Cartagena, Colômbia: quando ir, o que fazer e onde ficar. Saiba aqui!

29 ago 2021 • 10 minutos de leitura por Paulo

O charme colonial e a paisagem caribenha tornam Cartagena, Colômbia, um destino charmoso e versátil. 

A cidade é capaz de oferecer atrações para todos os gostos, que vão desde museus que contam a história da América do Sul a praias simplesmente paradisíacas.

Um dos grandes destaques locais é a Cidade Murada, região que concentra a maior parte das atrações turísticas, incluindo construções com séculos de história e monumentos que lembram a dominação espanhola.

Fora do centro histórico, o espetáculo continua, com praias de areia branca banhadas pelo inconfundível Mar do Caribe, além de mirantes, ilhas e até um castelo!

O que você acha de embarcar em uma viagem fantástica por um dos principais destinos do continente? Vamos lá!

Cartagena, Colômbia: dicas para planejar a viagem!

Quinta maior cidade da Colômbia, Cartagena é cheia de cores, seja o azul-turquesa do mar ou o colorido dos telhados que enfeitam a paisagem do centro histórico.

A antiga Cidade Murada, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, guarda como tesouros os traços do período colonial: afinal, estamos falando da primeira colônia espanhola na América, fundada em 1533.

A poucos metros dali, o viajante pode escolher entre algumas das praias mais bonitas da América do Sul para curtir o sol e o mar caribenho, como a Playa Blanca e as Ilhas do Rosário.

Cartagena das Índias é hoje o lar de quase 1 milhão de pessoas, o que garante certa efervescência cultural que apenas metrópoles conseguem oferecer, como a noite animada do bairro boêmio Getsemaní, muitos museus e galerias de arte.

Tudo isso pertinho do Brasil, a cerca de 8 horas de voo, no litoral norte da Colômbia!

Qual a melhor época para viajar para Cartagena?

Cartagena, Colômbia
Fonte: Pixabay

Escolher bem a época em que você vai visitar Cartagena, Colômbia, pode ser crucial para garantir a melhor experiência possível na cidade. 

Localizada próximo à linha do Equador, a cidade tem clima tropical e temperaturas elevadas em qualquer época do ano, com pouca variação nos termômetros ao longo dos 12 meses, entre 23ºC e 31ºC.

As condições climáticas, porém, variam bastante: vale a pena evitar a viagem no mês de outubro, período mais chuvoso na cidade.

Se você não quer correr nenhum risco de ter o seu dia de praia interrompido pelas chuvas, é melhor viajar entre dezembro e abril, período em que praticamente não chove no destino.

Quanto custa uma viagem para Cartagena?

Decidir quanto dinheiro levar para Cartagena depende exclusivamente do seu estilo de viagem, ou seja, você pode desfrutar de uma experiência mais modesta e econômica ou viver dias de requinte, pagando por isso. 

Embora a cidade não seja necessariamente um destino barato, os preços são bem parecidos com os praticados nas principais capitais brasileiras.

Além disso, é possível economizar uma boa quantia em alimentação, passeios e transporte se você der preferência a estabelecimentos mais simples.

Em geral, recomenda-se que o turista reserve ao menos R$ 260 por dia de viagem para não passar por perrengues durante a sua estadia.

Se você faz questão de conforto, quer comer nos melhores restaurantes e ficar nos melhores hotéis, os gastos podem ser sensivelmente maiores, de acordo com o requinte que você procura.

A cidade não dispõe de metrô, os ônibus são lentos e os táxis não têm taxímetro, o que significa que você deverá combinar o valor da corrida no momento do embarque.

Para se deslocar, você poderá recorrer a algumas alternativas, como coches (uma espécie de charrete com capacidade para quatro pessoas) e chivas (micro-ônibus mais modernos e eficientes).

E não se esqueça de fazer o câmbio para pesos colombianos assim que possível, pois o dólar, o euro e o real não têm boa aceitação nos hotéis, restaurantes e comércios de Cartagena!

Garanta sua hospedagem com descontos

Cartagena dispõe de uma rede hoteleira robusta, com opções nas mais diversas faixas de preço para atender milhares de visitantes todos os anos.

Para garantir sua hospedagem pela melhor oferta, não basta contar com a diversidade da hotelaria da cidade. Você precisa fazer suas reservas com o máximo de antecedência possível.

Nesse sentido, você pode contar com o melhor site de buscas do mercado, o El Quarto, que te apresenta ofertas exclusivas, opções com cancelamento grátis e pagamento online, em reais, sem cobrança de IOF.

Não se esqueça de seguir o El Quarto nas redes sociais para se manter atualizado sobre as novidades do mundo das viagens e promoções imperdíveis!

Economize também nas passagens aéreas! Confira as oportunidades do Vai de Promo!

Cartagena, Colômbia: onde ficar?

Garanta sua hospedagem com descontos
Fonte: Hotel Boutique Santo Toribio

Escolher onde se hospedar é uma tarefa relativamente fácil, pois a maior parte dos hotéis está concentrada em apenas duas regiões: a Cidade Amuralhada ou na área mais moderna, conhecida como Bocagrande.

Dessa forma, resta ao turista definir qual dessas duas áreas é a mais adequada para a sua estadia. Afinal, cada região tem características distintas.

Para te ajudar nessa escolha, fizemos uma seleção com os bairros mais indicados para hospedagem na cidade! Confira em Cartagena, Colômbia, onde ficar!

Centro

A principal região turística de Cartagena, Colômbia, é seu centro histórico, ou melhor, a Cidade Amuralhada, onde estão os principais atrativos locais, restaurantes e comércios.

Em outras palavras, é uma região na qual você vai passar boa parte do tempo, mesmo que se hospede em outro bairro.

Ali, é possível fazer de tudo a pé, especialmente se você optar por um hotel próximo às principais praças, como Plaza de San Pedro Claver, Plaza Santo Domingo e nos arredores do Parque Bolívar.

Existe uma excelente oferta de hotéis boutique e pousadas estilo bed & breakfast instalados em edifícios históricos, cheios de charme e requinte. 

Em contrapartida, toda essa comodidade tem um preço, que pode sair bem salgado se você não fizer suas reservas com antecedência, pois o centro é também a região mais cara para hospedagem na cidade.

San Diego

Também localizado na Cidade Amuralhada, bem ao lado do centro, o bairro de San Diego é uma boa opção para quem procura hospedagem simultaneamente econômica e bem localizada.

Reduto da classe trabalhadora de Cartagena no período colonial, o bairro tem boa oferta de restaurantes, bares e hotéis mais baratos, que podem atender os viajantes com orçamento mais apertado.

Além disso, fica a apenas uma caminhada de distância dos atrativos turísticos do centro, o que pode render certa economia em deslocamentos.

Para garantir a localização mais vantajosa possível, considere se hospedar em um hotel nas proximidades da Plaza San Diego e do Parque Fernández de Madrid.

Getsemaní

Getsemaní
Fonte: Hotel Getsemani Cartagena Lux

Quem deseja ficar perto do agito em Cartagena, Colômbia, não vai se arrepender de ficar no bairro Getsemaní, principal reduto boêmio da cidade.

Por muitos anos essa região sofreu com a violência, mas se reinventou ao longo dos anos e hoje surge como uma excelente alternativa de hospedagem.

As ruas outrora abandonadas agora são tomadas por vida e arte, com vários murais, grafites e ateliês espalhados por todos os cantos, além de bares e restaurantes nos quais a festa dura até o sol raiar.

Essa mudança é reflexo direto da superlotação do centro da cidade, onde não há mais espaço para construir novos hotéis e os estabelecimentos que já existem não dão mais conta da intensa demanda turística.

Dessa forma, os investidores da hotelaria estão migrando seus esforços para Getsemaní, que fica bem ao lado da Cidade Amuralhada e tem grande potencial de crescimento hoteleiro.

Assim, a região que antes estava degradada acabou revitalizada, ganhando novos hotéis, com diárias mais baratas em comparação ao centro, casarões restaurados e boa oferta de serviços, especialmente no entorno da Praça da Santíssima Trindade.

Confira também os benefícios do seguro viagem aqui!

Bocagrande

Por muito tempo, houve um consenso de que a melhor região para ficar em Cartagena, Colômbia, seria na Cidade Amuralhada, onde o viajante pode conhecer a fundo o passado colonial da cidade.

Nas últimas décadas, porém, essa máxima perdeu força, especialmente por conta do crescimento da região de Bocagrande, a área mais moderna da cidade.

O cenário do bairro lembra pouco a cidade histórica retratada no centro, mas isso pode garantir ao viajante não apenas mais conforto, como também mais economia.

A paisagem é composta por arranha-céus, edifícios corporativos modernos, complexos comerciais, shoppings e hotéis de alto padrão.

A concorrência entre gigantes, como Hilton e Hyatt, garante diárias em bons hotéis a preços mais acessíveis na comparação com a Cidade Amuralhada.

No fim das contas, a região se beneficia de excelente infraestrutura e localização privilegiada, com fácil acesso às atrações do centro e às belíssimas praias da cidade, para se firmar como uma das melhores opções de hospedagem na cidade!

O que tem para fazer em Cartagena?

O que tem para fazer em Cartagena? Torre del Reloj
Fonte: Pixabay

O seu planejamento de viagem não acaba ao decidir onde se hospedar. Você ainda precisa considerar os atrativos que não quer deixar de fora do seu roteiro. 

Nesse intuito, destacamos o que fazer em Cartagena, Colômbia, confira!

Praias

Ao lado do patrimônio histórico, as praias estão entre as atrações de Cartagena, Colômbia, que mais atraem turistas.

Apesar de não serem tão paradisíacas quanto praias caribenhas mais famosas, as praias da cidade definitivamente não vão decepcionar o viajante que procura águas mornas, areia branca e boa infraestrutura.

Além disso, tenha em mente que as principais praias da cidade não estão em sua porção continental, e sim em ilhas espalhadas pela costa, como Rosário e Barú.

Uma das melhores praias da cidade está a 1h30 do centro histórico: a famosa Playa Blanca, onde você encontra águas turquesas cristalinas, ideais para a prática de snorkel e mergulho, além de um pôr do sol inesquecível.

A região de Bocagrande também tem um trecho de praia, mas a água não é exatamente limpa. 

O calçadão, por sua vez, tem boa infraestrutura e você não terá problemas em se divertir na faixa de areia.

Ilhas Rosário

As Ilhas Rosário são parada obrigatória para quem deseja desfrutar de praias típicas do Caribe durante sua estadia em Cartagena.

O arquipélago é formado por várias ilhas e ilhotas de águas calmas e cristalinas em diferentes tons de turquesa.

Muitas dessas ilhas estão abertas a visitação, enquanto outras são particulares e abrigam resorts de luxo, exclusivos para hóspedes.

De qualquer forma, seja para hospedagem ou para passeio, vale a pena incluir a região em seu roteiro!

Castelo de San Felipe

Castelo de San Felipe
Fonte: Pixabay

Ironicamente, uma das principais construções históricas de Cartagena, Colômbia, não está localizada na Cidade Amuralhada, e sim em seus arredores: o Castelo de San Felipe.

Maior fortaleza militar erguida pelos espanhóis durante o período colonial, o castelo foi projetado para conter ataques estrangeiros e de piratas.

Hoje tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o forte abriga um labirinto de túneis e passagens secretas que serviam para facilitar uma eventual fuga dos ocupantes da fortaleza em caso de invasão.

Torre de Reloj

Um dos cartões-postais da cidade, a Torre de Reloj é o antigo portão da Cidade Amuralhada, que ganha um charme ainda mais especial à noite, graças a uma iluminação diferenciada!

Com mais de 30 metros de altura, a torre abriga um relógio instalado no século XIX e pode ser um bom ponto de referência para quem está se deslocando pelo centro histórico de Cartagena.

Santuário San Pedro Claver

Considerado verdadeiro tesouro da cidade, o Santuário de San Pedro Claver foi erguido no século XVII e dedicado a um padre espanhol canonizado por ter acolhido e apoiado negros escravizados que chegavam do continente africano.

Além de guardar os restos mortais do santo, o santuário é o endereço de um museu de arte sacra e um monastério.

A partir da construção é possível contemplar uma vista panorâmica da cidade, especialmente bonita durante o pôr do sol.

No interior do templo, não deixe de visitar o claustro, considerado obra-prima do estilo colonial colombiano, e de conhecer o pavimento superior, onde está instalado um órgão antigo ainda em funcionamento.

Palacio de la Inquisición

Palacio de la Inquisición
Fonte: Edgar Jiménez / Flickr / CC BY-SA 2.0

A Inquisição Espanhola, que esteve em vigência entre os séculos XV e XIX, também deixou suas marcas em Cartagena, Colômbia, mais especificamente o Palacio de la Inquisición, na Cidade Amuralhada.

O chamado Tribunal do Santo Ofício foi construído no século XVII na cidade colonial para julgar eventuais suspeitos de heresia.

O período sombrio ficou para trás e hoje os visitantes podem conhecer o edifício histórico e seu rico acervo, incluindo documentos, obras de arte e vídeos, além de réplicas de instrumentos como forcas e até guilhotinas.

Catedral de Santa Catalina de Alexandria

A Catedral de Santa Catalina de Alexandria, ou simplesmente Catedral de Cartagena, é uma das atrações mais importantes da Cidade Amuralhada, especialmente por ter sido a primeira igreja erguida na cidade.

O templo começou a ser construído em estilo herreriano em 1577, mas só foi inaugurado em 1661: assim como a Torre de Reloj, a catedral pode ser avistada a partir de quase todos os pontos do centro histórico.

No entanto, diferentemente de outros templos religiosos, a catedral não fica constantemente aberta a visitação. 

Você só poderá conhecer seu interior, incluindo seu altar totalmente revestido em ouro, durante os horários das missas.

A Muralha de Cartagena

Primeira colônia espanhola nas Américas, Cartagena, Colômbia, fica em uma localização estratégica, em pleno Mar do Caribe, e sempre chamou a atenção indesejada de estrangeiros e piratas, interessados em suas riquezas.

Para defender a cidade de eventuais ataques, os espanhóis optaram por fortificar a cidade com uma muralha, a exemplo do que fizeram em vários pontos da própria Espanha, como Ávila e Toledo.

E foi assim que Cartagena ganhou nada menos que 13 km de muralhas, que agora separam a Cidade Antiga da parte mais moderna da cidade.

Os visitantes podem subir nas muralhas e caminhar entre suas torres: um passeio agradável que rende um ponto de vista privilegiado para assistir ao pôr do sol sobre o oceano!

Faça reservas de hotéis online

Já deu para perceber que Cartagena, Colômbia, é repleta de opções turísticas para todos os gostos, certo? 

Então não perca tempo e comece a planejar agora mesmo uma viagem fantástica pela cidade!

O primeiro passo é encontrar o melhor hotel para a sua estadia. Assim, você poderá estimar os gastos com diárias e planejar seus deslocamentos pela cidade.

Nessa tarefa, você pode contar com toda a ajuda do El Quarto, uma plataforma que reúne preços exclusivos e opções com cancelamento grátis, além de possibilitar o pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação e encontre agora mesmo o melhor hotel pelo menor preço em Cartagena. Assim vai ficar ainda mais barato conhecer um dos principais destinos turísticos da América do Sul!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.