Cozumel: conheça a paradisíaca ilha mexicana!

26 dez 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Você está procurando dicas de turismo em Cozumel? Então você deve estar planejando sua visita a um dos melhores destinos das Américas!

A ilha ficou famosa por suas praias paradisíacas, banhadas pelo Mar do Caribe, mas tem muito mais a oferecer, como trilhas, sítios arqueológicos, restaurantes e alguns dos melhores pontos de mergulho do continente.

Quer saber mais sobre esse destino fantástico do México? Vem conferir as dicas que reunimos para te ajudar a planejar a sua viagem!

Cozumel: o que fazer durante o seu passeio?

Cozumel: o que fazer durante o seu passeio?
Fonte: Pxhere / CC0

Não é de hoje que a Riviera Maya encanta viajantes de todos os cantos com suas belezas naturais inigualáveis.

Em qualquer destino da região, você encontrará praias de areia branca, mar azul, vegetação exuberante e águas mornas.

É em Cozumel, México, no entanto, que toda a beleza do Caribe Mexicano mostra sua força: até mergulhos em águas rasas são capazes de revelar a fantástica fauna marinha da região, com visibilidade superior a 30 metros.

À beira-mar, a situação não muda. O viajante pode escolher entre trilhas, parques e atrações históricas para passar o dia, além de ter a oportunidade de ver como vivem os moradores desse cantinho paradisíaco do mapa.

Depois de se encantar com a ilha, difícil mesmo vai ser voltar para a vida normal.

Onde fica Cozumel?

Cozumel é uma ilha do extremo leste do México, localizada na província de Quintana Roo. 

O nome parece familiar? É a mesma região em que estão os destinos mais badalados do país: Cancún, Playa del Carmen e Tulum.

A ilha, a maior do México, é praticamente do mesmo tamanho que a cidade de Porto Alegre (RS) e fica a cerca de 20 km da costa, em uma região conhecida como Riviera Maya.

A vizinha mais famosa, Cancún, fica a 113 km de distância, enquanto Tulum (90 km) e Playa del Carmen (20 km) estão ainda mais perto, já a capital do país, está distante: a Cidade do México fica a mais de 1.600 km da ilha.

Cozumel: mapa

Dona de uma infraestrutura moderna, uma rede hoteleira extensa, seu próprio aeroporto e muitas praias incríveis, a ilha da Riviera Maya atrai todo tipo de viajante: famílias, casais, amigos, e muito mais.

Confira onde fica Cozumel no mapa do México!

Como ir para Cozumel, México?

Quem sai do Brasil com destino à ilha não encontra opções de voo direto: você precisa pegar um voo até o México e, já dentro do país, embarcar em outro voo com destino à ilha.

O Aeroporto de Cozumel fica coladinho ao centro da ilha e recebe voos oriundos de Cancún e da Cidade do México.

Além disso, alguns navios de cruzeiro incluem o destino em seus roteiros pelo Caribe Mexicano e você também pode pegar uma balsa em Playa del Carmen para fazer o trajeto até a ilha em cerca de 35 minutos.

Só não se esqueça de que as passagens aéreas podem representar a maior fatia do custo de uma viagem internacional. 

Por isso, não compre suas passagens antes de fazer uma pesquisa no Vai de Promo!

O sistema exclusivo do Vai de Promo te ajuda a encontrar passagens com até 37% de desconto para qualquer destino! 

Você ainda pode ficar por dentro das promoções por meio do alerta de preços! Assim vai ficar fácil viajar muito e gastar pouco.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir a Cozumel?

Qual a melhor época para ir a Cozumel?
Fonte: Zach Dischner / Pxhere / CC BY 2.0

O viajante precisa ficar atento na hora de planejar sua viagem a Cozumel, pois o clima pode oferecer desafios para quem não se planeja adequadamente.

Os meses de novembro a fevereiro são os mais indicados para viagem, quando o clima está perfeito para curtir as praias da ilha. 

Em contrapartida, esse período também corresponde à alta temporada, então você provavelmente vai gastar um pouco mais se decidir viajar nessa época do ano.

Quem procura o máximo de economia possível pode preferir viajar entre março e junho, mas saiba que, nesse período, as temperaturas começam a subir com mais intensidade e se tornam comuns as pancadas de chuva nos fins de tarde.

Mas saber quando ir à ilha não é tudo. Você também precisa saber quando não visitar a região: de julho a meados de novembro ocorre o período chuvoso, quando ocorre a temporada de furacões no Caribe.

Nem sempre as tempestades se transformam em furacões, mas, caso isso ocorra, tenha em mente que a ilha mexicana é sempre um dos primeiros pontos afetados. Por isso, é melhor repensar a data da sua visita.

Cozumel: onde se hospedar?

A ilha tem uma rede hoteleira bastante robusta, com acomodações em praticamente todos os estilos e faixas de preço, o que significa que você não terá dificuldades para encontrar onde ficar.

O centrinho, San Miguel, é uma região recomendada para quem quer economizar na hospedagem. Embora seja uma região sem praia e atrativos turísticos, tem a melhor noite da ilha e excelente infraestrutura.

Se você procura uma região mais estratégica para ter como se locomover em Cozumel com mais praticidade e eficiência, pode ser interessante ficar entre o centrinho e a parte sul da ilha.

É nessa área que ficam os maiores resorts e hotéis da região, com fácil acesso a praias, beach clubs, terminal de cruzeiros e à estrutura do centro.

Quem privilegia a tranquilidade pode gostar mais de ficar no norte da ilha, que está mais distante do burburinho do centro e das praias mais badaladas, ou na região leste, onde ficam as praias mais selvagens.

Nesse caso, porém, vale a pena investir no aluguel de um carro, pois você estará a quase 20 km da estrutura do centro.

Cozumel: hospedagem pelo melhor preço é aqui no El Quarto!

Cozumel: hospedagem pelo melhor preço é aqui no El Quarto!
Fonte: Suites Colonial

Conhecer o Caribe é o sonho de muita gente por aí, mas nem todo mundo sabe que você não precisa gastar além do seu orçamento para concretizar essa viagem.

O El Quarto traz milhares de acomodações nos principais destinos do mundo a preços exclusivos para que você não precise escolher entre viajar e economizar.

Além de ter acesso a ofertas imperdíveis e acomodações em todos os formatos e estilos, você encontra condições facilitadas de pagamento, como a possibilidade de pagar as diárias em reais, sem incidência de IOF.

E não se esqueça de se cadastrar na newsletter para receber descontos de até 50% em seu endereço de e-mail!

O que fazer em Cozumel, México

Prepare o filtro solar e a roupa de banho para conhecer um dos destinos mais imperdíveis do Caribe Mexicano!

Vem descobrir o que visitar em Cozumel! 

Parque Nacional Arrecifes de Cozumel

Nenhum roteiro pela ilha está completo sem uma visita ao Parque Nacional Arrecifes, onde você poderá praticar mergulho em águas cristalinas a qualquer hora do dia.

Ponto turístico preferido de mergulhadores e pessoas que gostam de ter contato com a natureza, o parque tem corais coloridos, centenas de espécies de peixes e areia branca.

E você nem precisa ser um mergulhador experiente, pois o parque tem pontos perfeitos para mergulhadores iniciantes ou de nível intermediário.

O preço varia de acordo com o tipo e a duração do mergulho, e você deve adquirir os ingressos antecipadamente, em uma agência turística. 

Em geral, o custo de um roteiro de mergulho com cilindro com duas imersões custa cerca de US$ 95 (em setembro/2022). 

Punta Sur Eco Beach Park 

Punta Sur Eco Beach Park
Fonte: Pxhere / CC0

O lugar perfeito para se encantar com a exuberância natural da ilha é o Punta Sur Eco Beach Park, a maior reserva natural da região, com mais de 1.000 hectares de vegetação nativa protegida.

Por lá, você poderá percorrer diversas trilhas, conhecer a fauna e a flora do Caribe Mexicano, fazer passeios de barco e até tomar banho em lagunas incríveis.

Aproveite para conhecer o Farol Celarain, de onde você pode ter uma vista em 360 graus da ilha, e o sítio arqueológico El Caracol, que guarda as ruínas de uma tumba maia.

Vale lembrar que o Punta Sur Eco Beach Park é imenso e tem muitas atrações, então chegue bem cedo para aproveitar ao máximo a sua visita. O horário de funcionamento vai das 9h às 16h30.

Chankanaab Beach Adventure Park 

Outro passeio muito popular na ilha é o Chankanaab Beach Adventure Park, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer esculturas submarinas e até ter contato com os animais da região.

A grande estrela do parque é sua imensa lagoa Chankanaab (ou “pequeno oceano”, em português), que foi um refúgio de piratas no período colonial e teria sido lar de civilizações pré-hispânicas.

O parque também guarda pontos de mergulho com cilindro e snorkel, recifes, tirolesa, praia privativa e muitas outras atrações.

Sítio arqueológico de São Gervásio

O Parque San Gervasio, ou sítio arqueológico de São Gervásio, é a principal atração histórica da ilha, cujo acervo é formado por vestígios de civilizações que viveram na região muito antes da chegada dos espanhóis.

O passeio é guiado e conta tudo sobre a história da ilha, embora o sítio arqueológico não seja tão monumental quanto o da vizinha Tulum. 

Mesmo assim, pode ser uma alternativa diferente de passeio durante sua visita à ilha!

Mergulho

Mergulho
Fonte: Pxhere / CC0

As condições de visibilidade no mar da região, que podem superar os 30 metros nos dias claros, tornam Cozumel o destino perfeito para a prática de mergulho com cilindro ou snorkel.

As águas da região são cheias de vida e cor, especialmente por conta da barreira de corais neste ponto do mapa. Não é à toa que a ilha é considerada um dos melhores pontos de mergulho do planeta!

Muitos hotéis alugam equipamentos para a prática do esporte aquático, mas você também pode contratar agências especializadas, mesmo se for iniciante no assunto.

Cozumel: praias

Em Cozumel, praia bonita é o que não falta para passar seu dia em frente ao mar, sem se preocupar com nada.

A Playa El Cielo é considerada a mais bonita da ilha, com águas extremamente cristalinas repletas de estrelas-do-mar, conchas, peixes coloridos e outras belezas.

Mais próxima ao centrinho, a Playa Chen Rio é naturalmente protegida por uma barreira submarina de pedras, o que garante a formação de várias piscinas naturais na região, sobretudo na maré baixa.

Na Playa San Francisco você pode ter uma experiência completamente diferente e apaixonante: navegar em caiaques com fundo de vidro para contemplar toda a beleza subaquática das águas da região.

Gosta de praias selvagens? Não deixe de visitar a Playa Palancar, endereço de dois dos principais recifes da costa do México, o Colômbia e o Palancar.

Quanto custa o passeio a Cozumel?

Quem está saindo de Playa del Carmen deve gastar o equivalente a entre R$ 25,00 e R$ 30,00 para fazer a travessia de balsa até a ilha (preços em setembro/2022, que podem variar conforme a empresa escolhida).

As entradas nos parques da ilha podem variar bastante, com opções a partir de R$ 75,00 (embora outras possam sair a mais de R$ 500,00), enquanto muitas das praias são públicas e gratuitas.

Em relação à hospedagem, na baixa temporada é possível encontrar acomodações a partir de R$ 200,00 por noite, bem como hotéis mais luxuosos com diárias acima de R$ 2.600,00.

Em outras palavras, você pode curtir uma viagem mais econômica ou mais cara, a depender das suas preferências.

O que fazer em Cozumel em 3 dias?

O que fazer em Cozumel em 3 dias?
Fonte: Tampags / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Com tanta coisa para fazer, não adianta correr com a sua viagem. O ideal é passar ao menos três dias na ilha para curtir suas atrações mais imperdíveis.

No primeiro dia, visite as belezas do Parque Nacional Arrecifes. No dia seguinte, é a vez de conhecer o Punta Sur Eco Beach Park

Antes de ir embora, você pode optar entre visitar o Chankanaab Beach Adventure Park ou curtir uma das praias da ilha.

Seguro viagem para o México em promoção!

Quem vai viajar para um destino internacional não pode bobear em relação à segurança: contar com um bom seguro viagem é indispensável para voltar para casa sem prejuízo, mesmo em caso de emergência.

Só o seguro viagem garante cobertura médica, hospitalar e odontológica, seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem, assistência por cancelamento de voo e outros serviços que podem proteger o seu bolso.

Faça uma cotação gratuita no buscador Seguros Promo para encontrar os melhores planos e coberturas das principais seguradoras do mercado pelo melhor custo-benefício.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis de Cozumel, México, estão aqui!

Que tal começar a planejar sua visita a Cozumel, México, sem abrir mão da economia? 

Visite o El Quarto para encontrar acomodações em todas as faixas de preço em um dos melhores destinos da América!

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Só não deixe de incluir seu e-mail na newsletter do El Quarto. Assim, você pode receber descontos de até 50% em hospedagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.