Cascavel, PR: descubra como é a vida e o turismo nessa cidade!

11 jul 2022 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Cascavel, PR, é o principal polo da região Oeste paranaense e, por conta disso, já está consolidada como um importante destino de turismo de negócios no Sul do Brasil. 

O que nem todo mundo sabe é que a cidade pode ser também um destino incrível para viagens de férias, feriados ou fins de semana!

Afinal, Cascavel é uma cidade que foi minuciosamente planejada e se tornou um efervescente centro cultural e artístico, com estrutura suficiente para receber muito bem turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Capital do Oeste do Paraná? Confira nossas dicas para aproveitar ainda mais sua visita à cidade!

Cascavel, PR: pontos turísticos, informações e dicas de viagem

Fundada em 1928, Cascavel, no Paraná, é uma cidade jovem e moderna, com ruas e avenidas largas, bairros bem distribuídos, um robusto polo universitário e excelente infraestrutura.

Embora a economia local gire em torno da agropecuária, a cidade não demorou a se firmar como um importante celeiro cultural, tornando-se casa de eventos de renome mundial de dança, música, cinema, teatro e artes plásticas.

Esse caldeirão de influências fez com que Cascavel se tornasse referência na harmonia entre tradição e modernidade, o que acabou tendo reflexos diretos no turismo.

Além de ser um destino de negócios importante, a cidade investiu em áreas verdes perfeitas para a prática de esportes e momentos ao ar livre, além de contar com várias belezas naturais bem próximas, como trilhas e cachoeiras.

Quem gosta mais de diversões urbanas também não tem com o que se preocupar. 

Em Cascavel, você encontrará uma vida noturna badalada, graças ao grande público universitário local, além de igrejas, teatros, museus, parques e mais. Veja só!

Onde fica a cidade de Cascavel no Paraná?

Onde fica a cidade de Cascavel no Paraná?
Fonte: Pexels

A cidade de Cascavel está localizada no Oeste do Paraná, a 500 km de Curitiba, bem perto do Lago Itaipu, a menos de 90 km da fronteira do Brasil com o Paraguai, e é considerada a capital da região.

A localização estratégica foi crucial para assegurar o sucesso econômico da cidade, cuja principal atividade econômica é a agropecuária: as divisas com Santa Catarina e Mato Grosso do Sul estão a menos de 120 km, facilitando as transações comerciais.

Mapa de Cascavel, PR

A região em que a Capital do Oeste Paranaense está localizada é bastante privilegiada pela topografia, o que significa que a cidade é bastante plana e você poderá conhecer tudo de bicicleta, sem grandes esforços.

Confira onde fica Cascavel, PR, no mapa!

Como chegar em Cascavel, PR?

Como estamos falando de um importante destino de negócios, não é difícil escolher como chegar em Cascavel, Paraná. 

O Aeroporto Municipal Coronel Adalberto Mendes da Silva fica a apenas 9 km do centro da cidade e recebe voos diários da Azul e da Gol.

Você pode também optar por desembarcar no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e concluir sua viagem por terra: são 146 km (ou cerca de 2h10 de viagem) pela rodovia BR-277.

Se você está saindo de Curitiba, precisará encarar quase 7 horas de viagem pela BR-277 para chegar a Cascavel.

Para encontrar passagem aérea para Cascavel, PR, mais barata, visite o Passagens Promo, que te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem e disponibiliza gratuitamente um alerta de preços para você não perder nenhuma promoção.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Cascavel, PR?

Quando ir para Cascavel, PR?
Fonte: Pexels

Cascavel, PR, tem mais tradição como destino de negócios do que como destino tradicional de turismo. 

Por isso, a cidade costuma ter hotéis mais cheios nos dias úteis e mais vazios em feriados, fins de semana e períodos de férias.

O clima na região é bem definido entre as estações. No verão (dezembro a fevereiro), pode fazer calor de até 29ºC e muita chuva. O inverno (meados de maio a agosto), por sua vez, é frio e seco, com mínimas de 9ºC.

Por essas e outras, muitos turistas acabam optando por visitar a cidade na meia estação, entre março e maio ou de setembro ao começo de dezembro, período em que o clima fica mais ameno e os passeios podem ser mais agradáveis.

Onde ficar em Cascavel?

Como recebe muitos turistas (sobretudo em viagens a trabalho) no decorrer do ano inteiro, Cascavel, PR, conta com uma robusta rede hoteleira, com opções para todos os gostos.

A maioria desses hotéis está concentrada na mais importante via da cidade, a Avenida Brasil, ou em seus arredores.

O motivo por trás disso é simples: quem fica nessa região está bem localizado, perto de restaurantes, comércio, transporte público, atrações turísticas e entretenimento noturno, entre outros.

Encontre hospedagens em Cascavel pelo menor preço!

Encontre hospedagens em Cascavel pelo menor preço!
Fonte: Hotel Copas Executive

Existe uma hospedagem perfeita para cada perfil de turista: quem prefere padrão executivo ou pousada rústica, perto do centro ou na zona rural, com área de lazer ou espaço para reuniões, e por aí vai. 

Para encontrar as melhores acomodações em um só lugar, visite o El Quarto, que concentra milhares de hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do Brasil e do mundo pelo melhor preço.

Em poucos cliques, você pode encontrar um hotel em Cascavel, PR, barato, reservar sua acomodação e até pagar suas diárias online, tudo com o máximo de eficiência, segurança e economia.

O que fazer em Cascavel, PR

Cascavel, PR, não é um destino famoso de turismo, mas não se engane: há muito o que se fazer nessa incrível cidade paranaense!

Você poderá conhecer belos parques, passear por praças arborizadas, visitar construções incríveis, museus e muito mais!

Vem descobrir os principais pontos turísticos de Cascavel!

Catedral Nossa Senhora de Aparecida

Catedral Nossa Senhora de Aparecida
Fonte: Brunapatricia / Flickr / CC BY-SA 2.0

Uma das mais simbólicas construções cascavelenses, a Catedral Nossa Senhora de Aparecida fica bem no coração da cidade, na Avenida Brasil, e é um dos principais pontos de referência para quem vai circular pela Capital do Oeste do Paraná.

A catedral foi construída na década de 1950 e é bem diferente das outras igrejas da cidade, pois tem um curioso formato de leque: uma referência ao manto e à coroa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida.

O templo tem capacidade para 2.500 fiéis e um interior suntuoso, no qual se destaca um grande painel dourado que representa a Última Ceia.

Além disso, a igreja fica em uma agradável praça, que inclui uma escultura de Nossa Senhora de Aparecida apoiada sobre duas mãos, como um sinal de oferta.

Um passeio agradável, gratuito e que pode render fotos muito legais para o seu álbum de viagem!

Parque Ecológico Paulo Gorski

Casa do lago municipal de Cascavel, PR, o Parque Ecológico Paulo Gorski foi fundado em 1988 e logo se tornou uma das mais importantes áreas verdes da cidade, com mais de 111 hectares.

Um terço de toda a área do parque é ocupado pelo lago Cascavel, enquanto o restante é formado por mata nativa, onde vivem diversos animais e plantas, incluindo simpáticas capivaras que sempre circulam pelo parque, para encanto dos visitantes.

O parque também dispõe de boa estrutura, com ciclovia, áreas para a prática de esportes e parquinho infantil.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Também conhecida como Igreja do Lago, por estar instalada desde 1987 às margens do lago Cascavel, no Parque Ecológico Paulo Gorski, a Igreja Nossa Senhora de Fátima é uma das mais bonitas da cidade.

Tombada como Patrimônio Histórico de Cascavel e com estrutura completamente feita em madeira, a igreja foi o primeiro templo da cidade, inicialmente construída no distrito de São João d’Oeste, em 1960.

Posteriormente, o poder público realizou grande esforço para transferir a construção para o parque ecológico a fim de preservar essa importante construção cascavelense.

Hoje, a Igreja Nossa Senhora de Fátima é uma das queridinhas da população da cidade, tornando-se um importante palco de manifestações culturais, como apresentações artísticas e eventos religiosos.

Infelizmente, não é possível visitar o interior da igreja, que está passando por um minucioso trabalho de restauração, mas vale a pena visitar a fachada para conhecer uma das construções mais antigas de Cascavel.

Teatro Municipal Sefrin Filho

Segundo maior teatro do Paraná, o Teatro Municipal Sefrin Filho tem 8.530 m² e cinco pavimentos, localizado em uma região de grande importância cultural em Cascavel, bem ao lado do Centro Cultural Gilberto Mayer.

Com capacidade para 1.368 espectadores, o teatro recebe apresentações de dança, música e teatro, além de importantes festivais culturais distribuídos por seus quatro auditórios.

Por isso, fique de olho na programação de eventos do Teatro Municipal Sefrin Filho durante a sua viagem: você pode dar a sorte de encontrar um bom evento em cartaz para conhecer a estrutura do teatro!

Vale lembrar, ainda, que todo domingo, na parte da manhã, ocorre em frente ao Sefrin Filho a Feira do Teatro, cheia de barraquinhas de produtos locais e artesanatos, além de food trucks que servem verdadeiras delícias!

Centro Cultural Gilberto Mayer

Centro Cultural Gilberto Mayer
Fonte: Claiton Luis Moraes / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Centro Cultural Gilberto Mayer, que faz parte do complexo do Teatro Municipal Sefrin Filho, não pode ficar de fora do seu roteiro por Cascavel.

É ali que fica instalado o Museu da Imagem e do Som, um dos mais interessantes da cidade, com mais de 50 mil peças em seu acervo, incluindo artefatos que remontam ao período de colonização da região.

Também é no Centro Cultural Gilberto Mayer que fica o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, dedicado a contar a história de Cascavel, e o Cine Teatro Coliseu, com quatro salas de exposições e capacidade para 408 espectadores.

Praça do Migrante

A Praça Florêncio Galafassi, também conhecida como Praça do Migrante, é uma das praças mais importantes de Cascavel, PR, construída com o propósito de homenagear os migrantes que deram origem à cidade.

Marco zero de Cascavel, a praça foi batizada em homenagem a Florêncio Galafassi, que nasceu em Bento Gonçalves (RS), se mudou para a cidade paranaense em 1948 e ajudou a consolidar a economia local com várias empresas de sucesso.

Na praça, os visitantes encontram o Monumento ao Migrante, com bandeiras de todos os estados brasileiros, um lago e um chafariz com cinco rampas de concreto que simbolizam as cinco regiões do Brasil.

À noite, o monumento ganha iluminação especial, para encantar ainda mais os visitantes.

Casa Dirceu Rosa

A Casa Dirceu Rosa é uma mistura de casa-museu e ateliê em homenagem a um dos mais importantes artistas plásticos cascavelenses, que marcou a história da arte local ao longo de mais de 40 anos.

O escultor Dirceu Rosa ainda trabalha no local e deixa as portas abertas para que os visitantes possam conhecer mais sobre seu trabalho e sobre a arte cascavelense em seus quadros, esculturas, entalhes e objetos de decoração.

Museu Histórico Celso F. Sperança

Fundado em 1976 para homenagear um dos mais importantes pioneiros cascavelenses, o Museu Histórico Celso F. Sperança conta a história da cidade com um rico acervo de fotografias, documentos e objetos antigos.

O museu não é muito grande e você conseguirá visitá-lo em menos de 1 hora. Mesmo assim, vale a pena incluir o museu em seus planos de viagem, pois a entrada é franca e você pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre Cascavel.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Como é viver em Cascavel, PR?

Cascavel, PR, está entre as 100 melhores cidades para viver no Brasil, de acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal.

A pesquisa considera diversos aspectos, como saúde, segurança, educação, saneamento, meio ambiente, qualidade de vida e oportunidades de trabalho, entre outros, provando que esse importante destino paranaense pode ser o lar perfeito para qualquer família.

Se você já está se perguntando qual o custo de vida em Cascavel, Paraná, saiba que pode ser mais barato viver na Capital do Oeste em comparação a Curitiba, Maringá e outros centros urbanos paranaenses.

Cascavel, PR: hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!

O que você está esperando para começar a planejar sua viagem a Cascavel, PR? Visite agora mesmo o El Quarto e encontre o hotel perfeito para a sua hospedagem!

Nossa plataforma reúne os melhores hotéis, pousadas, resorts e hostels nos melhores destinos nacionais e estrangeiros para levar até você preços exclusivos.

Você pode até pagar suas diárias pelo site para evitar surpresas depois do check-in e garantir ainda mais controle financeiro à sua viagem!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Capital do Oeste Paranaense pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.