Cidade da Guatemala: curiosidades sobre a capital histórica!

13 fev 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Planejada, organizada e inesquecível, a Cidade da Guatemala não está entre os destinos mais populares da América, mas não faltam motivos para mudar essa situação.

Casa de quase 3 milhões de pessoas, a cidade foi construída em meados do século XVIII para substituir Antigua, a antiga capital guatemalteca completamente destruída por um violento terremoto em 1773.

A história da região, porém, é muito mais antiga do que isso.

Para começar, a cidade fica no mesmo local em que antes existiu Kaminaljuyu, uma cidade maia construída por volta de 1.500 a.C., e também já foi o endereço de um dos primeiros povoados de colonizadores espanhóis na América Central.

Essa mistura histórica resultou em um centro urbano vivo e efervescente, onde as culturas indígenas e europeias convivem, seja na gastronomia, na arquitetura, na história ou até mesmo no idioma espanhol falado pelas ruas.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cidade mais importante da Guatemala? Vem conferir as dicas que reunimos para te ajudar a planejar uma viagem incrível!

Cidade da Guatemala: saiba mais sobre a capital!

Cidade da Guatemala: saiba mais sobre a capital!
Fonte: Pxhere / CC0

Quem sempre sonhou em conhecer a “verdadeira” América Central não pode perder a oportunidade de visitar a capital de Guatemala, cujo nome oficial é Nueva Guatemala de la Asunción.

A cidade existe desde muito antes da chegada dos espanhóis à região, graças à presença abundante de maias por ali há quase 4.000 anos, e sempre exerceu um papel de protagonismo regional.

A cidade, rodeada por vulcões ativos, florestas densas e montanhas, foi o solo fértil no qual a verdadeira cultura guatemalteca cresceu e se desenvolveu.

A arquitetura, por exemplo, segue o estilo europeu, com muitos parques públicos, praças e construções coloniais que até lembram outras cidades históricas latinas. 

A gastronomia, por sua vez, possui inúmeras influências indígenas, com destaque para o milho e os temperos pungentes.

Vem conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos das Américas!

Onde fica a Cidade da Guatemala?

Antes de descobrir onde fica a Cidade da Guatemala, você precisa descobrir onde, afinal, está localizado esse país com mais de 17 milhões de habitantes.

Banhada pelo Mar do Caribe e pelo Pacífico, a Guatemala fica mais ao norte da América Central, dividindo a fronteira com o México, ao norte; Belize, a leste; e Honduras e El Salvador, ao sul de seu território.

A capital, por sua vez, está no sudoeste do país, a 40 km da antiga capital, Antígua, e a menos de 100 km da fronteira com El Salvador.

Por conta da localização estratégica, muitos turistas acabam montando um roteiro que inclua diferentes capitais centro-americanas: a da Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize estão separadas por menos de 400 km de distância.

Cidade da Guatemala: mapa

Com território pouco menor que o da cidade de Belo Horizonte, a capital da Guatemala é relativamente amigável para o turista: suas ruas foram metodicamente planejadas e você não deve ter dificuldades para circular pelas regiões turísticas.

A maioria das atrações está concentrada nos arredores da Plaza Mayor, bem no coração da cidade, mas você também encontrará preciosidades naturais nos arredores da metrópole. Confira no mapa!

Como chegar na Cidade da Guatemala?

Não existem voos diretos do Brasil para a Guatemala, mas chegar até Nueva Guatemala de la Asunción é mais fácil do que você imagina.

Várias companhias aéreas oferecem rotas com escalas a partir de cidades brasileiras para a capital do país da América Central: a Copa Airlines faz conexão na Cidade do Panamá e a Avianca conecta em Bogotá, por exemplo.

O desembarque final acontece no Aeroporto Internacional La Aurora, considerado um dos melhores da América Central e situado a apenas 8 km do centro da cidade.

Vale lembrar que as passagens aéreas podem ser o maior gasto de uma viagem para a Cidade da Guatemala, mas não precisa ser assim. 

Quem compra no Vai de Promo pode adquirir seus bilhetes para qualquer destino a preços exclusivos!

Fazer sua pesquisa é fácil e rápido: o primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Depois, é só selecionar as datas de ida e volta. 

Por fim, é só escolher qual oferta cabe no seu bolso e começar a planejar uma viagem inesquecível.

Você pode até pagar suas passagens em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito e encontrar promoções fantásticas no alerta de preços!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é a melhor época para visitar a cidade?

Você vai encontrar o que fazer na Cidade da Guatemala em qualquer estação do ano, mas é inegável que a melhor época para visitar a capital guatemalteca é o período de seca, que vai de meados de novembro a abril.

Nesse período, as temperaturas ficam mais agradáveis, entre 13ºC e 25ºC, e as chuvas dão um descanso. 

Mesmo assim, vale pontuar que a cidade fica em uma região tropical, o que também significa que pode haver chuva e calor em qualquer época do ano, então esteja preparado para essas situações.

Onde se hospedar na Cidade da Guatemala?

A Nueva Guatemala de la Asunción, nome da capital da Guatemala em espanhol, é uma cidade planejada, dividida em 25 zonas, que são como os bairros das cidades brasileiras.

Fato é que nem todas essas zonas oferecem atrativos turísticos, o que facilita a vida do viajante na hora de escolher onde ficar: a Zona 1 e a Zona 10 são, sem dúvidas, os melhores lugares para se hospedar.

A Zona 1 corresponde ao centro histórico da cidade, onde ficam algumas das atrações mais famosas, com destaque para a Plaza de la Constitución, a Santa Iglesia Catedral Metropolitana e o Palacio de la Cultura.

É também ali que ficam prédios do governo, incluindo a prefeitura, e boas opções gastronômicas, como o Mercado Central e o Mercado Colón.

Em contrapartida, como em quase todas as grandes cidades latino-americanas, a Zona 1 não é o ponto mais seguro da cidade e você deve evitar caminhar pelas ruas da região no período da noite para preservar sua segurança.

Nesse sentido, embora a Zona 1 acabe sendo bastante popular entre turistas, a Zona 10 é, sem dúvidas, o melhor lugar para ficar.

Também conhecida como Zona Viva, essa região é muito policiada, abriga a melhor parte da rede hoteleira local, dispõe de shoppings, bares, restaurantes e uma proximidade vantajosa com o aeroporto.

Hotéis na Cidade da Guatemala pelo menor preço no El Quarto!

Hotéis na Cidade da Guatemala pelo menor preço no El Quarto!
Fonte: Hotel Stofella Guatemala

O que você está esperando para conhecer a Guatemala com economia e conforto, do jeito que você merece? 

Visite agora mesmo o El Quarto para encontrar as melhores opções de hospedagem por um preço que cabe no seu bolso!

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar suas diárias online, em reais, e sem incidência de IOF, para facilitar o seu planejamento de viagem. 

Assim, você poderá dedicar o seu tempo ao que realmente importa: curtir muito a Guatemala!

O que fazer na Cidade da Guatemala? Principais atrações!

Prepare seu calçado mais confortável, sua câmera fotográfica e seu espírito aventureiro: você está prestes a explorar uma das cidades mais apaixonantes do continente!

Vem descobrir o que não pode faltar no seu roteiro de turismo na Cidade da Guatemala!

Palácio Nacional da Cultura

Símbolo de orgulho nacional, o Palacio Nacional de la Cultura é uma daquelas construções que chama a atenção do turista de longe graças à sua suntuosidade.

A arquitetura plateresca se mistura a um acervo incrível, com exposições permanentes e temporárias que ajudam a compreender um pouco mais sobre a arte e a vida na Guatemala.

A construção já foi a sede do governo do país, mas hoje está 100% dedicada à divulgação e promoção de atividades culturais e artísticas.

Em outras palavras, uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Plaza de la Constitución

Também conhecida como Plaza Mayor, a Plaza de la Constitución é, sem dúvidas, o endereço mais bonito, importante e imperdível de qualquer roteiro pela capital guatemalteca.

É nos seus arredores que ficam as principais atrações históricas da cidade, como o Palacio Nacional de la Cultura, o Parque Centenário e a Biblioteca Nacional, bem como a Fonte Luminosa, bem no centro da praça.

Aproveite o passeio para conhecer os bons restaurantes instalados nas ruas que circundam a Plaza de la Constitución.

Catedral da Cidade da Guatemala

Catedral da Cidade da Guatemala
Fonte: John Pavelka / Flickr / CC BY 2.0

A principal construção da Plaza Mayor é a Catedral Primada Metropolitana de Santiago, ou simplesmente Catedral da Cidade da Guatemala. 

O templo em estilo colonial pode ser avistado à distância, com seus 12 pilares monumentais que homenageiam mortos e desaparecidos no decorrer da Guerra Civil guatemalteca.

O interior não é muito suntuoso nem chama a atenção pelos ornamentos, mas a simples importância histórica e arquitetônica da construção já são o suficiente para justificar a sua visita.

Museus 

Em uma cidade que existe há quase 4.000 anos, nada melhor que conhecer seus muitos museus para mergulhar de vez em sua riquíssima história.

O Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia e o Museo Popol Vuh, por exemplo, estão entre os mais importantes do país, com riquíssimos acervos com milhares de peças que remontam aos tempos do Império Maia.

Para conhecer um lado mais contemporâneo da metrópole, também pode ser legal visitar o Museo Nacional de Arte Moderno Carlos Mérida, dedicado ao artista mais importante da história do país.

A veia indígena guatemalteca, por sua vez, é o grande destaque no Museu Ixchel do Traje Indígena: que tal conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida dos povos originários da região?

Cayala

Depois de conhecer o centro histórico da capital guatemalteca, pode ser interessante visitar o outro “lado” da cidade: Cayala, a região moderna e cosmopolita da metrópole.

O bairro é como um gigantesco condomínio de luxo a céu aberto, com shoppings, lojas, escritórios, cinemas, restaurantes e outras construções idealizadas pelos magnatas imobiliários da América Central.

A maior parte das ruas da região é fechada para o trânsito de veículos, o que significa que você poderá caminhar por toda a área sem pressa nem preocupação.

Vulcões

A Cidade da Guatemala fica bem próxima ao chamado complexo vulcânico La Horqueta, um dos principais destinos de ecoturismo e turismo vulcânico na América Central.

A apenas 40 km da cidade, por exemplo, ficam os vulcões de Fogo e Acatenango, com quase 4.000 metros de altura e ainda bastante ativos: o vulcão de Fogo, tem esse nome porque emite fumaça de sua cratera o tempo inteiro!

Com acesso ainda mais facilitado, o vulcão Pacaya é também bastante popular entre turistas: já imaginou chegar a um dos vulcões mais ativos do país após uma simples caminhada de 1h30?

Para conhecer essas joias do ecoturismo local, a melhor alternativa é contratar o serviço especializado de uma agência ou de um guia credenciado: assim, você pode percorrer as trilhas e subir os vulcões com toda a segurança que merece.

Onde comer na Cidade da Guatemala?

Onde comer na Cidade da Guatemala?
Fonte: Rene Hernandez / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Na hora de matar a fome, você terá algumas opções pela frente, sobretudo nas regiões mais turísticas da cidade, com destaque para a Zona 10, onde fica o principal polo gastronômico local.

Além de encontrar muitos restaurantes na Zona Viva, você pode encontrar alternativas mais requintadas (incluindo da cozinha internacional) no bairro de Calaya, bem como bons restaurantes nos arredores da Plaza de la Constitución.

Quer mais? Você pode viajar 38 km para visitar o centro histórico de Antigua, a antiga capital do país, e conhecer o lado mais tradicional da cozinha guatemalteca.

Como é a vida na Cidade da Guatemala?

A Cidade da Guatemala é a capital mais populosa da América Central.

A maior parte da população é humilde: cerca de 60% dos habitantes vivem na faixa de pobreza, 80% das pessoas não têm acesso a saneamento básico e quase 30% da população é analfabeta.

Em outras palavras, a cidade é tão humilde quanto o país, então não espere luxo e ostentação durante a sua viagem.

Mesmo assim, a capital do país é uma cidade muito bonita, especialmente para quem gosta de história e boa gastronomia.

Achou pouco? A cidade também fica em uma região privilegiada pela natureza, com muitas belezas para serem exploradas, como seus 33 vulcões, florestas e parques nacionais.

Não se esqueça do seguro viagem para Guatemala!

Antes de embarcar para a capital guatemalteca, você não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem para garantir a sua tranquilidade mesmo longe de casa.

Esse item não é obrigatório, mas é sinônimo de tranquilidade para qualquer viajante, uma vez que oferece proteções específicas para quem está longe de casa.

Desse modo, o seguro oferece serviços como auxílio por atraso ou cancelamento de voo, assistência médica e muito mais: tudo para que você curta a sua viagem sem se preocupar com imprevistos.

E o melhor? Essa modalidade tem um preço bem mais em conta do que você imagina, de apenas poucos reais por dia!

Está esperando o que para garantir esse sossego para a sua viagem? 

Visite o Seguros Promo e contrate o seu seguro viagem agora mesmo com comodidade, praticidade e segurança!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hospedagem na Cidade da Guatemala em promoção no El Quarto!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Cidade da Guatemala? Agora só falta visitar o El Quarto e reservar sua acomodação na capital guatemalteca sem pesar no bolso.

Só o El Quarto reúne milhares de hotéis, pousadas, resorts e hostels com preços exclusivos, condições facilitadas de pagamento e muita comodidade.

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem aplicação de IOF, para turbinar ainda mais a sua economia!

Faça uma simulação gratuita, reserve seu quarto e aproveite para conhecer o mundo inteiro sem abrir mão da economia! Ah! E não se esqueça de assinar a newsletter para receber descontos de até 50% por e-mail!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.