Córdoba, Argentina: conheça o melhor do turismo da região

17 jun 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Um dos principais pólos universitários da América Latina, Córdoba, Argentina é uma alternativa interessante para quem deseja fazer passeios fora dos roteiros mais comuns.

Capital Cultural da América e segunda maior metrópole do país, a cidade está em uma região privilegiada pela natureza, rodeada por montanhas e planícies às margens do Río Suquía, onde existem mais áreas verdes que na própria Buenos Aires.

Se você está em busca de tesouros históricos, prepare-se para se encantar com o centro de Córdoba, repleto de construções coloniais, praças monumentais e verdadeiras jóias arquitetônicas que receberam influência alemã e espanhola.

Neste artigo, você encontra um guia completo com todas as informações que você precisa para montar um roteiro de viagem, além de dicas para tornar a sua experiência ainda melhor! Vamos lá!

Melhores dicas de turismo em Córdoba, Argentina!

Não faltam motivos para incluir a cidade de Córdoba, Argentina, em seu roteiro de viagem pela América do Sul.

Casa da universidade mais antiga do país, a cidade é um destino multicultural, onde vivem mais de 320 mil estudantes, incluindo estrangeiros que compartilham suas experiências nos bares, restaurantes e boates espalhados por todos os cantos.

Nos arredores da Plaza San Martín, o viajante encontra galerias, ateliês, museus e igrejas de grande importância histórica, como a Catedral de Córdoba e a Igreja dos Capuchinhos. 

Também não faltam construções capazes de levar os visitantes a uma verdadeira viagem no tempo como o Palácio Ferreyra e o complexo da Manzana Jesuítica, um dos mais importantes das Américas.

Em outras palavras, existem tantas atrações distribuídas pela cidade que é extremamente recomendado que o viajante monte um roteiro para não correr o risco de deixar nada para trás. 

Confira nossas dicas para fazer o seu próprio planejamento!

Onde fica Córdoba?

Onde fica Córdoba?
Fonte: Pixabay

Córdoba (ou Córdova) é uma das maiores cidades argentinas, situada em uma região conhecida como Pampa Argentino, no noroeste do país.

Capital de província homônima, a metrópole fica no meio do caminho entre Rosário e Mendoza, pertinho dos Andes e das lagunas Salinas Grandes e Mar Chiquitas, a 700 km de Buenos Aires e a 650 km da fronteira com o Brasil.

Córdoba, Argentina: mapa

A maioria das atrações da Capital Cultural da América estão concentradas no centro histórico, o que pode facilitar (e muito!) a vida do viajante.

Você também não terá problemas para incluir o destino em seu roteiro de viagem, pois a cidade abriga um dos aeroportos mais movimentados da América do Sul.

Confira onde fica Córdoba e comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Como ir para Córdoba?

Você já está viajando pelo país e quer fazer um roteiro de Buenos Aires a Córdoba? É possível fazer o trajeto de ônibus, com embarque no Terminal Retiro, ou até de trem, com saída do Retiro Mitre!

A maneira mais prática de chegar a Córdoba, no entanto, é de avião. O Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella recebe voos oriundos do Brasil e diversos outros destinos, com e sem escalas.

Depois de desembarcar, você precisará encarar 10 km de táxi ou ônibus (Linha 25 ou Aerobus) até o centro histórico onde ficam os principais hotéis, pontos turísticos e restaurantes locais.

Se você preferir, também é possível fazer o trajeto até o centro de táxi: a viagem custa até $ 90,00 pesos (em março/2022) e te leva direto ao seu hotel, o que pode garantir mais comodidade para o viajante.

Para encontrar passagens mais baratas para o aeroporto de Córdoba, Argentina, recomendamos uma visita ao Vai de Promo: em poucos cliques você acessa as melhores ofertas para o destino que procura!

A sua pesquisa na plataforma é rápida, fácil e segura. Basta selecionar as datas de ida e volta e digitar as cidades de origem e destino. Pronto! Agora, é só escolher a melhor oferta para o seu bolso.

Se você não quiser perder nenhuma promoção, não deixe de incluir seu e-mail no alerta de preços, que envia notificações sempre que o trecho procurado entrar em oferta!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Córdoba?

Quando ir para Córdoba?
Fonte: Pixabay

Não existe momento ruim para fazer turismo em Córdoba, Argentina. O clima da cidade é ameno o ano inteiro, o que facilita a vida do viajante na hora de escolher quando conhecer a região.

Mesmo nos meses com maior precipitação pluvial, de novembro a março, não costuma chover por muitos dias seguidos. De maio a setembro, por sua vez, as chances de ter um passeio interrompido por chuvas são praticamente nulas.

Os termômetros costumam refletir bem as estações do ano: no verão, o calor pode ultrapassar os 30ºC, enquanto os invernos têm mínimas em torno de 5ºC.

Se o clima não vai te ajudar a bater o martelo sobre quando visitar a cidade, talvez o calendário de eventos de Córdoba possa te dar uma mãozinha. 

A Semana Santa é bastante animada na cidade e existe até uma cerimônia de quebra de ovo de Páscoa gigante, que depois é repartido aos visitantes. 

Você também pode gostar do Festival do Chocolate Alpino, no mês de julho, ou da inusitada Festa Medieval, que acontece durante o Carnaval.

Onde ficar em Córdoba, Argentina?

Não é difícil decidir onde ficar em Córdoba, Argentina. Embora a cidade seja a segunda maior do país, as principais atrações estão no centro da cidade, sem dúvidas a melhor região para hospedagem.

Os hotéis nos arredores da Plaza San Martín tendem a ser mais caros e mais confortáveis, mas você também encontra boas opções (com diárias bem mais econômicas) nas proximidades do canal La Cañada.

Sua intenção é curtir intensamente a animada noite de Córdoba? Você pode gostar de ficar no bairro Nueva Córdoba, onde ficam algumas universidades e as melhores baladas locais.

Os melhores hotéis em Córdoba, Argentina estão no El Quarto!

Os melhores hoteis em Córdoba, Argentina estão no ElQuarto!
Fonte: Hotel Holiday Inn

Você não precisa comprometer suas finanças para garantir sua acomodação na Capital Cultural da América. 

No El Quarto você encontra os melhores hotéis em Córdoba, Argentina, com diárias que cabem no seu bolso!

Nossa plataforma te mostra as melhores ofertas de hospedagem na cidade com preços exclusivos e oferece filtros especiais para turbinar a sua pesquisa. 

Para garantir ainda mais economia para a sua viagem, você pode até pagar as diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e comece a planejar sua viagem!

Pontos turísticos de Córdoba, Argentina

Um dos destinos mais importantes do neobarroco sul-americano, Córdoba é o endereço de construções coloniais, igrejas suntuosas, praças monumentais e excelentes museus.

A vida cosmopolita moderna também dá as caras em uma cena gastronômica efervescente e cheia de opções para todos os gostos, além de muitas outras atrações simplesmente imperdíveis!

Confira o que fazer em Córdoba, Argentina

Plaza San Martín 

Em ao menos um momento da sua viagem você deverá passar pela Plaza San Martín, a mais importante praça da cidade.

É nos arredores da San Martín, por exemplo, que ficam alguns dos pontos turísticos mais disputados, como a Catedral, o prédio do Cabildo e o monumento a José de San Martín, herói das lutas de independência nas Américas.

A praça também é o endereço dos principais eventos culturais do calendário da cidade, de muitas lojas de roupas e calçados (muitas delas a preço de custo), bem como excelentes restaurantes que servem o melhor da cozinha argentina.

Uma boa dica é começar sua visita pela Plaza San Martín e passar pelo Centro de Informações Turísticas, onde você pode pegar um mapa da cidade para planejar seus próximos passeios.

Manzana e Cripta Jesuitica 

Manzana e Cripta Jesuítica
Fonte: Nelson Pérez / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Patrimônio Cultural da Unesco há mais de duas décadas, o complexo Manzana e Cripta Jesuítica é um dos principais passeios em Córdoba.

O quarteirão é o endereço de construções do século XVI que abrigaram os primeiros moradores da região: jesuítas oriundos da Europa que vieram catequizar as Américas.

Ficam ali o Colégio Nacional de Monserrat, a Capilla Domestica e até a universidade mais antiga da América do Sul, fundada no comecinho do século XVII.

Nessa região, você também poderá visitar a belíssima Iglesia de la Compañía de Jesus, onde o então padre Jorge Mario Bergoglio estudou antes de ser nomeado o Papa Francisco da Igreja Católica.

Parque Sarmiento 

Que tal visitar um belo parque verdejante para recarregar as energias entre um passeio e outro? O Parque Sarmiento está entre as atrações mais encantadoras de toda a cidade!

O parque, inaugurado em 1889, abriga um lago com pedalinhos, vários bosques, áreas gramadas e até um pequeno zoológico com dezenas de espécies animais.

É também no Parque Sarmiento que estão situados alguns dos melhores museus de Córdoba, como o Emilio Caraffa, o de Ciências Naturais e o Ciudad de las Artes.

Você pode visitar o parque 24 horas por dia, sete dias por semana, e a entrada é gratuita!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Paseo de las Artes 

Ainda está na dúvida sobre o que visitar em Córdoba? Talvez uma caminhada pelo Paseo de las Artes seja tudo que você precisa para começar a curtir a cidade intensamente!

Estamos falando da feirinha local mais famosa, um passeio imperdível aos domingos no bairro de Güemes.

Depois de comprar peças de artesanato, roupas e lembrancinhas, você pode aproveitar para se refrescar com uma tradicional cerveja Quilmes ou saborear uma típica empanada argentina!

Igreja dos Capuchinhos 

Igreja dos Capuchinhos
Fonte: Randal Sheppard / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Considerada Maravilha Artificial de Córdoba, a Igreja dos Capuchinhos não pode ficar de fora de nenhum roteiro pela cidade.

A construção em estilo neogótico é datada do começo do século XX e oferece vista panorâmica do centro histórico.

Oficialmente chamada Iglesia del Sagrado Corazón, a igreja é uma das mais bonitas da Argentina e tem entrada gratuita. 

Se você preferir, é só pagar $ 150,00 pesos (em março/2022) para fazer a visita guiada e aprender tudo sobre o templo!

Palácio Ferreyra 

Casa do Museu Superior de Bellas Artes Evita, o belíssimo Palácio Ferreyra guarda um dos principais acervos de arte da Argentina, com peças de mais de 400 artistas.

O palácio em estilo francês ocupa um quarteirão inteiro em Nueva Córdoba com dezenas de ambientes, entre eles 35 quartos, 20 banheiros, jardins, salões e muitos outros espaços que surpreendem pela beleza e pelo tamanho.

Uma maneira bastante agradável de conhecer o palácio, inaugurado em 1916, é por meio de uma visita guiada, com ingressos a partir de $ 250,00 pesos (em março/2022).

Catedral de Córdoba 

A Catedral de Nuestra Señora de La Asunción de Córdoba, localizada em plena Plaza San Martín, é um dos principais pontos turísticos de Córdoba, Argentina, por diversos motivos.

Além de ser a igreja mais antiga da cidade e uma das mais antigas das Américas, a Catedral, inaugurada em 1584, também é considerada uma obra-prima da arquitetura colonial sul-americana.

O melhor de tudo é que você não precisa gastar nenhum centavo sequer para conhecer o templo: a entrada é gratuita!

Paseo El Buen Pastor 

Quer conhecer um pouco mais sobre a cena cultural e boêmia de Córdoba? Recomendamos uma visita ao Paseo El Buen Pastor.

Principal centro cultural da cidade, o espaço fica em Nueva Córdoba e é um ponto de encontro entre artistas, moradores e turistas interessados em arte e cultura.

O complexo se estende por 6.400 m², onde o visitante encontra restaurantes, bares, quiosques e muitos artistas de rua apresentando seus trabalhos: uma boa opção de passeio gratuito pela cidade!

O que fazer em Córdoba, Argentina em 3 dias?

O que fazer em Córdoba Argentina em 3 dias?
Fonte: Pixabay

Para conhecer as principais atrações locais sem correria, o melhor é reservar ao menos uma semana para explorar a cidade. 

Caso você tenha menos tempo disponível, não se preocupe: em 3 dias é possível conhecer as principais áreas turísticas de Córdoba.

Comece seu passeio pela Plaza San Martín, onde você encontrará várias atrações turísticas e bons restaurantes, o que significa que vai perder menos tempo se deslocando de um atrativo a outro.

Depois do almoço, estenda seu roteiro até o Parque Sarmiento para passar uma tarde agradável ao ar livre. Se sobrar um tempinho, visite o Palácio Ferreyra para conhecer seu rico acervo.

O segundo dia de viagem, por sua vez, pode ser dedicado ao complexo Manzana e Cripta Jesuitica, que reúne atrações suficientes para um dia inteiro. 

Em seu último dia na cidade, conheça um dos museus de Córdoba, como o Emilio Caraffa e o Museu de Ciências Naturais, visite a Igreja dos Capuchinhos e curta a noite no Paseo El Buen Pastor.

Como é morar em Córdoba, Argentina?

Boa parte da população local é formada por estrangeiros que optaram por morar em Córdoba por diversos motivos.

Além de abrigar importantes universidades e instituições de ensino, a cidade tem custo de vida até 30% inferior ao de Buenos Aires: uma pessoa gasta, em média, $ 56.000,00 pesos por mês (em março/2022) com suas despesas básicas.

A boa qualidade de vida também é um dos destaques, com fácil acesso a hospitais, faculdades e lazer. 

Além disso, a cidade é jovial e recebe muitos intercambistas todos os anos, o que garante uma cena noturna animada, com opções para todos os gostos. 

Faça já a sua reserva de hospedagem barata no El Quarto!

Já sabe o que te espera em Córdoba, Argentina? Então só falta escolher o hotel perfeito para a sua viagem!

Nessa tarefa, você pode contar com o El Quarto, que reúne milhares de acomodações a preços exclusivos nos principais destinos da América do Sul e do mundo!

Você pode fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar, desde a pesquisa de preços até o pagamento das diárias em reais, sem cobrança de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Capital Cultural da América pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.