Curaçao: monte seu roteiro com facilidade e economia com essas dicas!

17 dez 2021 • 10 minutos de leitura por Paulo

“Encaixado” entre Aruba e Bonaire, Curaçao é um destino que guarda algumas das praias mais bonitas do Caribe e, mesmo assim, ainda é desconhecido para muitos brasileiros.

A ilha é o lugar perfeito para conhecer as típicas praias caribenhas, com água turquesa cristalina e areia cor de pérola.

Além disso, fica em uma região privilegiada do mapa, fora da temida rota dos furacões do norte caribenho, despontando como um destino viável em qualquer época do ano.

Vem conhecer tudo que precisa saber sobre uma das mais apaixonantes ilhas do Caribe!

Curaçao: conheça belas paisagens naturais!

Existem mil motivos para incluir Curaçao, Caribe, em seu próximo roteiro de viagem, mas, acredite, você não vai precisar pesquisar muito para ter vontade de fazer as malas e sair correndo para essa ilha paradisíaca!

O destino faz parte das chamadas Ilhas ABC do Caribe, ao lado de Aruba e Bonaire, uma região conhecida pelas inúmeras belezas naturais e pela infraestrutura de excelência, capaz de atender viajantes do mundo inteiro.

Cada uma dessas ilhas tem suas próprias características, que podem ser mais atraentes para alguns perfis de turistas ou menos interessantes, a depender dos objetivos da viagem.

Aruba, por exemplo, recebe muitos turistas norte-americanos, e por isso oferece resorts, grandes shoppings e praias badaladas, bem no estilo estadunidense.

Bonaire, por sua vez, atrai quem gosta de aventura por ser um dos melhores pontos do mundo para mergulho.

Se você procura por charme, Curaçao pode ser o destino perfeito para suas férias!

Por ali, você terá a oportunidade de se banhar em praias cinematográficas, como Kenepa Grandi, Porto Mari, Jeremy e Cas Abao.

Quem gosta de atrações históricas não vai se decepcionar com a preservada Willemstad, capital da ilha.

Prefere explorar a natureza? Você vai se apaixonar pelo Aquafari, um safári diferente de tudo que você já viu, em meio às águas cristalinas da região!

Como você deve ter notado, o rol de atrações turísticas é grande, o que significa que montar um roteiro organizado pode tornar a sua viagem mais agradável e proveitosa.

Nesse sentido, reunimos tudo o que você precisa para montar seu roteiro: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que ver e outras dicas preciosas. Veja só!

Onde fica Curacao?

Onde fica Curacao?
Fonte: Pixabay

O primeiro passo do seu planejamento de viagem é descobrir onde fica o destino que você quer visitar. 

Dessa forma, você conseguirá definir como se deslocar até lá e, quem sabe, encontrar destinos vizinhos para incluir em seu roteiro.

Curaçao faz parte das chamadas Antilhas Holandesas, um grupo de ilhas localizado no Caribe, a apenas 65 km da costa da Venezuela, na América do Sul.

O país insular foi descoberto por espanhóis, no século XV, mas acabou colonizado pela Holanda anos depois. 

Foi só em 2010 que os nativos aprovaram, via plebiscito, a moção para se tornar um território autônomo holandês.

Isso significa que a ilha é um país autônomo que faz parte do Reino dos Países Baixos, como as Ilhas Faroé em relação ao Reino da Dinamarca.

Curaçao: mapa

A localização privilegiada torna esse pequeno país insular com 155 mil habitantes um destino perfeito em qualquer época do ano.

Como fica ao sul do Mar do Caribe, a ilha está protegida das violentas tempestades tropicais que atingem países mais ao norte, como Cancún e Jamaica.

Confira onde fica Curaçao no mapa mundi!

Como ir do Brasil para Curaçao?

Mesmo com um território pequeno, pouco maior que o da cidade de Belo Horizonte (MG), a ilha dispõe de seu próprio aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Curaçao fica a apenas 20 minutos do centro de Willemstad, capital da ilha, e recebe voos regulares a partir do Brasil, geralmente com escala na Colômbia ou no Panamá.

Há também os turistas que desembarcam na região em um dos muitos cruzeiros que navegam pelo sul do Caribe, uma vez que as Ilhas ABC estão entre os principais destinos da região.

Você pode garantir sua passagem para Curaçao por um preço que cabe no seu bolso. É só acessar o site de buscas do Vai de Promo e encontrar a melhor oferta para o destino que você procura.

Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o Caribe ou qualquer outro destino!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Precisa de visto para entrar em Curaçao?

O turista brasileiro não precisa de visto para conhecer a ilha, desde que a viagem tenha duração máxima de 90 dias.

Em contrapartida, você deverá apresentar passaporte dentro do período de validade e comprovantes de passagens de volta, hospedagem e recursos financeiros para bancar seus gastos durante a viagem.

Além disso, as autoridades locais exigem que os viajantes disponham de seguro viagem para cobrir eventuais despesas com atendimento médico e hospitalar, tratamentos de emergência e repatriamento (até mesmo em caso de morte).

Você pode contratar o melhor seguro viagem por ofertas imperdíveis no Seguros Promo, referência nacional em proteção ao viajante.

Além dos planos exigidos pelas autoridades, o Seguros Promo oferece coberturas adicionais e pacotes específicos para determinados perfis de viajantes.

Assim você pode curtir a sua passagem pelo Caribe sem se preocupar em voltar com prejuízo para casa!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Quando visitar Curacao?

Quando visitar Curacao?
Fonte: Unsplash

Se você já está se perguntando quando visitar Curaçao, vai gostar de saber que a ilha é um destino de férias viável em qualquer época do ano.

Isso se deve à localização privilegiada do país insular: a ilha fica pertinho da Linha do Equador, no sul do Caribe, o que significa que ocorrem poucas variações no clima mesmo com a mudança de estações.

Os termômetros costumam ficar acima de 28ºC e não é raro que o calor supere os 32ºC. Mesmo assim, as condições térmicas não são desconfortáveis, pois o vento fresco do Atlântico ameniza a sensação de calor.

As chuvas são mais frequentes entre outubro e janeiro, mas mesmo assim não devem atrapalhar seus dias de praia, pois o sol sempre volta a brilhar.

A alta temporada acontece entre dezembro e março, e novamente em julho e agosto, períodos de férias no Hemisfério Norte, o que faz com que o movimento turístico se intensifique.

Por isso, não deixe para fazer suas reservas de hospedagem na última hora, ou você pode acabar pagando mais caro pelas diárias.

Se você prefere viajar na estação intermediária, é melhor programar sua viagem entre os meses de setembro e outubro, ou no mês de maio.

Curaçao: onde se hospedar

Quando falamos de Curaçao, onde ficar pode ser uma decisão desafiadora, pois esse pequeno país oferece muitas opções de hospedagem a seus visitantes.

A infraestrutura mais robusta está na capital, Willemstad, onde você estará sempre perto de agências de turismo, casas de câmbio, comércio e bons restaurantes.

No entanto, existem bons hotéis espalhados por toda a ilha, como na região histórica de Punda e na movimentada Otrobanda.

Quem não quer ficar perto do centro da ilha pode gostar das opções de hospedagem na Baía Espanhola ou em praias como Mambo Beach, Blue Bay e Santa Barbara, regiões onde é possível desfrutar de um contato mais próximo com a natureza.

Oferta de hotéis em Curaçao, Caribe!

Oferta de hotéis em Curaçao, Caribe!
Fonte: City Suites Beach Hotel

Procurando hotéis a preços exclusivos no destino mais apaixonante das Antilhas Holandesas? No buscador ElQuarto você encontra!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, para que você possa planejar a sua viagem conforme a sua comodidade.

Você pode até pagar suas diárias em reais, sem cobrança de IOF, em um site seguro e fácil de usar!

Faça uma simulação no ElQuarto e descubra que visitar o Caribe pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer em Curacao, Caribe

Chegou a hora de preparar o bloquinho de anotações para registrar os pontos de interesse que merecem um espaço no seu roteiro de viagem.

A lista inclui belas praias, centros urbanos que mais parecem um pedacinho da Europa no Caribe e muito mais!

Vem descobrir o que fazer em Curaçao!

Willemstad

Dividida nas regiões históricas de Punda e Otrobanda, Willemstad é a capital e maior cidade da ilha, onde vivem mais de 96% de toda a população.

Caminhar pelas ruas da cidade é como transitar pelas ruas floridas da Holanda, em meio a construções coloridas, lojas famosas e restaurantes premiados.

Vale a pena reservar ao menos um dia para explorar o centro de Willemstad sem pressa e conhecer os atrativos mais famosos, como a Ponte Queen Emma, o histórico Forte Rif (convertido em um moderno shopping) e muito mais.

Punda

Punda
Fonte: -Jvl- / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

O principal distrito histórico da ilha está em Punda, onde hoje vive a elite local. A região é muito charmosa, com construções de alto padrão espalhadas por todos os lados e ruas bem arborizadas.

O centrinho do bairro é a região de Pitermaai, endereço de atrativos imperdíveis, como o Mercado Flutuante e o monumento Waterfort Arches.

Aproveite para ir às compras nas excelentes lojas espalhadas por Punda!

Otrobanda

Otrobanda é o reduto da classe trabalhadora desde o período colonial. O bairro tem lojas, hotéis e construções mais simples, mas nem por isso menos charmosas!

Vale a pena caminhar pela região para conhecer o outro lado da colonização holandesa e, de quebra, ir a alguns dos bons restaurantes instalados por ali.

Aquafari

Quem deseja desfrutar de contato próximo com a natureza durante as férias em Curaçao não pode deixar de curtir o Aquafari, uma experiência inesquecível de turismo na ilha.

O passeio acontece a partir da Praia Piscadera, perto do centro de Willemstad, onde estão alguns dos hotéis de grandes redes internacionais, como o Hilton.

Não é necessário ter experiência de mergulho para curtir o passeio: você vai receber uma pequena aula introdutória antes de cair na água para conhecer a vida marinha, na companhia de guias especializados.

Durante o Aquafari, você vai navegar em uma moto subaquática com cilindro de oxigênio, com descida controlada e segura.

A aventura custa US$ 115 florins (em novembro/2021) e deve ser agendada previamente.

Kenepa Grandi 

Kenepa Grandi

Para muitos, Kenepa Grandi é a praia mais bonita da ilha, e não é difícil entender por quê.

O local tem mar calmo e cristalino, além de ser rodeado pela exuberante vegetação típica de destinos tropicais.

Como não existe nenhuma estrutura construída na região, o banhista pode curtir seu dia de praia bem perto da natureza. 

Isso também quer dizer que você deve levar lanches e bebidas para passar seu dia em Kenepa Grandi, pois não vai encontrar barracas ou quiosques por ali.

Que tal aproveitar para subir até o mirante e contemplar a ilha de um ponto de vista panorâmico?

Klein Curaçao 

Klein Curaçao é uma pequena ilha inabitada e intocada, onde você não encontrará praticamente nada além do mar extremamente azul e a faixa de areia bem branca.

Para chegar até lá, é preciso encarar uma viagem de barco com duração média de 2 horas a partir de Willemstad.

As agências de turismo que oferecem passeios para a ilha instalaram algumas estruturas de apoio bem camufladas em meio à natureza, oferecendo serviços como café da manhã e almoço para os visitantes.

Aproveite sua visita para conhecer o antigo farol da ilha e a carcaça de um antigo navio que naufragou por ali: paisagens perfeitas para fazer muitas fotos!

Cas Abao 

Diferentemente das praias que mencionamos acima, Cas Abao é uma das praias urbanas da ilha de Curaçao, Caribe, com excelente estrutura e oferta de serviços.

A região tem visibilidade praticamente perfeita para a prática de mergulho com snorkel, além de dispor de muitos bares, restaurantes e barracas de praia.

O problema é que Cas Abao não fica aberta 24 horas por dia: você só pode visitar a praia entre 8h e 18h. 

A praia é privativa e você precisará pagar para passar o dia ali: U$ 6 pelo ingresso, além de U$ 3 por uma cadeira de praia (preços em novembro/2021).

Porto Mari 

Porto Mari
Fonte: Dronepicr / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Boa alternativa de passeio fora de Willemstad, Porto Mari é uma praia da costa oeste da ilha, com faixa de areia pequena e sossegada. Ou seja, perfeita para quem gosta de praias tranquilas e quase intocadas!

Os banhistas precisam pagar ingresso no valor simbólico de US$ 3 (preço em novembro/2021), o que acaba coibindo o movimento frenético e garante uma faixa de areia mais vazia em comparação a outras praias mais centrais.

Durante o seu passeio, você terá a oportunidade de percorrer várias trilhas a partir da faixa de areia até trechos de praia ainda mais selvagens.

Playa Jeremi

Você quer viver uma experiência quase exclusiva em uma praia de Curaçao, Caribe? A Playa Jeremi é o lugar perfeito para você!

Essa pequena praia fica pertinho da Playa Lagun, no nordeste da ilha, e costuma ficar bem vazia até mesmo durante a alta temporada.

Ou seja, se você sempre sonhou em conhecer uma praia deserta, essa pode ser a melhor opção para a sua viagem!

O cenário na região é bastante selvagem, com direito a várias rochas de formação vulcânica, vegetação rasteira e o inconfundível azul-turquesa do mar do Caribe!

Quanto custa uma viagem a Curaçao?

O custo total de uma viagem para Curaçao é diretamente proporcional ao estilo de viagem procurado pelo turista. 

Quem quer viver uma experiência de conforto e requinte pode investir uma pequena fortuna nos luxuosos resorts da ilha, mas quem quer economizar encontra boas alternativas de hospedagem e alimentação mais acessíveis.

É possível encontrar hotéis com diárias a partir de US$ 55, enquanto resorts de alto padrão podem ter tarifas acima de US$ 540 por dia.

Como a variação é muito grande, com um pouco de pesquisa é possível encontrar um hotel que cabe no seu bolso.

Em relação à alimentação, você encontrará refeições mais simples a partir de US$ 12 e pratos mais requintados custando até US$ 30.

O maior gasto de um viajante que programa uma visita à ilha é, provavelmente, a passagem de avião. Nesse sentido, os preços começam em torno de R$ 4.200.

Os preços que citamos acima foram cotados em novembro/2021 e são relativos a uma viagem em baixa temporada. Ou seja, você pode gastar mais a depender da data da sua viagem.

A melhor alternativa para economizar uma viagem à ilha é caprichar no planejamento de viagem e garantir seguro viagem, passagens aéreas e hospedagem com antecedência.

Curaçao: hospedagem pelo melhor preço!

Encontre agora mesmo seu hotel barato em Curaçao ou qualquer outro destino: é só fazer sua cotação de hospedagem no ElQuarto!

Você pode fazer todo o seu planejamento em um só lugar, da pesquisa de preços à reserva de quarto, e ainda pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação e descubra que visitar o Caribe pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.