Curitiba, Paraná: conheça o melhor da hospedagem e pontos turísticos

21 dez 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Considerada a cidade-modelo do Brasil, Curitiba, Paraná, pode ser um destino fantástico para a sua próxima viagem.

Há quem diga que bastam três dias para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer, mas não se engane: Curitiba tem atrações o suficiente para encher semanas de viagem!

Neste artigo, vamos te contar o que fazer na capital paranaense, onde ficar e outras informações que podem te ajudar a montar seu roteiro de viagem. Confira!

Curitiba, Paraná: como aproveitar a capital do estado?

Capital do Paraná e uma das maiores cidades do país, Curitiba é um agradável destino no Sul do Brasil, seja para viagens mais curtas ou mais longas.

A cidade combina a excelente estrutura de uma metrópole a uma atmosfera típica de cidade do interior

Os turistas passeiam pelos mesmos lugares que os próprios curitibanos visitam: cenário perfeito para se sentir em casa e viver uma experiência mais genuína, apegando-se aos hábitos dos locais.

Uma rede de transporte público eficiente conecta os principais pontos turísticos, como a Ópera de Arame, o Mercado Municipal, o centro histórico e o Jardim Botânico, considerado um dos mais bonitos do país, garantindo eficiência aos deslocamentos.

Na hora de matar a fome, o visitante pode escolher entre restaurantes com todo tipo de culinária: internacional, regional, massas, doces e muito mais.

E como ignorar os excelentes hotéis curitibanos, preparados para receber movimento intenso de visitantes durante o ano inteiro?

O maior perigo de visitar Curitiba é simplesmente não querer voltar para casa, e neste artigo você vai descobrir por quê! Veja só!

Onde fica Curitiba?

Onde fica Curitiba
Fonte: Unsplash

A cidade de Curitiba é a maior capital do Sul do Brasil e a oitava maior do país, com quase 2 milhões de habitantes, localizada a oeste do estado do Paraná, a 120 km do litoral.

É em Curitiba que fica o maior aeroporto paranaense, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, situado na região metropolitana, a pouco mais de 18 km do centro da cidade.

A capital mais próxima é Florianópolis, em Santa Catarina, a 306 km de distância, enquanto São Paulo fica a 407 km da capital paranaense.

Quando ir para Curitiba?

Você pode visitar Curitiba, Paraná, em qualquer época do ano, mas não se engane: estamos falando de uma cidade com clima instável, em que é quase impossível fazer previsões meteorológicas.

Não é raro viver as quatro estações do ano em menos de 24 horas: o dia pode passar de céu claro para grandes tempestades e voltar a ficar ensolarado antes do fim da tarde.

Além disso, as temperaturas costumam ficar amenas nos meses mais quentes e simplesmente congelantes no inverno, quando os termômetros podem ficar abaixo de 10ºC.

Se você não gosta de chuva, vale a pena viajar de maio a agosto, quando chove menos na capital paranaense, embora o frio seja intenso. 

Quem não gosta de frio, por sua vez, deve marcar sua viagem entre os meses de setembro e março

O viajante preocupado em evitar a alta temporada não tem com o que se preocupar.

Durante os períodos de férias e feriados prolongados, os curitibanos viajam para o interior ou litoral paranaense, o que significa que o movimento cai bastante na cidade.

Ou seja, se você quer curtir uma Curitiba bem vazia e sossegada, que tal planejar a sua viagem para um feriadão?

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é a cidade de Curitiba?

Curitiba, no Paraná, é uma cidade famosa pelos excelentes índices de qualidade de vida, considerada um dos melhores lugares para se viver no Brasil.

As ruas são muito seguras, o trânsito é fluido, o transporte público é eficiente e o sistema de educação é de excelência.

Além disso, a cidade é um grande polo de negócios, o que significa que você encontrará boas oportunidades de emprego em diversas áreas.

Em relação ao custo de vida, os preços não destoam muito de outras capitais brasileiras, especialmente do Sul e Sudeste do Brasil, com preço médio do aluguel em R$ 1.205 por mês e tarifa de ônibus a R$ 4,50 (em outubro/2021).

Onde ficar em Curitiba

Onde ficar em Curitiba
Fonte: Hotel Bristol Upper

Se você está pensando em visitar Curitiba, Paraná, escolha com carinho a região em que vai se hospedar.

Cada bairro oferece suas próprias vantagens e desvantagens para o viajante, e escolher a melhor opção para os objetivos da sua viagem pode te economizar tempo e dinheiro.

Confira onde ficam os melhores hotéis em Curitiba!

Centro Histórico 

O principal polo hoteleiro de Curitiba, Paraná está no centro histórico da cidade, melhor região para hospedagem, especialmente se você quer economizar em transporte.

O bairro faz parte da rota da Linha Turismo de ônibus, dispõe de comércio, bancos, restaurantes e atrações turísticas, além de ter fácil acesso a partir de todas as regiões da cidade.

Você também não precisa se preocupar com atrações para a vida noturna: o centro histórico é cheio de barzinhos animados, que oferecem programação animada diariamente!

Quem quer ficar no melhor ponto do centro histórico deve escolher um dos hotéis na região do Largo da Ordem, que oferece uma mistura incrível de edifícios históricos e boa infraestrutura.

Batel 

Bairro nobre da cidade de Curitiba, o Batel é uma boa alternativa para quem procura um ambiente mais tranquilo e requintado, coladinho ao centro.

No Batel, as ruas são largas, arborizadas, e a infraestrutura é de primeira, com direito a bons restaurantes, shoppings, lojas sofisticadas e cafés charmosos.

Em contrapartida, os hotéis da região também tendem a ser mais caros e você dificilmente vai encontrar acomodações tão econômicas quanto as do centro, por exemplo.

Santa Felicidade 

Santa Felicidade
Fonte: Hotel Ibis Styles

Reduto italiano em Curitiba, o Santa Felicidade é perfeito para quem está viajando em família, com muitos restaurantes e atmosfera tranquila.

O bairro fica um pouco mais afastado do centro da cidade, a pouco mais de 6 km de distância, e, por isso, é recomendado para os viajantes que estão de carro, para facilitar os deslocamentos até os pontos turísticos mais famosos.

De qualquer forma, é uma das melhores regiões para encontrar acomodações com bom custo-benefício na capital paranaense!

Centro Cívico 

Os edifícios governamentais da capital do Paraná ficam no Centro Cívico, uma região com projeto arquitetônico e paisagístico bastante elaborado, datado da década de 1950.

Quem fica ali está a uma caminhada de distância de pontos turísticos incríveis, como o Museu Oscar Niemeyer e o Bosque do Papa.

O Centro Cívico é praticamente anexo ao centro, além de ser bastante seguro, com movimento intenso e policiamento a qualquer hora do dia ou da noite.

Mercês 

Ao norte do centro de Curitiba fica o simpático bairro de Mercês, que pode ser avistado de longe graças à Torre Panorâmica, um dos principais atrativos da cidade.

É o endereço ideal para quem quer economizar em hospedagem e não se importa em caminhar ou pegar um ônibus até as atrações do centro histórico.

O bairro também dispõe de um pequeno polo gastronômico com vários bares, restaurantes, confeitarias, cafés e outras atrações para a vida noturna.

Promoção de hotéis em Curitiba, Paraná no ElQuarto!

Promoção de hotéis em Curitiba, Paraná no ElQuarto!
Fonte: Hotel Caravelle Palace

Quer encontrar hotéis baratos em Curitiba, Paraná? 

Então, faça sua pesquisa de preços no ElQuarto, o buscador de hospedagem mais completo do Brasil!

O viajante só precisa digitar o destino e as datas da viagem para acessar as melhores ofertas para o período desejado. 

Você ainda pode utilizar vários filtros para potencializar ainda mais a sua pesquisa!

Para facilitar a vida do viajante, a plataforma do ElQuarto permite que você faça todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: comparação de preços, reserva de quartos e até o pagamento da diária

Tudo online, com muita segurança e comodidade, para que você escolha a melhor opção para a sua viagem entre milhares de acomodações a preços exclusivos nos melhores destinos do Brasil e do mundo!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Curitiba: mapa

Não é difícil circular pela capital do Paraná, mas conhecer bem as principais regiões antes de chegar à cidade pode ser uma ótima ideia. Assim você poderá planejar seu roteiro de viagem com mais tranquilidade.

Confira onde fica Curitiba no mapa do Brasil!

Curitiba, o que fazer

Curitiba, o que fazer
Fonte: Unsplash

Chegou a hora de descobrir as atrações incríveis que esperam por você nessa charmosa cidade do Sul do Brasil, sinônimo de qualidade de vida.

Confira o que fazer em Curitiba, Paraná!

Centro Histórico

Que tal começar o seu passeio por Curitiba com uma caminhada pelo centro histórico? 

A região em que nasceu a capital paranaense é um paraíso para quem gosta de edifícios antigos e monumentos históricos.

O coração da cidade fica no Largo da Ordem, onde teve origem a vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que se tornaria Curitiba.

Ali, você encontrará muitos museus que contam a história da cidade, como os museus Paranaense, Oscar Niemeyer, de Arte Contemporânea do Paraná, do Holocausto e Ferroviário.

Se você gosta de arte, o Teatro Guaíra, a Ópera de Arame, a Pedreira Leminski e o Teatro Paiol são paradas obrigatórias no seu roteiro de viagem.

Depois de passear bastante, volte ao Largo da Ordem para conhecer os excelentes bares e restaurantes do centro histórico.

Jardim Botânico

Cartão-postal de Curitiba, Paraná, o Jardim Botânico é um parque público com 245 mil m² de área verde, por onde você vai encontrar jardins, estufas, espaços gramados e a famosa estufa de vidro, cujo projeto é inspirado no Palácio de Cristal de Londres.

A estufa guarda centenas de espécies botânicas típicas de biomas tropicais, enquanto do lado de fora você poderá conhecer um jardim em estilo francês.

Se possível, não deixe de fazer o passeio do Jardim das Sensações, onde você será vendado para interagir com as plantas usando outros sentidos, como o olfato e o tato.

A entrada no Jardim Botânico é gratuita e o horário de funcionamento vai das 6h às 20h, diariamente. No verão, o horário é estendido até às 21h.

Mercado Municipal

Mercado Municipal
Fonte: Paulo Jc Nogueira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Desde sua inauguração, em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba se tornou um badalado ponto de encontro de moradores e viajantes interessados em boa comida ou compras.

Ali, você encontra barracas e lojas que vendem artigos artesanais, especiarias, queijos, doces, carnes e inúmeros outros produtos frescos, além vestuário, aparelhos eletrônicos e utensílios domésticos.

Se bater a fome durante seu passeio, que tal escolher um dos restaurantes do Mercado Municipal de Curitiba para saborear um petisco feito na hora?

Ópera de Arame

Um dos edifícios mais bonitos da capital paranaense, a Ópera de Arame é um dos principais cartões-postais da cidade, onde o movimento de turistas é intenso em qualquer época do ano.

Situada no Parque das Pedreiras, a Ópera de Arame é, na verdade, uma mistura de teatro e centro cultural, onde ocorrem apresentações musicais, de teatro e dança.

Você pode visitar o interior do edifício gratuitamente, desde que não esteja ocorrendo nenhum evento no momento da sua visita. Do contrário, o jeito é comprar um ingresso para viver uma experiência inesquecível!

Torre Panorâmica

Você gosta de contemplar a vista das cidades que visita? Então inclua a Torre Panorâmica, no bairro de Mercês, em seu roteiro por Curitiba.

Embora muitos acreditem que a torre é um observatório, a construção é, na verdade, uma torre de telefonia, na qual foi construído um mirante a mais de 100 metros de altitude, com vista em 360 graus.

Vale a pena se organizar para visitá-la no fim da tarde para curtir o indescritível pôr do sol sobre a cidade.

O ingresso custa R$ 6, com meia a R$ 3 para crianças até 9 anos, idosos, pessoas com deficiência, estudantes, professores e doadores de sangue (preço em outubro/2021).

Parque Barigui

Não deixe Curitiba, Paraná, antes de conhecer as simpáticas capivaras do Parque Barigui, uma das principais áreas verdes da cidade.

O parque, com 1.400.000 m² de área, é dividido em dois pelas águas do rio Barigui e abriga um belo lago cercado por muitas árvores, onde vive o carismático jacaré-do-papo-amarelo.

O visitante ainda encontra boa infraestrutura, com restaurante, academia de ginástica ao ar livre, pistas de caminhada, ciclovias, churrasqueiras, pavilhão de exposições e o Museu do Automóvel.

O Parque Barigui fica aberto diariamente, 24 horas por dia, e a entrada é gratuita!

Por que Curitiba é a capital do Paraná?

Porque Curitiba é a capital do Paraná?
Fonte: Pxhere / CC0

Embora tenha sido fundada como vila no século XVII, foi só no final do século XIX que Curitiba se tornou capital do Paraná.

A demora se deve ao fato de que o território do Paraná fazia parte de São Paulo e só foi emancipado em 1853.

Como a cidade de Curitiba já era um importante polo regional à época de fundação do estado, acabou sendo escolhida para se tornar a nova capital.

Qual foi o primeiro nome de Curitiba?

Nem sempre Curitiba, Paraná, teve esse nome. Entre 1693, ano de fundação da cidade, e 1721, o destino se chamava Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Em 1721, as autoridades decidiram chamar a cidade pela palavra “ kur yt yba”, de origem guarani, cujo significado é “grande quantidade de pinheiros”, em referência às amplas florestas de araucária que existem na região até hoje.

Qual é o bairro mais antigo de Curitiba?

O bairro mais antigo de Curitiba, Paraná, é justamente o bairro no qual nasceu a capital paranaense, o centro histórico. Ou melhor, bairro São Francisco, seu nome oficial!

A região abriga inúmeros edifícios dos séculos XVII a XIX, na divisa com outros bairros turísticos da cidade, como Centro Cívico e Mercês.

Melhores hotéis em Curitiba, Paraná no ElQuarto!

Comece a planejar a sua viagem para Curitiba, Paraná, agora mesmo! 

Visite o ElQuarto para encontrar hotéis a preços exclusivos e muitas opções de hospedagem com cancelamento grátis!

Você só precisa digitar o destino e as datas da viagem para encontrar as melhores ofertas para a sua estadia.

Faça uma cotação gratuita para descobrir que visitar as belezas curitibanas pode sair muito mais em conta do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.