Coimbra: quando ir, onde ficar e atrações imperdíveis!

22 jan 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Antiga capital portuguesa, Coimbra é uma testemunha da rica história do país desde a Idade Média, o que confere certo ar de imponência a essa charmosa cidade.

Entre as ruas de pedra de seu bem-preservado centro histórico não faltam construções medievalescas, barrocas, românticas e até ruínas romanas que ajudam a contar a história da Europa ao mesmo tempo em que encantam os visitantes.

Tudo isso acontece às margens do rio Mondego, um dos mais famosos da Península Ibérica, bem no coração de Portugal, onde o tempo parece ter ritmo próprio e existem atrações incríveis para se visitar a cada esquina.

Gostou? Então vem conferir as super dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua visita à cidade portuguesa!

Coimbra: informações e principais atrações!

Coimbra: informações e principais atrações!
Fonte: Pxhere / CC0

À primeira vista, Coimbra, Portugal, parece simplesmente ter sido congelada no tempo, com construções antigas até onde os olhos alcançam. E, acredite, a impressão não é mera coincidência.

A cidade é como um museu a céu aberto, onde o visitante encontra uma das universidades mais antigas do mundo, fundada no século XIII, bem como casarões, igrejas, pontes e monumentos com séculos (e até milênios) de história.

Aos brasileiros, não faltam motivos para incluir o destino no roteiro de viagem: o idioma é o mesmo falado no Brasil, o custo da viagem é inferior a outros cantos da Europa e a gastronomia local é apreciada em qualquer canto do mundo.

Tombada como Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade é uma das mais imperdíveis em qualquer roteiro de Portugal, e neste artigo você vai descobrir por quê. Confira!

Em que região de Portugal fica Coimbra?

A cidade de Coimbra foi construída às margens do rio Mondego, bem no centro de Portugal, e tem localização privilegiada para quem deseja visitar qualquer canto do país que colonizou o Brasil.

As praias de Figueira da Foz e da região de Aveiro estão a menos de 60 km de distância. A capital portuguesa também não está longe: são apenas 200 km até Lisboa. Prefere ir para o norte do país? Porto fica a 120 km e Braga está a 170 km.

Os mais animados podem até aproveitar para visitar a Espanha: Madri fica a 530 km, Ávila está a 420 km e Salamanca fica a apenas 315 km de distância.

Coimbra, Portugal: mapa

Ainda não sabe onde fica Coimbra? Então confira o mapa de Portugal com a localização da cidade e das principais atrações turísticas locais!

Como ir a Coimbra?

A cidade de Coimbra, em Portugal, fica justamente no meio do caminho entre Porto e Lisboa, o que mostra que o destino é um interessante “pit-stop” para quem está explorando o país europeu.

Embora a cidade não tenha aeroporto internacional, está pertinho dos dois maiores aeroportos do país: o de Lisboa fica a 190 km e o de Porto está ainda mais perto, a 120 km.

Depois de desembarcar em uma dessas cidades, você pode escolher entre pegar um trem (comboio) até a cidade universitária. O desembarque acontece na Estação Nova-Coimbra A, pertinho do centro histórico. 

Além disso, você também pode chegar à cidade de ônibus ou transfer a partir dos dois aeroportos mencionados, ou, ainda, viajar de carro pela rodovia A1.

Vale lembrar que a passagem aérea é um dos gastos mais significativos que um viajante pode ter. Nessas horas, qualquer economia é muito bem-vinda.

Nesse sentido, é fundamental pesquisar bastante antes de comprar sua passagem para Coimbra, Portugal: no Vai de Promo você vai encontrar ofertas que cabem no seu bolso sem dificuldades. 

E não se esqueça de ativar o alerta de preços para não correr o risco de perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Coimbra, Portugal?

O clima em Coimbra é agradável o ano inteiro, uma vez que as temperaturas em Portugal são mais amenas em comparação a outros destinos europeus.

Entre a primavera e o verão, o sol é garantido, os dias são mais longos e os termômetros podem ultrapassar os 30ºC. Por isso, essas são as estações mais indicadas para turismo.

O inverno é bastante chuvoso por lá, o que pode atrapalhar seus passeios ao ar livre justamente em uma cidade que deve ser explorada a pé. Por essas e outras, vale a pena evitar a viagem entre novembro e fevereiro.

A festa mais animada do calendário local é a tradicional Queima das Fitas, que começa na primeira sexta-feira de maio e se estende por uma semana, com cortejos dos universitários e muitos eventos culturais gratuitos: tão animada quanto o Carnaval no Brasil!

Onde se hospedar em Coimbra?

Quem visita a cidade de Coimbra, Portugal, pode escolher entre três regiões para ficar: o centro histórico, os arredores da universidade ou às margens do rio Mondego.

O centro histórico reúne a maior concentração de hotéis, restaurantes e atrações turísticas, possibilitando que o turista dispense o carro para circular pela cidade. Por isso, é a região mais recomendada para ficar.

Se você prefere ficar numa área mais verde e tranquila, pode ser interessante se hospedar perto do icônico Mondego, onde estão as vistas mais bonitas da cidade.

Caso a sua intenção seja curtir a vida noturna e você não se importa com agito, talvez seja melhor ficar nos arredores da universidade, a região mais animada da cidade, embora a concentração de hotéis por lá seja menor.

Coimbra: hotéis em promoção no El Quarto!

Coimbra: hotéis em promoção no El Quarto!
Fonte: Ibis Coimbra Centrol

Viajar é bom, mas viajar com economia pode ser muito melhor! Por isso, não reserve a sua hospedagem em Coimbra antes de conferir os superpreços do El Quarto.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos melhores destinos do Brasil e do mundo em ofertas exclusivas, com grandes descontos e condições de pagamento facilitadas.

Desse jeito fica fácil comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias online, tudo em um só lugar, com toda a segurança que você precisa para uma viagem tranquila e inesquecível. 

Faça uma simulação para descobrir que viajar sem pesar no bolso pode ser mais fácil do que você imagina e não se esqueça de assinar a newsletter para receber descontos de até 50% em hospedagem nos melhores destinos.

O que fazer em um dia em Coimbra?

Prepare o papel e a caneta para conferir tudo que espera por você nessa apaixonante cidade portuguesa.

Vem descobrir os melhores passeios em Coimbra! 

Universidade de Coimbra

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é, sem dúvidas, a grande estrela da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro. 

Mais antiga universidade portuguesa, a instituição é a casa de várias construções históricas importantes, como o Paço Real, a imperdível Biblioteca Joanina, o Colégio de Jesus, a Capela de São Miguel e o Laboratório de Química.

Para conhecer tudo, você vai precisar adquirir ingresso, à venda no Largo da Porta Férrea e no Museu da Ciência. Só não deixe de chegar cedo para evitar as longas filas que se formam por lá.

E não deixe de subir a torre para conhecer a paisagem da cidade de um ponto de vista privilegiado!

Sé Velha 

Antiga catedral da cidade, inaugurada em 1139, a Sé Velha é considerada um dos edifícios mais importantes do país.

A curiosa construção do centro histórico mais parece um castelo do que uma igreja, misturando de forma inusitada elementos arquitetônicos românticos, islâmicos e góticos.

A visita não vai tomar muito do seu tempo e pode enriquecer ainda mais o seu roteiro pela cidade!

Sé Nova 

Sé Nova
Fonte: Joseolgon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Sé Velha foi substituída pela Sé Nova no século XVI e, por muito tempo, foi ocupada por jesuítas, o que deixou muitas marcas em sua arquitetura. A construção, aliás, é considerada o mais antigo colégio jesuíta do planeta!

O interior da construção é ricamente ornado, com uma nave única e capela-mor preenchida por retábulos de talha dourada que tornam o cenário deslumbrante

O melhor de tudo é que a igreja tem entrada gratuita e fica bem ao lado da universidade: que tal incluir a região no seu planejamento de viagem?

Quinta das Lágrimas 

Você já ouviu a expressão “Inês é morta?”. Ela teve origem na histórica Quinta das Lágrimas!

O local marcou o romance proibido de Dom Pedro I de Portugal (não confunda com o Dom Pedro I do Brasil, que era Pedro IV em Portugal) e uma de suas amantes, Inês de Castro, que era dama de companhia da esposa do nobre, Constança.

Inconformado com o escandaloso relacionamento adúltero do filho, o rei Afonso IV ordenou o assassinato de Inês, que teria acontecido justamente na Quinta das Lágrimas, dando origem à famosa expressão popular.

Além da curiosa e trágica história, o local também abriga uma bela fonte que pode render fotos interessantes para o seu álbum de viagem.

Mosteiro de Santa Clara 

O Mosteiro de Santa Clara, ou Convento de Clara-a-Velha, é onde estão as antigas ruínas do convento medieval da cidade, destruído ao longo dos séculos por terríveis enchentes.

O passeio começa pela parte mais nova do complexo arquitetônico, em um edifício modernista construído para substituir o antigo convento, abandonado no século XVII.

Depois, os visitantes encontram escavações arqueológicas, um museu com itens resgatados das ruínas, igreja, claustro, capela e muitas outras atrações incríveis.

Não deixe de visitar o antigo mosteiro e aproveite para tirar muitas fotos das vistas mais bonitas da cidade!

Igreja e Mosteiro de Santa Cruz 

A Igreja e Mosteiro de Santa Cruz estão entre as paradas obrigatórias para quem visita a cidade medieval.

É ali que fica o túmulo de Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, bem como os icônicos Jardim da Manga e Fonte Nova.

O complexo religioso fica bem às margens do rio Mondego e está rodeado por muito verde: uma boa dica é passear pela Ponte de Santa Clara para contemplar uma vista ainda mais bonita da cidade histórica.

Museu Nacional Machado de Castro 

Museu Nacional Machado de Castro
Fonte: Ines S / Flickr / CC BY 2.0

Localizado no complexo universitário, o Museu Nacional Machado de Castro é imperdível para quem deseja aprender mais sobre a história da cidade e do país.

O museu fica na antiga Igreja São João de Almedina e é o mais importante de toda a região, com um rico acervo de itens arqueológicos, esculturas, mobílias, obras de arte e outros itens históricos.

Um dos espaços mais curiosos fica no piso inferior do museu, onde estão ruínas do Criptopórtico, do antigo fórum romano que existia ali.

Jardim Botânico 

Verdadeiro oásis no coração da cidade, o Jardim Botânico é um espaço muito bem-cuidado e preservado, repleto de árvores, espaços gramados e fontes bonitas, com entrada gratuita.

O jardim foi inaugurado em 1772 e reúne plantas de praticamente todos os cantos do mundo, além de abrigar o Aqueduto de São Sebastião, datado de 1570.

Portugal dos Pequenitos 

Primeiro parque temático de Portugal, construído em 1940, Portugal dos Pequenitos reúne diversos monumentos famosos do país europeu em miniaturas, para a alegria de crianças e adultos de todas as idades.

Aberto diariamente, das 10h às 19h, o parque fica dividido em cinco áreas: Portugal Monumental, Países de Expressão Portuguesa (que mostra até o Brasil), Portugal Insular, Cidade de Coimbra e Casas Regionais.

Por que morar em Coimbra?

Por que morar em Coimbra?
Fonte: Pxhere / CC0

A mais tradicional cidade universitária de Portugal pode oferecer uma experiência única para quem está pensando em mudar de vida e deseja morar na Europa.

A importante universidade local atrai estudantes do mundo inteiro, conferindo um ar multicultural e inclusivo à região, enquanto a natureza é bem preservada e a cidade conta com vários espaços verdes agradáveis.

O clima também é agradável, não exigindo grandes esforços por parte dos brasileiros no que diz respeito à adaptação.

E não é só isso! Depois de descobrir quanto custa para viver em Coimbra, você certamente estará convencido de que pode ser uma boa ideia se mudar para lá. 

Dá para viver de maneira econômica com €500 por mês, enquanto uma vida mais confortável pode sair por €800 mensais.

Seguro viagem para Portugal pelo melhor preço!

A sua segurança deve ser prioridade em todos os momentos da sua vida. Por que seria diferente no mundo das viagens? Por isso, nada de viajar sem antes contratar um bom seguro viagem.

Mais importante ainda: o seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar Portugal e diversos países europeus. Afinal, só esse item garante proteção e amparo mesmo durante imprevistos com potencial para estragar a sua viagem.

Já imaginou ter uma escala para pegar, mas acabar perdendo o voo por atraso no primeiro embarque? Uma das coberturas do seguro viagem garante que você continue a sua viagem sem prejuízos.

A proteção também inclui seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem, assistência médica, hospitalar e odontológica, entre muitos outros serviços que podem fazer a diferença em caso de problema.

O seguro viagem mais completo está no Seguros Promo, que reúne planos das melhores seguradoras do mercado com descontos imperdíveis. Assim, você não precisa escolher entre sua viagem e sua tranquilidade.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis de Coimbra estão aqui no El Quarto!

Agora que você já sabe tudo sobre Coimbra, não falta mais nada para começar a planejar a sua viagem. Acesse agora mesmo o El Quarto para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em um clique.

Nossa plataforma concentra hotéis, pousadas, resorts e hostels a preços exclusivos, com pagamento em até 12x sem juros no cartão de crédito.

Quer mais? Sua viagem para Portugal pode ficar mais barata se você pagar as diárias pelo site do El Quarto, que cobra em reais, sem incidência de IOF.

Não perca tempo e comece a planejar uma viagem inesquecível sem sair do sofá. Faça uma simulação e descubra que conhecer os lugares mais incríveis do mundo pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.