Caucaia, Ceará: prepare-se antes de viajar e conhecer as praias e lagoas!

03 mar 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Caucaia, Ceará, é o segundo município mais importante do estado e atrai milhares de turistas de todas as partes do país. 

Pudera, as praias de Caucaia são lindas e o clima é perfeito para aproveitar seu momento de descanso. As paisagens encantam até quem já está acostumado com os cenários do nordeste brasileiro.

O turista poderá usufruir de todo conforto que precisa, a cidade é bem estruturada, segura e adequada para recebê-los. 

Neste texto, vamos contar um pouco sobre o que fazer na cidade de Caucaia, Ceará, dar dicas de programas interessantes e indicar as melhores praias da região. Acompanhe na leitura!

Caucaia, Ceará: o que fazer, onde ficar e melhores praias!

Caucaia, Ceará, é para o turista que, indiscutivelmente, gosta de sol e praia. 

As pessoas que procuram a cidade querem aproveitar um litoral maravilhoso, praticar esportes como o kitesurf e curtir o cenário da imensidão do mar azul.

As lagoas em Caucaia também são de impressionar, perfeitas para viagens com crianças e passeios de caiaque e jet ski. O ambiente é repleto de dunas de areias brancas, ideais para passeios de buggy. 

Além disso, quem gosta de visitar museus para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura local, pode ir ao Museu do Caju, que é um ponto turístico obrigatório!

O espaço tem por objetivo registrar e demonstrar como a produção do caju foi importante para o desenvolvimento da região. Vale a visita, mas vamos detalhar mais sobre ele ao final deste artigo.

Com tantos atrativos, já era de se esperar que milhares de turistas procurassem a região para passar as férias! 

Para garantir que a sua viagem seja incrível, confira agora as nossas dicas para aproveitar o melhor da cidade de Caucaia!

Onde fica Caucaia?

Onde fica Caucaia?
Fonte: Unsplash

A cidade de Caucaia fica no estado do Ceará, na região metropolitana de Fortaleza.

Saindo da capital, são 16 km a oeste até o centro do município, mas se quiser ir direto para a Praia de Cumbuco, por exemplo, deverá seguir sentido norte, pela CE-090, por cerca de 90 km.

Tem a segunda maior população e o terceiro maior PIB do estado, por isso é considerada uma cidade muito importante para a economia da região.

Muitos moradores de Caucaia trabalham em Fortaleza, que está a menos de 30 minutos de viagem de carro.

Como chegar?

Além do carro particular, a cidade de Caucaia, Ceará, também é muito acessível de ônibus. A Rodoviária de Fortaleza tem saída de ônibus a cada 30 minutos.

O Aeroporto de Fortaleza é o mais utilizado por turistas vindos de outros estados. Depois que desembarcar, pode escolher se vai chegar a Caucaia de ônibus, como já sugerido, ou de carro.

Alugar um carro em uma cidade turística como Fortaleza é bem simples e você pode fazê-lo no aeroporto mesmo.

Para conseguir passagens aéreas em promoção, a dica é fazer as suas buscas no Vai de Promo, o melhor buscador do mercado!

Com ele, você terá acesso a diversas ofertas de passagens aéreas das principais companhias do mercado, e você poderá utilizar recursos como o alerta de preços, que indica o momento mais barato para embarcar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa   

Para se locomover sem imprevistos em Caucaia, será necessário utilizar um bom mapa.

Afinal, a cidade é grande e movimentada, e o mapa vai indicar a posição do hotel, do aeroporto, da rodoviária e diversos outros estabelecimentos, evitando que você se perca.

Boa parte das acomodações encontram-se próximas às praias e lagoas, principalmente ao longo da estrada entre a Praia de Cumbuco e Icaraí.

Se quiser encontrar bons restaurantes, a Avenida Central concentra a maioria dos estabelecimentos. As barracas de praia também oferecem ótimas refeições, petiscos e bebidas geladas à beira-mar.

Caucaia, Ceará: como encontrar hotéis e pousadas?

Caucaia, Ceará: como encontrar hotéis e pousadas?
Fonte: Pousada Maresias do Cumbuco

Quer uma dica para se hospedar na cidade de Caucaia, Ceará, ou em qualquer outro destino que você tenha vontade de conhecer?

Para conseguir as melhores ofertas de hospedagens, faça as suas pesquisas aqui no El Quarto!

É a melhor forma de encontrar o tipo de acomodação adequada para o seu perfil de viajante.

O El Quarto mostra inúmeras acomodações com bons preços, além de diversas opções com cancelamento de reserva, sem cobrança de taxas.

Acesse o site para fazer uma simulação, e aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter mais informações sobre destinos incríveis!

Praias e Lagoas de Caucaia, Ceará!

Se você procura um lugar para fugir do caos urbano e ter contato com a natureza, as praias de Caucaia são o destino certo para seu descanso.

Dunas enormes e lagoas de água cristalina são apenas algumas das paisagens que você encontrará por lá.

Agora, vamos indicar os melhores locais e atividades para fazer nesse ambiente que mais parece um cenário retirado de algum filme. Acompanhe a seguir!

Praia de Cumbuco

A Praia de Cumbuco fica em uma vila de pescadores, a cerca de 15 km do centro de Caucaia, Ceará. É a praia mais visitada da região e tem uma paisagem muito bonita.

O mar é intensamente azul, o que contrasta com a areia clara. Os ventos são contínuos, então o horizonte é repleto de praticantes de kitesurf e windsurf.

O turista pode contratar passeios de jangada pela região, ou de buggy para se aventurar nas dunas emolduradas por coqueirais, passar pela Lagoa do Cauípe e ir até o Porto de Pecém.

Próximo a Praia de Cumbuco existem boas pousadas, hotéis e áreas de camping, além de restaurantes e muitas opções de bares e barracas.

Praia de Icaraí

Praia de Icaraí
Fonte: Elissonm / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Esse é o paraíso dos surfistas, onde o mar é agitado e mais propício ao esporte do que ao banho recreativo. A praia é longa: são 9 km de extensão com areias de tons dourados, lagoas e coqueiros.

Trata-se de uma das mais famosas praias de Caucaia, e já recebeu importantes circuitos de surfe. Por conta disso, tem boas opções de hospedagem.

Os restaurantes e barracas da orla são muito recomendados, principalmente se você gosta de peixes e frutos do mar.

Mesmo sendo um lugar tão especial, Icaraí não é tão badalada. Há muitos condomínios na vizinhança. Trata-se de uma região bem residencial. 

Por isso, é fácil encontrar um ponto da praia que seja mais tranquilo, principalmente fora da alta temporada.

Praia de Tabuba

É uma das praias mais tranquilas de Caucaia, Ceará, ficando separada das outras pelo Rio Barra Nova

Tem uma orla bem extensa, e é cortada por córregos que formam a Lagoa do Parnamirizinho. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Existem parques aquáticos na região que podem ser interessantes para quem viaja com crianças. 

Trata-se de um lugar pouco explorado por turistas, que geralmente preferem ir à vizinha Cumbuco. Os praticantes de kitesurf são os frequentadores mais assíduos da Praia de Tabuba 

É uma das melhores praias de Caucaia. As acomodações servem a todos os gostos e também existem opções de baixo custo.

Qualquer barraca da praia de Tabuba tem parceria com os bugueiros, assim como os hotéis e pousadas. Então, não perca a chance de fazer um passeio de buggy pela região!

Praia de Barra do Cauípe

Toda a diversão da Praia de Barra do Cauípe é voltada para a “Cauipe Lagoon”, uma imensa lagoa com praias lindas e de águas mornas e calmas, ideais para passeios em família.

Você gosta de esportes radicais e tem vontade de aprender o kitesurf? Então saiba que o ambiente é muito bom para iniciantes

Se quiser apenas relaxar, a orla tem barracas incríveis, inclusive nos bancos de areia dentro da lagoa. Há também excelentes pousadas na região.

É muito relaxante se refrescar nas águas, enquanto aprecia uma bebida e observa os praticantes do kitesurf voarem e colorirem o céu. 

É um dos passeios mais incríveis e recomendáveis de se fazer na cidade de Caucaia, Ceará.

Praia Barra Nova

É um dos cenários mais bonitos da região! Se puder, assista a um pôr do sol na Praia de Barra Nova. 

Tem areias brancas, água transparente e fica ao sul da Praia de Cumbuco, a 6 km do centro de Caucaia, Ceará.

Como outras praias da região, Barra Nova é segura e tem ótimas opções de hospedagem com pousadas e chalés. A maioria dos frequentadores da praia são moradores dos condomínios próximos.

Os bangalôs de palha garantem a sombra para os turistas, mas não existem muitas opções de bares e barracas.

No mês de julho, o turismo é impulsionado pelo Festival Gastronômico da Arraia. Os turistas podem provar as deliciosas receitas à base de arraia e outros pratos típicos do Ceará.

Lagoa do Banana

Lagoa do Banana
Fonte: Eduardo P / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A melhor forma de chegar até a Lagoa do Banana é por um passeio de buggy pelas dunas

A lagoa é o cenário perfeito para fazer aquele registro especial da viagem e se divertir muito!

Você pode fazer passeios de lancha ou jet ski, remar em um caiaque ou prancha de stand up paddle e curtir muita adrenalina e velocidade nos banana boats.

Existem muitas barracas ao redor da Lagoa do Banana, que fica a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade de Caucaia, Ceará.

Lagoa do Cauípe   

Trata-se de um local para pessoas que não se importam em levar sua própria comida e bebida para a praia. 

Não há uma grande estrutura de comércio para atender os turistas, mas a paisagem é acima da média, mesmo para o padrão de litoral nordestino.

A lagoa é um ponto de represamento natural do Rio Cauípe. Apesar de muito procurada aos fins de semana, tem trechos tranquilos e é a mais remota dentre as lagoas de Caucaia.

Lagoa de Parnamirim

Caucaia, Ceará, como você já deve ter percebido, é uma região de muitas dunas, por isso, o ambiente é propício para a formação de lagoas de águas cristalinas, com orlas de areia branca e fofa.

A Lagoa de Parnamirim é um desses oásis em meio às dunas, uma das mais famosas lagoas de Caucaia, e ponto obrigatório para turistas apaixonados pela natureza.

O esquibunda é uma atividade deliciosa que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Os visitantes descem as ladeiras de areia sentados em pranchas. 

Com certeza você já consegue imaginar o que essa brincadeira representa em termos de diversão para a criançada, não é mesmo?

Caucaia, Ceará: outros atrativos e atividades

Caucaia, Ceará: outros atrativos e atividades
Fonte: Sunshine Hotel

As praias de Caucaia são o maior ponto de interesse dos turistas, mas as atividades de ecoturismo e turismo de aventura também estão disponíveis para os visitantes. 

Para quem deseja se aventurar pelas paisagens de dunas e coqueirais, aqui vão algumas dicas!

Esportes radicais   

Gosta de adrenalina e de experimentar novas emoções? O kitesurf é uma modalidade de esporte aquático que utiliza uma espécie de “pipa” para se elevar sobre as águas , seja no mar ou em calmas lagoas.

Além disso, o surfe também é muito praticado em Caucaia, e o turista encontra escolas com facilidade para aprender o básico do esporte e poder se aventurar em algumas ondas.

Passeio de Buggy

O passeio de Buggy é uma das atividades mais legais e emocionantes para se fazer na cidade de Caucaia, Ceará. 

A praia mais procurada para essa finalidade é a de Cumbuco, mas você pode contratar diferentes rotas de passeio em diversos pontos da cidade.

Museu do Caju

O caju é um fruto típico do Cerrado e você já sabe que tanto sua polpa quanto sua castanha são largamente utilizadas na culinária, certo?

A cidade de Caucaia, Ceará, abriga o museu que conta a história de como dezenas de municípios cearenses lidam com a produção do caju e a importância do fruto para as comunidades produtoras.

O museu fica em uma chácara de ambiente familiar e convidativo. Um cajueiro enorme marca a entrada, formando um túnel com seus galhos. 

No interior da casa, há uma exposição com pinturas que destacam o caju, todas de artistas brasileiros.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hospedagens com desconto em Caucaia!

As praias e lagoas em Caucaia são realmente incríveis, não é mesmo? 

Agora, só precisa acessar o El Quarto para garantir as reservas de hospedagem pelo menor preço e economizar de verdade!

O site é muito simples de navegar e super acessível: dá para entrar pelo celular, simular e reservar com toda comodidade, sem precisar sair de casa para resolver absolutamente nada relativo a sua hospedagem!

O El Quarto faz a pesquisa em milhares de sites de hotéis simultaneamente e oferece preços exclusivos, além de cupons de desconto para o turista economizar ainda mais.

Você não paga nada para usar e encontra acomodações nos principais destinos do mundo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.