Criciúma, SC: informações, pontos turísticos e dicas de viagem

09 dez 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Criciúma, SC, é uma cidade que recebeu forte influência estrangeira ao longo da história por ter recebido grandes grupos de imigrantes de todos os cantos do mundo.

Italianos, portugueses, africanos, alemães, poloneses e até árabes encontraram entre as colinas do sul catarinense o lugar perfeito para viver com suas famílias.

Capital brasileira do carvão, a cidade é um importante destino de turismo de negócios, mas não oferece apenas atrações para quem viaja a trabalho.

O visitante pode desfrutar de amplas áreas verdes, conhecer mais sobre a extração de carvão e a história do Brasil, além de estar bem perto de praias incríveis. Veja só!

Criciúma, SC: o que fazer na cidade?

Sinônimo de qualidade de vida, Criciúma é a maior cidade do sul de Santa Catarina, com pouco menos de 220 mil habitantes e uma economia forte, que se orgulha de ser o principal polo econômico do Sul do Brasil.

A cidade enriqueceu graças à exploração de carvão, pois foi construída sobre uma das maiores reservas minerais brasileiras, e hoje convida o visitante a aprender mais sobre essa cultura na mina Octávio Fontana, aberta à visitação.

Quem gosta de espaços ao ar livre vai se encantar com o Parque das Nações Cincinato Naspolini e o agradável Parque Centenário, onde você pode praticar esportes, desfrutar da natureza ou simplesmente relaxar com a família.

O destino também é uma excelente opção de base para quem deseja conhecer outras cidades do sul catarinense, como as praias de Balneário Rincão e Arroio do Silva, o charme serrano de Timbé do Sul ou o Morro da Fumaça.

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre a cidade de Criciúma, SC: onde ficar, o que visitar, as melhores praias nos arredores e muito mais! Vamos lá!

Onde fica a cidade de Criciúma?

Onde fica a cidade de Criciúma?
Fonte: Pixabay

Criciúma, SC, fica no sul catarinense, quase na divisa com o Rio Grande do Sul, perto de Forquilhinha (16 km), Tubarão (65 km) e São Joaquim (115 km).

A cidade fica praticamente equidistante das capitais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Florianópolis (210 km de distância) e Porto Alegre (280 km), respectivamente.

Se você está viajando a partir de outras regiões do Brasil, não precisa se preocupar: a cidade abriga um importante aeroporto regional, que recebe voos diários a partir de vários destinos brasileiros!

Você pode encontrar voo para Criciúma, SC a preços promocionais no buscador do Vai de Promo, que te ajuda a encontrar a opção mais barata para a sua viagem.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como Criciúma é conhecida?

Criciúma, SC, não é conhecida somente como a Capital Brasileira do Carvão.

A cidade, casa do Criciúma Esporte Clube, que joga a Série C do Campeonato Brasileiro, também é considerada a Capital Brasileira do Revestimento Cerâmico e referência nacional na produção de descartáveis plásticos.

O que significa a palavra Criciúma?

Esse encantador destino catarinense teve seu nome inspirado na natureza, mais especificamente em uma planta que cresce em abundância na região sul de Santa Catarina.

Os indígenas que viviam na região desde muito antes da chegada dos europeus chamavam a planta de “cresciuma”, nome que acabou se transformando em Criciúma com o passar dos anos.

Se você quiser conhecer essa plantinha pessoalmente, é só visitar a Praça Nereu de Ramos, no centro da cidade!

Como é a vida em Criciúma, SC?

Como é a vida em Criciúma SC?
Fonte: Freeimages

A economia forte e a qualidade de vida são os principais motores de Criciúma, SC, um lugar com estrutura de cidade grande e charme de cidade do interior.

Os moradores podem usufruir de educação de qualidade, muitas opções de lazer, rede hospitalar eficiente e boas oportunidades de emprego, o que acaba atraindo muitas pessoas de outros cantos do Brasil.

O transporte público funciona bem, as praias de Balneário Rincão ficam a apenas 30 minutos de distância e a cidade abriga bons restaurantes, shoppings e bares.

Em contrapartida, a cidade também tem um custo de vida considerado alto, embora seja notadamente mais barata de viver do que a capital, Florianópolis.

Quais os melhores bairros de Criciúma?

Se você quer viver em uma das cidades com maior índice de qualidade de vida do Sul do Brasil, já deve estar se perguntando qual bairro escolher para morar.

O centro é o coração da cidade, onde você está sempre a uma caminhada de distância de bancos, comércio, opções gastronômicas e transporte público, o que pode ser bastante prático para quem quer dispensar o carro.

A região do bairro Comerciário, por sua vez, é o endereço da elite local, com fácil acesso à estrutura do centro, ruas seguras e grande oferta de serviços.

Há quem prefira, ainda, ficar em bairros praticamente autônomos, que praticamente eliminam a necessidade de enfrentar trânsito até o centro da cidade, caso de São Luiz e Santa Luzia.

Você está viajando a turismo? Então é melhor ficar no centro ou nas redondezas para economizar tempo e dinheiro em deslocamento.

Criciúma: onde ficar?

O melhor lugar para ficar em Criciúma, SC é nos arredores da avenida Centenário, principal via da cidade, bem no centro. 

Assim, você poderá circular de transporte público ou simplesmente caminhar até as atrações mais famosas.

O viajante também encontra boas opções de hospedagem na região do Shopping Center Criciúma e do Nações Shopping.

Caso você queira ter mais contato com a natureza e não se importe em pegar o carro para fazer seus passeios turísticos, é possível encontrar bons hotéis nas vizinhas Nossa Senhora do Caravaggio e Nova Veneza.

Criciúma, SC: hotéis em promoção

Criciúma, SC: hotéis em promoção
Fonte: Hotel Passione

Procurando os melhores hotéis em Criciúma, SC com preços promocionais que cabem no seu bolso? Visite agora mesmo o El Quarto!

A plataforma exclusiva do El Quarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo, com preços exclusivos e até opções com cancelamento grátis.

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias online, em um só lugar, com toda a comodidade que você merece para a sua viagem!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Capital Brasileira do Carvão pode sair mais barato do que você pensa!

Criciúma, SC: pontos turísticos

Está montando um roteiro pela cidade? Você poderá escolher entre várias atrações para encher seus dias de passeio.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, selecionamos as melhores dicas do que fazer em Criciúma, SC, confira!

Mina Octávio Fontana

Nenhuma atração é tão interessante e inesquecível quanto a mina de visitação Octávio Fontana, a única mina de carvão aberta ao público do Brasil.

Os visitantes embarcam em uma pequena locomotiva que leva até o interior da mina, passando por corredores e salões impressionantes, por onde você poderá ver a olhos nus as diferentes camadas de carvão na rocha.

No auge de sua operação, a Octávio Fontana chegou a 3,6 km de extensão. Os turistas, porém, só podem acessar uma área de 300 metros, a 22 metros de profundidade.

Alguns itens que eram utilizados para a extração de carvão e alguns materiais obtidos na mina também estão em exposição permanente para os visitantes.

A estrutura da mina inclui, ainda, lanchonete e miniaturas em escala de equipamentos utilizados na mineração. 

Os ingressos custam R$ 16 para adultos, enquanto crianças de 5 a 12 anos pagam meia entrada (preços em outubro/2021). Idosos e menores de 5 anos têm entrada gratuita.

Museu Augusto Casagrande

O Museu Municipal Augusto Casagrande oferece ao viajante uma oportunidade ímpar de mergulhar na história de Criciúma.

Instalado em um casarão do comecinho do século XX com mobiliário e decoração originais, o museu fica no mesmo lugar em que foi construída a primeira casa da cidade.

Além de conhecer uma tradicional casa criciumense do século passado, os visitantes podem ver de perto documentos, objetos e fotografias que contam a história da cidade em detalhes, com entrada franca!

Praça Nereu Ramos

Praça Nereu Ramos
Fonte: Latinov / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O coração de Criciúma, SC, gira em torno da Praça Nereu Ramos, construída em 1917 bem no centro da cidade.

É ali que estão as mais importantes construções históricas locais, como a Catedral São José, o Monumento ao Mineiro e a Casa de Cultura.

Aos sábados, a praça recebe o Brique do Calçadão, uma feirinha de artesanato onde você pode adquirir itens de decoração, vestuário e souvenires a precinhos camaradas!

Praça do Congresso

Você gosta de relaxar ao ar livre entre um passeio e outro? Então você vai gostar da Praça do Congresso, também situada no centro de Criciúma.

A praça é bastante arborizada e conta com vários bancos entre as árvores e canteiros floridos.

Os visitantes também podem usufruir de parquinho infantil, aparelhos para ginástica, quiosque com lanchonete e até um lago.

Além disso, a Praça do Congresso é bastante segura para adultos e crianças, especialmente por estar localizada em uma das áreas mais nobres da cidade.

Em outras palavras, o lugar perfeito para curtir o fim de tarde em Criciúma!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Parque das Nações Cincinato Naspolini

Um dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro é o Parque das Nações Cincinato Naspolini, inaugurado em 2011 para oferecer atrações para toda a família.

O parque é a principal área de lazer da cidade, com quadras poliesportivas, pistas de caminhada, parquinhos infantis e ciclovia, além de espaços para a realização de eventos, lanchonete, restaurante, banheiros e estacionamento.

O espaço que mais chama a atenção dos visitantes é a réplica em tamanho real da primeira estação ferroviária da cidade, onde os turistas podem embarcar em uma locomotiva para fazer passeios pelo parque!

O Parque das Nações é pet friendly e tem entrada gratuita, com portões abertos de 7h às 23h. O passeio de locomotiva também é gratuito e acontece de terça a domingo, das 15h às 21h.

Morro Cechinel

O principal mirante criciumense fica no Morro Cechinel, também conhecido como Morro da TV, a mais de 260 metros de altitude, no alto da avenida Aristides Bolan.

Ponto mais alto de toda a cidade, o mirante oferece vista panorâmica do centro de Criciúma e das curvas da Serra do Mar, que rodeiam o município.

Catedral São José

Catedral São José
Fonte: Latinov / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Igreja mais importante da cidade, a Catedral São José foi inaugurada em 1917 com a ousada tarefa de substituir a antiga igreja local, datada de 1889.

Desde então, o templo já passou por reformas e revitalizações, sem nunca perder o protagonismo na cena religiosa de Criciúma.

O ponto que mais chama a atenção na construção é a fachada frontal da catedral, onde estão instaladas seis estátuas sacras da década de 1940, assinadas pelo artista Natalício Marques.

Parque Centenário

Uma das principais áreas de lazer de Criciúma, SC, o Parque Centenário foi inaugurado em 1981 para celebrar os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes da Europa à cidade.

A extensa área verde abriga em seu centro o Monumento às Etnias, dedicado a homenagear os povos europeus e africanos que se instalaram na cidade desde o século XIX, com destaque para os italianos.

O parque também dispõe de pistas de caminhada, ciclovia, parquinhos, quadras poliesportivas e até aparelhos de ginástica ao ar livre.

Aproveite a sua visita para conhecer o Centro Cultural Santos Guglielmi, o edifício da Prefeitura Municipal, a Biblioteca Pública Municipal e dois teatros!

Estádio Heriberto Hülse

Conhecido carinhosamente como “Majestoso”, o estádio Heriberto Hülse é a casa do Criciúma Esporte Clube e foi inaugurado em 1955.

Hoje, a arena é a única de todo o estado de Santa Catarina com arquibancadas totalmente cobertas, com capacidade para mais de 19 mil torcedores.

Você pode agendar uma visita guiada para conhecer as dependências do estádio, incluindo vestiário, área de imprensa e gramado, bem como adquirir produtos com o escudo do Criciúma na lojinha do Heriberto Hülse.

Criciúma, SC: praias

Criciúma, SC: praias
Fonte: Pxhere / CC0

A uma altura dessas, você deve estar se perguntando se Criciúma, SC tem praia. 

De fato, o estado de Santa Catarina tem mais de 400 km de costa, por onde se distribuem centenas de praias, mas nenhuma delas está localizada na Capital do Carvão.

Em compensação, Criciúma fica a apenas meia hora de viagem de Balneário Rincão, a 25 km do centro, onde você poderá usufruir de excelente estrutura de lazer.

A região dispõe de vários quiosques e bares à beira-mar, registrando movimento intenso durante o verão catarinense, especialmente aos fins de semana.

Ao longo dos 13 km de orla da cidade o mar é bastante calmo, indicado para quem está viajando com crianças e idosos. 

Se você for passar um período maior de tempo em Criciúma, que tal estender seu roteiro até o litoral?

Promoção de hotéis em Criciúma no ElQuarto!

Você pode começar a planejar a sua viagem para Criciúma, SC, agora mesmo: é só visitar o buscador El Quarto e garantir seu hotel pelo menor preço do mercado.

O viajante consegue comparar valores, reservar quartos e até pagar as diárias online, com comodidade e segurança, em um só lugar!

Desse jeito vai ficar fácil planejar sua viagem por um dos destinos mais encantadores do Sul do Brasil.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.