Chapecó, Santa Catarina: onde fica, quando ir e pontos turísticos!

23 nov 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Chapecó, Santa Catarina, é uma cidade com muitos apelidos: “capital do oeste”, “capital do turismo de negócios”, “capital da agroindústria catarinense”, e por aí vai.

O que esses apelidos talvez não contem é que essa charmosa cidade pode ser um destino encantador e merece um lugar no seu roteiro de viagem pelo Sul do Brasil.

A região é considerada um caldeirão de culturas, tendo sofrido forte influência de povos indígenas e europeus, como italianos e alemães, o que pode ser percebido na culinária, na arquitetura, nos costumes e, é claro, no turismo.

Mas é a natureza o maior atrativo local. A Floresta Nacional de Chapecó e o Vale do Rio Uruguai guardam cenários belíssimos, com trilhas que levam a cachoeiras e riachos de águas cristalinas.

Já está morrendo de curiosidade para conhecer esse apaixonante destino catarinense? Então confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível!

Chapecó, Santa Catarina: dicas para aproveitar a estadia na cidade!

A cidade de Chapecó, Santa Catarina, tornou- se mundialmente conhecida em 2016 por conta do acidente aéreo que dizimou o time de futebol local, Chapecoense, em uma tragédia que abalou o Brasil.

Quase 5 anos depois do desastre, o cenário encontrado hoje pelas ruas dessa pacata cidade em nada lembra os dias de tristeza e lágrimas.

Pelo contrário, Chapecó é uma cidade efervescente, com grande público universitário, empresas e centros de convenções que movimentam o calendário de eventos de janeiro a janeiro.

Ali, a natureza não economizou, pintando a paisagem com o verde das matas cortadas por rios e córregos, nos quais se desnudam cachoeiras e cascatas de beleza ímpar, especialmente na Floresta Nacional de Chapecó.

Os indígenas nativos da região, da etnia Kaingang, foram os responsáveis por batizar a capital brasileira da agroindústria e turismo de negócios: “echa” + “apê” + “gô”, expressões que, juntas, significam “onde se avista o caminho da roça”.

Quem gosta de comer e beber bem não vai se arrepender de percorrer a Rota Italiana, que leva o viajante às vilas de Colônia Cella, Sede Figueira, Colônia Bacia e Linha Batistello para conhecer mais sobre as influências europeias na cidade.

Na Rota do Vale do Rio Uruguai, por sua vez, o passeio te leva a inúmeros mirantes que mostram em impressionante riqueza de cores o espetáculo da natureza chapecoense.

O rol de atrativos turísticos é ainda mais extenso, incluindo museus, monumentos históricos, praças encantadoras e muito mais, com atrações suficientes para encher dias de viagem. Veja só!

Onde fica Chapecó?

Onde fica Chapecó?
Fonte: Pixabay

Chapecó é a maior cidade e principal destino de turismo no extremo oeste catarinense, a cerca de 556 km da capital, Florianópolis.

O município fica quase na divisa com o Rio Grande do Sul e a fronteira da Argentina, perto de cidades como Seara (45 km), Xaxim (27 km), Arvoredo (24 km) e Alto da Serra (76 km).

A principal porta de acesso à cidade é o Aeroporto de Chapecó, Santa Catarina, que opera voos diários de diversas companhias aéreas, como Gol, Latam e Azul, entre outras.

Mapa de Chapecó, Santa Catarina?

Antes de montar o seu roteiro de viagem, vale a pena se informar sobre as principais atrações e rotas turísticas da cidade. 

Assim, vai ficar mais fácil montar o seu planejamento de viagem, incluindo possíveis rotas de deslocamento.

Para te ajudar, destacamos o mapa de Chapecó, Santa Catarina, com os principais pontos turísticos, confira!

Quando ir para Chapecó, SC?

A temperatura em Chapecó, Santa Catarina, é amena durante o ano inteiro, variando entre 11ºC e 23ºC nos meses mais frios e de 16ºC a 29ºC nos meses mais quentes.

Não existe exatamente um período chuvoso na região: o regime de chuvas é bem distribuído ao longo de todo o ano. 

Mesmo assim, isso não significa que você vá encarar precipitações durante a sua estadia: até nos meses mais chuvosos não costuma chover por mais de uma semana.

A cidade é um conhecido destino de turismo de negócios e agroturismo, por isso o movimento nos hotéis tende a ser maior em dias úteis em comparação aos fins de semana.

Em períodos de férias e feriados prolongados, porém, muitas pessoas procuram as águas de Chapecó para relaxamento, então não espere encontrar a cidade vazia nesses períodos.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como encontrar bons hotéis em Chapecó, SC?

Como encontrar bons hotéis em Chapecó, SC?
Fonte: Hotel

Assim que você decidir a data da sua viagem, tome providências para reservar hotel ou pousada em Chapecó, Santa Catarina. Dessa forma, você terá mais chances de encontrar tarifas promocionais.

Para potencializar a sua pesquisa, visite o site de buscas mais confiável do Brasil, o El Quarto, que oferece vários serviços em uma única plataforma fácil de usar.

Você pode comparar preços, fazer reservas e até pagar suas diárias em um só lugar, com total praticidade e segurança.

A plataforma do El Quarto reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, e você não vai ter dificuldades em encontrar o melhor hotel para a sua viagem em poucos cliques!

Faça agora mesmo uma simulação de hospedagem e descubra que visitar a capital do turismo do oeste catarinense pode sair bem mais barato do que você pensa!

O que fazer em Chapecó, Santa Catarina?

Você não precisa montar seu roteiro por Chapecó, Santa Catarina, sozinho: fizemos uma seleção com os atrativos turísticos chapecoenses que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Confira o que fazer em Chapecó!

Catedral de Santo Antônio 

Inaugurada em 1956, a Catedral de Santo Antônio fica bem no centro da cidade, destacando-se entre as construções da região com suas imponentes torres com 40 metros de altura.

Também conhecida como Igreja Matriz, a catedral abriga pinturas e vitrais que contam passagens da Bíblia, além de uma pequena gruta, onde estão instaladas imagens de Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças.

Se você tiver a oportunidade de contemplar a igreja do alto, vai perceber que a construção tem o curioso formato de cruz.

Arena Condá 

Arena Condá
Fonte: Faxinalense / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Arena Condá é, para muitos, o verdadeiro coração de Chapecó, Santa Catarina. Foi ali que a Associação Chapecoense de Futebol nasceu, em 1963.

O estádio cresceu em tamanho e importância até chegar aos atuais 8.500 m² de área e capacidade para 25 mil torcedores.

O movimento de turistas na Arena Condá cresceu exponencialmente após a tragédia aérea da Chapecoense: os visitantes podem fazer um tour guiado pelo gramado, vestiários e sala de imprensa, entre outros ambientes do estádio.

O voo 2933 da companhia aérea LaMia levava toda a delegação do time, além de membros da imprensa, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para a Colômbia, onde seria disputada a final da Copa Sul-Americana.

O avião perdeu altitude e colidiu com o Cerro El Gordo (hoje rebatizado como Cerro Chapecoense), matando 71 pessoas e deixando 6 sobreviventes.

A tragédia levou a cidade de Chapecó às manchetes do Brasil e do mundo, gerando uma onda de luto sem precedentes no município catarinense. O velório das vítimas aconteceu justamente na Arena Condá.

O ponto mais emocionante do passeio é a visita guiada ao estádio e o Átrio Daví Barela Dávi, inaugurado em 2017 como memorial das vítimas do acidente.

Não deixe de visitar o monumento do Índio Condá, um dos símbolos de Chapecó e mascote da Chapecoense, localizado em um dos cantos da arena.

Praça Coronel Bertaso 

Endereço da Catedral de Santo Antônio, a praça Coronel Bertaso é um agradável recanto verdejante no centro de Chapecó, ponto de encontro entre moradores e turistas.

A praça é bastante florida e arborizada, com vários banquinhos distribuídos por todos os cantos que parecem convidar o visitante ao descanso.

Além de ser um espaço bastante agradável, a Coronel Bertaso dispõe de uma fonte d’água bastante fotogênica e de um parquinho infantil.

Museu de História e Arte 

O Museu de História e Arte pode render um passeio incrível e ensinar mais sobre a história de Chapecó, Santa Catarina.

A instituição fica instalada na antiga sede da prefeitura, construída nos anos 1940 e tombada pelo Iphan por sua fundação de pedra e estrutura de tijolo maciço, sem pilares.

O acervo inclui uma importante coleção de itens arqueológicos das etnias Kaingang e Guarani, bem como fotografias, documentos e obras de arte relacionadas à história de Chapecó.

Monumento O Desbravador 

Monumento O Desbravador
Fonte: Seiblitz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Cartão-postal da cidade, monumento histórico O Desbravador se destaca no centro de Chapecó, com mais de 14 metros de altura e 9 toneladas.

A peça foi inaugurada em 1981 para relembrar e homenagear os colonizadores que ajudaram a construir a cidade, no começo do século XX.

A estátua representa um gaúcho segurando um machado com a mão direita, em referência à importância do trabalho, enquanto a mão esquerda leva um louro para simbolizar as conquistas dos exploradores.

Aproveite a sua visita ao monumento para conhecer o Centro de Informações Turísticas da cidade, que oferece informações sobre os principais passeios por Chapecó.

Mercado Público

Já imaginou aprender mais sobre a cidade que você está visitando enquanto saboreia quitutes típicos da região? Então você vai adorar conhecer o Mercado Público de Chapecó!

O estabelecimento é organizado e limpo, com diversas barraquinhas e lojas que vendem de tudo, especialmente produtos coloniais, como embutidos, queijos, vinhos, conservas e pescados.

As lojas são divididas por nomes de cidades próximas, garantindo dinamismo à visita. Na área externa acontecem feiras regulares de plantas. Que tal esticar o seu passeio e conhecer o bom restaurante do local?

O Mercado Público fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Ecoparque 

O Ecoparque é um dos lugares bonitos para tirar fotos em Chapecó, bem no centro da cidade. 

A ampla área verde abriga vários lagos com pontes, trilhas e pistas de caminhada, além de um parquinho infantil e bosques com árvores nativas e de reflorestamento.

O parque é bem sinalizado e oferece boa infraestrutura, com banheiros, bebedouros, aparelhos de ginástica e até espaço cultural.

Vale do Rio Uruguai 

Vale do Rio Uruguai
Fonte: Lady Allys / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Chapecó, Santa Catarina, é banhada pelo rio Uruguai, um dos mais importantes da América do Sul, com mais de 1.000 km de extensão.

Apesar de o rio não ser navegável em vários pontos, é possível praticar atividades esportivas em suas águas, como caiaque, jet-ski e canoagem.

Em suas margens ficam vários atrativos turísticos, incluindo algumas das principais cachoeiras em Chapecó, como o Complexo de Cachoeiras do Pitoco, ao final de uma trilha com o mesmo nome.

Não deixe de visitar o Mirante da Ferradura para fazer fotos incríveis do vale do rio Uruguai e da mata densa às margens das águas.

Tirolesa Interestadual 

Já imaginou encontrar uma tirolesa tão comprida que se estende de um estado a outro? 

É exatamente o que você vai encontrar na Tirolesa Interestadual, a maior de Santa Catarina e uma das mais extensas do Brasil.

São pouco mais de 1.300 metros de comprimento, que levam o visitante de Erval Grande, cidade do Rio Grande do Sul, a Chapecó, passando sobre a foz do rio Uruguai.

Os ingressos podem ser adquiridos no Centro Náutico FAÉ a partir de R$ 60 (preço em setembro/2021), com traslado incluso.

Trilha do Pitoco 

Nenhum passeio por Chapecó está completo sem o passeio pela Trilha do Pitoco, caminhada que leva o visitante a cinco cachoeiras e, por isso, é a principal atividade de ecoturismo na cidade.

A trilha percorre um trecho da região do Alto Capinzal, a 28 km do centro chapecoense, até chegar às quedas d’água, que variam entre 8 e 45 metros de altura, incluindo poços adequados para banho.

Ao final do passeio, você chegará a um santuário ecológico que oferece atividades de rapel!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Chapecó à noite?

O que fazer em Chapecó à noite?
Fonte: Hotel

Chapecó, Santa Catarina, é uma cidade universitária, onde você poderá desfrutar de várias atividades noturnas, com opções para todos os gostos.

Quem gosta de atrações mais tradicionais pode explorar os bons restaurantes locais, especialmente nos arredores da Praça Coronel Bertaso, incluindo o Tojo Cozinha Fusion, a Deconte Pizzeria Napoletana e o Terrace.

Se você procura curtição, vai gostar dos bares e pubs locais, que oferecem diversas atrações culturais, incluindo apresentações de música ao vivo, como o Santo Bar Choperia, o Empório Tesser e o Stammtisch Bier.

Não deixe de conferir o calendário oficial de eventos de Chapecó: você pode ter a sorte de que a data da sua viagem coincida com apresentações culturais gratuitas nas principais praças da cidade.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Reserve seu hotel em Chapecó, Santa Catarina com desconto!

Comece a planejar sua viagem para Chapecó, Santa Catarina, agora mesmo com comodidade e segurança: visite o El Quarto para encontrar a hospedagem ideal para a sua estadia.

A plataforma do El Quarto reúne acomodações em qualquer destino a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis!

Você pode comparar preços, reservar acomodações e até pagar suas diárias online, sem complicações desnecessárias.

Faça agora mesmo uma simulação e garanta o hotel que você procura por um preço que cabe no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.