáforos para organizar o tráfego.

O tempo sempre seco, o calor acachapante e os bazares de rua que pipocam aqui e acolá tampouco facilitam a experiência do viajante.

Nada disso, porém, parece importar para quem visita uma das cidades mais fantásticas do mundo, onde você poderá fazer uma viagem a um passado distante, até o tempo dos faraós.

Museus cheios de múmias e sarcófagos, paredes antigas cobertas por hieróglifos e as sempre curiosas pirâmides fazem parte do Cairo atual, como um lembrete constante de que estamos falando de uma metrópole mais antiga que o conceito de civilização.

A cidade, cujo nome significa “O Vitorioso”, foi oficialmente fundada há mais de 2.600 anos, mas só se tornou a capital do Egito após o século XII, quando a antiga capital, Fostate, foi absorvida pelo Cairo.

O título de capital, porém, está com os dias contados. Com a explosão demográfica (a população deve dobrar até 2050), o país está construindo uma nova capital em uma área do tamanho de Singapura no deserto.

E qual vai ser a nova capital do Egito? O governo ainda não anunciou o nome, mas as obras já estão avançadas e a nova cidade deve ser inaugurada entre o final de 2022 e 2023.

Vem descobrir outras informações e dicas a respeito do Cairo!

Onde fica Cairo?

A cidade do Cairo foi construída na parte sul do Delta do Nilo, no norte do Egito, a cerca de 170 km da costa do Mediterrâneo.

A capital do Egito tem localização estratégica para quem está pensando em visitar outros destinos históricos do país: são apenas 220 km até Alexandria, 100 km até Faium e 200 km até Port Said.

Mapa do Cairo

Caótica, superpopulada e milenar, a capital do Egito é uma cidade de extremos: congestionada e apaixonante, poluída e belíssima, moderna e antiga, e por aí vai. É evidente por que a cidade deve estar na lista de destinos que deseja conhecer. 

Confira no mapa onde fica Cairo e suas principais atrações turísticas!

Como chegar à capital do Egito?

Embora não haja voos diretos do Brasil para a capital do Egito, várias companhias aéreas operam viagens com conexão em Doha, Dubai, Addis Abeba ou até cidades europeias rumo ao Cairo.

O aeroporto local fica a 20 km do centro e não dispõe de conexão com metrô ou transporte público. 

Por isso, a melhor opção é contratar um serviço de transfer ou pegar um táxi, mas não se preocupe com os gastos excessivos, pois uma viagem de táxi até o centro da cidade não deve custar mais que US$ 5 (em setembro/2022).

Você também pode utilizar aplicativos de transporte, como Uber e Careem, que facilitam os deslocamentos e contam com ferramentas que simplificam a comunicação entre motorista e passageiro.

O Vai de Promo tem as passagens mais baratas do mercado para o Egito ou qualquer outro destino do mundo, com descontos de até 35%. 

E você pode até turbinar suas chances de economizar: basta ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para viajar para o Egito?

Apesar de estar em pleno deserto do Saara, a capital do Egito não é uma cidade em que faz calor o ano inteiro. 

Embora as temperaturas fiquem acima de 35ºC (e possam até chegar a 45ºC) durante o verão, de junho a setembro, nos meses de dezembro a fevereiro os termômetros ficam “apenas” entre 9ºC e 21ºC.

Por isso, muitos turistas optam por visitar Cairo nos meses mais frios do ano, de modo a minimizar o impacto negativo do calor extremo nas outras estações.

Em contrapartida, no inverno, quando é a alta temporada no Egito, a cidade fica abarrotada de turistas e o preço de tudo (passagens, hospedagem e passeios) dispara.

Nesse sentido, para escapar do calor extremo do verão e dos preços inflacionados do inverno, muitos turistas optam por visitar a cidade na primavera ou no outono, quando as temperaturas ainda estão mais amenas e a capital do Egito fica menos cheia.

Vale lembrar, ainda, que é recomendado evitar a viagem durante o mês do ramadã (que acontece no nono mês do calendário lunar, em datas diferentes todos os anos).

No mês sagrado para os muçulmanos, ocorrem várias restrições que se estendem aos turistas e podem até afetar o funcionamento das atrações turísticas, o que pode gerar uma experiência de viagem não tão proveitosa.

Onde se hospedar na capital do Egito?

Você vai visitar uma capital densamente populada, famosa pelo trânsito caótico e pelo movimento intenso a qualquer hora do dia ou da noite. Por isso, não restam dúvidas: é imprescindível escolher bem onde ficar na capital do Egito. 

As vistas mais bonitas do Cairo estão em Gizé, município vizinho próximo ao centro, onde você poderá se hospedar bem de frente para as pirâmides. 

No entanto, a região é mais humilde, os hotéis nem sempre têm bom padrão de qualidade e a vizinhança tem infraestrutura precária.

Assim, muitos turistas optam por abrir mão da vista das pirâmides e preferem se hospedar às margens do Nilo, no centro da cidade, ou nas proximidades da Praça Tahir, que tem fácil acesso a diversas atrações, como o Museu Egípcio e a Cidadela.

Nesse caso, peça uma acomodação em um andar bem alto: desse modo, você pode até curtir a vista das pirâmides sem abrir mão da comodidade!

Se você não abre mão de luxo, pode ser interessante ficar na região de Zamalek, onde vive a elite do Cairo, mas prepare-se para pagar uma pequena fortuna por hospedagem nessa área da cidade.

Encontre hotéis na capital do Egito pelo melhor preço!

Encontre hotéis na capital do Egito pelo melhor preço!
Fonte: Kings Palace

Quer conhecer a capital do Egito com toda a economia que seu bolso merece? Então visite o El Quarto para encontrar acomodações econômicas no Cairo ou em qualquer outro destino!

Nossa plataforma reúne as melhores opções de hospedagem a preços exclusivos, com condições de pagamento facilitadas, incluindo a possibilidade de pagar em 12 vezes sem juros no cartão e em reais, sem incidência de IOF.

E não se esqueça de incluir o seu e-mail na newsletter para receber descontos de até 50% em estadia nos melhores destinos do mundo!

O que fazer no Cairo

História, cultura, arquitetura e religião esperam quem visita o Cairo, um dos melhores destinos turísticos da África.

Vem conferir o que fazer na capital do Egito! 

Pirâmides de Gizé

Sem dúvidas, a maior atração do Cairo e até mesmo do Egito é o complexo das Pirâmides de Gizé, que ficam a cerca de 10 km do centro da cidade.

Símbolos da cultura egípcia antiga, as pirâmides da necrópole (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ficam no mesmo espaço que outras atrações milenares, como a Grande Esfinge e o complexo mortuário da Rainha Khentkaus I.

Você vai querer passar ao menos um dia inteiro conhecendo as icônicas construções, passeando no lombo de camelos e até mesmo explorando o interior das pirâmides, então chegue cedo para desfrutar da melhor experiência possível.

Khan el-Khalili Bazaar 

Que tal aproveitar a sua viagem para conhecer um tradicional mercado árabe? O Khan el-Khalili Bazaar é um dos lugares mais curiosos do Cairo, onde você vai poder conhecer como vive o povo egípcio.

O mercado é como uma gigantesca feira a céu aberto, com ruas apinhadas de vendedores, clientes e curiosos, bem como barraquinhas que vendem de tudo, de roupas a alimentos.

Só não compre nada antes de pechinchar, pois os egípcios costumam inflacionar preços para estrangeiros, mas também são famosos pela habilidade nas negociações de pechinchas!

Museu Egípcio 

Museu Egípcio
Fonte: Bs0U10E01 / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Uma das atrações mais imperdíveis da capital do Egito, o Museu Egípcio foi inaugurado em 1902 para apresentar a fantástica história do país dos faraós.

Até a fachada do museu é suntuosa, com direito a uma réplica em menor escala da Grande Esfinge e estátuas que simulam peças antigas.

No interior do prédio, você vai encontrar mais de 13 mil itens em exposição, como múmias, papiros, joias, sarcófagos e até a famosa máscara mortuária de Tutankhamon, entre muitos outros artefatos.

Passeio de barco pelo Rio Nilo 

Nenhuma viagem pelo Cairo ou pelo Egito está completa sem um passeio pelo icônico rio Nilo, o maior rio da África e um dos maiores do mundo.

Especialmente na região do bairro Zamalek, as margens do rio são encantadoras e cheias de atrações turísticas: que tal navegar pelo rio a bordo de um felluca, um tipo de embarcação a vela típico do Egito?

Saqqara 

A Pirâmide de Saqqara é considerada a primeira pirâmide do Egito, construída séculos antes da necrópole de Gizé.

A estrutura em degraus foi erguida a mando do faraó Djoser por volta do ano 2.630 a.C, onde hoje é o sul do Cairo. 

Importantíssima para a cultura egípcia, a pirâmide é uma atração simplesmente imperdível para quem gosta de história antiga ou simplesmente deseja conhecer a construção que deu origem a todas as outras pirâmides do país.

Cairo Islâmico 

Cairo Islâmico
Fonte: Pxhere / CC0

Enquanto muitos turistas visitam a capital egípcia em busca de sua história antiga, muitos visitantes preferem focar suas atenções no lado mais moderno da metrópole, o chamado Cairo Islâmico, marcado pela tradição islâmica.

Vale a pena fazer um roteiro que explore as atrações ligadas à história árabe da cidade, passando por mesquitas suntuosas, fontes monumentais, pátios tradicionais e outras atrações ligadas aos muçulmanos.

Entre os destaques estão a Mesquita Muhammad Ali, situada no alto da Cidadela medieval, a Mesquita Ibn Tulun (a mais antiga da cidade, datada do século IX), a Mesquita Al-Azhar e a Mesquita Sultan Hassan.

Cairo Copta 

A margem leste do Nilo é conhecida como Cairo Copta por ser a região mais católica da cidade: um jeito diferente de conhecer uma cidade tradicionalmente islâmica.

O bairro reúne várias construções relacionadas ao cristianismo, como a Igreja Suspensa e a Igreja de São Jorge: reza a lenda que Jesus, Maria e José passaram pelo local durante sua fuga para o país dos faraós.

O que saber antes de ir para o Cairo?

O que saber antes de ir para o Cairo?
Fonte: Pxhere / CC0

Algumas dicas simples podem tornar a sua experiência na capital do Egito ainda mais inesquecível e positiva.

Para começar, tenha em mente de que você está visitando um país muçulmano e conservador, então procure se vestir de maneira adequada aos costumes locais, especialmente se você for mulher.

Além disso, os egípcios têm uma cultura bastante diferente da brasileira e não gostam de intimidade com estranhos, sobretudo estrangeiros do sexo oposto. Se você respeitar os costumes locais, no entanto, deve desfrutar de uma estadia sem intercorrências.

A sexta-feira é o dia de folga na cidade (como o domingo é no Brasil), o que significa que muitas atrações podem fechar as portas ou reduzir o horário de funcionamento.

Lembre-se, ainda, de que a cidade é segura e tem baixos índices de criminalidade, mas fique atento a eventuais golpes aplicados em turistas, como taxistas que se recusam a ligar o taxímetro, vendas de relíquias falsificadas e preços inflacionados para estrangeiro.

Ah! E quantos dias devo ficar em Cairo? Vai depender dos seus planos de viagem. 

Dá para conhecer as atrações da capital egípcia em cerca de cinco dias, mas se você estiver com viagem marcada para outra cidade do país, um bom roteiro pode possibilitar que você conheça tudo em menos tempo.

Não se esqueça do seguro viagem para o Egito

Como explicamos acima, é seguro viajar para o Cairo, mas a precaução pode tornar a sua experiência ainda mais segura e tranquila.

Por essas e outras, antes de viajar para a capital do Egito, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, que não é obrigatório, mas é extremamente recomendado.

Dessa forma, você viaja protegido e com cobertura garantida para emergências médicas ou odontológicas, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, entre outros cenários.

O Seguros Promo te ajuda a encontrar seguro viagem para qualquer destino com descontos imperdíveis. Faça uma cotação gratuita e garanta agora mesmo essa tranquilidade para a sua viagem.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis da capital do Egito estão aqui!

O que você está esperando para começar a planejar a sua viagem à capital do Egito? Acesse o El Quarto para encontrar os melhores hotéis em Cairo pelo menor preço do mercado!

Nossa plataforma tem descontos exclusivos e condições de pagamento facilitadas para que você viaje muito sem pesar no bolso. Você pode até assinar a newsletter do El Quarto para receber descontos de até 50% em hospedagem.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a cidade das pirâmides pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.