Cascais, Portugal: onde ficar, o que fazer e dicas de viagem

24 jul 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Cascais, Portugal, é uma cidade bastante popular entre brasileiros que desejam morar no país europeu ou simplesmente visitar um destino agradável, com belas praias, um centro histórico charmoso e muitas atrações turísticas.

Localizada a poucos quilômetros da capital, Lisboa, a cidade tem clima agradável o ano inteiro e abriga bons restaurantes, mas pode oferecer dificuldade ao viajante que procura onde se hospedar.

Embora tenha pouco mais de 210 mil habitantes, Cascais tem uma rede hoteleira bem modesta, com apenas algumas dezenas de estabelecimentos de hospedagem. 

Ou seja, você precisa caprichar no planejamento de viagem para garantir os melhores preços para a sua estadia, pois o rol de opções é limitado.

Para te ajudar nessa missão, criamos um guia completo de hospedagem na cidade, com os melhores bairros para ficar, as atrações turísticas que você não pode perder e muito mais. Veja só!

Cascais, Portugal: principais passeios pela cidade!

Quer conhecer as melhores praias portuguesas nos arredores de Lisboa, visitar um centro histórico medieval ou conhecer bistrôs elegantes, que servem os melhores sabores da culinária portuguesa? 

Então você deve considerar Cascais, em Portugal, como destino de sua próxima viagem!

A cidade é relativamente grande, mas reúne seus principais atrativos em uma única região: um rico centro histórico, que abriga heranças de diferentes períodos da história.

Isso não quer dizer, porém, que o centro seja o melhor lugar para hospedagem: o bairro mais indicado para você vai depender dos objetivos da sua viagem.

Neste artigo, vamos te contar onde ficar de acordo com as atrações que você deseja visitar e outras dicas turísticas importantes! Vamos lá!

Onde fica Cascais?

Onde fica Cascais?
Fonte: Pxhere / CC0

A localização da cidade de Cascais é um de seus maiores trunfos turísticos: o município fica pertinho de Lisboa e de outros destinos turísticos portugueses.

Entre as cidades próximas que merecem ser consideradas em seu roteiro de viagem estão Setúbal (70 km), Coimbra (232 km) e as praias mediterrâneas de Faro (300 km).

A cidade abriga, ainda, o Cabo da Roca, ponto mais ocidental de toda a Europa.

Quantos km de Cascais a Lisboa?

A distância entre Lisboa a Cascais é de apenas 26 km, trajeto que pode ser feito de transporte público.

Em Lisboa, o Cais do Sodré oferece viagens de trem diárias pela Linha de Cascais, com duração média de 1 hora e custo de € 4,30 (preço em maio/2021). 

O passeio é bastante agradável e segue pelas margens do rio Tejo até chegar ao destino final.

Passagem para Cascais, Portugal

Quando falamos de um destino internacional, é provável que as passagens aéreas sejam o item mais caro da sua viagem. Isso não significa, porém, que é impossível economizar nesse quesito!

No melhor site buscador de passagens aéreas do Brasil, Vai de Promo, você pode encontrar passagem para Cascais, Portugal, pelo menor preço do mercado em poucos cliques.

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor promoção para o seu bolso.

Você ainda pode ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em oferta ou sofrer alteração de valor!

Não se esqueça de seguir as redes sociais do Vai de Promo para se manter por dentro das melhores promoções e novidades do mundo das viagens!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é o clima em Cascais, Portugal?

Antiga vila de pescadores portuguesa, Cascais é uma cidade litorânea que tem clima agradável durante boa parte do ano

Um dos principais balneários do país, a cidade tem verões quentes e sem chuva: de junho a agosto, as temperaturas ficam entre 16ºC e 27ºC.

Como as condições climáticas estão favoráveis, este também é o período da alta temporada na cidade, quando os hotéis ficam lotados e as praias fervilham de movimento.

O inverno, por sua vez, é frio e chuvoso: entre os meses de dezembro e fevereiro, o tempo fica constantemente encoberto e os termômetros variam de 7ºC a 15ºC.

Se você quer economizar o máximo possível e não pretende curtir as praias locais, pode ser uma boa ideia viajar no inverno: a cidade fica bem vazia neste período, o que se traduz em preços mais econômicos para o viajante.

A meia temporada, primavera e outono, é uma ocasião bastante agradável para viagem: as temperaturas ficam entre 10ºC e 25ºC nessas épocas do ano.

Não deixe de contratar também um bom seguro de viagem! Previna-se com Seguros Promo!

Onde ficar em Cascais

Onde ficar em Cascais
Fonte: Casa Vela Guest House

O melhor lugar para ficar em Cascais, Portugal, vai depender de uma série de fatores, como o objetivo da viagem, o orçamento que você tem disponível para hospedagem e suas preferências pessoais.

Em geral, o viajante pode optar entre três alternativas: o charmoso centro histórico, a região costeira e a vizinha Lisboa.

Caso você esteja viajando de carro, você terá mais opções de estadia, mas deverá considerar a disponibilidade de vagas de estacionamento e os caóticos engarrafamentos no caminho para a praia, especialmente no verão.

Se este não é o seu caso, vale a pena investir em hospedagem na região central, onde está a estação de trem que conecta Cascais a Lisboa.

Confira os melhores bairros para hospedagem na cidade!

Centro histórico

Quem quer passear bastante não encontra lugar melhor para ficar do que o centro histórico, região mais turística da cidade!

Ali, os viajantes podem visitar museus com acervos ricos, igrejas históricas, muitos jardins e  praças, além de comércio, opções gastronômicas e a maior concentração de hotéis em Cascais.

A maior vantagem de ficar no centro histórico é a comodidade: você não precisará usar o carro para nada, já que é possível fazer praticamente tudo a pé, inclusive ir à praia.

Em contrapartida, os hotéis da região central costumam ter diárias mais salgadas em comparação aos outros bairros da cidade, o que significa que os viajantes econômicos terão dificuldade em economizar em hospedagem nesta área.

Perto das praias

Perto das prais
Fonte: Hotel Fortaleza do Guincho Relais & Chateaux

Pretende curtir as praias de Cascais ao máximo? Você poderá desfrutar de algumas opções de hospedagem.

Embora não tenha praia, o centro histórico fica a uma curta caminhada das praias dos Pescadores e da Rata.

Caso você não queira ficar exatamente no centro, o bairro de Santa Rita pode ser uma boa alternativa: ali, o viajante tem acesso a estações de trem e fácil acesso às praias da Rata e da Poça.

Procura hotéis e resorts à beira-mar com boa estrutura de lazer? Você pode gostar de se hospedar na tranquila Quinta da Marinha ou nas proximidades da Praia do Guincho.

Lisboa

Como a distância entre Lisboa e Cascais, Portugal, é de 40 minutos de carro e 1 hora de trem, muitos viajantes optam por se hospedar na capital portuguesa, fazendo bate-voltas para conhecer Cascais.

Isso acontece porque Lisboa dispõe de uma rede hoteleira muito maior e, por isso, oferece mais estabelecimentos de hospedagem econômicos em comparação à cidade vizinha.

Se você gostou da ideia e quer economizar tempo em deslocamentos, escolha um dos hotéis nos bairros Alto ou Alfama, que ficam mais próximos do Cais de Sodré, de onde partem os trens rumo a Cascais.

Onde encontrar hotel em Cascais, Portugal?

Onde encontra hotel em Cascais, Portugal?
Fonte: Farol Hotel Cascais

Você pode encontrar os melhores hotéis de Cascais, Portugal, em poucos cliques, diretamente do conforto do seu lar: visite agora mesmo nosso site buscador, El Quarto, para encontrar hospedagens em qualquer destino!

Nossa plataforma moderna e fácil de usar te ajuda a garantir a melhor acomodação para a sua viagem sem complicações: basta digitar a cidade que você vai visitar e as datas da viagem para acessar as promoções mais imperdíveis!

Além de garantir preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito, o El Quarto permite que o viajante pague suas diárias em reais, sem incidência do IOF, assegurando uma economia ainda maior para a sua viagem!

Faça uma simulação para descobrir que visitar uma das cidades mais charmosas de Portugal pode sair mais barato do que você imagina!

Mapa de Cascais, Portugal

Está planejando uma viagem para conhecer esta encantadora cidade costeira vizinha a Lisboa? Então confira Cascais, Portugal, no mapa com os principais pontos turísticos!

Melhores pontos turísticos de Cascais

Se você está montando um roteiro para um dos principais balneários portugueses, prepare o papel e caneta! Destacamos as atrações mais imperdíveis da cidade para te ajudar nessa tarefa!

Centro Histórico

Centro Histórico
Fonte: Hotel Albatroz

O passeio mais agradável que você pode fazer pela cidade em qualquer época do ano é conhecer o centro histórico de Cascais. 

A região parece um imenso labirinto de ruelas de pedra, por onde se escondem lojas, bistrôs, cafés, restaurantes e livrarias, além de exemplares da arquitetura tradicional portuguesa.

Não deixe de estender a sua visita até o horário do almoço para desfrutar de uma refeição saborosa em um dos restaurantes do centro histórico com vista para o mar!

Cidadela

A Cidadela de Cascais, Portugal, é uma antiga fortaleza militar localizada bem na divisa entre Cascais e Estoril, construída em meados do século XV.

O forte foi concebido para proteger a capital, Lisboa, de eventuais ataques estrangeiros. A partir do século XIX, a construção foi convertida em uma das residências oficiais da família real portuguesa.

Após a proclamação da República, no começo do século XX, o Palácio da Cidadela de Cascais se transformou em uma espécie de casa de hóspedes da presidência portuguesa, onde chefes de estado que visitavam o país poderiam ficar com conforto.

O uso incessante, porém, deixou suas marcas na construção, que precisou ser fechada para visitação pública até ser completamente restaurada, em 2004.

Desde então, o palácio se tornou residência de veraneio do presidente português e um centro cultural que oferece intensa programação artística ao longo do ano.

Mercado da Vila

O Mercado da Vila, fundado na primeira metade do século XX, é o mais tradicional mercado da cidade, onde é possível encontrar de tudo: carnes, peixes, frutos do mar, vegetais, peças de vestuário, artesanato, itens domésticos e muito mais.

Mesmo que você não tenha interesse em ir às compras, o mercado é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local e desfrutar de refeições saborosas em um dos restaurantes instalados no local.

Museus

Museus
Fonte: Pixabay

Fundada oficialmente em 1364, Cascais, Portugal, é uma cidade de história rica e bem preservada, que guarda suas heranças do passado em excelentes museus espalhados pelo centro histórico, em uma região conhecida como Bairro dos Museus.

Um dos destaques é o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, instalado em um edifício do século XIX, que dispõe de um rico acervo bibliográfico, com mais de 2.830 volumes. 

O Museu do Mar – Rei D. Carlos, por sua vez, conta a história naval e pesqueira de Cascais por meio de exposições interativas.

A lista continua com o Museu da Música Portuguesa, o Palácio da Cidadela, o Farol Museu de Santa Marta, o Espaço Memória dos Exílios e muitos outros.

O passe diário para conhecer todos os museus custa 13 euros (preço em maio/2021). Você pode encontrar mais informações sobre os diferentes museus cascaenses no Posto de Informação de Turismo, no centro histórico.

Boca do Inferno

O principal atrativo natural de Cascais, Portugal, é a curiosa Boca do Inferno, uma formação rochosa que avança sobre o mar, formando simultaneamente um buraco na rocha e uma ponte natural sobre as águas.

Os moradores locais contam a lenda de que o buraco na rocha surgiu após um casal de amantes despencar na água enquanto fugiam de um bruxo.

Aproveite a visita à Boca do Inferno para conhecer o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa.

Praias

Vai viajar no verão? Então prepare-se para curtir ao máximo as agradáveis praias de Cascais, Portugal!

A cidade tem cerca de 30 km de litoral, por onde os viajantes encontram praias em diferentes estilos.

As praias entre a Estação Monte Estoril e o centro histórico são as mais urbanas e, por isso, as mais movimentadas: Praia da Rainha, Praia da Conceição, Praia da Duquesa, entre outras.

A região dispõe de boa infraestrutura, com restaurantes, quiosques e bares, além de estar a uma caminhada de distância dos principais pontos turísticos. 

Chegue cedo para garantir o seu lugar ao sol e, de preferência, deixe o carro na garagem para evitar engarrafamentos.

Pretende praticar esportes aquáticos, como surfe e windsurf? Você pode gostar das praias de Carcavelos e do Guincho.

Quanto custa morar em Cascais?

Estima-se que mais de meio milhão de brasileiros vivam em Portugal, de acordo com o levantamento mais recente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país europeu, mas o elevado custo de vida afasta muitos desses imigrantes de Cascais.

Em relação a outras cidades portuguesas, como Lisboa ou Porto, os gastos com moradia, alimentação, transporte e lazer de Cascais são bem mais salgados.

Enquanto o gasto médio em Lisboa fica em cerca de 1.000 euros, em Cascais o valor sobe para 1.800 euros (valores estimados em maio/2021).

Onde morar em Cascais, Portugal?

Você acredita que Cascais, Portugal, seria um bom lugar para viver e está de mudança para a cidade. E agora, onde morar?

A cidade não é muito grande, tem pouco mais de 97 km², e é formada por quatro freguesias (ou bairros): Alcabideche, Carcavelos e Parede, Cascais e Estoril, e São Domingos de Rana.

A região mais central, e mais cara, é Cascais e Estoril, onde estão as construções mais luxuosas e as residências de alto padrão da cidade.

Se você deseja ficar perto do centro, mas pretende economizar em moradia, considere as regiões de São Domingos de Rana ou Carcavelos e Parede.

Promoção de hotéis em Cascais, Portugal, no ElQuarto!

Já está morrendo de vontade de conhecer essa charmosa cidade ibérica? Então encontre agora mesmo os melhores hotéis em Cascais, Portugal, a preços exclusivos e cancelamento gratuito!

Visite nosso site buscador, El Quarto, para encontrar a melhor acomodação para a sua estadia em poucos cliques: é só digitar o destino desejado e as datas da viagem para acessar as melhores promoções de hospedagem.

Você pode até pagar as diárias pelo site, em reais, sem incidência do IOF!

Faça uma simulação agora mesmo para encontrar a acomodação que você precisa no destino dos seus sonhos pelo menor preço do mercado!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.