Colonia del Sacramento: saiba o que fazer, onde ficar e quanto tempo curtir a cidade do Uruguai

08 maio 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Às margens do Rio da Prata, Colonia del Sacramento é uma cidade tão bonita que, muitas vezes, parece até cenográfica.

As ruas arborizadas são o endereço de casarões coloniais que em muito lembram o Brasil, e não é coincidência: essa charmosa cidade uruguaia nasceu como uma das colônias portuguesas na América.

As semelhanças não param por aí e incluem belas igrejas, museus com rico acervo e uma história riquíssima, capaz de encantar visitantes do mundo inteiro. Tudo isso pertinho de Montevidéu e Buenos Aires.

Vem conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos do Uruguai!

Colonia del Sacramento: o que fazer na cidade?

Se você é do tipo de viajante que gosta de visitar lugares cheios de história e cultura, pode incluir Colonia del Sacramento, Uruguai, em seus planos sem medo.

Essa pacata cidade, com pouco mais de 25 mil habitantes, é um dos principais destinos turísticos do país, e não é difícil entender o fascínio por trás do interesse.

À primeira vista, pode até parecer que a cidade parou no tempo, tamanha a concentração de construções coloniais distribuídas pelo centro histórico.

Ali é possível notar, como em nenhum outro canto do Uruguai, o quanto os portugueses deixaram suas marcas até mesmo na chamada América Espanhola.

Não é coincidência, portanto, que a cidade esteja tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1995.

Por essas e outras, é praticamente obrigatório caminhar pelas ruas de pedra do Bairro Histórico, conhecer a encantadora orla do rio da Prata e aprender mais sobre a única cidade portuguesa no Uruguai em um dos muitos museus locais.

Os visitantes podem, ainda, fazer o passeio até Buenos Aires, na Argentina, ou explorar os ricos sabores da gastronomia uruguaia em um dos excelentes restaurantes da cidade.

Em outras palavras, difícil é ficar entediado durante sua visita a Colônia do Sacramento, e nós vamos te contar por quê. Veja só!

Onde fica Colonia del Sacramento?

Onde fica Colonia del Sacramento?
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

A formosa Colônia do Sacramento fica no sudoeste do Uruguai, a pouco mais de 180 km da capital, Montevidéu, às margens do rio da Prata, um dos mais importantes da América Latina.

A cidade fica exatamente na margem oposta do rio em relação a Buenos Aires, capital da Argentina localizada a apenas 50 km de distância.

Colonia del Sacramento: mapa

Situada na província de San Gabriel, a cidade é pequenina e tem apenas 12 hectares: o suficiente para conquistar seus visitantes!

As principais atrações turísticas estão concentradas no centro histórico, o que facilita ainda mais o deslocamento dos turistas pela cidade. 

Confira no mapa: Colônia do Sacramento!

Quanto custa ir de Buenos Aires a Colonia del Sacramento?

Não é possível chegar a Colônia del Sacramento de avião, pois a cidade não dispõe de aeroporto próprio. 

Isso não quer dizer, porém, que o viajante tenha dificuldades para visitar o destino: você pode escolher entre desembarcar em Montevidéu ou Buenos Aires para concluir a viagem em seguida.

Você pode adquirir suas passagens aéreas mais baratas no Vai de Promo, que te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem com rapidez e segurança.

Se você decidir desembarcar na capital argentina, terá a oportunidade de fazer o passeio de ferry até o destino uruguaio.

A travessia Buenos Aires para Colonia del Sacramento é feita nos dois sentidos por diferentes empresas, como Seacat, Buquebus e Colonia Express, com passagens a partir de R$ 190 (em fevereiro/2022), com duração entre 1h20 e 3h30.

Se possível, compre suas passagens para viajar no final do dia, pois você terá vista privilegiada do espetacular pôr do sol sobre as águas do Prata!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Colonia del Sacramento: quando ir?

Colonia del Sacramento: quando ir?
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

A data escolhida para sua viagem a Colonia del Sacramento vai ditar que tipo de experiência você deve viver por lá.

A primavera e o verão têm temperaturas elevadas, dias ensolarados e paisagens floridas. Se você decidir viajar nesse período, leve roupas leves na mala e não se esqueça de usar bastante protetor solar.

A maioria dos visitantes, no entanto, prefere conhecer a cidade no outono ou no inverno, quando o friozinho dá as caras e o destino fica ainda mais charmoso. Que tal se aquecer com um bom vinho ou um casaco bem elegante?

Onde ficar em Colonia del Sacramento

É bastante fácil escolher onde ficar em Colônia do Sacramento, uma vez que a cidade é bem pequena e todas as atrações são praticamente vizinhas.

A maior dificuldade que o viajante tem é encontrar diárias mais econômicas, pois a oferta hoteleira é modesta e o turista acaba sem muitas opções à disposição.

Se você não quer correr risco e prefere ficar logo na melhor região de toda a cidade, escolha um dos hotéis do centro histórico: você poderá fazer tudo a pé na região e vai economizar muito dinheiro em deslocamento.

Os hotéis e as pousadas de alto padrão costumam ficar mais distantes do centro e exigem que o viajante invista em transporte para chegar às principais atrações turísticas.

De qualquer maneira, não deixe para fazer suas reservas de hospedagem em cima da hora, pois você corre o risco de não encontrar acomodações disponíveis para a data da sua viagem.

Encontre hotéis em Colonia del Sacramento, Uruguai, no ElQuarto!

Encontre hotéis em Colonia del Sacramento, Uruguai, no ElQuarto!
Fonte: Hotel Royal Colonia

Não deixe para reservar seu hotel em Colonia del Sacramento às vésperas da viagem. 

Visite agora mesmo o ElQuarto para fazer seu planejamento de hospedagem com antecedência e garantir os melhores preços!

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas da sua estadia para acessar as promoções mais imperdíveis para o destino que você procura.

A plataforma do ElQuarto garante preços exclusivos e até opções com cancelamento grátis para facilitar a sua organização!

O viajante consegue até pagar as diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a única cidade portuguesa do Uruguai pode caber no seu bolso!

Colonia del Sacramento: lugares turísticos

Você já decidiu visitar a cidade e está se perguntando o que fazer? Colonia del Sacramento tem muito a te mostrar.

Entre atrações históricas, belas construções e a encantadora orla do Prata, você não sentirá tédio durante a sua estadia. Veja só!

Bairro Histórico 

Coração da cidade, o bairro Histórico é a região mais imperdível de Colônia do Sacramento, Uruguai. É ali, afinal, que estão as principais atrações da cidade.

As ruas de pedra são floridas e arborizadas, além de ganhar iluminação especial à noite, com lamparinas que tornam a paisagem ainda mais cinematográfica.

Depois de conhecer as joias da arquitetura colonial, aproveite para visitar a Plaza Mayor, as antigas ruínas do Convento de São Francisco e a belíssima Calle de los Suspiros, onde estão os casarões mais antigos da cidade.

Calle de los Suspiros 

Calle de los Suspiros
Fonte: Banfield / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Se você precisar escolher apenas uma rua do centro histórico para visitar, essa rua deve ser a Calle de los Suspiros, que remonta à fundação da cidade.

A rua é bastante estreita, calçada por pedras e com trânsito exclusivo de pedestres para proteger as construções do século XVII espalhadas por ali.

É por essa rua, tomada por construções espanholas e portuguesas, que os prisioneiros seguiram até chegar ao rio da Prata, onde seriam fuzilados.

Há quem diga que a rua recebeu esse nome por, no passado, ter abrigado muitas casas de prostituição, gerando suspiros por parte dos marinheiros que passavam por ali e das mulheres que esperavam por eles.

Puerta del Campo 

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a Puerta del Campo é um antigo pórtico que fazia parte de um muro que protegia a cidade de invasores durante o período colonial.

A muralha não existe mais, mas o pórtico de 1745 segue preservado, bem na entrada do Bairro Histórico, e se tornou uma das principais atrações locais.

Os visitantes podem conhecer não apenas a Puerta del Campo, mas também os antigos canhões que compunham as defesas da muralha e a Plaza 1811, uma praça arborizada e bastante agradável.

Basílica do Santíssimo Sacramento 

Fica em Colonia del Sacramento a igreja mais antiga do Uruguai, a Basílica do Santíssimo Sacramento, construída em 1680.

A construção foi alvo de disputas entre espanhóis e portugueses que lutavam pelo domínio da região e, por isso, já precisou ser reconstruída diversas vezes ao longo da história, misturando influências dos dois países.

Além de ser considerada uma das joias históricas da cidade, a Basílica do Santíssimo Sacramento também abriga os túmulos do vigário Domingo Rama e do Padre Barredo, importantes figuras religiosas do período colonial do Uruguai.

Plaza de Toros 

Plaza de Toros
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

Oficialmente chamada Plaza Del Toros del Real San Carlos, a Plaza de Toros é um dos cantos mais curiosos de toda a cidade.

A praça foi originalmente construída em 1910, mas acabou funcionando por apenas dois anos, até que as touradas foram proibidas no Uruguai.

Por isso, a Plaza de Toros acabou sediando apenas oito touradas durante sua curta história.

O antigo anfiteatro ficou fechado para visitação por alguns anos, mas foi totalmente restaurado e reaberto em 2021 como um centro cultural, que funciona de quarta a domingo, das 11h às 18h30.

Farol de Colonia del Sacramento 

Nenhum roteiro pela cidade pode ficar sem uma visita ao farol de Colonia del Sacramento, uma das atrações mais disputadas por turistas!

O farol existe desde o século XIX para orientar as embarcações que circulam pelo rio da Prata e está aberto a visitação pública.

Durante seu passeio, aproveite para subir até o alto do farol, de onde é possível contemplar toda a cidade e o rio.

Museus de Colonia del Sacramento 

Em uma cidade tão importante historicamente quanto Colônia do Sacramento, nada melhor do que conhecer seus museus para aprender ainda mais sobre as origens locais.

O Museu Municipal Dr. Bautista Rebuffo, de 1951, é o mais antigo e um dos mais completos, com rico acervo que remonta a história da região desde a pré-história.

No Museu Espanhol, por sua vez, você poderá conhecer uma típica casa do período colonial, onde viveu o comerciante espanhol Juan del Aguila.

O rol de museus esperando pela sua visita na cidade é ainda mais extenso, incluindo a Casa de Palácios, a Casa de Nacarello e os museus Português, Indígena e do Azulejo, entre outros.

Avenida General Flores 

Se você quiser encher seu álbum de viagem com belas fotos, a avenida General Flores é uma parada obrigatória em seu roteiro.

Uma das principais vias da cidade, a avenida é coberta por árvores que se enchem de flores nas estações mais quentes do ano.

É também por ali que estão instalados os melhores bares e restaurantes locais, bem como lojinhas de artesanato e souvenires.

Como surgiu a Colônia do Sacramento?

Como surgiu a Colônia do Sacramento?
Fonte: Pixabay

Como o próprio nome indica, a Colônia do Sacramento nasceu como uma colônia de portugueses na América, fundada em 1680, com uma ajuda importante do Brasil.

O Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, Dom Manuel, recebeu ajuda financeira de moradores da Cidade Maravilhosa para custear uma expedição com sete embarcações com militares, indígenas, presidiários e religiosos pelo rio da Prata.

Ficou decidido, então, que a expedição terminaria no ponto oposto da margem em relação a Buenos Aires, que foi fundada mais de um século antes, em 1536.

A colônia logo foi instalada e começaram esforços da Coroa Portuguesa para povoar a região e proteger os interesses de Portugal no rio da Prata, mas não demorou muito até os espanhóis reclamarem a cidade para si.

No fim das contas, Colônia do Sacramento se tornou a única colônia portuguesa no Uruguai.

O que fazer em 1 dia na Colonia del Sacramento?

Se você já está se perguntando “quantos dias preciso para conhecer Colônia de Sacramento”, saiba que é possível explorar a cidade em um simples bate-volta, desde que você se organize adequadamente.

A maioria dos turistas, inclusive, faz o passeio em Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires, muitas vezes com duração de apenas um dia.

Neste caso, comece seu passeio pelo Puerto del Campo e siga até o Bairro Histórico, onde você poderá conhecer as construções mais bonitas e a fotogênica Calle de los Suspiros.

Em seguida, visite o Farol para conhecer a cidade do alto e siga até a charmosa Avenida General Flores.

Você conseguiu se deslocar com eficiência na cidade e sobrou um tempinho? Aproveite para conhecer ao menos um dos bons museus locais.

Não se esqueça do seguro viagem para o Uruguai

Ao planejar sua viagem a Colonia del Sacramento, não deixe de incluir em seu orçamento um bom seguro viagem para garantir a sua tranquilidade durante sua estadia!

Mesmo com bastante organização e planejamento, certas situações podem fugir de controle e você pode voltar para casa com prejuízo, como problemas de saúde, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muitas outras.

O seguro viagem te protege nesses cenários, garantindo assistência gratuita ou reembolso por gastos previstos em apólice!

Você pode adquirir seguro viagem mais barato para o Uruguai ou qualquer outro destino no buscador Seguros Promo, que oferece preços exclusivos e uma eficiente ferramenta comparadora gratuita!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Colonia del Sacramento: hospedagem em promoção no ElQuarto!

Que tal começar a planejar sua viagem agora mesmo? Visite o ElQuarto para encontrar hotéis em Colonia del Sacramento, Uruguai, pelo menor preço do mercado!

A plataforma do ElQuarto reúne milhares de acomodações em todo o mundo a preços exclusivos, oferece opções com cancelamento gratuito e até permite o pagamento de diárias online e em reais, sem cobrança de IOF.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita e comece a planejar uma viagem inesquecível por um dos melhores destinos do Uruguai!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.