Colônia, Alemanha: o que fazer, quando ir e onde se hospedar!

17 jul 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Fundada pelos romanos há mais de 2.000 anos, Colônia, Alemanha, pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem.

A cidade é cortada pelo icônico rio Reno, abriga inúmeras construções históricas, tem uma cena gastronômica moderna e admirada, é famosa pela vida noturna badalada e ainda produz uma das melhores cervejas do mundo.

Achou pouco? Você ainda pode passear entre mais de 40 museus e galerias de arte, conhecer uma das maiores catedrais do planeta e muito mais! Vem conferir o que fazer na cidade!

Colônia, Alemanha: o que fazer durante a sua viagem?

Colônia, Alemanha: o que fazer durante a sua viagem?
Fonte: Pixabay

Quem conheceu a cidade de Koln (ou Colônia, em bom português) após os terrores da Segunda Guerra Mundial provavelmente não acreditaria ao ver a região nos últimos anos.

As ruínas dos bombardeios que a cidade sofreu deram lugar a museus, galerias de arte, restaurantes da moda, excelentes hotéis e muitos outros locais que hoje atraem mais de 6 milhões de visitantes por ano.

Reconstrução é algo que Colônia conhece bem. A cidade milenar, a mais antiga entre as grandes metrópoles alemãs, superou séculos de ocupação romana, francesa e prussiana para se tornar um destino moderno, multicultural e próspero.

O resultado é um verdadeiro caldeirão de influências na arquitetura, história, gastronomia e cultura, o que é capaz de encantar a qualquer visitante.

Quem não gostaria de conhecer a monumental Catedral de Colônia, uma das maiores e mais bonitas do mundo, ou se perder nas delícias do Museu do Chocolate da Lindt?

Aliás, museu é algo que não falta por lá. Você também terá a oportunidade de visitar o Museu do Perfume, o Museu Romano-Germânico, o Museu Ludwig e até o riquíssimo Centro de Documentação Nazista.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem: como chegar em Colônia, Alemanha, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Vamos lá!

Onde fica Colônia na Alemanha?

A histórica Colônia, na Alemanha, é conhecida como “a mais brasileira entre as cidades germânicas” por abrigar a maior comunidade de imigrantes brasileiros no país europeu.

A cidade fica no noroeste do país, quase na fronteira com a Bélgica e os Países Baixos, em uma das principais concentrações urbanas alemãs, pertinho de Düsseldorf (45 km), Bonn (28 km), Essen (70 km) e Dortmund (95 km).

A capital, Berlim, fica no outro lado do mapa, a cerca de 570 km de distância, enquanto outras capitais ficam ainda mais próximas, como Bruxelas (220 km) e Amsterdã (260 km). 

Colônia, Alemanha: mapa

A localização da cidade é perfeita para quem sempre sonhou em fazer um mochilão pela Europa! Afinal, existem vários destinos incríveis em um raio de até 200 km de distância. 

Confira onde ficam as principais atrações de Colônia na Alemanha.

Como chegar em Colônia, Alemanha?

O Aeroporto Internacional de Colônia-Bonn é um dos mais movimentados do país e opera com voos de diversos destinos domésticos e internacionais.

No entanto, você não encontrará voos do Brasil com destino à cidade: sua melhor opção será desembarcar no Aeroporto de Frankfurt am Main, a 179 km de distância, e finalizar a viagem com um voo doméstico até Colônia.

Também é possível percorrer o último trecho da viagem de carro, a partir de Frankfurt, pela rodovia A3, ou de trem, por uma linha exclusiva que faz o trajeto em até 1 hora.

Para adquirir passagem aérea para Colônia, Alemanha, mais barata, recomendamos uma visita ao Passagens Promo, buscador que é referência de economia em passagens para qualquer destino!

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, escolher as datas da viagem e selecionar a melhor oferta para o seu bolso. 

Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, ative o alerta de preços!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a cidade de Colônia?

É importante ficar de olho no calendário antes de marcar sua viagem para Colônia. 

A cidade é famosa pelos invernos rigorosos e chuva constante, o que pode ser bastante desconfortável para brasileiros, acostumados ao clima mais quente.

No inverno, de novembro a fevereiro, o frio fica entre -1ºC e 5ºC, enquanto o sol praticamente não dá as caras e o tempo fica constantemente encoberto.

Só viaje nesse período se você não se incomoda com o frio e pode contar com um bom agasalho!

Em contrapartida, nessa época do ano, a cidade fica mais vazia e os preços de passagens e hospedagens despencam. 

Isto é, uma boa oportunidade de conhecer o Carnaval em Colônia (em novembro) e os famosos Mercados de Natal sem pesar no bolso.

A maioria dos viajantes, no entanto, prefere conhecer a cidade nos meses mais quentes, de junho a agosto, quando passeios ao ar livre são mais confortáveis graças às temperaturas entre 12ºC e 23ºC, tornando possível curtir a cidade plenamente.

Lembre-se, no entanto, de que os meses de verão coincidem com as férias escolares na Europa, o que significa que a cidade fica bem mais movimentada, os hotéis ficam mais caros e as diárias sobem de preço!

Quer escapar da “muvuca” do verão e do frio extremo do inverno? Você pode gostar de conhecer a cidade em abril ou outubro, quando o movimento de turistas é mais discreto e os termômetros ficam entre 5ºC e 15º.

Onde se hospedar em Colônia, Alemanha?

Onde se hospedar em Colônia, Alemanha?
Fonte: Dom Hotel Am Römerbrunnen

Apesar de estarmos falando de uma das maiores cidades do país, é fácil escolher onde ficar em Colônia, Alemanha, pois todas as atrações turísticas “giram” em torno da majestosa Catedral! Isto é, vale a pena ficar nos arredores do templo.

Mesmo assim, o viajante tem algumas opções à disposição.

Embora as diárias sejam mais salgadas na região, o centro histórico (sobretudo nos arredores da catedral) é a área mais indicada, pois abriga a maioria das atrações, dispõe de excelente infraestrutura e garante fácil acesso à estação central de trens.

Quem prefere um ambiente mais sossegado e não quer abrir mão de uma localização privilegiada, pertinho do centro histórico, não vai se arrepender de ficar nas margens do rio Reno, onde ficam os melhores bares, restaurantes e lojas da cidade.

Há ainda os turistas que optam por ficar na parte nova da cidade, Neustadt, especialmente perto do badalado reduto boêmio Belgian Quarter, ou em Deutz, região que abriga os principais centros de eventos de Colônia.

Descubra onde ficar em Colônia, Alemanha, pagando pouco!

Quer encontrar os melhores hotéis em Colônia, Alemanha, por preços que cabem no seu bolso? É só fazer seu planejamento de hospedagem no El Quarto!

Você pode fazer tudo em poucos cliques: comparar preços, reservar acomodações a preços exclusivos (incluindo opções com cancelamento grátis) e até pagar suas diárias em reais, sem cobrança de IOF.

Não perca tempo e faça agora mesmo sua simulação gratuita para encontrar a melhor acomodação em Colônia sem comprometer seu orçamento!

O que fazer em Colônia em um dia?

Não importa a duração da sua viagem, você não deve passar um segundo sequer de tédio em Koln! Existem dezenas de museus, igrejas, monumentos, construções históricas, praças e muitas outras atrações esperando por você!

Confira o que fazer em Colônia, Alemanha!

Catedral de Colônia 

Catedral de Colônia
Fonte: Doosenwhacker / Pixabay / CC0

A Catedral de Colônia, Alemanha, também conhecida como Kölner Dom, é, sem dúvidas, a construção mais importante e famosa da cidade.

Uma das maiores catedrais do mundo, a igreja começou a ser construída no século IV, tem torres em estilo gótico com mais de 157 metros de altura e abriga os supostos restos mortais dos 3 Reis Magos do Cristianismo.

Além disso, a catedral é um excelente ponto de partida para qualquer roteiro pela cidade, pois as atrações mais imperdíveis de Colônia ficam num raio de 1.200 metros da igreja!

Museu do Chocolate (Lindt) 

Que tal aproveitar sua visita à Colônia, Alemanha, para fazer um passeio que vai te deixar com água na boca? É por isso que recomendamos uma visita ao Museu do Chocolate (Lindt), que atrai mais de 700 mil visitantes por ano!

O museu conta tudo sobre a história do chocolate (desde o tempo dos astecas), a produção da iguaria e as novidades do mercado chocolateiro. 

Você pode até assistir à fabricação de barras, degustar e comprar chocolates personalizados.

Antes de deixar o museu, vale a pena dar uma passadinha na loja da Lindt para garantir presentinhos deliciosos para seus parentes e amigos!

Museu do Perfume 

O Museu do Perfume, instalado na Casa Farina, do século XVIII, é o melhor lugar para entender por que Colônia é conhecida como a “Cidade das Fragrâncias”.

Ali, onde funcionou a primeira fábrica de perfumes do planeta, você poderá conhecer um pouco mais sobre a ciência aromática, conhecer o processo de produção e curtir o passeio mais cheiroso da sua vida! 

Assim vai ficar fácil entender de onde surgiu a expressão “água de colônia”!

Ponte Hohenzollernbrücke 

Ponte Hohenzollernbrücke
Fonte: Tb Photography / Pixabay / CC0

Romântica, histórica e imponente, a Ponte Hohenzollernbrücke é uma boa opção de passeio gratuito em Colônia, Alemanha.

A ponte de 410 metros de extensão ficou famosa pelos cadeados coloridos deixados ali por casais inspirados por uma antiga lenda local: os apaixonados que deixam seu cadeado ali terão sorte eterna no amor.

Além de ser um passeio super romântico, a ponte também tem grande importância histórica, pois foi completamente reconstruída após os bombardeios que assolaram a cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Museu Romano-Germânico 

Coladinho à catedral, o Römisch-Germanisches Museum (Museu Romano-Germânico) é o melhor lugar para conhecer a riquíssima história de Colônia.

O acervo é formado por itens arqueológicos, documentos, utensílios e obras de arte que remontam às origens da cidade, desde o período do Império Romano.

O Museu Romano-Germânico fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h.

Centro de Documentação Nazista 

Você não pode deixar Colônia, Alemanha, sem visitar o NS-Dokumentationszentrum der Stadt Köln, o Centro de Documentação Nazista mais importante do mundo.

Maior memorial dedicado às vítimas do Terceiro Reich, a instituição existe desde a década de 1970 no mesmo prédio que já abrigou a sede da Gestapo, a polícia secreta do regime nazista.

O edifício é um dos poucos da cidade que sobreviveu aos bombardeios durante a guerra e hoje abriga um rico acervo com documentos, fotografias, celas, instrumentos de tortura e outros objetos que contam os horrores do Holocausto.

Museu Ludwig 

Museu Ludwig
Fonte: Thomas Robbin / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quem gosta de arte e cultura não pode deixar de conhecer o Museu Ludwig, vizinho à Catedral de Colônia.

O edifício guarda uma importante coleção de arte, que inclui peças de Pop Art, surrealismo e arte abstrata, incluindo quadros assinados por artistas como Andy Warhol e Pablo Picasso.

Fischmarkt 

Quer conhecer a praça mais charmosa da cidade? Então você precisa visitar a Fischmarkt, endereço das casinhas coloridas mais fotogênicas de Colônia.

Além de ser uma região digna de cartão-postal, os arredores da praça oferecem vista privilegiada do Reno e abrigam excelentes bares, restaurantes e casas noturnas.

Como é viver em Colônia, na Alemanha?

Se você sonha em mudar de vida e está se perguntando como é morar em Colônia, eis uma boa notícia: o destino é considerado uma das cidades mais amigáveis para imigrantes na Alemanha!

Embora o custo de vida não seja tão baixo quanto em cidades como Düsseldorf e Dortmund, ali você vai encontrar todas as comodidades que uma cidade grande pode oferecer, bem como muitas oportunidades de trabalho.

Em valores estimados em abril/2022 pelo site especializado Expatistan, uma pessoa gasta, em média, 1.900 mensais com gastos de aluguel, contas básicas, alimentação, transporte e lazer.

Colônia, Alemanha: curiosidades

Colônia, Alemanha: curiosidades
Fonte: Marco Verch / Flickr / CC BY 2.0

Com mais de 2.000 anos de história, não faltam curiosidades a respeito de Colônia para enriquecer ainda mais a sua experiência na cidade!

A Catedral, por exemplo, foi uma das construções mais atingidas por bombardeios durante toda a Segunda Guerra Mundial: foram mais de 35 mil toneladas de bombas durante o conflito e mais de 30 mil tijolos para restaurar a igreja.

O problema é que o trabalho nunca acaba. Como o fluxo turístico é intenso na catedral, o templo passa por extensas restaurações constantemente!

É tanta reforma em um só lugar que os moradores de Colônia têm até um ditado sobre a igreja: “quando a Catedral não precisar de mais reformas, chegou o fim do mundo”.

Além disso, a cidade é considerada a mais brasileira da Alemanha, com mais de 15 mil imigrantes oriundos do Brasil. 

Não é à toa que Colônia é famosa pelo melhor Carnaval da Europa, que atrai mais de 1 milhão de pessoas todos os anos!

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Alemanha!

Sua experiência em Colônia tem tudo para ser inesquecível, mas não se esqueça de que o seguro viagem é obrigatório para quem deseja visitar a Alemanha.

Desse modo, além de atender a uma exigência das autoridades, você poderá contar com assistência médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio farmacêutico e muitas outras coberturas que podem te salvar de prejuízo em caso de imprevisto!

Você pode contratar seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente uma ferramenta que te ajuda a comparar os preços e serviços das melhores seguradoras!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Hotéis em Colônia, Alemanha, pelo menor preço no El Quarto!

Já imaginou conhecer todas as riquezas de Colônia, Alemanha, gastando pouco? É por isso que você não pode reservar seu hotel antes de visitar o El Quarto!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo a preços exclusivos e com facilidades no pagamento. Assim vai ficar fácil viajar muito sem pesar no bolso!

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, em poucos cliques! Tudo com segurança, rapidez e comodidade!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar uma das cidades mais antigas da Alemanha pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.