Cidades da Turquia: conheça os destinos mais famosos!

05 maio 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Você já conhece as cidades da Turquia? Com uma rica história que remonta a milhares de anos, a Turquia é um destino turístico que oferece uma mistura de cultura, natureza e modernidade.

O país tem muitas cidades e regiões turísticas peculiares, como a Capadócia, por exemplo. 

Trata-se de uma região desértica com formações rochosas únicas, onde os visitantes podem fazer um passeio de balão e explorar cavernas antigas e cidades subterrâneas.

Istambul, a maior cidade da Turquia, é um ponto turístico imperdível para quem visita o país. É conhecida por sua arquitetura deslumbrante, como a majestosa Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia e o Palácio Topkapi.

Prepare-se para explorar as mais lindas cidades da Turquia. Neste texto, vamos falar sobre várias delas, além de passar várias dicas para curtir o local. Acompanhe e boa leitura!

Cidades da Turquia: quais você precisa conhecer!

Cidades da Turquia: quais você precisa conhecer!
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

A Turquia é um país repleto de tesouros históricos, natureza deslumbrante, culinária saborosa e pessoas amáveis. Por isso, cada lugar é ímpar e especial por um motivo.

Além das já citadas, Capadócia e Istambul, Éfeso também é um destino interessante. A cidade, habitada por muitos anos, é um dos destinos que recebeu cartas e orientações do Apóstolo Paulo, segundo diz a tradição cristã.

Bodrum é uma das mais antigas cidades turísticas da Turquia. Tem mais de 3 mil anos e abriga muitos sítios arqueológicos importantes, como o Castelo de Bodrum, construído pelos Cavaleiros de São João no século XV.

Se você já decidiu que a Turquia é o seu próximo destino turístico, veja alguns cuidados para tomar como visitante: somente entre em mesquitas com as vestimentas adequadas (cobrir os ombros, braços e pernas, e as mulheres devem cobrir também os cabelos).

Não se deve demonstrar afeto em público (carícias, beijos, abraços…). Além disso, fique de olho em seus pertences, eles podem ser roubados e tenha cuidado com golpistas disfarçados de vendedores ou motoristas, por exemplo.

Continue a leitura para conhecer mais sobre as cidades da Turquia para visitar em suas próximas férias!

Quais são as cidades da Turquia?

A Turquia é um país habitado por muitas civilizações desde a pré-história. Com uma longa sucessão de impérios e sociedades que moldaram sua cultura e identidade ao longo dos séculos, a área foi governada por muitos impérios poderosos.

Por exemplo os hititas, os selêucidas, os mongóis, os otomanos, o Império Romano e o Império Bizantino.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano entrou em colapso e a Turquia tornou-se uma república em 1923.

Com uma história tão rica, existem diversas cidades da Turquia que são incríveis, tanto pelas belezas naturais e arquitetônicas quanto pelo passado icônico.

Por isso, vamos falar apenas das cidades da Turquia que são mais apropriadas para viajar: Istambul, Esmirna (Izmir), Éfeso, Capadócia, Bodrum, Antália, Ancara, Fethiye, Adana e Konya.

Mapa da Turquia com cidades

A seguir, você verá o mapa da Turquia com a marcação das cidades turísticas da Turquia. Dessa forma, você conseguirá escolher qual o melhor meio de transporte entre elas, além de poder estabelecer as rotas entre os pontos turísticos previamente.

Sem contar que é difícil pedir informações em uma língua diferente da sua, então, tenha sempre o mapa consigo. Confira!

Encontre hospedagens na Turquia em promoção no El Quarto!

O El Quarto é o buscador de hospedagem ideal para quem procura hotéis com preços módicos e acomodações confortáveis. Além de ser bem simples realizar a compra pelo site, a plataforma é segura e totalmente antifraude.

Dá para comprar com o cartão de crédito e ainda parcelar a compra, além, claro, de encontrar descontos especiais para quem programa a viagem com antecedência! Acesse o El Quarto e confira as promoções!

Se quiser obter descontos de até 50%, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter com promoções incríveis.

Quais são as principais cidades da Turquia?

A seguir, vamos falar sobre as cidades turísticas da Turquia para você conhecer um dos países mais diversos e ricos culturalmente do mundo, começando pela mais famosa delas, Istambul.

Há muito o que fazer nas cidades, mas vamos elencar os pontos mais interessantes e os passeios imperdíveis.

Istambul

Istambul, localizada em um ponto estratégico entre a Europa e a Ásia, é um importante centro comercial e cultural, com mais de 15 milhões de habitantes: é a maior cidade da Turquia e uma das maiores do mundo!

O seu patrimônio cultural é imenso, com monumentos históricos como a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e a Hagia Sophia, que já foi a maior igreja cristã do mundo e atualmente é um museu.

Além disso, o Mercado Grand Bazaar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, oferecendo uma infinidade de produtos, desde especiarias e jóias até roupas e tapetes.

A cidade também tem uma vida noturna agitada, com muitos restaurantes, bares e casas de shows. A cozinha turca é conhecida por seus pratos saborosos e coloridos que incorporam uma variedade de especiarias e ervas.

Um prato facilmente encontrado na Turquia é o kebab, que é feito com carne marinada e grelhada em espetos, assim como o pilaf, um arroz aromático preparado com legumes e carne. 

Outras delícias da culinária turca, são o café e o chá preto, famosos mundialmente!

Esmirna

Esmirna
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Esmirna, também conhecida como Izmir, é a terceira cidade da Turquia, e um importante centro cultural e comercial. Localizada na costa do Mar Egeu, tem uma história antiquíssima que remonta a milhares de anos.

Esmirna tem belas paisagens costeiras, com praias de areia dourada e águas cristalinas, edifícios históricos e ruínas antigas.

O Bazar Kemeralti é um dos principais pontos turísticos da cidade, com uma ampla variedade de produtos locais, como tapetes turcos, cerâmica e especiarias.

Você não vai se arrepender de provar as delícias da cozinha turca, com pratos como o Kofte (bolinhos de carne) e o Boyoz (um pãozinho doce). Para os amantes de história, há muitos locais antigos para explorar, como a Agora de Smyrna e o Castelo de Kadifekale.

Éfeso

Éfeso foi construída em X A.E.C., na costa oeste da Turquia, perto da cidade de Selçuk. Foi uma das cidades mais importantes da Grécia Antiga e, mais tarde, do Império Romano, com uma população que chegou a cerca de 250.000 habitantes.

Hoje em dia, Éfeso é uma das cidades turísticas da Turquia mais procuradas por causa de suas impressionantes ruínas, que incluem o Grande Teatro, a Biblioteca de Celsus e o Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Sem contar que a cidade é um importante centro de peregrinação cristã, pois foi o lar da Igreja de Éfeso, uma das sete igrejas mencionadas no Livro do Apocalipse.

Além disso, pode ter sido o lar de Maria, mãe de Jesus, ao final de sua vida, e recebeu a visita e cartas do Apóstolo Paulo.

Capadócia

Certamente, você já deve ter visto as fotos dos postais que mostram balões de ar quente sobrevoando incríveis paisagens ao pôr do sol, certo? Esse lugar é a Capadócia, uma região histórica localizada no centro da Turquia.

A região é especialmente conhecida por suas formações rochosas únicas, chamadas de “chaminés de fadas“, que foram esculpidas pela erosão ao longo de milhares de anos.

O lugar também ficou famoso por seus antigos assentamentos subterrâneos, onde os habitantes locais se escondiam durante as invasões e conflitos militares.

Outro detalhe inusitado da Capadócia é a sua produção de vinhos de sabor único. Em especial, os vinhos brancos produzidos com as uvas Emir, típicas da região.

Bodrum

Bodrum é uma cidade turística da Turquia localizada na costa do Mar Egeu, no sudoeste do país. Trata-se de um destino muito procurado por quem gosta de curtir a noite e aproveitar belas praias.

Bodrum é antiquíssima, remonta à antiguidade. A cidade abriga o Castelo de Bodrum, uma fortaleza do século XV construída pelos Cavaleiros de São João, também chamados “Hospitalários” e o Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Seu mercado de rua é um ponto turístico imperdível, onde os visitantes podem comprar uma variedade de produtos locais.

Antália

Antália
Pxhere / CC0

Antália também é uma cidade litorânea e fica na costa sul da Turquia, no Mediterrâneo. Conhecida por suas praias de areia branca e clima quente, abriga também a cidade antiga de Perge, um sítio arqueológico com uma história que remonta ao século IV A.E.C. 

O Antalya Archeology Museum possui uma grande coleção de artefatos e esculturas romanas e bizantinas, mas também fósseis e outros tipos de registros arqueológicos da região.

Ancara

Ancara é a capital da Turquia e a segunda maior cidade do país. Um dos marcos mais famosos da cidade é o Mausoléu de Atatürk, um imponente monumento em homenagem ao fundador da República da Turquia, e que vale muito a pena conhecer.

Trata-se do centro político do país, mas destaca-se ainda mais por ser um pólo das artes cênicas, com vários grupos de dança e teatro se apresentando durante todo o ano.

A capital abriga ainda o Museu das Civilizações da Anatólia, e também é conhecida por sua culinária, com muitos restaurantes que oferecem pratos típicos da cozinha turca, como o kebab, que já falamos sobre, e o baklava, que é uma sobremesa.

Fethiye

Fethiye é uma cidade turística da Turquia. Tem belas praias no Mar Egeu, enseadas e lagoas.

Entre os destaques dos pontos turísticos estão o Teatro Antigo de Telmessos, as ruínas de Tlos e as Lycian Rock Tombs, que são um incrível complexo de tumbas de pedra.

Adana

Conhecida por seu clima quente e ensolarado, a cidade é famosa por seu prato nacional, o kebab de Adana, feito com carne moída picante e servido com pão sírio e salada. Adana está localizada no sul da Turquia.

Adana é uma cidade turca com muitos locais históricos e monumentos para visitar, como a ponte de pedra romana sobre o Rio Seyhan e a Mesquita Sabanci, uma das maiores mesquitas da Turquia.

A cidade também é um centro industrial e comercial importante na região, com uma economia diversificada que inclui agricultura, têxteis e manufatura.

Konya

Konya
Pxhere / CC0

Konya está localizada no centro da Turquia. Conhecida por sua antiga história e tradição islâmica, a cidade é o lar do túmulo de Rumi, um poeta e filósofo sufista do século XIII.

O Festival de Whirling Dervishes, que ocorre em Konya todos os anos em dezembro, é uma celebração da vida e obra de Rumi, bem como uma oportunidade de experimentar a dança tradicional dos dervixes rodopiantes.

Além disso, a cidade também tem muitas mesquitas e museus, incluindo o Museu Mevlana, que abriga uma coleção de artefatos relacionados a Rumi e à ordem sufi Mevlevi.

Qual cidade mais bonita da Turquia?

É difícil estabelecer um páreo entre as cidades da Turquia mais bonitas, mas podemos destacar Istambul e Capadócia como, talvez, as mais fortes candidatas.

Istambul é cercada pelo Mar de Mármara, pelo Estreito de Bósforo e pelo Mar Negro, o que a torna uma paisagem deslumbrante. Com suas mesquitas e palácios magníficos, Istambul oferece uma visão única da arquitetura islâmica.

Já a Capadócia, tem uma paisagem de conto de fadas, com formações rochosas únicas e cidades subterrâneas fascinantes. Sem contar os passeios de balão ao nascer do sol, que são mundialmente famosos.

Quais as cidades mais ricas da Turquia?

Entre as mais ricas cidades da Turquia, destacam-se Istambul, Ancara e Izmir. Istambul é o centro cultural, econômico e financeiro do país.

Ancara, a capital da Turquia, também é uma das cidades mais ricas do país. Sua economia é impulsionada por setores como serviços financeiros, indústria têxtil e construção civil.

Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, é um importante centro industrial e comercial, com um porto movimentado e uma série de indústrias de manufatura.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis nas principais cidades da Turquia pelo menor preço!

As cidades da Turquia citadas neste texto são incríveis, e você vai adorar conhecê-las. 

Para conhecer esses e muitos outros destinos, lembre-se de utilizar o El Quarto quando precisar de hospedagens com preços que cabem no bolso.

A pesquisa é gratuita, basta informar as datas de check-in e check-out, além dos tipos de acomodação que você precisa, o número de hóspedes, e, é claro, o nome do destino turístico dos seus sonhos.

Os aficionados por história vão se deslumbrar com os sítios arqueológicos das cidades da Turquia, além de suas belezas naturais tão diversas e exuberantes.

Afinal, quem nunca sonhou em assistir a um pôr do sol das alturas? Agora é só arrumar a bagagem e pegar o voo para conhecer as mais incríveis cidades da Turquia. Boa viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.