Corfu: conheça as belezas naturais da ilha grega!

21 mar 2024 • 11 minutos de leitura por rafael.alef

Com sua arquitetura que vem dos séculos 18 e 19, Corfu é uma das cidades mais impressionantes.

Combinando praias deslumbrantes e uma rica herança cultural, a ilha proporciona uma oportunidade de conhecer a Grécia sem comprometer o orçamento.

Ao escolher Corfu como destino econômico, os viajantes têm a oportunidade de desfrutar de uma variedade de hospedagens.

O destino oferece desde pousadas simples a hotéis mais luxuosos, sem abrir mão do charme característico da ilha, que também oferece uma deliciosa culinária mediterrânea.

Nessa atração grega, é possível explorar o centro histórico, relaxar em belas praias, visitar parques e aproveitar ao máximo sua estadia sem comprometer o bolso.

Neste artigo, você vai descobrir tudo que precisa sobre uma das ilhas gregas mais econômicas do país.

Se aproveitar as praias da Grécia está entre os seus sonhos de viajante, você chegou ao lugar certo! Vamos lá.

Onde fica Corfu?

Corfu: conheça um dos destinos mais econômicos da Grécia!
Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Corfu é a segunda maior ilha do mar Jônico e a sétima maior da Grécia. Localizada entre o litoral norte do país e o sul da Itália, a região possui cerca de 217 km de praias imperdíveis.

A localização de Corfu é bem interessante: apesar de fazer parte do território grego, a ilha também faz fronteira com o litoral sul da Albânia.

Geograficamente, o destino fica a noroeste da Grécia continental, um pouco ao sul do ponto onde o Mar Jônico encontra o Mar Adriático.

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Corfu: mapa

    A posição de Corfu no mapa faz com que a ilha disponha de praias, colinas e paisagens inesquecíveis para os visitantes.

    Apesar desse destino ser apenas uma pequena parte do território grego, consultar um mapa pode ser interessante para se localizar durante sua viagem.

    Afinal, existe uma diferença entre a pequena cidade de Corfu e a grande ilha da qual ela é a capital!

    Como ir a Corfu, na Grécia?

    Seja a partir da Grécia, Itália, Albânia, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Polônia e Holanda e arredores, é bem tranquilo chegar a Corfu.

    Existem duas formas de chegar à ilha: fazer o trajeto de avião ou de balsa.

    Para quem escolhe viajar de avião, o desembarque acontece no aeroporto Ioannis Kapodistrias (CFU), que recebe aviões de vários países europeus.

    De Roma até lá, são 60 minutos de voo. De Atenas a Corfu, por exemplo, são 55 minutos de avião. 

    O aeroporto fica a 3,2 km da cidade principal de Corfu, o acesso é terrestre, por meio de ônibus ou carro.

    De balsa, o trajeto pode ser feito por meio de balsa nos portos de Patra ou Igoumenitsa. Durante a alta temporada, são realizadas várias travessias por dia.

    O trajeto de Patra a Corfu tem a duração de sete horas, podendo não ser tão vantajoso assim. De Igoumenitsa a Corfu, no entanto, são cerca de 90 minutos de viagem.

    Também é possível chegar na ilha grega a partir de algumas cidades da Itália e da Albânia, em trajetos que duram a partir de 1,5 horas.

    Para quem deseja chegar a Corfu a partir de outros destinos no Mar Jônico, as balsas de passageiros operam algumas vezes por semana entre a ilha e Lefkada, Ítaca, Cefalônia e Zaquintos.

    Para quem planeja fazer o trajeto, é importante antecipar-se em suas reservas, já que as balsas costumam ser bastante concorridas.

    Quando ir a Corfu?

    O clima em Corfu é mediterrâneo, o que significa que os invernos são geralmente amenos e chuvosos e os verões muito quentes e secos.

    A estação que atrai a maior quantidade de turistas a Corfu é o verão, com temperaturas variando entre 34°C e 21°C.

    Devido ao ambiente propício para praias, os hotéis costumam ficar lotados e os preços costumam aumentar nessa época do ano. 

    Uma boa opção para quem quer economizar e encontrar as atrações mais vazias é visitar a ilha na primavera.

    Com um clima agradável e temperaturas mais amenas do que no verão, os meses de março a junho atraem menos turistas à região e, portanto, são os melhores para visitar Corfu.

    Durante o outono, as temperaturas variam entre 29°C e 18°C, com chuvas eventuais. Ainda é possível aproveitar bastante a ilha nessa época, já que o turismo também é menor.

    No inverno, a temperatura despenca e há probabilidade de neve em Corfu. Considerando que esse é um destino praiano, viajar em outras estações do ano é mais recomendado.

    Onde se hospedar em Corfu?

    Corfu oferece opções para orçamentos e gostos variados. Além da capital, há vilas praianas bem conhecidas e próximas à região central, com transporte facilitado.

    Para quem procura uma experiência de luxo à beira-mar, há hotéis de primeira linha e resorts ao longo da costa de Corfu.

    Caso você prefira relaxar em um ambiente mais calmo, a antiga vila de Benitses, com ótima na costa leste da ilha e bastante próxima à capital, é uma opção.

    A cidade tem um ambiente praiano, de águas cristalinas e paisagem deslumbrante. O local conta com hotéis e pousadas confortáveis, restaurantes, transporte e lazer.

    Outra praia bastante atrativa é a de Paleokastritsa, que conta com uma boa infraestrutura para estadia de turistas, cavernas naturais e passeios incríveis para os visitantes.

    Para esse destino, alguns acessos precisam ser feitos de carro, já que o local é um tanto isolado. 

    Aqueles que desejam ficar próximos aos principais pontos turísticos da ilha de Corfu, como o centro histórico e o porto, têm à disposição uma variedade de acomodações.

    Hotéis boutique, pousadas acolhedoras e apartamentos modernos oferecem uma estadia confortável com a conveniência de estar no coração da ação.

    Locais como Corfu Town e Kanoni são ideais para quem busca fácil acesso aos destaques culturais e históricos.

    Outras áreas como Agios Gordios, Pelekas e Moraitika proporcionam uma atmosfera descontraída e são conhecidas por suas opções mais acessíveis de festas e acomodações.

    Descontos para hospedagem em Corfu, Grécia!

    Para garantir a estadia perfeita em Corfu, conte com o El Quarto! Nossa plataforma oferece uma seleção de acomodações, adaptadas a diferentes preferências e orçamentos. 

    Desde hotéis luxuosos até pousadas mais simples, nosso site conta com as melhores opções de hospedagem para a sua viagem!

    Garanta o máximo de sua experiência na ilha de Corfu escolhendo a acomodação ideal para suas necessidades e para o seu bolso.

    Não perca tempo! Acesse o site do El Quarto e confira ofertas imperdíveis para a sua viagem à Grécia.

    O que fazer em Corfu?

    O que fazer em Corfu?
    Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Corfu é uma ilha lotada de atrações para visitantes de todas as idades e gostos. Desde as melhores praias até pontos turísticos históricos importantes.

    Confira quais são os melhores pontos turísticos desse destino a seguir!

    Centro Histórico de Corfu

    Desde 2007, o Centro Histórico de Corfu é declarado Patrimônio Mundial da Unesco.

    Percorra as suas ruas e maravilhe-se com a arquitetura e explore os museus que contam a história fascinante da ilha. 

    O local é um testemunho vivo da rica história e da influência cultural que moldou esta ilha grega ao longo dos séculos.

    Edifícios coloridos, com fachadas ornamentadas e janelas venezianas criam um cenário encantador.

    Cada rua conta uma história, cada edifício carrega um pedaço do passado e, juntos, formam o coração pulsante de uma ilha que cativa a alma de quem a visita.

    Permita-se absorver a riqueza desse patrimônio enquanto desbrava as ruas históricas de Corfu.

    Ao explorar o Centro Histórico, há museus que pontilham o caminho contando a história fascinante da ilha, desde os tempos antigos até os eventos mais recentes.

    Cidade Velha

    A cidade velha é um testemunho vivo do período veneziano da ilha, com suas mansões aristocráticas preservadas meticulosamente.

    As fachadas coloridas e ornamentadas revelam uma mistura única de influências venezianas e gregas, proporcionando um cenário pitoresco para explorar.

    Uma tarde passeando pela Cidade Velha não é apenas uma jornada visual, mas também uma oportunidade de aprendizado.

    Guias locais oferecem passeios informativos, compartilhando segredos e histórias do passado de Corfu.

    É uma jornada que proporciona um encontro íntimo com o passado e um mergulho nas tradições e histórias que fazem desta cidade um tesouro cultural único na Grécia.

    Paleokastritsa

    Paleokastritsa é uma vila popular no lado noroeste de Corfu, cercada por montanhas e vegetação exuberante.

    O lugar abriga o Mosteiro Paleokastritsa do século 13, e foi construído no local de um castelo medieval que há muito desapareceu. 

    Nele, há uma pequena irmandade de oito monges que celebram missas e oferecem passeios pelos edifícios e jardins exuberantes.

    Os monges também cultivam azeitonas e prensam seu próprio óleo, que é vendido na loja.

    A leste do mosteiro está a Praia Paleokastritsa, numa costa deslumbrante, entre algumas das melhores praias de Corfu que possuem incríveis águas apropriadas para mergulho com snorkel.

    Paleokastritsa tem 15 lindas praias que só podem ser acessadas de barco.

    Vila Kanoni

    A vila Kanoni fica a poucos quilômetros da cidade de Corfu e pode ser facilmente alcançada por ônibus que partem de vários pontos ao redor da cidade, em intervalos regulares.

    O nome Kanoni deriva de um velho canhão que fica no topo de uma colina nesta exuberante área verde, vigiando-a de forma protetora. 

    A Praia Kanoni está a uma curta caminhada do Mosteiro Vlacherna. Suas águas azul-turquesa se estendem até onde os olhos podem ver, misturando-se com o horizonte.

    A praia costuma ser pouco movimentada, mesmo nos meses de verão – um retiro tranquilo para visitantes que buscam escapar das atrações litorâneas mais lotadas.

    Monastério Bizantino de Theotokos

    Theotokos, situado em meio à exuberante paisagem de Corfu, é uma joia arquitetônica e espiritual.

    Construído no século XVIII, este mosteiro ortodoxo grego é uma homenagem à Virgem Maria, conhecida como Theotokos, cuja devoção é evidente em cada detalhe do local.

    O mosteiro é reverenciado por sua arquitetura bizantina autêntica. O seu interior é adornado com afrescos que contam histórias religiosas e narram a rica tradição da fé ortodoxa grega.

    Cada imagem é uma obra-prima que transporta a uma expressão artística de uma época bastante ligada à espiritualidade.

    Acredita-se que o mosteiro foi construído no local de um antigo templo dedicado a Apolo, adicionando camadas de significado histórico e mitológico à sua existência.

    Visitar o Monastério Bizantino de Theotokos é uma jornada que permite aos visitantes mergulhar na rica herança da Grécia e sentir a conexão entre o divino e o terreno.

    Canal d’Amour

    O Canal d’Amour é um refúgio romântico encantador, que combina a beleza natural com lendas cativantes. 

    A história conta que o mar resistiu à rocha, e perto da entrada do riacho há um túnel, que foi chamado Canal do Amor.  Em dia de mar calmo, é possível nadar pelo túnel. 

    O costume local sustenta que casais que nadam juntos no canal estão destinados a unir seus destinos ao matrimônio.

    Tradicionalmente, os visitantes jogam uma moeda no mar enquanto expressam um desejo amoroso. 

    Essas lendas, transmitidas de geração em geração, acrescentam um toque mágico à visita, transformando o local em um ponto de encontro especial para casais apaixonados.

    Palácio Achillion

    Palácio Achillion
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Em 1888, Isabel da Baviera, imperatriz da Áustria, encomendou uma residência de verão neste cenário elevado, cerca de 10 km ao sul da cidade de Corfu.

    O palácio neoclássico de Achillion foi projetado pelo arquiteto italiano Raffaele Caritto com o herói Aquiles como tema central.

    O escultor alemão Ernst Herter produziu estátuas inspiradas na mitologia grega para o terreno (o mais famoso mostra Aquiles em seus estertores da morte). 

    Você não pode deixar de visitar os jardins dessa antiga residência imperial, enriquecidos com balaústres, fontes e estátuas de Herter em meio a palmeiras e lindos ciprestes.

    Praia Agios Georgios

    Diferentemente das praias mais movimentadas do norte, Agios Georgios recebe seus visitantes com um amplo trecho de areia.

    A proximidade com o Lago Korission adiciona uma camada extra de beleza natural, criando um cenário sereno e pitoresco que convida os turistas.

    Dentro das muralhas da Fortaleza Velha, os viajantes têm a oportunidade de descobrir a bela igreja de Agios Giorgos.

    Remontando ao século XIX, esta igreja, que se assemelha mais a um templo dórico do que a uma capela, é um testemunho da influência britânica durante o período em que dominaram a ilha.

    Uma visita nas primeiras horas da manhã oferece contrastes únicos de cor, com o sol nascente pintando o mar de azul enquanto ilumina o templo.

    Seja explorando a praia ou a igreja de Agios Giorgos, os visitantes encontrarão nesta vila uma escapada que combina a história e a beleza intocada do sul de Corfu.

    Porto Timoni

    Porto Timoni, um dos tesouros escondidos de Corfu, é uma praia de dupla face situada perto da pitoresca vila de Afionas.

    Este destino se destaca não apenas por sua beleza natural, mas também pela tranquilidade que oferece aos visitantes que buscam uma experiência mais isolada.

    Para chegar a Porto Timoni, os visitantes têm duas opções igualmente encantadoras.

    A primeira é uma caminhada a partir da vila de Afionas, proporcionando a oportunidade de explorar a paisagem local e apreciar as vistas panorâmicas ao longo do caminho.

    A segunda opção é um passeio de barco disponível em diversos resorts na área, oferecendo uma perspectiva única da costa de Corfu.

    A ausência de instalações turísticas contribui para a autenticidade da experiência, fazendo deste lugar um santuário de tranquilidade.

    Ao visitar Porto Timoni, é aconselhável trazer água, lanches e protetor solar, já que a simplicidade do local significa que não há facilidades disponíveis.

    Logas Beach

    Localizada ena ponta norte da ilha, a pequena praia de Logas se destaca por suas vistas panorâmicas do oceano.

    Apesar do tamanho reduzido, a atração tem uma atmosfera única, com uma área de areia estreita entre a linha d’água e as majestosas falésias.

    Seu destaque é o pôr do sol – a ponta norte da ilha oferece vistas ininterruptas do horizonte, tornando cada pôr do sol uma obra-prima de cores vibrantes que se misturam com o oceano sereno.

    Uma experiência imperdível é subir até o 7th Heaven, um ponto de observação estrategicamente posicionado logo acima da praia.

    O ideal é visitar durante a maré baixa, quando uma faixa mais extensa de areia é revelada.

    Uma plataforma de observação com piso de vidro oferece uma perspectiva única do pôr-do-sol, mais um toque extra de magia.

    Cape Drastis

    Cape Drastis é uma maravilha natural esculpida por falésias e pequenas cavernas marinhas.

    em Corfu.

    Este refúgio cênico oferece uma experiência única para os que buscam a beleza bruta e intocada da natureza.

    A melhor maneira de explorar Cape Drastis é de carro. Para apreciar a vista de cima, os visitantes podem caminhar até o mirante principal sobre as falésias.

    Esta caminhada, embora curta, oferece um espetáculo que faz cada passo valer a pena.

    O percurso não leva mais de 20 minutos e não apresenta dificuldades significativas.

    Como se locomover em Corfu?

    A Cidade Velha de Corfu é melhor explorada a pé, proporcionando fácil acesso a atrações, lojas e restaurantes.

    No entanto, alugar um carro em Corfu oferece a liberdade de explorar a ilha no seu ritmo, com agências disponíveis no aeroporto, porto e principais cidades. 

    Bicicletas são uma ótima opção ecológica para explorar a ilha. Algumas áreas, especialmente da parte norte, têm ciclovias dedicadas. 

    Scooters e quadriciclos são populares para distâncias curtas ou ruas estreitas, para alugar é exigida uma carteira de motorista válida. 

    Táxis aquáticos oferecem uma experiência cênica para ir a praias remotas ou ilhas próximas. 

    A rede de ônibus conecta cidades e praias, com horários nas estações, variando com a temporada. Você pode consultar horários e tarifas nas próprias estações de ônibus.

    Táxis regulamentados são amplamente disponíveis, com medidores e tarifas regulamentadas, mas é aconselhável confirmar preços, especialmente na alta temporada.

    Conheça Corfu com tranquilidade!

    A Grécia faz parte da União Europeia e, portanto, a contratação de um seguro viagem é obrigatória para quem vai visitar qualquer destino no país.

    Essa obrigatoriedade existe a fim de que os turistas garantam assistência em caso de extravio ou danos à bagagem, cancelamento de voo e interrupção de viagem, entre outros.

    Se você deseja viajar com proteção e tranquilidade, o Seguros Promo conta com os melhores preços e opções de seguradoras para a sua aventura internacional!

    A plataforma exclusiva do Seguros Promo permite que você compare os planos de quatro seguradoras diferentes e escolha os melhores serviços e o melhor preço para a sua viagem.

    Acesse o site e garanta os melhores descontos para a sua aventura em Corfu!

    Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

    Quantos dias passar em Corfu?

    Quantos dias passar em Corfu?
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Definir quantos dias passar em Corfu depende dos seus objetivos de viagem.

    Recomendamos uma estadia de pelo menos uma semana para que você possa explorar as principais atrações de Corfu e sua cultura local, sem pressa.

    Contudo, se incluir ilhas vizinhas, vai precisar de um pouco mais de tempo.

    A questão é que quanto mais tempo você tiver e puder permanecer, mais rica será a sua vivência nesta ilha encantadora.

    Encontre o seu hotel em Corfu pelos menores preços!

    Corfu espera você para ser explorada, e a sua estadia pode ser a peça fundamental para tornar essa descoberta ainda mais especial. 

    Com o El Quarto, você não apenas encontra os melhores preços, mas também descobre acomodações que se alinham perfeitamente às suas necessidades e desejos de viagem. 

    Sua jornada única em Corfu começa agora. Reserve com El Quarto e faça da sua estadia uma parte inesquecível da sua aventura na Grécia!

    Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
    Para mais informações consulte nossa política de privacidade.